Temer diz que é papel da mulher, não do homem, cuidar da casa e dos filhos

Jornal GGN – Nesta quarta, dia 8 de março, enquanto mulheres de todo o mundo celebram uma data que marca a luta histórica por direitos e igualdade de gênero, o presidente Michel Temer proferiu um discurso exaltando o papel “doméstico” da mulher no que tange a criação dos filhos e os cuidados para com o marido. Segundo Temer, a formação adequada da sociedade requer dedicação da mulher, e não do homem. 

“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela [Temer], do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar. Do que faz pelos filhos. E, se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada formação em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher”, declarou Temer, no Palácio do Planalto.

Segundo relatos da Folha, as temeridades não pararam por aí. Temer ainda disse que a partipação da mulher na economia é importante porque ninguém é mais capaz de “indicar os desajustes de preços em supermercados” e “identificar flutuações econômicas no orçamento doméstico” do que uma mulher.

“Na economia, também, a mulher tem uma grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados mais do que a mulher. Ninguém é capaz melhor de identificar eventuais flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor”, afirmou.

Enquanto estudos da ONU, divulgados hoje, indicam que as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho continuarão gritantes por mais um século, pelo menos, Temer tentou minimizar a situação, dizendo que cada vez mais a mulher tem chances de ter um emprego fora de casa. Ele também disse que hoje em dia “homens e mulheres são igualmente empregados”. “Com algumas restrições”, ponderou. “Mas a gente vê o número de mulheres que comandam empresas”, completou o peemedebista.

Marcela Temer, objeto de debates fervorosos sobre feminismo após um perfil da Veja taxá-la de “bela, recatada e do lar”, fez um discurso rápido defendendo o respeito ao “modo de vida” que algumas mulheres escolheram. Para ela, é preciso que a sociedade “reconheça os vários papéis” desempenhados pelas mulheres hoje. 

Marcela disse ainda que as mulheres vivem uma “realidade difícil” e que Estado e sociedade precisam “dar condições” para que elas criem seu filhos “da melhor maneira possível”. Ainda de acordo com relatos da Folha, a primeira-dama afirmou que é necessário “acabar com a intolerância que afronta a realidade das mulheres”.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Francamente... comentar o que

    Francamente... comentar o que ?

    Vamos lá. Mantendo a "coerência".

    Vejamos.

     

    Bateram panelas? Tiraram a  primeira presidente do cargo? Eis um dos resultados.

    Nesse sentido,  o atual presidente está "certíssimo".

    Lugar de mulher, evidentemente, bela e  recatada por natureza, é de fato e de direito,  no lar.  

    No "mercado",  a mulher movimenta a "economia" com sua lista de supermercado. E ainda preparara  um bom jantar para o  marido e para os  filhos na clausúra do lar.

    O homem, "chefe de família", tem o direito ainda de "exigir" o débito conjugal.

    Enfim... francamente...  Sua excelência demonstra bastante atualização  com as leis civis "da nação".... de 1916, evidentemente.

    Lado outro, pode-se defender a "tese" dos economistas de escol e de meia tigela!  a qual estabelece as  bases econômicas das "famílias" numa "economia de mercado" que preSa pela propriedade privada feminina  pelo "comandante da família".

    Sabendo-se de que você, mulher, JÁ NASCE mulher. 

    Por fim, felicidades para todas as mulheres nesse "lindo dia".

     

     

     

  • Realmente é uma temeridade

    Realmente é uma temeridade darem um microfone ao atual presidente. E o problema não são as mesóclises, mas o estilo e o conteúdo mesmo. 

    Já quase no término da segunda década do século XXI sua excelência desembucha um palavreado mais próprio do início do século XX, exatamente quando as mulheres iniciam sua luta pela reversão de um papel histórico-social que o presidente ora ressalta como o adequado. 

    Resta dizer: "Cala a boca Magda! Que dizer, Temer"!

  • "Segundo Temer, a formação

    "Segundo Temer, a formação adequada da sociedade requer dedicação da mulher, e não do homem":

    Dado a evidencia, a mae dele nao fez um trabalho muito bom.

  • Temer é uma pessoa do bem

    AS PESSOAS DO BEM

    é pobre porque não estudou
    não estudou porque não quis

    sem teto sem terra? sem vergonha
    isso sim, sanguessuga safado
    quer tudo de mão beijada
    tá precisando é de uma enxada

    lugar de nordestino é no nordeste
    de mulher é em casa
    de pobre é na faxina
    de bandido é no xadrez
    ou no além

    bala nos filhasdaputa

    só podia ser preto

    não vem pedir dinheiro aqui não
    seu/sua vagabundo(a) de merda
    trabalhar cê não quer não né?

    vira homem, sua bichinha
    sodomia é pecado, dá inferno

    sangue de Jesus tem poder,
    faz milagre, o Espírito Santo
    me abençoou com a prosperidade

    cresci por mérito próprio
    minha vida é trabalhar
    sou cumpridor dos deveres
    e horários, eu pago as contas
    em dia e os malditos impostos
    que o governo rouba ou dá
    pros vagabundos do bolsa família
    encherem o rabo de pinga

    tudo que tenho é presente de Deus
    agradeço a Ele e a minha família
    que eu amo de coração, o dinheiro
    é importante mas o principal
    é ter amor no coração
    eu tenho

  • assim nascem os cornos

    E em seguida o machão chegou em casa, apanhou da mulher que fez greve de sexo com ele e se se vigou com o ricardão.

  • Ninguém escuta as asneiras

    Ninguém escuta as asneiras que diz o laranja do golpe !

    Segue cada um, cuidando cada vez mais egoistamente, somente da própria vida e de suas panelinhas.

  • Imbecilidade não tem medidas, perdoem-no, ele não sabe o que diz

    Eu acho incrível que ainda existam pessoas que se dizem preparadas para o mundo moderno, cultas e bem formadas que processem esse tipo de ideia.

    Eu tenho 61 anos, casado há 32 anos com a mesma mulher e três filhos, um homem e duas mulheres, 2 com curso superior e mestrado em suas respectivas áreas e uma concluindo a universidade. Minha mulher é professora universitária, com dois cursos superiores, titulação e carreira acadêmica bem-sucedida. Em nossa casa há completo entendimento de que não se separa direitos, atividades e atitudes por gênero. Todos levamos esse entendimento para a nossa vida rotineira, nos nossos relacionamentos pessoais e nas atividades profissionais.

    Além de nutrir profundo orgulho por todas as pessoas do nosso núcleo familiar pelo quem são, pelo que fazem, como o fazem, tenho um especial carinho pelo sucesso da milha mulher e das minhas filhas, porque sei das dificuldades que um mundo povoado de ignorantes e preconceituosos oferece às mulheres em todos os aspectos das atividades sociais.

    Em minha carreira como executivo tive oportunidades de promover a expansão da presença feminina em todos os cargos e funções, desde o chão de fábrica aos cargos de gestão sem, entretanto, criar qualquer ação afirmativa para tanto. Bastaram duas providências simples. A primeira foi impedir qualquer tipo de descriminação no recrutamento, seleção, contratação e promoção de pessoas, inclusive as disfarçadas em critérios ergométricos. A segunda foi adotar um critério primordial e prioritário para aproveitamento e encarreiramento, o candidato ter profissionalismo. Palavra muito usada, com sentido pouco difundido e mal interpretado. Profissionalismo é a essência daquilo que define o bom profissional: Ética, comprometimento e capacitação técnica para o exercício do cargo e de suas funções. Simples assim.

    Se isso norteasse o comportamento do Presidente da República não estaríamos no imbroglio que estamos, o atual ocupante do cargo não estaria a proferir barbaridades e as mulheres desse Brasil estariam ocupando o espaço que os méritos pessoais de cada uma assegurassem.

    Parabéns a todas as mulheres, não só pela data, mas pela coragem e valor.

     

     

     

     

    • Boeotorum, eu mal o conheci mas nutri um ódio mortal por você

      Eu jamais deveria gostar, admirar um executivo. E você fez eu descumprir meu dever. Eu acabei de conhecer você e criei um ódio mortal à sua pessoa.

      Vou lhe dar a última estrela da lista, começando da esquerda para a direita.

      • entra na fila

        Para me odiar de paixão tem que tirar senha, a fila é enorme. Eu também me odeio profundamente.

        Obrigado, pelo "ódio", esse eu acho que mereci ;-).

        Abração

  • Temer não supera Dilma

    Parece que a intenção nada sutil é emplacar uma gafe machista ou um pronbunciamento estúpido do Presidente Temer, mas essa escorregadela é café pequeno perto das ansneiras que sua antecessora nos proporcionava.  

    • Imbecilidade é tua marca
      Assim como todo direitista, você não apresenta argumentos capazes de sustentar a defesa do 'MT'; por isso desvia o foco e ofende as mulheres, usando a Presidenta Dilma Rousseff como objeto de sua violência verbal, seu machismo e sua misoginia.

    • Ou seja: o seu burro é menos burro

      O burro do Paulo Pedreira é menos burro. É por isso que o Paulo Pedreira sempre o contrapõe à suposta burrice dos demais.

Recent Posts

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

52 minutos ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

1 hora ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

15 horas ago