Aumento da tarifa de ônibus em São Paulo não é divulgado pela mídia

Sugerido por Pedro Penido dos Anjos

Marco St

A pergunta de hoje é:

Por que nem a Folha ou qualquer outro jornal, não informou até agora o aumento dos ônibus metropolitanos e inter-municipais dados pelo governador de S.Paulo ontem dia 15? 

Fui ao google (por volta das 12h00) e nada achei lá. Apenas blogs anunciaram.

O governador Alckmin pediu e conseguiu silenciar toda a mídia amiga ou comprada.

Grande parte dos usuários desses coletivos são exatamente de pessoas mais pobres que saem e voltam de cidades vizinhas à capital para trabalhar e estudar.

Até sexta os preços cobrados variavam de R$3,15 a R$5,00.  Esses valores seráo acrescidos de mais 7% a partir de hoje.

O aumento que o Haddad queria dar em Junho de 2013 e que “irritou” o MPL era de R$3,00 para R$3,20.

Todo mundo sabe o que aconteceu.

Agora com Alckmin, não há MPL, FIESP, manifestações, black blocs. Nem manchetes escandalosas. Nada.

Só amanhã os usuários irão ficar sabendo deste aumento quando subirem nos ônibus.

Esse serviço não foi prestado aos cidadãos de SP pela imprensa.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

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  • "Esse serviço não foi

    "Esse serviço não foi prestado aos cidadãos de SP pela imprensa":

    Nao, foi um servico prestado aa extrema direita.

  • E quero aproveitar este ponto

    E quero aproveitar este ponto e perguntar para os colegas de outros estados se é assim que acontece?

    Aqui em SP quando você compra uma passagem de ônibus intermunicipais a empresa não pergunta se voê que o seguro facultativo, que inclusive é uma merreca também se você morre - é muito parecido com os valores do seguro obrigatório mas (mesmo sendo o passageiro quem paga, aquilo é diluido nos custos do veículo anualmente). O seguro "opcional" é uma verdadeira sacanagem pois é cobrado por bilhete/viagem sendo que a maioria dos familiares de um morto, duvido que vá atrás ou que a empresa (tô sonhando) os avise. 

    Eu acredito e gostaria que, quem entende do assunto nos traga informações sobre:

    1) empresas de viação ganham comissão, visto que se é facultativo eu deveria dizer se quero e NÃO se eu não quero. Como a maioria dos usuários não sabem disto, é incomum as pessoas pedirem a passagem sem o seguro.

    2) tem tubarão grande no meio: quem são as empresas e os donos das seguradoras envolvidas com o negócio?

    3) como fazer para que (por favor políticos do blogue, assessores ou amigos preocupados com a economia popular e a honestidade, principalmente) as empresas tenham a seguinte regra: do jeito como é hoje, é subrepticiamente colocado como "obrigatório". A regra deveria ser a de que quem quisesse pedisse textualmente para incluir e assim, saberia porque está pagando a mais. Por favor gente, quanta economia haveria para as pessoas se não pagasse um serviço que deve ser inútil para a imensa maioris.

    Por favor Nassif faz uma matéria, uma consulta sobre isto. Obrigado

  • “A passagem já é cara e o serviço é ruim. Sempre atrasa”

    Sem aviso a passageiros, ônibus rodoviários ficarão mais caros a partir de domingo

    por Gisele Brito, da RBA publicado 14/02/2014 18:55Reajuste será de 6,54%. Ônibus intermunicipais fora das regiões metropolitanas terão aumento ainda maior, de 7,24%. Sistema é regulamentado pelo governo do estado

    São Paulo – Quem quer ou precisa fazer viagens de ônibus entre cidades de São Paulo deve comprar passagem antes da meia-noite de amanhã (15) se quiser pagar mais barato. A Agência de Transporte do Estado (Artesp) autorizou aumento de 6,54% para as viagens rodoviárias. A informação foi publicada no Diário Oficialno último dia 7 e divulgada pela comunicação da agência do governo de Geraldo Alckmin (PSDB) na quarta-feira. Mas não houve qualquer recomendação para que as empresas de ônibus dessem publicidade ao aumento.

    A desinformação prejudica quem tem viagens programadas e poderia comprar passagens antecipadas sem pagar pelo aumento. É possível fazer aquisição com até 12 meses de antecedência. A RBA simulou compras de passagem no site de 11 empresas de ônibus. Nenhum deles informa que a passagem estará mais cara a partir de domingo.

    Passageiros frequentes do sistema rodoviário foram surpreendidos pela notícia. “Acho um absurdo este aumento. Vivo em São Paulo, mas faço várias viagens por mês para minha cidade natal, Santos, para ir ao médico, ver a família, e não sabia de nada”, queixa-se a relações públicas Ericka Moderno.

    Apesar de não achar prático, Ericka economizaria R$ 23,44, mais que o valor de uma viagem de ida se comprasse antes do aumento as suas próximas dez passagens de ida e volta para a cidade do litoral paulista.

    A estudante de letras Cássia Roberta Oliveira viaja quinzenalmente para Tatuí, a 131 km da capital, e foi informada pela reportagem sobre o aumento. “Não fazia ideia. Com certeza, vou comprar passagens antes do domingo”, afirma. “A passagem já é cara e o serviço é ruim. Sempre atrasa”, reclama.

    As tarifas de ônibus suburbanos, que transportam passageiros entre municípios fora de regiões metropolitanas e permitem o pagamento embarcado e viagens de pessoas em pé, terão reajuste ainda maiores, de 7,54%.

    O aumento motivou a organização de um ato, na terça-feira (18) na cidade de Votorantim. Os organizadores reclamam da elevação da tarifa de R$ 2,80 para R$ 3 nas viagens entre a cidade e Sorocaba. No texto do evento criado para divulgar a manifestação no Facebook, eles afirmam que “enquanto a passagem aumenta a qualidade dos serviços diminui”. Noventa pessoas já haviam confirmado presença no evento esta tarde.

    Segundo a Artesp, o último aumento nas tarifas dos ônibus rodoviários e suburbanos sob sua responsabilidade foi de 6,85%, em novembro de 2012, e a conta utilizada para calcular o reajuste deste fim de semana representa a recomposição de custos operacionais entre agosto de 2012 e dezembro de 2013. Foram consideradas, segundo a agência, as variações de diversos itens, como os salários da categoria e o custo do óleo diesel, que subiram cerca de 8% e 15%, respectivamente. A Artesp ressalta que o aumento ficou abaixo da inflação acumulada no período, que fechou em 9,08%.

    Em 2013, 271 veículos zero-quilômetro começaram a integrar a frota do Sistema de Transporte Intermunicipal, que conta com 631 linhas rodoviárias e 431 suburbanas.

    http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/02/viajar-de-onibus-rodoviarios-ficara-mais-caro-a-parir-de-domingo-em-sao-paulo-2678.html

     

    • Pt! Bem pensado.

      Faz todo sentido, oportunidade, avancar, apoiar e sair do espaco confortavel para briga e estar ao lado da geral!

      Trazer outras cidades do interior para ter voz e que estarah sofredo com o aumento.

  • MPL

    curiosidades

    1 - O movimento passe livre só se informa pela mídia golpista?

    2 - O MPL só vai as ruas quando o aumento é na conta do Haddad?

    3 - e os Blacks coxinhas? 

     

    4 - se o metrô fosse administrado pelo haddad o mundo já teria acabado?

    white blacks e MPL são todos manipulados?

      alguém pode responder essas questões?

     

    • Se o metrô fosse administrado

      Se o metrô fosse administrado por governo do PT, a mídia faria igual naquela época do chamado "caos aéreo": deixaria equipes de reportagens a postos 24 horas por dia e faria boletins de atrasos e de problemas etc.

      Quando disse isso para um amigo, ele logo respondeu que não seria simples, pois existem regras muito difíceis de ser cumpridas para se ganhar o direito de fazer filmagens no Metrô de São Paulo.

      Dei risada na cara do amigo. Ora, disse eu, em governo tucano não tem problema colocar entraves a registros como filmagem; mas se for em governo do PT, ai ai ai!, aí é chavismo, castrismo, stalinismo e sei lá mais que ismo.

  • Nada sobre isto no site do MPL

    O MPL realmente não toca no assunto. Entretanto cobra da Prefeitura o corte de algumas linhas.

    Do Facebook do MPL

    Passe Livre São Paulo

     

    February 13 · Edited :::: QUINTA-FEIRA, 20/02, NA FRENTE DA PREFEITURA!
    https://www.facebook.com/events/489572097820669/

    Em toda cidade, a SPTrans vem efetuando uma série de cortes de linhas de ônibus. Quem ganha com o$ corte$ de linha$? A gente que não é, que espera mais pra pegar mais ônibus e tem que pagar mais passagens.

    Longe de serem casos isolados, os cortes fazem parte de uma política de "racionalização" do sistema que só serve para encher o bolso dos empresários, às custas do sofrimento da população com ônibus mais lotados e maior tempo de viagem.

    Em resposta aos protestos contra os cortes de linha que aconteceram em vários bairros da cidade, em fins de 2013 o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que não é verdade que os cortes de linha não favorecem os empresários e convidou os manifestantes para debater: “eles estão errados do ponto de vista do conceito. Esse debate eu faço com eles a hora que eles quiserem, não tem problema.” (fonte:https://tinyurl.com/pw8uy48)

    Ora, se o Secretário quer mesmo debater a qualquer hora, convidamos ele para discutir isso com a população abertamente no dia 20/02, quinta-feira, às 18h em frente à Prefeitura.

    Divulgue: https://www.facebook.com/events/489572097820669/See Translation

     

    • Parece que a atuação do MPL é

      Parece que a atuação do MPL é só com relação a prefeitura. (do Haddad, é claro)

      Metrô, CPTM e ônibus metropolitanos parecem que não estão no escopo deles.....

      Todos sabemos que esses serviços são excelentes, baratos e, principalmente, não são administrados por alguém do PT.

      Taí a mídia (ou o silêncio dela) que não me deixa mentir...

       

  • ~IRÃO COLOCAR A CULPA NA DILMA OU NO HADDAD

    Certamente, eles irão colocar a culpa da majoração na Dilma ou no Haddad!

    E o pior é que o povo irá acreditar.

    Não tem jeito.

  • parece que MPL filtra toda informação que recebe...

    só assim é que se consegue fazer com que o eleitor perca o foco do problema real

     

     

  • Sugiro que enviem comentários

    Sugiro que enviem comentários aos principais jornais pauiistas reclamando de sua atuacão . Eu já enviei minhas condolências : 

     

    ESTADÃO 

    Cartas de opinião

    Fax 11 3856 2940

    forum@grupoestado.com.br

     

     

    FOLHA DE SP

    OMBUSDMAN : ombudsman@uol.com.br 

    PAINEL DO LEITOR : http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/envie_sua_reclamacao.shtml

    FOLHA COTIDIANO : http://www1.folha.uol.com.br/falecomafolha/editorias/formulario-cotidiano.shtml

    • Meu caro, é perda de tempo. E

      Meu caro, é perda de tempo. E ainda vão contar o seu acesso para faturar em propaganda...

      Não vale a pena nem comentar com a PiG. 

      Jornalista decente e com "J" maiúsculo na folha... só sobrou o Jânio de Freitas.

    • faz o seguinte, já que você

      faz o seguinte, já que você deve ser militante de alguma agrupação petista, uma vez que se dispõe a criticar a militância alheia, porque o PT não organiza um movimento de lutas contra esse aumento?

      porque se a militância do PT não fizer uma manifestação contra esse aumento só pode significar que ele é o braço armado do PSDB, que eles são a favor do aumento. Ou não será essa a lógica dos que reclamam que o MPL só luta contra o PT (desconsiderando todas as manifestações anteriores à gestão Haddad, como a de 2011 onde eu estava presente)?

      • Se vocÊ comandasse o PT,

        Se vocÊ comandasse o PT, seria tão contra assim a ponto de fazer manifestações contra o PSDB? não estou dizendo que sua lógica de que o PT é um "aliado" do PSDB mas dizer que o PT faria manifestações é meio que uma loucura total!

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