Disputa pela Presidência da Câmara carrega peso de apoio a Maia

Jornal GGN – O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, critica os atuais candidatos ao posto, de dentro do Complexo Médico Penal, no Paraná. Além disso, estaria palpitando sobre “favores” feitos a alguns deputados, enquanto ocupava o posto, enxergando a sua cassação como culpa de Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A informação é do Painel, da Folha de S. Paulo, que aponta ainda que em conversa recente, Cunha comentou que indicar Maia à relatoria da reforma política foi um favor prestado ao deputado.
Do outro lado, também não deixa de criticar Rogério Rosso (PSD-DF), do centrão, do qual aponta uma “campanha errática” na última chance pelo cargo, em julho. Chegou a comentar até o uso da camisa da Chapecoense para se lançar candidato, que foi, na verdade, um presente de um colega da bancada.
Enquanto isso, a decisão de Maia poder disputar novamente o cargo depende de uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu 10 dias para o atual presidente da Câmara se manifestar em ação, na qual André Figueiredo (PDT-CE) questiona a viabilidade de reeleição de Maia.
Apesar da ação estar tramitando, a eleição na Casa Legislativa está marcada em pouco mais de duas semanas, para o dia 2 de fevereiro, sem tempo suficiente para o Judiciário analisar o caso.
Se de dentro do núcleo político de Cunha obtinha adversários, agora Rodrigo Maia alcança apoio desde figuras de influência como o governador Geraldo Alckmin, até partidos do centrão, incluindo o PSD de Rosso.
Isolado, a candidatura do dia 2 de fevereiro deve contar com pouco apoio a Jovair Arantes (PTB-GO), que passou a ter sua candidatura estudada pelo PT, inclusive para fechar questão da sigla. Deputados do PT devem se reunir nesta terça-feira (17) para debater os apoios.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago