Tragédia em Pernambuco: pelo menos 84 mortos com as chuvas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ao menos 84 pessoas morreram com as chuvas no Grande Recife, entre a última quarta, quando começaram as enchentes, e domingo

Pelo menos 84 pessoas morreram com as chuvas no Grande Recife, entre a última quarta-feira (25), quando começaram as enchentes e a noite deste domingo (29), um dos ápices da tragédia.

Ainda sem a segurança sobre os números oficiais, que podem ser maiores, os registros também não consideram possíveis desaparecidos.

Na última quarta-feira, as fortes chuvas começaram a gerar impactos em, ao menos, 5 cidades da região central de Pernambuco, incluindo a capital pernambucana, Recife, e outras da Região Metropolitana e zona da Mata.

Naquele dia, a região registrou cinco mortes, sem a confirmação se a razão foram pelas consequências das chuvas. Pela manhã de ontem (29), o governador Paulo Câmara (PSB) anunciava que de sexta a domingo haviam sido confirmados 56 óbitos. Já ao final do dia, anunciou 79, admitindo que os dados ainda eram “incertos”.

“Ainda não temos segurança em relação ao quantitativo de pessoas desaparecidas. Este trabalho vai continuar até que tenhamos condições de identificação de todos os desaparecidos”, disse o governador.

“É possível que sejam os 79 [contabilizados no domingo] mais cinco [de quarta-feira], mas pode haver alguma sobreposição. A informação oficial que a gente pode dar com segurança é de que sexta-feira até as 18h do dia de hoje 79 corpos de vítimas de chuvas foram identificados no IML”, continuou.

De acordo com dados dos bombeiros, são 3.957 desabrigados e 533 desalojados. Ao longo deste domingo, 12 pontos de deslizamentos na região mobilizaram equipes de resgate e bombeiros.

O governo e prefeitos de 14 cidades decretaram situação de emergência, acionando auxílio da Defesa Civil do país. Os municípios que estão na situação de emergência são Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

O governo também anunciou disponibilizar R$ 100 milhões aos trabalhos de busca e salvamento em áreas atingidas.

A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco gravou um vídeo de helicóptero que mostra a região alagada:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador