Raça e gênero no setor público

 

Nota do Brasil Debate

Segundo dados da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em 2014 o poder executivo federal somava 619.364 servidores, sendo 51,7% desses servidores brancos, 22,4% pardos, 4,0% negros, 3,4% amarelos e 0,3% indígenas, sendo ainda o percentual não informado de 18,2%.

Se analisados os cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), tem-se a distribuição abaixo: do total de 22.729 DAS em 2014, 60,6% ou 13.783 cargos eram ocupados por brancos, sendo que quanto mais alto o nível, mais alto o percentual de brancos. Somente 21,2% eram ocupados por pardos e 3,5% por pretos.

Dados do ENAP quanto ao gênero também revelam uma diferença da inserção de mulheres e homens em cargos de mais alto escalão, sendo que os homens ocupam a maioria desses cargos.

Entre os servidores em carreiras de nível superior do ciclo de gestão governamental, eram mulheres, em 2014, apenas 38,4% dos diplomatas, 34,6% dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental, 30,5% analistas de comércio exterior, 30,0% dos analistas de finanças e controle, 26,5% dos analistas de planejamento e orçamento e 23,2% dos técnicos de planejamento e pesquisa.

Os dados mostram que 54% dos servidores do poder executivo federal são homens e 46% são mulheres. Desses, 48% das mulheres tem ensino superior, enquanto 43% dos homens estão na mesma condição.

No entanto, 8% das mulheres têm ensino fundamental e somente 4% dos homens.Apesar da escolaridade mais alta, segundo os dados, entre os servidores do poder executivo federal, 17% dos homens têm remuneração acima de R$12501 mensais, sendo que somente 12% das mulheres têm remuneração nessa mesma faixa. Entre os aposentados, 14% dos homens têm remuneração de acima de R$12501 e 10% das mulheres.

Se comparado o Brasil a países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), temos o quadro abaixo, em que a média de empregos públicos ocupados por mulheres no Brasil é de 41,7%, sendo o valor mais alto o da Estônia (64,2%) e o mais baixo o da Turquia (14,6%).

Os dados do ENAP mostram a diferente inserção por raça e gênero no serviço público e mostra a preponderância de homens brancos em cargos de alto escalão, com maiores salários, e dá uma dimensão dos desafios quanto à desigualdade no mercado de trabalho em geral e que se reflete também no serviço público.

Conheça a página do Brasil Debate, e siga-nos pelo Facebook e pelo Twitter.

Redação

Redação

View Comments

  • No Judiciário, servidoras são

    No Judiciário, servidoras são maioria: 56,2% para 43,8% de homens; já entre os juízes, as coisas invertem: 64% de homens e 35,9% de mulheres.

    Quanto a cor, o Censo do Judiciário utiliza os termos do IBGE e entre os servidores, 69% são brancos, 4,1% negros (esse dado está igual ao Executivo), 24%,7 são pardos (também similar ao Executivo) e 1,9% de raça amarela.  Já com a magistratura, 82,8% são brancos e apenas 1,4% negros. Pardos somam 14,2% e amarelos 1,5%

    Infelizmente, o Judiciário não detalhou quanto aos cargos de direção, mas informa que 81% dos servdores efetivos tem nível de escolaridade superior.

  • Quais os criterios para

    Quais os criterios para definir alguem como branco ou negro?

    Cor da pele?

    Paleta de cores?

    Esse tipo de pesquisa só vê o que os idealizadores querem, tem pesquisa para tudo quanto é argumento, basta que os criterios sejam subjetivos.

    Como raçao nao existe, só sobre a opinião e ai o céu é o limite.

    Fosse um nazista fazendo a pesquisa ele diria que 99% são negros...rs

     

    • Auto-declaração. Os

      Auto-declaração. Os servidores preenchem os questionários. Neste caso, o que o dado diz é que a maioria dos servidores prefere dizer que é branca. Por que será?


      Goste você ou não, as pessoas no Brasil, independente da cor da pele, sabem que vida de negro é difícil.

  • Link incorreto

    Gostaria de informa-los que ambos os links para dados da pesquisa disponibilizados na notícia estão errados.

    O link correto é o http://www.youblisher.com/p/1099627-Servidores-Publicos-Federais-Raca-Cor-2014/

     

    Grato.

     

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

12 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

12 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

12 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

13 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

14 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

14 horas ago