Manifestações: Brasil clama por Educação neste 15 de maio

"São uns idiotas úteis que estão sendo usados de massa de manobra de uma minoria espertalhona das universidades federais", disse Jair Bolsonaro

Mesmo com chuva, estudantes em Viçosa, Minas Gerais, foram ás ruas em defesa da educação – Foto: Noah Oshiro / Estudantes NINJA

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro decidiu cortar 30% dos recursos às Universidades Federais e aos institutos de ensino superior, por meio de um decreto no dia 30 de abril. Um dos critérios dados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, alguns dias antes, era a “balbúrdia” que algumas instituições promoviam em seus campi. Em resposta, o Brasil inteiro foi às ruas neste 15 de maio.

As primeiras manifestações ocorreram logo após Weintraub nominar a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) como as “que fazem bagunça”. Estudantes, professores e funcionários dessas instituições se mobilizaram ao longo das últimas duas semanas. Mas hoje o ato foi nacional.

Ao chegar no Texas, Estados Unidos, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro chamou os manifestantes pela educação de “idiotas úteis” e “massa de manobra”. “Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados de massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil”, afirmou, na porta de seu hotel.

Acompanhe, abaixo, os diversos atos em todo o país. As fotografias foram divulgadas nas redes sociais:

Belo Horizonte, Minas Gerais
Distrito Federal, Brasília
Campinas, São Paulo
São Bernardo, São Paulo
Viçosa, Minas Gerais
Vitória, Espírito Santo
São Carlos, São Paulo
Ribeirão Preto, São Paulo
Fortaleza, Ceará
Petrolina e Juazeiro, Bahia
Curitiba, Paraná

Acompanhe ao vivo nas redes sociais as Hashtags:

E pelas publicações da União Nacional dos Estudantes (UNE):

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O nosso obtuso, imbecil, farsante, picareta e sem o menor preparo presidente não consegue enxergar nada além do seu nariz. É um energúmeno. Grande parte dessa decisão de tirar dinheiro da educação foi baseada única exclusivamente em questões pessoais. A irmã do não menos picareta Paulo Guedes tem dinheiro investido na educação, o Boçal também sabe que universidade federal é lugar de pessoas bem informadas, um reduto da esquerda.

    Um idiota despreparado, obtuso, limitado e sem planejamento governa por impulso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador