Conflito com a China expõe a irresponsabilidade invencível dos Bolsonaro, por Luis Nassif

O Ministro das Relações da Itália conseguiu salvar milhares de italianos, sabendo onde e como negociar com os chineses

Ontem, no Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, tuitou a seguinte mensagem:

“Quem assistiu Chernobyl vai entender o q ocorreu.Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas q salvaria inúmeras vidas A culpa é da China e liberdade seria a solução”.

Eduardo é filho e conselheiro de seu pai Jair, foi cogitado para ser embaixador nos Estados Unidos e preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal

A resposta do embaixador chinês, foi drástica:

“@BolsonaroSP, As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam famililares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vrius mental, que está infectando a amizade entre os povos”

Nao apenas deu resposta dura, como retuitou mensagem críticas pesadas aos Bolsonaro.

Vamos entender melhor o que representa a China e o que poderia significar uma disputa diplomática decorrente das atitudes de um imbecil.

Hoje em dia a China é de longe a maior comprador de produtos brasileiros e o maior superávit comercial do Brasil. Há um enorme potencial de capital chinês – financiado por seu banco de desenvolvimento – para obras de infraestrutura no Brasil.

Não apenas isso. Na atual crise da coronavirus, a China se tornou o principal fornecedor de equipamentos médicos vitais para enfrentar a praga. Nos últimos meses empreendeu um notável esforço de guerra que a transformou na maior produtora de equipamentos médicos de segurança. Com isso, ofereceu suporte médico para a Itália, Espanha e outros países em desenvolvimento.

Segundo o South China Morning Post, antes do surto, a China produzia 20 milhões de mascaras por dia. Em m 29 de fevereiro bateu nos 116 milhões, graças a uma política industrial extraordinariamente eficaz.

Para aumentar a produção, o governo chinês montou uma operação de guerra. Primeiro, direcionou suas estatais para liderar o esforço de fabricação de máscaras por todo o país.

Maior produtora de petróleo e gás da China, a Sinpec aumentou a produção de polipropileno e cloreto de polivinil, matérias primas para mascaras. Na semana passada, montou duas linhas de produção em Pequim, para produzir tecidos especiais. Conseguirá, então, produzir 1,2 milhão de respeitadores N95 ou 6 milhões de máscaras cirúrgicas por dia.

Outra estatal, o Chengdu Aircraft Industry Group, fabricante de aviões, reformou parte de sua fábrica para projetar uma linha de produção de máscaras. 258 dos engenheiros da empresa passaram três dias acelerando o desenvolvimento de uma linha de montagem com mais de 1.200 componentes.

Em cima dessa base, o governo montou estímulos fiscais e creditícios, na forma de subsídios, impostos mais baixos, empréstimos sem juros, aprovações rápidas para expansão e ajuda paraqa aliviar a escassez de mão-de-obra.

Conseguiu a adesão de 2.500 empresas, das quais 700 empresas de tecnologia, incluindo a Foxonn (montadora do iPhone), a Ziaomi e a Oppo.

Graças a esse esforço, pode disponibilizar para o governo italiano 1.000 ventiladores, 2 milhões de máscaras, 100.000 máscaras, 200.000 respiradores, 200.000 roupas de proteção e 50.000 kits de teste da China.

O acordo foi fechado com um simples telefonema do Ministro das Relações Exteriores italiano, Luigi Di Maio, na mesma semana em que França e Alemanha proibiram a exportação de máscaras devido à baixa produção doméstica.

Nos próximos meses, a China será a grande fornecedora mundial de equipamentos contra o coronavirus. E o Brasil será o grande demandante, devido à sua população e à imprevidência. Esses equipamentos mexem com vida e morte de pessoas.

O Ministro das Relações da Itália conseguiu salvar milhares de italianos, sabendo onde e como negociar com os chineses. Com o Brasil à beira de um cataclismo sanitária, as relações com a China ficam ameaçadas por um boyzinho de periferia, arrogante e desinformado, tendo como pai um irresponsável.

Repito: com os Bolsonaro à frente, não haverá a menor possibilidade do Brasil se sair bem nessa guerra.

Luis Nassif

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. BozoNazi deu Embraer e petroleo pro Trump i love you
      Agora Trump da 100 bi para que os americanos façam testes gratuitos do corona
      E ae Bozo, pede uma doaçao ao Trump in love you

      ,……,..

      ………..

    2. A China presta socorro a Italia e manda pra la batalhoes de medicos e tecnicos
      Como os BozoNazi não terão cara pra pedir socorro a China, que tal pedir socorro ao Trump I Love you

  1. A famiglia se encontra encurralada e procura de todas as formas manter o clima de distração, ainda que para isso coloquem um país importante como o Brasil no papel humilhante de vassalo dos eua.
    Assim como aquele moleque fraco que escondido atrás do irmão marombado desafia e ofende todos ao redor, estes irresponsáveis, achando que se encontram protegidos pelos eua (que so cuidam de seus proprios interesses), agem desta forma leviana, colocando em risco a subsistência da nossa economia.
    Escória, que precisa ser chamada à responsabilidade imediatamente. Comecem retirando a caneta e o microfone da mão desses insanos, desses moleques, que para se afastar de suspeitas fazem de tudo, sem avaliar os prejuízos para o país.
    As panelas já soam. Parece que nosso calvário com esta famiglia está perto do fim.

  2. Os países estão em guerra para defender suas populações e suas economias do Covid-19. Diz-se que as forças armadas de todos os países existem para defender suas populações. Pois bem. Como nenhum país vai atacar outro num cenário em que todas as frentes estão contra o novo patógeno, seria muito importante que todos os países alocassem 15% do orçamento anual da defesa, que serve basicamente para forjar armas e munições com o objetivo de matar gente, para forjar armas e munições para combater o coronavírus e os seus efeitos deletérios sobre a economia.

    Estamos numa corrida contra o tempo até que se descubra a cura/vacina ou se obtenha a imunidade de rebanho, conceito muito bem explicado pelo médico epidemiologista Ion de Andrade em artigo publicado aqui nesta página.

  3. Não acredito que eles resistirão a esta crise. Olha só: hospital dos EUA consome cinco meses de suprimentos em seis dias, devido à escassez. Vão comprar muita coisa da China enquanto os terraplanistas…
    Ontem em entrevista de rádio, o presidente da Unimed em São Carlos/SP declarava que já estão em dificuldades para achar no Brasil alguns suprimentos, principalmente botijões de oxigênio. Quem for parar em UTI, principalmente será para ter acesso a oxigênio suplementar, devido a problemas pulmonares que são agravados pelo vírus. Não vai adiantar, assim como na Itália, arranjar leitos em hotéis se faltar a estrutura básica. Naturalmente um hotel não tem nada, além de uma cama talvez infectada, a lembrar um hospital, quiçá uma UTI. E se precisar comprar coisas da China, pois o presidente da Prevent Senior que falou que já não encontram frascos e kits para exames. O “embaixador” que rebaixa a nação, vai juntar uma caminhonete de abacate para trocar por suprimentos? Obtusos que são, tem um canal no YT que está espalhando para eles esta teoria do “vírus chinês”, desde janeiro. Dia destes uma revista médica científica dos EUA, a terra que eles amam publicou estudo onde mostram que o estudo do genoma do vírus indica que não é arma biológica e nem resultado de manipulação em laboratório. Mas como eles preferem ir pelo caminho do sectarismo, eu não tenho a menor dúvida de que com o rescaldo do que vai ser uma grave crise no Brasil o bolsonarismo definhe ao que é de verdade, um gueto miliciano. Algumas previsões do próprio ex-chefe do CDC americano indica que vai ser devastador nos EUA e provavelmente no Brasil. Há projeções pessimistas de 2,5 milhões de mortos que o Trump carregará no currículo e por volta de um milhão para o bolsonarismo.

    https://www.independent.co.uk/news/world/americas/us-politics/coronavirus-us-hospital-georgia-shortages-healthcare-a9406411.html

    https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9

    Canal bolsonarista, da bancada do gado, que semeia teorias e conflitos contra a China
    https://www.youtube.com/watch?v=aT9Y87CGWo8&app=desktop

  4. Aí q tá Nassifão,todo mundo não tem medo de atravessar o rubicão,sabem q não tem punição de verdade,é Gilmar,Globo,Dalagnol,Bolsonaro e etc…uma verdadeira “festa democrática”das infrações,desrespeito,descumprimento, corrupção das leis,normas, regulamentos do nosso país, a lei maior para eles são a si mesmos,seus desejos, convicções,vontades e o pior,se dizem e se fazem de cumpridores das leis!!!
    Obs :Se quiser sair da linha editorial progressista(petista?)vai demorar anos p emplacar,seria como começar do zero !!
    Obs: O q vc acha destas mudanças na lei muito favoráveis aos empresários do tipo psdebistas e tal ???

  5. desculpe ..mas acho que há um pouco de inocência e falta duma visão mais ampla pro que esta ocorrendo, e suas possíveis consequências.
    LEMBREM-SE de FHC que, a bem do BRASIL, preferiu fazer o PT sangrar ao tentar matá-lo de vez diante da FRAUDE do mensalão ..com o tempo LULA não só se recuperou como deixou o comando com 85% de aprovação.
    EVIDENTE que diante do cenário de pandemia e quebra de famílias e empresas, medidas tópicas precisam ser tomadas com urgência ..mas…
    ..mas com a aprovação do ESTADO DE CALAMIDADE que desautoriza, de forma genérica, até o final de 2020, o cumprimento de metas fiscais e de respeito “a armadilha” do TETO DOS GASTOS (limites que explorados pelas Monica de BOILE e MIRIAM LEITÃO foram decisivos pro desgaste de DILMA e depois de Temer) penso que com isso o governo do BOZO conseguiu uma folga pra combater não só essa epidemia (o que é necessário e imprescindível), como também liberou-o pra injetar uma montanha de recursos em programas que poderão dar mais fôlego e apoio popular e este PROJETO (rsrsrs) que já estava em vias de naufragar.
    qual seja ..antes de comemorar, melhor pensar que o remédio que mitiga os efeitos do CORONA poderá dar uma sobrevida ao BOZO tb.

  6. Mas esses dementes não param por aí, o Bozo numa declaração para o seu gado disse que “Agora a Itália é uma cidade… é um país parecido com o bairro de Copacabana, onde cada apartamento tem um velhinho ou um casal de velhinhos. Então são muito mais sensíveis, morre mais gente…”. Isso causou repúdio do Partido Republicano da Itália e dos moradores de Copacabana.

  7. Nassif,
    Assim como vosmece, também estou “internado” desde a semana passada, pois ignorar o estrago que o coronavírus pode causar a qq pessoa é imbecilidade.
    O nosso grande embaixador emérito, que, por saber fazer um delicioso hamburger ficou muito bem cotado prá puxar o saco, in loco, da gang formada pelos Trump, ao ponto de o Itamaraty chegar a dar aula para o jumento, não deixa passar nenhuma oportunidade para mostrar o seu talento para relinchar, e desta vez o premiado com a demonstração de suprema ignorância é a China.
    Se existisse comando, o papai bolsonaro já teria posto os tres jênios prá correr, mas como pessoa estúpida que é, mantém os tres idiotas bem próximos dele, pois a insegurança é uma tragédia, ainda mais no caso de um nefasto presidente que tomou gosto pelo trono.
    O que faz aquele time de generais, além de ocupar um andar do Palácio do Planalto? Afinal, mesmo com um QI bem abaixo do apresentado por aqueles da ditadura ( lamentavelmente, sou obrigado a reconhecer isto), a atual tchurma está anos- luz acima deste tal de “mito” que cisma por não sair de sua piscina cheia de ignorância, figuraça que não é capaz de usar uma máscara.
    A vantagem, se é que existe, é que o mundo inteiro já sabe que o energúmeno quase embaixador é apenas isto, um energúmeno capaz de falar que a capital do brasilsil é Roraima, não sendo inteligente, portanto, levar o traste em consideração.

  8. Esperar algo como prudência ou ponderação, entendimento e bom senso por parte de Bolsonoro, seus filhos e sua claque é inútil. São o que são e agem de acordo.
    A China tem como grande preocupação equilibrar as relações com os USA. Ambas as economias e os interesses comerciais estão tão entrelaçados que é necessário relevar e transpassar a retórica de Trump e de seus imediatos, como ocorreu recentemente com as declarações de Mike Pompeo. No caso do Brasil, não acredito que haja algo mais do que protestos no tweeter e, no máximo alguma carta protocolar dirigida ao governo brasileiro.
    A China sabe da dependência do Brasil em relação às suas compras internacionais e, sem dúvida, sabe da precariedade da situação política de Bolsonaro. Tendo Bolsonaro como transitório não irá tomar qualquer decisão que prejudique a relação institucional com o Brasil a não ser se for forçada a tanto.

  9. Esta na hora de se decretar a quarentena em todo Pais. Quanto mais esperam, mais o virus vai se propagando. Se o Bozo não tem capacidade de empatia com a população, que os presidentes do Senado e da Câmara instalem uma quarentena no Pais.

  10. Houvesse poliça federal neste país de merrecas e o dudubolsonazi-com-idiotia-delirante estaria recolhido na última cela do último corredor, pronto pra ser despachado para o sanatório onde está o esfakeador.

  11. Bozo e bozo family são isso mesmo
    Idiotas.
    Mas nesse caso ele não falou asneira:
    A China escondeu a gravidade e inclusive prendeu o médico que alertou sobre o fato.
    Se tivesse agido desde o alerta do mensageiro(médico), ao invés de prendê-lo, o efeito talvez fosse menos tráfico.
    As regras de isolamento e o sucesso delas provam isso.

    O médico morreu na luta contra a pandemia e foi, ironia mórbida, elevado ao panteão dos heróis pelo mesmo governo que o achincalhou.

    Os bozos não têm condição moral alguma para falar em ditadura ou liberdade.

    Mas nesse caso a China tem culpa sim.

    Só ninguém dirá pela necessidade de contar com os recursos deles, o que acaba por nos jogar ma mesma vala do ” manda quem pode, obedece quem tem juizo”.

    Se fosse um país menos relevante ou rico, a ONU já tinha autorizado um bombardeio “humanitário”

    Menos minha gente…menos.

    A idiotia parece mais perigosa pandemia do mundo. Cuidado pars não agirmos como se estivéssemos infectados por eles.

  12. Houve um tempo em que autoridades de estado conduziam os negócios do país na base do “Nós estamos indo no nosso limite de irresponsabilidade”. → https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/pre_sp_30.htm

    Essa era a “velha” política, mas, do ano passado pra cá, vigora a “nova” política. Agora os negócios de estado estão mais de acordo com o espírito neoliberal de desregulamentar tudo: O país é conduzido com a irresponsabilidade sem limites…

  13. No caso aí, acho que ele quer tirar um pouco o fogo em cima do pai. Chamar pra si as críticas, e deixar Papi menos visível. Apesar do sobrenome…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador