MPF investigará violação de direitos humanos em manifestações

Jornal GGN – A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF) anunciou que irá investigar as denúncias de violações de direitos humanos durantes os protestos realizados contra o governo Michel Temer em estados do Brasil.
A Procuradoria tem competência para abrir procedimento administrativo contra a atividade policial, no âmbito da Lei Complementar Nº75/1993, que em seu capítulo IV trata dos direitos constitucionais do cidadão.
“Uma das características centrais das instituições nacionais de direitos humanos é que exercem função primordialmente extrajudicial, buscando aprimorar o ordenamento jurídico e as práticas estatais de promoção e respeito aos direitos humanos. Para tanto, podem receber denúncias, monitorar atividades, requisitar informações, colher depoimentos, realizar perícias, enfim, usar todo o rol de medidas de instrução”, explicou a PFDC, em nota pública.
“No recente episódio das manifestações públicas, quando foi instaurado procedimento para apurar denúncias de uso abusivo da violência estatal, a PFDC não está se substituindo a qualquer das instituições que já atuam na matéria. Sua atividade é de observador, para, ao final, e após ouvir a sociedade civil e os agentes públicos interessados, emitir um relatório, que poderá trazer recomendações e pedidos de providências”, reforçou a entidade.
Ainda na nota pública, o órgão do Ministério Público Federal reiterou que o procedimento investigativo “não implica nenhum juízo prévio sobre os fatos”, mas está alerta diante das informações que tomou conhecimento de “uma reiterada violação de direitos humanos”.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • acho que essa o MP resolve

    acho que essa o MP resolve facil facil...

     

    Somente com um Power point, e nada mais do que isso, demonstrar-se-a com alguns graficos, de que emboram carentes de provas,  a multidao foi a responsavel pelo seu proprio sofrimento em relacao a Policia.Verão que com algumas imagens, sera muito facil de entender que as pessoas no corre-corre, esbarraram nos cassetetes do policiais e posteriormente nas suas botas. Nao precisara nem de conviccao e muito menos de provas.

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

6 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago