Modelo sueco é bom desde que fique bem longe do Brasil

O GLOBO REPÓRTER E O BOM SUJEITO – O bom sujeito assiste o Globo Repórter sobre a Suécia e deita falação sobre o Brasil.

Sabe o sujeito que a Suécia é um dos países menos desiguais do mundo? Sabe que a diferença salarial entre um médico, um professor, um gari ou um engenheiro é mínima?

Sabe que lá os impostos sobre a renda, a herança e sobre o patrimônio são altíssimos? Sabe que lá a carga tributária é de 50 por cento do PIB enquanto aqui é de 35 por cento do PIB?

O sujeito (ou os sujeitos) ama a Suécia, a Noruega, a Finlândia e a Dinamarca, idolatra o modo de vida da Escandinávia mas, quando o papo é sobre o Brasil, aí tudo muda de figura.

Experimentem sugerir aos amantes da Suécia que se implante no Brasil um sistema tributário direto e progressivo sobre a renda, a herança e o patrimônio…

Experimentem sugerir aos amantes dos descendentes dos vikings que se aumente a carga tributária no Brasil para garantir a gratuidade da educação pública, da pré-escola até a graduação, como é na Suécia…

Experimentem dizer que a brutal desigualdade social ainda existente no Brasil deveria ser eliminada e em seu lugar deveríamos perseguir a quase igualdade social da Noruega…

Experimentem dizer para eles que os salários do gari e do doutor deveriam ter diferenças pequenas entre si…

Experimentem, experimentem!

A verdade é que estas pessoas, quando falam sobre o Brasil, são as primeiras a reclamar da ‘alta carga tributária’, da infernal legislação trabalhista, da pouca vergonha que foi incluir as domésticas na legislação trabalhista porque isto aumenta o ‘custo Brasil’, etc.

O que dizer do encantamento do sujeito quando viu que lá na Suécia a licença maternidade e paternidade é de 01 ano e 04 meses? O sujeito ficou maravilhado!

Agora, se alguém defender isto aqui na terra das palmeiras, o mesmo sujeito enlouquece dizendo que isto vai quebrar o país!

Defendem eles, na verdade, que o Brasil permaneça eternamente atrasado e desigual. Defendem a civilização desde que essa civilização aconteça lá fora, de preferência na Europa.

Se alguém propõe políticas públicas de aumento do salário mínimo, de combate às desigualdades sociais e regionais ou de aumento na tributação dos ricos, lá vai o nosso bom sujeito vociferar nas avenidas e nas redes sociais contra um tal de ”comuno-bolivarianismo” que se quer instalar em Pindorama.

É que tudo isso na Suécia é muito chique e elegante, mas no Brasil, ao contrário, é ‘comunismo’!

Arrematando, se dependêssemos dos bons sujeitos do Brasil, jamais chegaríamos a ser uma Suécia. 

Redação

Redação

View Comments

  • .

    "É que tudo isso na Suécia é muito chique e elegante, mas no Brasil, ao contrário, é 'comunismo'! "

    Verdade irrefutável. 

  • Na Suécia ou Noruega não

    Na Suécia ou Noruega não temos um Çerra, um Aócio, um FHC (esqueçam o que escrevi). Na Suécia não tem um caiado, não tem um perilo, não tem um calheiros, um henrique alves, não tem um sarney, uma roseana.

    Na Suécia ou Noruega não temos um povo com o paulista/paulistano, que acha que aqui é o paraíso, que são os maiorais. Na Suécia ou Noruega não tem a globo para continuamente desconstruir o povo brasileiro.

    Enfim.

  • Na Suécia ou Noruega não

    Na Suécia ou Noruega não temos um Çerra, um Aócio, um FHC (esqueçam o que escrevi). Na Suécia não tem um caiado, não tem um perilo, não tem um calheiros, um henrique alves, não tem um sarney, uma roseana.

    Na Suécia ou Noruega não temos um povo com o paulista/paulistano, que acha que aqui é o paraíso, que são os maiorais. Na Suécia ou Noruega não tem a globo para continuamente desconstruir o povo brasileiro.

    Enfim.

  • Na Suécia ou Noruega não

    Na Suécia ou Noruega não temos um Çerra, um Aócio, um FHC (esqueçam o que escrevi). Na Suécia não tem um caiado, não tem um perilo, não tem um calheiros, um henrique alves, não tem um sarney, uma roseana.

    Na Suécia ou Noruega não temos um povo com o paulista/paulistano, que acha que aqui é o paraíso, que são os maiorais. Na Suécia ou Noruega não tem a globo para continuamente desconstruir o povo brasileiro.

    Enfim.

  • Diogo, como sempre "matando a

    Diogo, como sempre "matando a pau".

    Verdade: o que há por essas plagas é muita hipocrisia sobrando. Nenhum, repito: nenhum, progresso social foi alcançado no país sem resistências das nossas seculares elites. A começar pela escravidão, passando pelos direitos trabalhistas na década de 30, o resgate do homem do campo, o respeito pelas minorias, o resgate da dignidade da mulher, programas sociais,e por aí vai. 

    Quando da implantação do 

    A depender delas ainda estaríamos no século XIX. 

  • sugestão aos amigos

    Senhores navegantes,

    Que tal mandar o linque desta matéria para a cochinhada amiga?

    Pode ser com o título: Leitura de Segunda (feira).

    Ai é só esperar as respostas pedindo a volta da ditadura militar, denunciando que o lulinha é dono da FRIBOI, afirmando que no tempo de fegacê é que era bom, e que a falta de água deve ser creditada na conta daquele santo BOLIVARIANO que atende por S. Pedro.

    Mais uma oportunidade de rir a bessa!

  • Eu ví algumas minutos do

    Eu ví algumas minutos do programa, como não suporto rede bobo, bobo reporter e aqueles apresentadores chato, fui ler o blog do Nassif! Por acaso citaram que a população toda da Suécia é menor que a da cidade de SP? Que a área de la é muito maior que a do estado de SP? Que até a venda de bebida alcoólica é do estado? Menas rede bobo, menas....

  • O problema é a nossa midia

    O problema é a nossa midia que reverbera essas falsas ideias, a ideologia dominante, enfiam na cabeça dos  brasileiros essas estulticies e tem gente que repete sem pensar, mesmo em debates de conhecedores do assunto o festival de besteiras graça sem nenhum pudor, estranho que  ninguem se pergunte por que a midia daqui persegui tanto o Cesar Chaves, escondem o fato principal que a Vernezuela é o pais com as maiores reservas de petroleo do mundo e um governo autonomo lá incomoda os paises imperialistas e seus lacaios (inclusive a midia); leio jornais desde meus sete anos infelizmente hoje cheguei a conclusão que a manipulação dessa turma sempre existiu, hoje é escancarada.  

  • O juramento de hipócritas.

    A classe média brasileira, com larga margem de vantagem, é a campeã mundial da hipocrisia.

    Cara de pau-brasil.

    Só assim para ficar vermelha...

  • É, no Brasil, a carga

    É, no Brasil, a carga tributária é de 35%, no entanto, o retorno em serviços - saúde, educação, transportes etc - é péssimo. O problema não é a carga tributária mas o uso que o governo faz do dinheiro arrecadado e, no Brasil, dinheiro público é sempre desviado para outras coisas menos nobres: caixa dois, mensalão, desvio de dinheiro de Petrobas etc...

    • Quase a metade do orçamento

      Quase a metade do orçamento anual vai para o estamento financeiro via serviço da dívida. São dois-bi-por-dia, aproximadamente; dois bi!

      Já foi pior mas ainda é o maior item de despesa do orçamento da união disparado. A outra metade é que vai ser pulverizada entre as demais despesas.

      É tabu falar nisso no Brasil - e a contrainformação é violentíssima - mas é para isso que são destinados os impoóóóstos. E é por isso que sobra pouco pra as demais despesas. Corrupção é "pinto" perto disso.

    • É isso aí Antônio. Mas

      É isso aí Antônio. Mas experimente tentar mudar isso, e será execrado em praça pública, como estão fazendo com a Dilma , que vc talvez não saiba, mas é o medo de que as investigações s/ a Petrobrás chegue até os "cheirosinhos. E onde o Prefeito de S.Paulo foi impedido de dar aumento maior aos ricos, do IPTU pelo STF, apesar de ter acabado com uma verdadeira máfia dos fiscais da cidade, que vinha desde muito tempo.

    • E aqui as pessoas são péssimas em matemática

      Calcule: no Brasil, a carga de 34,4% sobr o PIB de 11,8 mil dólares per capita gera em torno de 4 mil dólares per capita de arrecadação.

      A Suécia, com carga de 47,5% sobre o PIB de 40,7 mil dólares per capita, arrecada 19,5 mil dólares per capita.

      Você quer retorno escandinavo com arrecadação emergente? Acha MESMO que dá para fazer com 4 mil dólares o que eles fazem com 20 mil?

      E antes que alguém solte a clássica tolice "se não fosse a corrupção tudo aqui seria diferente", leiam isto:

      http://homemquecalculava.blogspot.com.br/2013/04/e-se-nao-houvesse-sonegacao-corrupcao-e.html

Recent Posts

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

43 minutos ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

55 minutos ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

15 horas ago