Cunha e o impeachment de Temer, por Janio de Freitas

Jornal GGN – Na coluna de hoje na Folha de S. Paulo, Janio de Freitas questiona se é tão ruim assim para Cunha seguir a ordem do ministro do STF Marco Aurélio Mello de instalar na Câmara uma comissão de impeachment para Michel Temer.

“A esperteza de Cunha por certo percebeu que a comissão anti-Temer, além de não atrapalhar o impeachment da presidente, pode resultar no presente definitivo para suas ambições. Se Dilma cai, uns poucos empurrões bastam para fazer Temer acompanhá-la”.

Nesse situação, próxima na linha de sucessão é ninguém menos que o próprio Eduardo Cunha.

Da Folha de S. Paulo

Na contramão

Por Janio de Freitas

Nenhuma surpresa em que um chefiado por Eduardo Cunha proponha no seu relatório parlamentar o impeachment da presidente da República. Em certos tipos de organização, a desobediência causa represálias duras: a lei interna está acima da lei convencional.

Não por outro motivo, de início Cunha rebateu com uma recusa seca a ordem do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, para que instale na Câmara uma comissão de impeachment também do vice Michel Temer. Mas será uma anormalidade pessoal se Cunha, à margem da promessa, não estiver maquinando uma operação típica: criar a comissão sobre Temer com ares de quem o faz à revelia. E o faz não por temor ao risco que o ministro lhe apontou na terça (5). Há melhor motivo.

Na contramão das interpretações unânimes, a esperteza de Cunha por certo percebeu que a comissão anti-Temer, além de não atrapalhar o impeachment da presidente, pode resultar no presente definitivo para suas ambições. Se Dilma cai, uns poucos empurrões bastam para fazer Temer acompanhá-la. O vice assinou, no exercício da Presidência, quatro créditos suplementares nas mesmas condições dos utilizados para a acusação a Dilma. E se os dois são afastados, a faixa presidencial tem destinação definida: ornamentará a “barriga de prosperidade” que Eduardo Cunha já ostenta, com a dupla autorização brasileira e suíça.

Na reação automática, Eduardo Cunha prometeu um recurso ao Supremo contra a ordem do ministro Marco Aurélio. Bem, há recursos e recursos. Ainda assim, o assunto voltaria ao tribunal e a eventual derrubada da ordem salvaria Temer, ao menos nesse caso. O que também pode se dar, em princípio, por convocação dos colegas para o tema pelo próprio ministro Marco Aurélio, que não se presume tenha adotado visão mais do que jurídica, em sua decisão. Mas pode não haver recurso, nem a ida ou derrubada do assunto aos colegas de Marco Aurélio.

Por falar nisso, há no Supremo um pedido do procurador-geral da República para destituição do presidente da Câmara, lembra-se? O Supremo não disse sim nem não. O que é um modo de dizer não. Ou sim para a presidência de quem o procurador-geral chamou de delinquente. Ou mais.

É DO JOGO

Cada jornal e cada TV tem a sua contagem dos contrários e dos favoráveis ao impeachment, na comissão da Câmara, segunda (11). Mais do que esse desmentido mútuo, uma velha prática de congressistas desacredita todas as previsões numéricas feitas de público por políticos: é próprio dessas previsões esconder o jogo, ou auxiliariam o adversário. Se os políticos da Câmara não souberem nem desse truque, não há mais nada a fazer.

Os indícios confiáveis são outros, mas no noticiário não se encontra nem sequer uma referência a algum deles. Desfrute-se o suspense. Que vai durar muito ainda, caso o relatório contra Dilma seja aprovado agora. Na ida, depois, para votação do plenário, a divisão de forças é outra, sem relação com a atual na comissão do impeachment. Se aprovado outra vez, virá o processo no Senado. Sobre o qual Renan Calheiros discorda dos calendários encontráveis nos jornais. Prevê que se estenderia até lá para o final do ano.

SILÊNCIO

Na visita ao Brasil, o presidente Xi Jinping informou o governo brasileiro de que a China tem US$ 52 bilhões para projetos e aplicações no Brasil. Até hoje nada se ouviu do Brasil para propor aos chineses. 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EC presidente? Aí é demais…

    O Brasil sofrer um golpe de Estado em pleno ano de 2016 já é uma vergonha. Como pode um país descer tanto ? Mas imaginar ECunha presidente aí é humilhação demais. Nenhum brasileiro por mais ignorante e analfabeto político merece tamanho tapa na cara. Se isso vier a acontecer é sinal de que o respeito no Brasil se foi de vez ou como se dissessem:  o caminho para os que não aceitarem as “regras” brasileiras é o aeroporto internacional…Só faltava essa..

    1. A verdade dos fatos.

      Cara Luiza, o golpe já ocorreu, pois em nenhum país minimamente sério, o Judiciário deixaria este processo insidioso de impeachment, ter sequer chegado a este estágio.

      Ocorreu, quando mesmo amparados por dezenas de denúncias contra este plenipotenciário Presidente da Câmara, o STF, abaixa a cabeça, e aceita até que o Eduardo Cunha, não somente zombe de uma decisão Suprema, como negue-se peremptoriamente a cumpri-la.

      Ocorre quando mesmo amparados por dezenas de denúncias contra um juíz de 1@ instância, extrapola suas prerrogativas, e “peita” o STF.

      E por último, ocorre, quando este mesmo STF, apequena-se diante de um de seus ministros, que no exercício de suas funções, milita politica e acentuadamente, pelas oposições, e declara clara e textualmente, que o Eduardo Cunha, tem a direito de substituir à Presidenta e ao vice, num eventual impedimento dos dois, como ele prevê, e torce prá acontecer.

      Daí, o melhor a fazer, é seguir a orientação dada hoje pelo Dep. Jean Willys, hoje numa entrevista: Saiamos do Brasil e deixemos a nação para os urubús.

  2. O Cunha já deveria ter

    O Cunha já deveria ter recebido ordem de prisão do STF. Pelo que vejo nas ruas a onda golpista vem perdendo forças e pessoas que eram manipuladas pela grande mídia já começam a questionar. Os golpistas não passarão….

  3. O acovardamento continua

    O acovardamento continua ..

    Quando o STF vai julgar o afastamento do CUNHA??

    Quando o STF vai se pronunciar sobre a nomeação do LULA para o ministério da Dilma?

    Não sei se estes caras que vivem num mundo apartado sabem que estas indefinições estão pesando sobre os cidadãos comuns.

    Todos nós queremos que a corrupção, toda a corrupção, não só a do PT e do governo Federal, sejam investigadas a fundo. Corrupção do PSDB, do DEM, do PMDB, do PSB … dos governos estaduais de SP, RJ, MG, PR … e de todos os municipios.

    Agora não precisa parar o país e jogar a conta nas costas de quem trabalha.

    A atitude covarde do STF de ficar esperando que a coisa se resolva por si só é lamentável. Eles dizem que só se manifestam se forem “provocados”. Não é o que parece. O MPF já pediu o afastamento do Cunha a quase 2 meses e nada. O Lula está e não está ministro a 1 mês.

    Quanto tempo eles precisam para se manifestar?

    Será o tempo que o Gilmar Mendes levou para devolver processo vencedor que proibia a doação de empresas é o tempo padrão?

    Não me cabe ver que a crise come solta, e os que mais alimentam a crise, continuam cometendo abusos e a estância maior da justiça simplesmente fique calada. Só se pronuncia o procurador de holofotes Gilmar Mendes. Se bem que agora o Marco Aurélio começou a falar. Mas ainda é muito pouco. O país clama por ação. 

    Pelo sim ou pelo não, por favor se manifestem. 

     

    1. “toda a corrupção, não só a

      “toda a corrupção, não só a corrupção do PT” Eu, pessoalmente, ainda não consegui enxergar a corrupção do PT. Alguém poderia, por caridade, mostrá-la prá mim? Mas, tem que ser bem fundamentada. Obrigada.

  4. Como dizia o Galvão Bueno: “

    Como dizia o Galvão Bueno: ” As coisas ja estiveram melhores para o Temer antes do 2o gol da Holanda” e agora cara palida: ” É Eduardo Cunha na cabeça?” Taí, é um grande presidente do Brasil para ser apresentado ao mundo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 

  5. .

    Brilhante e profética a entrevista de Roberto Jefferson na semana passada , não me lembro se ao Estadão ou à Folha , quando fala sobre Eduardo Cunha : Jefferson disse que torce pelo bandido . 

     É frio , calculista , não se abala. Nos momentos mais críticos , quando vieram à tona suas contas na Suíça , manobrou , soube esperar , fez acordos. E agora é o dono da situação. Decide quando será aberto o impeachment da presidente , decide se abre ou não impeachment contra Temer . 

    O bandido Cunha deveria estar na cadeia , entretanto pode acabar como Presidente do Brasil . Esse é todo o resultado da insanidade que se instalou no Brasil , visando exclusivamente à destruição do PT. Situação criada por um punhado de gente : a mídia (personificada na GLOBO e na VEJA) , o judiciário (nas pessoas de Sergio Moro e Gilmar Mendes) , Ministério Público (os rapazes do Paraná e o senhor Rodrigo Janot) , o empresariado (na figura de Paulo Skaf)  , e os mesmos políticos oportunistas de sempre (personificados na figura de Michel Temer) .

    Tudo isso somado a uma classe média alienada , sem capacidade de reflexão , na qual é facilmente instilado o preconceito de classe. 

  6. Já que estamos falando de suposições…

    Imaginemos que a Comissão da Câmara, que na próxima 2@ feira votará a admissibilidade deste processo ridículo, aprovem-a, e que hipoteticamente(pois é quase impossível, as oposições conseguir os 342 votos) o plenário da Câmara, aprove o processo, e envie-o ao Senado, e que haja uma “trairagem” dos Senadores, e que a Presidenta seja afastada pelos regimentais 180 dias, e que nesta altura dos acontecimentos, o Temer também esteja na “berlinda” e teoricamente, também seja impedido de substituir a Dilma. Se até lá, o Eduardo Cunha ainda não tiver caído(nunca duvidemos de quem está a 160 dias, adiando com manobras legais embora ilegítimas, a sua cassação) ele inevitavel e legalmente, assumiria a Presidência. Se até lá, ele tiver sido expurgado da Presidência e se Deus quiser, do Congresso, quem assumiria seria o Renan, que também responde a processos no STF, e também poderia ficar ilegível, para a função, aí, até o Pres. do Supremo assumir, convocar novas eleições presidenciais, e tal…

    Será que o Brasil, aguentaria de pé, até lá, com a economia nesta “descida ladeira abaixo” que está, e com as instituições começando a perder sua credibilidade, acho pouco provável, que que alguma “fôrça(ora ainda) oculta”não saia das sombras, e…

    E aí, estaremos retrocedendo a 52 anos atráz.

    Estará esta nova geração, que agora faz movimentações nas ruas, preparadas para enfrentar esta situação, como nós(os sessentões de agora)fizemos em 1964, e começar tudo de novo ?

    Nassif, me dê a satisfação de ver este comentário elevado a post ! 

  7. Que falta faz o Veríssimo!

    “Precisamos urgentemente de um “Epa” para acabar com esse clima. (…) proponho um: o momento da posse do Eduardo Cunha na presidência da nação, depois do afastamento da Dilma e do Temer.

    A partir desse ponto o Apocalípse seria um dádiva divina!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador