10 de junho de 2026

GT de Comunicação prepara projeto de banda larga mais barata

Objetivo da proposta é reduzir desigualdade digital, atendendo especificamente a população inscrita no Cadastro Único do governo federal

Do Brasil de Fato

A pedido de Lula, GT de comunicação prepara programa de conexão por banda larga mais barata

O Grupo de Trabalho de Comunicação do governo de transição deve apresentar ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a proposta de barateamento da conexão por banda larga. O objetivo desta proposta seria ampliar o acesso à internet e reduzir a desigualdade digital, segundo integrantes da equipe.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A iniciativa teria como foco a população inscrita no Cadastro Único do governo federal, banco de dados que reúne brasileiros de baixa renda. 

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a proposta teria sido encomendada diretamente pelo presidente eleito Lula. Ele sugeriu à equipe a criação de um programa similar ao “Luz para Todos” com a meta de universalizar o acesso à internet no Brasil 

“Chegamos à conclusão de que a prioridade é baratear o acesso por banda larga, já que muitas pessoas não estão conectadas por causa do preço”, afirmou Paulo Bernardo, integrante do GT de comunicação e ex-ministro das Comunicações e Planejamento. 

O programa Luz para Todos foi criado no primeiro mandato do governo Lula, em 2004. O objetivo central era expandir a rede de transmissão de energia para quem não tinha acesso à luz elétrica. 

Os detalhes sobre a criação do novo programa com foco na internet serão divulgados neste domingo (11), com a apresentação do diagnóstico geral feito pela equipe de comunicação da transição. 

Segundo o ex-ministro Paulo Bernardo, a ideia é estipular uma “tarifa social” para garantir acesso de qualidade à internet para as famílias inscritas no Cadastro Único. Além da tarifa, o grupo também vai apresentar sugestões para universalizar a internet com reforço da infraestrutura para conectar zonas rurais e expandir a conexão nas escolas. 

Internet para além da conexão

No final de novembro, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e outras entidades do setor enviaram uma carta ao governo de transição listando uma série de medidas para o novo governo. 

Entre os pontos priorizados na carta, estão a universalização da internet, a garantia da diversidade e pluralidade na rede, regulação das plataformas e o fortalecimento de mídias alternativas. 

A carta também recomenda a recuperação do caráter público e o fortalecimento da EBC, a Empresa Brasileira de Comunicação que reúne, entre outros veículos, a Agência Brasil e a TV Brasil. 

Esta não é a primeira que os governos do PT investem no assunto conexão digital. Em 2010, no final do segundo mandato de Lula, foi criado o Programa Nacional de Banda Larga, que tinha a meta de massificar o acesso à internet no Brasil. O programa foi aperfeiçoado no governo Dilma Rousseff, quando Paulo Bernardo era o ministro das Comunicações. 

Segundo dados do instituto Cetic, 82% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. Entre as pessoas que conseguem ter acesso à internet, 64% só acessam pelo celular, muitas vezes com conexões precárias. 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Dantas

    11 de dezembro de 2022 7:39 pm

    Reduz a tributação.

Recomendados para você

Recomendados