Datafolha: aprovação de Maia e do Congresso é maior entre eleitores de Bolsonaro

Jornal GGN – Apesar da constante troca de farpas entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), este último apresenta melhor avaliação entre os eleitores de Bolsonaro.

A informação é registrada pelo Instituto Datafolha, a partir de pesquisa realizada nos dias 29 e 30 de agosto, com 2.878 pessoas em 175 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Do total de entrevistados, 76% disseram que conhecem Rodrigo Maia. Dentro dessa porcentagem, 25% avaliam a atuação política como ótimo/bom, 29% regular e 19% ruim/péssimo – 3% não souberam responder.

Entre os eleitores de Bolsonaro, 82% disseram conhecer Rodrigo Maia. Desse total, 35% avaliam o desempenho do parlamentar como ótimo/bom, 25% como regular e 19% ruim/péssimo. Novamente 3% não souberam responder.

A pesquisa mostra que o Congresso também é melhor avaliado entre os que aprovam o governo Bolsonaro.

Avaliação do Congresso

No geral, 16% avaliam o Congresso como ótimo/bom; 35% ruim/péssimo e 45 regular. Já entre os apoiadores do governo, 30% avaliam a atuação do Congresso como ótimo/bom; 42% regular e 22% ruim/péssimo. Nos dois casos, 4% não souberam responder.

A reportagem da Folha que divulgou os dados ressalta que, a avaliação do Congresso também era melhor avaliada pelos apoiadores dos governos Lula, Dilma e Temer.

O Datafolha aponta ainda que, em relação à pesquisa realizada no início de julho, a avaliação do Congresso se manteve praticamente estável. Na pesquisa anterior, os índices eram 16% para ótimo/bom; 42% regular e 38% ruim/péssimo.

Aprovação de Maia e Legislativo é menor no Nordeste

O levantamento mostra que a reprovação ao Congresso (40%) entre as pessoas entre 35 e 44 anos. O Nordeste também é a região onde Maia e o Legislativo tem a pior avaliação, assim como o governo Bolsonaro.

Maia é melhor avaliado entre homens, pessoas com mais de 60 anos, com renda superior a dez salários mínimos e com ensino fundamental.

O presidente mais mal avaliado

Bolsonaro é o presidente mais mal avaliado entre os presidente eleitos no primeiro mandato, desde que a pesquisa Datafolha começou. Fernando Henrique Cardoso, em 1995, registrou avaliação ruim/péssimo entre 15% dos brasileiros; Lula, em 2003, apresentou uma taxa de reprovação de 10% e Dilma, em 2011, de 11%. Bolsonaro alcançou 38% de rejeição.

O Datafolha aponta ainda que a população brasileira está mais desesperançosa com a gestão federal: a expectativa de uma gestão ótima/boa caiu de 59% em abril para 45% em agosto.

Além disso tudo, um terço dos brasileiros (1/3) acham que a conduta de Bolsonaro não condiz com a de um presidente.

*Clique aqui para ler a matéria da Folha na íntegra.

O GGN prepara uma série de vídeos explicando a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB e saiba mais.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

25 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

43 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago