A indústria continua andando de lado, por Luís Nassif

Em 12 meses, apenas 29 setores em alta contra 53 em queda. Em 120 meses, 26 em alta contra 54 em queda.

A indústiria continua patinando. A Pesquisa Mensal da Indústria do IBGE aponta, para setembro, alta de meros 0,08% no Geral, 5,6% nas Indústrias Extrativas e -0,28% na Indústria de Transformação, o grande motor da economia.

Em 12 meses, a Indústria de Transformação cresceu apenas 0,42%; -1,62% em 4 anos e -18,26% em 10 anos.

O quadro das maiores altas e maiores queda dá um retrato amargo do setor. Em 12 meses, fabricaçõ de veículos caiu 16,5%, de máquinas e equipamentos -13,1%. As altas foram em setores de baixa densidade tecnológica.

Quando se analisa por grandes categorias, o quadro não melhora. Em um ano, Bens de Capital (base para as novas indústrias que surgem) caíram 13,42%. Em 10 anos, a queda foi de 34,92%. Em 10 anos, a queda foi generalizada. EM um ano, houve alta em Bens Intermediários (1,67%), em Bens de Consumo (4,17%), queda em Bens de Consumo Duráveis (-2,99) e alta em Semiduráveis e Não Duráveis (-4,59%.

Tomando setembro de 2013 como base 100, o quadro fica assim. Ou seja, a lógica torta e ignorante do Ministro Luís Roberto Barroso – que basta dar todas as condições às empresas, desregulando tudo, que todos serão beneficiados – é um fracasso. Mas pouco importa para ele. As convicções superam a análise da realidade.

Quando se detalha mais a pesquisa, estendendo para grupos industriais selecionados, tem-se um mapa da crise Em 12 meses, apenas 29 setores em alta contra 53 em queda. Em 120 meses, 26 em alta contra 54 em queda.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os setores estratégicos de fomento à indústria,muitos estão na mão de empresários cujo a lógica é SOMENTE ESPECULATIVA/LUCRATIVA como o de Petróleo (era Bolsonaro/Guedes/acionistas estrangeiros) Gás (privatizado e vai aumentar o preço)e energia(luz)este último ESTÁ PROVADO q é ineficiente mas mãos de EMPRESÁRIOS CUJO O ÚNICO OBJETIVO É LUCRAR E NÃO DESENVOLVER TODA UMA CADEIA PRODUTIVA DE UM PAÍS,em Sampa está provado pois após o vendaval muitos comércios fechados,energia cara,casas sem pasmem energia isto ESTÁ GERANDO MUITO PREJUÍZO À NOSSA ECONOMIA estamos sem perspectivas pois até um bem essencial à todos estão querendo PRIVATIZAR q é a água de Sp simplesmente TRANSFORMANDO EM MERO PRODUTO OBJETO DE LUCRO À PESSOAS PRIVADAS !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador