A experiência inglesa no combate à corrupção

Jornal GGN – Na quarta-feira, dia 26, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto das medidas de combate à corrupção (PL 4850/16) ouviu o procurador inglês Alex Ferguson, que tem em seu currículo o combate à corrupção, lavagem de dinheiro e crimes financeiros em seu país. Ele veio ao Brasil em cooperação com o Ministério Público, na condição de especialista, para falar sobre sua experiência. A sugestão para trazer o inglês foi do secretário de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República, Vladimir Aras.

O relator da comissão, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) avaliou positivamente o modelo inglês de acordos de leniência, que pode ser usado no Brasil como forma de incentivar empresas a denunciar casos de corrupção. Para ele, os parâmetros usados pelo Reino Unido de tempo e formato das decisões podem servir de base à proposta final sobre o tema.

O Ato Contra o Suborno, que entrou em vigor em 2010 no Reino Unido, contribui para a modernização da legislação anticorrupção e, a partir de fevereiro de 2015, novas regras entraram em vigor voltadas para as empresas e a corrupção corporativa.

A lei inglesa obriga as empresas a denunciarem casos de corrupção em suas áreas, mas a partir de 2015, podem fazer acordo para não serem processadas. Os “deferred prosecution agreements” funcionam como uma espécie de acordo de leniência em nossos termos, que são processos civis nos quais uma empresa denuncia que, através de auditorias internas, descobriu um ato de corrupção.

Como normalmente envolve corporações, um órgão especial cuida dos grandes casos, o Serious Fraud Office, ou departamento de fraudes graves, um tipo de força tarefa que tem policiais e promotores especializados no combate a grandes crimes financeiros e de corrupção.

Foi relatado aos deputados brasileiros que dois casos já foram fechados com acordos desse tipo, com as empresas pagando multas, devolvendo os lucros indevidos e implementando medidas para impedir que houvesse reincidência na corrupção.

O caso mais famoso é de novembro de 2015, quando o Standard Bank reconheceu que dois de seus executivos pagaram suborno a integrantes do governo da Tanzânia para conseguir contratos. De acordo com o procurador, o banco tem três anos para provar que tomou medidas para interromper a prática, e vai cooperar no processo contra os executivos, mas formalmente a instituição não sofrerá processos.

“O acordo adia a persecução criminal, mas, se alguma parte não for atendida, volta o processo e a empresa vai responder nos tribunais”, explicou Ferguson. E adiantou que os promotores britânicos consideram que este é um instrumento importante para impedir a continuação desses crimes, de difícil combate.

Vladimir Aras, representando a Procuradoria-Geral da República, disse que, tal como as medidas inglesas, as 10 medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público, e base do projetos analisados pela comissão especial, são fruto da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, proposta em 2003 e que vigorou a partir de 2005. O Brasil é signatário desde 2006, lembrou ele.

“Muitas das medidas derivam dessa convenção, e esse é um processo no mundo todo para tentar combater o mesmo mal, que existe em menor ou maior grau em todos os países”, disse ele.

Ferguson, por seu turno, disse que a partir da experiência internacional, o Reino Unido melhorou constantemente sua legislação anticorrupção. “Parte dessa legislação visa reforçar a reputação da cidade de Londres como um ambiente seguro para negócios”, destacou ele.

Com informações da Agência Câmara.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • A ótima experiência iraniana no combate a corrupção

    Os barões da mídia corrupta e seus cúmplices na política e no judiciário afirmam que é desumano....

    Como o Irã combate a corrupção :

    O primeiro julgamento por corrupção do bilionário iraniano Babak Zanjani (condenado a morte por fuzilamento) :

    [video:https://youtu.be/hpRcvgUIBIo%5D

    • É justo?

      E pena de morte é solução?

      Fosse assim, nos países onde a pena capital é aplicada, não teria mais nenhum crime cuja pena fosse capital.

      A melhor pena para um corrupto é confiscar-lhe TODOS os bens e deixa-lo à mingua, em termos econômicos.

      E numa justiça partidária como o Brasil, os 'amigos" do poder constituido, seriam poupados, já os inimigos, seriam todos mortos.

      Essa, definitivamente, é solução de asnos e imbecis acéfalos.

  • a...

    A experiência inglesa é a DEMOCRACIA. O movimento mais importante da história do país neste século decidido através de plebiscito. E não tem contestação. O governo perde apoio, outro é eleito imediatamente de forma direta e sem voto obrigatório. Onde o poder está maciçamente concentrado na mão do povo, não existe muita margem para desrespeitar as leis. 

  • o concreto é por lá e onde 

    o concreto é por lá e onde  civilização já chegou  , nem se investiga nada se não já se roubou bilhões e os partidos não indica como candidato a nada se o sujeito tem mal caráter para roubar mais do que isso

  • A "The Bribery Act 2010" é a lei mais severa em termos de corrupção, porém ao analisá-la você percebe que a intenção do legislativo Britânico foi acabar com os atos corruptivos. Ela institui a obrigatoriedade na implementação de um Compliance ativo nas companhias ao contrário dos EUA e Brasil e mesmo assim já enquadrou empresas querendo se beneficiar da corrupção. A gente precisa lembrar também que o "Deferred Prosecution Agreements" é muito importante para as empresas que abraçaram o ilícito possam se reerguer, já que o fim de uma empresa pode acarretar mais prejuízos do que benefícios.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago