Na posse de Silvio Almeida, a grande esquecida, por Luis Nassif

Voltei de Brasília com a certeza de que o Ministério dos Direitos Humanos tem um grande Ministro. E eu me casei com uma mulher notável

Na cerimônia de posse de Silvio Almeida, o novo Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, foi enfatizada a resistência contra o desmonte perpetrado por Damares Alves, a relevância da Comissão de Mortos e Desaparecidos, foram saudados os funcionários do Ministério que resistiram, os ex-Ministros, os Ministros presentes, os deputados presentes, os novos Secretários.

Mas houve um lapso no evento.

Primeiro, devido ao namoro, e, depois, ao casamento, acompanhei de perto o que foi a luta e a dedicação da procuradora da República Eugênia Gonzaga, a grande esquecida do evento, à frente da Comissão dos Desaparecidos.

Por indicação de Paulo Abrahão, da Comissão de Anistia, a então Ministra Ideli Salvatti indicou Eugênia para presidia a Comissão dos Desaparecidos, há um ano sem presidente. Ela já se destacara no MPF como precursora da luta pela memória e verdade, e pela punição dos crimes da ditadura.

Eugênia foi convidada a comparecer à primeira reunião. Disse que esperaria a nomeação sair no Diário Oficial, para não ser acusada de intrometida, se a nomeação não saísse.

Não saiu. Imaginamos que pudesse ter havido veto militar. Conversei com o Ministro da Defesa Celso Amorim, que descartou a hipótese. O esclarecimento veio logo depois: a nomeação precisava da assinatura do Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, e ele não era muito afeito às rotinas burocráticas do Ministério.

Enfim, a nomeação saiu. E pude acompanhar, de perto, o poder de transformação de um funcionário público responsável, quando armado de ideais e sem receio de avançar nos limites do cargo.

Nem digo de Eugênia embrenhando-se nas trilhas de Foz do Iguaçu, indo aos sertões da Bahia, viajando para o Araguaia, atrás de ossadas. Nem os questionamentos que fez ao Exército, atrás de documentos ocultos.

Poderia mencionar o centro de necrópsia montado na Unifesp, seu empenho em conseguir especialistas internacionais para dissecar as ossadas, a alegria que teve quando foram identificados os restos mortais de um espanhol, morador da Venezuela, preso pela polícia política e torturado até a morte por ter sido encontrado, em sua bagagem, livros de filosofia.

Acompanhei Eugenia em uma pizzaria, para a qual foram convidados os filhos do espanhol, que tinham passado a vida julgando terem sido abandonados pelo pai.

O que me impressionou, fundamentalmente, foi o acolhimento dado às famílias, seu empenho em conseguir os certificados de óbito ou a correção dos certificados falsos, o encontro que organizou em Brasília com familiares, no qual Deborah Duprat – a então Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão -, pediu oficialmente desculpas, em nome do Estado brasileiro.

Acompanhei sua luta quando veio o terremoto Bolsonaro, providenciando um lugar seguro para as ossadas não periciadas. E, especialmente, sua reação quando Bolsonaro atacou o pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, morto pela ditadura. Eugênia deu entrevistas a vários veículos criticando duramente a grosseria de Bolsonaro.

Como a nomeação de Eugenia foi por decreto presidencial, Damares ainda não havia conseguido de Bolsonaro sua demissão. A demissão veio no dia seguinte. Demitida, convocou uma coletiva no auditório do Ministério Público Federal de São Paulo e repetiu todas as críticas contra Bolsonaro. A crítica foi repercutida até pelo Jornal Nacional.

Depois, vi seu empenho e a maneira como desmanchou a primeira tentativa de Bolsonaro de avacalhar com a Comissão: a indicação do procurador Ailton Benedito, um direitista radical,  como representante do MPF. A indicação foi apresentada ao CNMP e Ailton já tinha assegurado maioria de votos, incluindo o da PGR Raquel Dodge. Para vetar, Dodge teria que apontar alguma falta funcional de Ailton. Ele foi autor de medidas desmoralizantes para o MPF, como intimar o Itamaraty a investigar suposta aliciamento de brasileiros para trabalhos digitais na Venezuela. Promoveu enorme estardalhaço até se dar conta de que se tratava da Vila Brasil, em Caracas. Mas não era suficiente para vetar seu nome.

Mas havia um argumento imbatível que não foi lembrado pelo CNMP: Eugênia havia sido indicada presidente da Comissão pela presidente da República. Logo, não era representante do MPF. O representante era Ivan Marx, que continuava no cargo. Logo, não havia a suposta vaga.

Antes que o erro se consumasse, ela conseguiu que o subprocurador Nicolao Dino pedisse vistas do processo. E providenciou, junto a familiares, para que descendentes comparecessem à audiência seguinte, para sensibilizar o Conselho. A fala de um neto de Rubens Paiva, o parlamentar assassinado pela ditadura, e principal alvo da ira de Bolsonaro, foi fundamental para que Dodge mudasse o voto e não indicasse Ailton – poupando a Comissão de uma ofensa moral.

Nos meses seguintes, veio a vingança. Damares indicou para presidente da Comissão, Marco Vinicius Pereira de Carvalho, procurador do município de Taió, em Santa Catarina, um bolsonarista de quinto escalão, tão despreparado que denunciou Eugenia ao CNMP, por fazer “advocacia administrativa” para os familiares das vítimas. A “advocacia administrativa”, no caso, consistia em obter as certidões de óbito, principal objetivo da Comissão.

Não deu em nada.

No Fórum Social de Porto Alegre fomos a um jantar. Lá estava a ex-presidente Dilma Rousseff. Ao nos ver, veio em nossa direção dizendo:

  • Não vim conversar com você, Nassif. Vim cumprimentar a Eugenia e dizer do meu orgulho em tê-la nomeado para a Comissão de Mortos e Desaparecidos.

Na posse de Silvio, enquanto ele recitava um discurso histórico, todas essas lembranças passavam pela minha mente. Ao meu lado, Eugênia, emocionada com o discurso, com as promessas de volta dos princípios de memória e verdade, da justiça de transição e aliviada com a possível indicação de Nilmário Miranda, para presidir a Comissão. É a melhor saída, me dizia ela, porque ele terá o poder da caneta.

Nem se importou por ter sido barrada na porta, apesar do convite enviado, de ter sido ignorada no evento. O que valia é que as bandeiras que defende voltaram a ser empunhadas, em uma dimensão inédita. E as famílias de corpos ainda não localizados, voltarão a ter esperança de dar um enterro digno aos seus.

Voltei com a certeza de que o Ministério dos Direitos Humanos tem um grande Ministro. E eu me casei com uma mulher notável.

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns Eugênia. É importante não só para as famílias das vítimas da ditadura como para o País o seu trabalho. Tenha certeza do reconhecimento por todos. E também tenho certeza que o Ministro Silvio Almeida em breve vai corrigir esse esquecimento.

  2. Prezados Nassif e a sua gigante lutadora, sua esposa, a procuradora Eugenia, grande abraço afetuoso de alguém da universidade publica a vcs lutadores incansáveis. Sempre gosto de lembrar de qtas e qtas vezes, os q se importam com o todo do país, não foram ouvidos, pelos governos progressistas, que se jactam de se-lo. Esperando q tenham aprendido e parece q sim. A ver. Mas os detalhes importam nanonetricamente, como e o caso de Eugenia, e está injustiça tem q ser reparada. Solidariedade a este grande ser humano que e a Eugenia.

  3. Quem sobe chuta a escada. O que sempre me causou espanto é que isso acontece naturalmente. Simpatizantes da direita ou da esquerda, muitas pessoas nem mesmo resistem à sedução do prestígio, do poder e da visibilidade. Elas esquecem que foram ajuda das ou fazem de conta que não precisaram de qualquer auxílio. As mais narcisista acreditam que o merecimento delas era predeterminado por nascimento, por deus ou por qualquer outro motivo estapafúrdio. Isso é tão lamentável quando risível. Afinal, tudo que sobe tem que cair. E a queda é sempre mais dolorosa quando não causa nem surpresa nem indignação das outras pessoas (especialmente daquelas que foram esquecidas).

  4. À mulher de Cesar, cobra-se a “honestidade”…..às Valorosas lutadoras como Eugênia, que não se releguem a rodapé de página….Enaltecê-las é fundamental !!!….

  5. Nassif, manda um beijo pra Eugênia, uma figura admirável que justifica e consagra a resistência. Ela nos representa, como ninguém, na luta contra a estupidez, a ignorância e a desmemória do Bolsonaro e seus sequazes. Eugênia, obrigado por tudo. Nassif, parabéns pelo belo casamento. Vocês se merecem. Um beijo pra ela, um abraço pra ti. LUIZ CLÁUDIO CUNHA. Brasília-DF

  6. Parabéns a Eugênia e a vc. Sabe o que notei também, tanto no discurso do Silvio como no do Dino? Nenhuma citação sobre a situação das cadeias e penitenciárias.

  7. Nassif, eu represento uma família em que, graças ao empenho de Eugênia, teve duas certidões de óbito de familiares corrigidas e rescritas, repondo a trágica verdade histórica do massacre operado pelo estado brasileiro contra cidadãos indefesos.
    Meu irmão, Stuart Edgar Angel Jones, torturado até morrer por sufocamento, com os pulmões queimados pela fumaça de óleo diesel aspirada, enquanto ele era arrastado pelo pátio da Base Aérea do Galeão, amarrado ao cano de descarga do Jeep.
    Minha mãe, Zuleika Angel Jones – Zuzu Angel, emboscada numa madrugada de 14 de abril de 1976, por agentes do estado, que forjaram um “acidente” fatal, atirando-a para fora da estrada, num viaduto da Barra, à saída do túnel que hoje leva seu nome. Ela, sozinha, destemida, conduzindo seu Karman Ghia, mesmo sofrendo sucessivas ameaças daquela gente “do mal”.
    Esse empenho de Eugênia em relação a memórias que tanto interesse despertavam na mídia certamente também contribuiu para a perseguição empreendida contra ela.
    Assim como Eugênia, fico confortada por saber novamente empunhadas essa bandeira de luta, e por pessoa comprometida com ela como Nilmario Miranda. Assim como você, Nassif, sei que Eugênia tem ainda muito a contribuir para a causa dos mortos e desaparecidos, e que nós, familiares, precisamos dela em apoio a nossa infindável busca.
    O desprezível ex-Presidente dizia que “quem gosta de procurar osso é cachorro”.
    Nós, familiares, eternos perdigueiros da verdade, louvamos a sorte por ter tido Eugênia como condutora nessa busca, e esperamos continuar a tê-la.

  8. A dra eugenia é merecedora de todos os elogios e está a altura nassif, pelo seu compromisso com a justiça e a dignidade humana. Enquabto familiar de desaparecida politica testemunho e sempre enalteco essa mulher.

  9. Nassif, que texto meu caro. Um texto de justiça, mas também, se me permite, uma carta de AMOR. Total apoio aos termos. Também com o elogio digno ao novo Ministro.
    Abraço. RZ

  10. Nassif corrobora meu comentário anterior sobre a posse de Silvio Almeida. Eugênia fez um grande trabalho e por isso foi afastada por Bolsonaro e esse afastamento se mantém com Lula. Talvez esse seja o grande reconhecimento ao seu trabalho. Nilmário dará continuidade ao seu período no primeiro governo Lula, em que nada fez e nada avançou.

  11. Nassif, dê um beijo na Eugênia. Ela é uma figura grandiosa, que inspira e consola todos nós pelo exemplo, pela dignidade, pela resistência. Gente como a Eugênia impediu que chegássemos ao fundo do poço no pesadelo desse capitão estúpido, ignorante e matador que nos assolou em seu trágico desgoverno. A luta pela verdade, principalmente sobre a ditadura e a tortura sempre louvadas por Bolsonaro, é uma missão heroica assumida por gente brava e corajosa, que tiveram sempre em Eugênia Gonzaga um exemplo e uma referência sólida dos valores éticos da civilização. Nassif, és um sujeito de sorte por ter, ao teu lado, alguém do quilate da Eugênia. Isso explica muito da qualidade do que tu pensas e escreves. Parabéns ao casal. Vocês se merecem. E nós somos gratos aos dois. Beijo na Eugênia, abraço pra ti. LUIZ CLÁUDIO CUNHA, jornalista, Brasília, DF

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador