25 de junho de 2026

A queda continuada da atividade industrial, por Luis Nassif

Desde fevereiro de 2018, apenas 7 setores registraram alta, contra 18 em queda.

O quadro da indústria de transformação é curioso.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Dos três indicadores macro – Indústria Geral, Indústria Extrativa e Indústria de Transformação -, apenas a Extrativa logrou aumento nos últimos 12 meses. Ainda assim, irrisórios 1%. A Indústria de Transformação teve queda de 4,4% e a Indústria Geral queda de 4,7%

Na comparação com 24, 36 e 48 meses atrás, todos registraram retração.

Em relação aos 25 setores da Indústria de Transformação, o quadro também não é animador.

Nos últimos 12 meses, 21 setores registraram queda, contra 4 em alta. Desde fevereiro de 2018, apenas 7 setores registraram alta, contra 18 em queda.

Em 12 meses, o ranking dos 10 setores com melhor desempenho só teve três positivos:

Em 24 meses, o quadro é um pouco melhor. 

E em 48 meses, apenas 7 setores registraram alta.

Participe da nossa comunidade no WhatsApp!

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vladimir

    4 de abril de 2022 10:54 am

    Deve ter alguma coisa errada nessa história. Será que a “reforma trabalhista” não funcionou? Será que a “reforma da previdência” não funcionou? Ou será que o desmonste do país não funcionou?
    Tá muito estranho tudo isso aí!

  2. RENATE ELISABETH SCHMIDT DE AGUIAR

    4 de abril de 2022 12:09 pm

    Que desastre!

  3. Rogério Ari Leirias

    4 de abril de 2022 12:16 pm

    para além da incompetência, isso é o resultado desta política de terra arrasada e subserviente aos mercados de capitais… esse é o projeto… e assim justifica-se, pois só interessa mesmo aos especuladores dos ativos financeiros e o lucro se dá no campo do ‘quanto pior, melhor’…

  4. José de Almeida Bispo

    4 de abril de 2022 2:24 pm

    De volta a 1910 e ao pós-encilhamento.

Recomendados para você

Recomendados