“Homossexualidade é uma doença”, diz convidado de Feliciano em debate na Câmara

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Convidado por Marco Feliciano (PSC) para debater os problemas enfrentados por ex-gays, na Câmara Federal, o especialista em políticas sobre drogas Claudemiro Soares Ferreira afirmou que a “homossexualidade é uma doença”. “A OMS [Organização Mundial de Saúde] e o CFP [Conselho Federal de Psicologia] são entidades políticas. O que temos na ciência é que a homossexualidade é doença”, afirmou, segundo relatos da Agência Câmara. Citada por Ferreira, foi a OMS que deu o empurrão, na década de 1990, para que a homossexualidade não fosse mais classificada como doença.

Nesta quarta-feira, Ferreira posicionou-se contra a ajuda governamental direcionada a organizações que defendem os direitos da comunidade gay. “Onde tem LGBT, tem malversação de recursos públicos, disparou.

Outro convidado de Feliciano disse que “A pessoa que quer deixar de ser homossexual, ela pode deixar. A grande verdade é que eu nunca fui gay. Eu fui levado para a prática homossexual”. O pastor, cantor evangélico e conferencista Robson dos Santos Alves, assim como outras figuras que participaram da audiência, defendeu que ninguém nasce gay e pessoas que não estão felizes com esta “condição” precisam procurar ajuda.

Feliciano, por sua vez, propôs a aprovação de uma lei que possa proteger do preconceito os ex-homossexuais, e a criação de programas públicos para promover a visibilidade e respeito a elas, afirmou a Folha de S. Paulo. “Elas são pessoas excluídas da proteção do Estado, seguem sem direitos, sem vez e nem voz, neste suposto Estado democrático de Direito”, comentou o deputado federal.

O vice-presidente do CFP, Rogério de Oliveira Silva, também participou do encontro e contribuiu rebatendo as críticas de que os psicólogos não acolheriam bem as pessoas que declaram querer deixar a vivência homossexual.

“Nós na Psicologia não somos contrários ao sofrimento das pessoas que nos procuram. O que ocorre é uma confusão, é que não podemos, no exercício profissional, partir do pressuposto de que vamos fazer o tratamento de algo que não é considerado como doença”, relatou.

A audiência pública aconteceu na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Foram convidados para o debate o pastor Joide Pinto Miranda; a psicóloga especialista em Saúde Mental e Filosofia de Direitos Humanos, Marisa Lobo; a estudante de Psicologia Raquel Celeste Vasconcelos Guimarães; a missionária Ana Paula Eusébio Cavalari e o pastor Arlei Lopes Batista.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa senhora!

    quem é mais louco e cretino: os que falam essas asneiras ou os que escutam…

    “O que temos na ciência é que a homossexualidade é doença”,

    “propôs a aprovação de uma lei que possa proteger do preconceito os ex-homossexuais”

  2. Mais retaguarda do atraso

    É impressionante a quantidade de estultices e imbecilidades que essa turma profere. Mais um pouco e dirão que o sol gira em torno da Terra, a qual é sustentada por dois enormes elefantes…

  3. Esse Jesus que eles dizem

    Esse Jesus que eles dizem representar parece seu um cara extremamente intoletante e preconceituoso. Estranho, pois eu sempre achei que fosse exatamente o contrário.

    1. É porque esse “JIZUIS”

      É porque esse “JIZUIS” (Mammon para os íntimos) que eles representam nada tem a ver com Yeshua Ben Youssef.

  4. Mesma opinião que me ocorre

    Mesma opinião que me ocorre em relação  aos evangélicos: por tudo  e o quanto se manifestam  não posso deixar de considerar como  enfermidade cujo agravamento se dá com abluções  e fricções diárias   de cédulas  de  reais,dólares e euros  de preferência de origens obscuras. Não há cura.

  5. Estão transformando em circo

    Estão transformando em circo a Câmara de Deputados. Preconceito contra ex-homossexuais? O que é isso? Onde isso?

    Trata-se de tática diversionista  desses evangélicos reacionários para desviar o foco do problema, esse, sim, real, da homofobia indiretamente alimentada por eles. 

    Por que não realizar essa pantomima nos templos deles e não em dependências públicas com ônus para os contribuintes? 

    Que coisa mais ridícula!

  6. Talvez o fragmento seja uma
    Talvez o fragmento seja uma resposta: “Quando temos idéias preconcebidas de que “é assim” dificilmente conseguiremos descobrir novas facetas nas  outras pessoas.Deixar o julgamento, mesmo que seja apenas interno, é tarefa árdua e apenas para àqueles que têm a coragem de “enxergar em si o que vê nos outros” …afinal reconheço apenas e tão somente aquilo que já existe em mim!” http://taispsi.blogspot.com.br/2013/06/nao-seja-uma-pessoa-boa-com-estreiteza.html

  7. A que reduziram a comissão de

    A que reduziram a comissão de direitos humanos. Um convescote de evangélicos. Nem se deram ao trabalho de disfarçar, encheram a sala de pastores e missionários. Quando é que os funcionários do congresso vão começar a pagar dízimo?

  8. Já já vai aparecer alguém

    Já já vai aparecer alguém dizendo que “a culpa é do governo”…

    … E do PT, do PT, do PT, é claro…

    Esse ovo da serpente está sendo chocado há décadas. Se reagruparam contra a pauta “esquerdista” depois de quatro derrotas eleitorais – ainda que tenham conseguido achacar os fundos públicos com bastante eficiência.

    … Mas não adianta: a culpa é do governo…

    Será que a Rede Globo vai se “insurgir?! Será que vão inventar algum personagem para “polemizar” a “cura gay”?

  9. Vamos, gente!

    Apoio total
    ao movimento da cura
    heterossexual.

    Gays de todo o mundo, uni-vos!
    E sede mais incisivos!

    Jesus era gay:
    disso eu sei.
     

  10. Seguindo a mesma linha

    Seguindo a mesma linha ignóbil de raciocínio e mentalidade, nós negros, segundo o Feliciano, somos excomungados.

    Segundo o Pastou(de pastar)Feliciano, fomos condenados por Nóe.

    Não vou entrar em detalhe teológico, mas não é isso que diz Gn 9-10.

    Noé exgomungou Canãa.

    Cam teve mais três filhos que deram origem à raça negra. Cuxe ( Etiópia), Mizraim( Egito) e Líbia, que até bem pouco tempo era comandada pelo ditador Gaddafi.

    Sai fora ! Quem é esse  Pastou que tem um pé na cozinha, assim como FHC disse que também tem, querer falar de 51% da população brasileira.

    Vai catar coquinho ! isso para não parafraser o Boechat, até porque, não estou afim de pagar deireito autoral.

     

     

  11. Fiscais de cu….sic Cuuuuuuha

    Congresso = Associação de Fiscais de Cuuunha.

    “O problema dos capitalistas é que as mesmas pessoas que prezam pela independência do mercado não prezam pela independência do ser humano. O mercado tem que ser livre, mas o ser humano tem que ser regulado. Regulamentação para o ser humano, mas liberdade para as empreiteiras. O mínimo de coerência tem que ser necessária. O Congresso está cheio de fiscais de cu.”
    Gregorio Duvivier

    http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/06/gregorio-duvivier-o-congresso-esta-cheio-de-fiscais-de-cu/

    Por Maíra Streit (http://caatingas.blogspot.com.br)

     

  12. Quando a gente pensa que as

    Quando a gente pensa que as coisas não podem piorar elas pioram, em muito.

    Rede TV tira comentarista polêmico de afiliada do SBT

     

    Aos 72 anos de idade e com mais de cinco décadas dedicadas à comunicação, o jornalista Luiz Carlos Prates vai ter, pela primeira vez, o seu trabalho transmitido em rede nacional. O profissional, que atuou no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, é o mais novo “comentarista especial” da Rede TV. No novo emprego, ele fará análises diárias para o ‘Rede TV News’

     

    Segundo a emissora, que anunciou a contratação na tarde desta quarta-feira, 24, Prates participará diariamente do telejornal exibido em pleno horário nobre da televisão, tendo a responsabilidade de fazer comentários relacionados às “questões sociais e políticas”. A estreia do reforço está prevista para a próxima semana. Apesar dos mais de 50 anos dedicados ao jornalismo, o contratado é formado em psicologia.

    A chegada de Luiz Carlos Prates fortalece a estratégia da Rede TV de aprimorar o núcleo de jornalismo em 2015, investindo na contratação de profissionais experientes e reconhecidos no mercado”, afirma o canal, em comunicado enviado à imprensa, que relembra as recentes contratações feitas pelo departamento que conta com a superintendência de Franz Vacek, casos de Débora Vilalba, Luciano Faccioli, Mariana Godoy e Mauro Tagliaferri.

    Natural do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Prates se destacou com análises ácidas e polêmicas na RBS, afiliada da Globo no estado gaúcho e em Santa Catarina, e, mais recentemente no SBT de Florianópolis. Na parceira global, foi demitido em janeiro de 2011, depois de culpar “qualquer miserável [que] tem um carro” pelas mortes no trânsito – o termo “desgraçados” também foi utilizado.

    [video:https://youtu.be/uwp_tE_VG4%5D

    Depois que foi demitido da RBS, o analista não ficou mais do que duas semanas desempregado. No mesmo mês, foi contratado pelo SBT de Santa Catarina, emissora pertencente ao Grupo Sistema Catarinense de Comunicação (SCC). Com a função de comentar, causou polêmica ao criticar, em fevereiro deste ano, pessoas que sofrem com problemas de ansiedade e depressão. “Só não te digo ‘te joga da ponte‘ porque não seria devido”, disse na ocasião o mais novo integrante do jornalismo da Rede TV.

    [video:https://youtu.be/mfW6sCypQBM%5D

     

     

     

      

     

     

    http://portal.comunique-se.com.br/index.php/sub-destaque-home/77731-rede-tv-tira-comentarista-polemico-de-afiliada-do-sbt

  13. Só uma pergunta

    Por favor me esclareçam: existirá cura, terapia ou uma reles vacina contra charlatanismo, curandeirismo e vigarice?

  14. Faça seu plano de saúde já!

    So existe uma explicação razoável para essa idéia e que certamente virá em seguida:

    Criação de hospitais, clínicas ligadas a esses sujeitos para “curar” os “doentes”.

    Outro ramo de negócio muito próspero.

    Faça seu plano de saúde já.

     

  15. ‘Engraçado… fico aqui me

    ‘Engraçado… fico aqui me perguntando: Se o “padrão” fosse a homosexualidade, será que os heteros iriam procurar “cura” para sua “doença”????

     

    OBS: Peço desculpas por minha ingnorância, mas NUNCA ouvi falar de preconceito com ex-gay (aliás, pessoalmente não acredito em “ex-gay” rsssss).

     

    Abraços,

     

    JS – RJ

  16.  
    Se não me engano essa

     

    Se não me engano essa discução está ultrapassada, dizer que a homossexualidade já foi considerada uma doença é querer o retrocesso, a medicina é uma ciência, ela evolui com a pesquisa e o debate entre a comunidade científica.  Se a homossexualidade deixou de ser considerada doença é porque os especialistas no campo do comportamento humano chegaram a conclusão de que não é.

    A ciência também já acreditou no conceito de raça, já acreditou que a mulher era intelectualmente inferior ao homem, já houve uma ciência chamada frenologia que pretendia avaliar o caráter e tendencias de personalidade pelo estudo do formato do crânio. Um dia a Ciência acreditou que o Sol girava em torno da Terra.

    Não sei pra que dar ouvidos a gente que fala coisas que não entendem, não são especialsitas, não são do ramo e portanto não estão a par do debate científico e não podem em nada contribuir com ele.

    Uma coisa, no tempo que ser homossexual era uma doença poque também constava dos códigos penais da grande maioria dos países? O homossexual era um doente e também um criminoso, como se pode culpar uma pessoa por algo que faz padecer?

     

    1. Continua sendo doença

      Na verdade, não reconheceram que a ciência moderna considerou como doença até “ontem”, (diferente de todos os outros exemplos antigos citados acima) mas defendem que continua sendo e que a retirada do rol de doenças da OMS foi uma decisão política…

  17. Pra quem vê a postura de

    Pra quem vê a postura de Eduardo Cunha pode constatar que ele está por trás dessa sandice. Como Presidente da Câmara, se dizendo evangélico – que só deve ser por conveniência -, deve conversar com seus iguais nos bastidores para que mais uma patacoada aconteça dentro do Congresso, enquanto vai ganahando mais votos dos que compõem as bancadas da bala, do boi e dos evangelicos. Quanto mais discutido for o tema mais o homi põe em discussão. A visibilidade aumentada só lhe trará benefícios.

    Enquanto isso, o Congresso vem descendo a ladeira em matéria de seriedade, de respeito pelos direitos e garantias dos cidadãos, apresetando uma imagem semelhante a das igrejas que esses bandidos, ladrões dos pobres, fundam e mantem para o aumento de suas riquezas. 

  18. Tem que trazer as trevas para a luz, idiota!
    Ótimo debate.
    Agora os gays tem material para rebater.
    Só porque HOUVE o debate, ao contrário do que gays do BLOG DO NASSIF queriam, que é o obscurantismo total de idéias, proibindo quem PENSA isso de se manifestar.

    Sem debate não vão levar nada.

    Deveriam fazer o mesmo com quem acha NEGROS inferiores e outros intolerantes.
    Informação é luz!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador