Quem é Javier Tebas, o homem-forte por trás da Liga Espanhola

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Ex-integrante do partido franquista Fuerza Nova, presidente da Liga é eleitor do partido de extrema-direita VOX

Javier Tebas, presidente da Liga Espanhola de Futebol, a La Liga. Foto: Piaras Ó Mídheach/Web Summit via Sportsfile

Os casos de racismo no Campeonato Espanhol não são necessariamente inéditos, mas a pressão gerada na última rodada do torneio, quando o brasileiro Vinícius Junior (Real Madrid) foi expulso por reagir ao racismo, colocou luzes sobre o presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas.

A começar pelo posicionamento da Liga: embora Vinícius Junior tenha sido chamado de ‘macaco’ pela torcida do Valencia e sido expulso por ter se defendido (embora tenha levado um mata-leão de um jogador adversário), a Federação Espanhola achou por bem culpar o brasileiro.

“Como aqueles que não devem explicar o que é a LaLiga e o que ela pode fazer em casos de racismo, tentamos explicar a você, mas você não se apresentou. a qualquer uma das duas datas combinadas que você mesmo solicitou”, disse a Liga, em resposta às manifestações do brasileiro.

“Antes de criticar e insultar a LaLiga, você precisa se informar adequadamente. Não se deixe manipular e certifique-se de entender completamente os poderes de cada um e o trabalho que temos feito juntos”, finalizou a instituição, pelas redes sociais.

Simpatizante do franquismo e eleitor de extrema-direita

Nascido no País Basco e torcedor do Real Madrid, Tebas foi ex-chefe provincial da ala jovem do partido de ultradireita Fuerza Nueva no final da década de 70 e, posteriormente, representante do partido perante a mídia.

Como mostra o jornal espanhol El Plural, Tebas nunca escondeu sua simpatia pelas ideias ultradireitistas, chegando a afirmar em entrevistas que sentia falta de “Le Pen espanhol”, em referência ao ex-deputado Jean Marie Le Pen, referência da extrema-direita francesa.

“Se a extrema direita é defender a unidade da Espanha, a vida e o sentido católico da vida, eu estava nesse grupo. E continuo a defender o mesmo. Eu não mudei nisso”, disse Tebas quando questionado sobre as ideias do grupo Fuerza Nueva.

Em entrevista para um programa de esportes no mês de janeiro, Tebas não escondeu sua simpatia pelo partido de extrema-direita Vox, ao afirmar que “a Espanha precisa de uma alternativa do tipo Vox”.

O ex-diretor do Barcelona Alberto Perrín chegou a chamar Tebas de “um nazista convencido, o Holocausto o enchia de orgulho e de satisfação. É um fascista repugnante”.

Outro exemplo da simpatia de Tebas por ideias extremistas se deu em uma entrevista em que comparou um nazista com um homossexual. “Se no Rayo (Vallecano) não querem nazistas, e se amanhã outra equipe não quiser homossexuais?”

A fala teve como base a partida entre os times Rayo Vallecano e Albacete, quando a torcida do Rayo Vallecano chamou um jogador do Albacete de “puto nazista”, o que levou à suspensão da partida e a uma série de críticas à Liga, que foi questionada pelo fato da partida ter sido suspensa enquanto cantos xenófobos e racistas não são punidos.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma correção: Javier Tebas Medrano nasceu em São José, na Costa Rica, em 1962.

    Fato que apenas torna mais bizarro seu caráter nazifascista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador