Eduardo Cunha promete agilizar votação da cristofobia

Jornal GGN – O presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) disse nesta quinta-feira (11) que colocará em regime de urgência o projeto de lei que torna a “cristofobia” um crime hediondo. De autoria do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), a proposta visa punir com até oito anos de prisão quem encampar qualquer manifestação que seja considerada uma afronta à fé cristã. As informações são do portal Terra.

O requerimento de urgência foi protocolado ontem por Rogério Rosso, do Solidariedade, com a assinatura de diferentes líderes partidários. “Se tiver a urgência dos líderes, eu ponho para votar”, disse Cunha a jornalistas. Nesta quarta, os deputados da bancada evangélica fizeram um protesto no plenário da Câmara contra a Parada Gay. Ele entoavam palavras de ordem pedindo “respeito” às religiões. Cunha disse que não pôde conter os deputados.

Atualmente, a legislação prevê pena de um mês a um ano de detenção para quem praticar “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”. Se o crime for classificado como hediondo, o autor não poderá ser liberado mediante fiança.

O projeto da “cristofobia” foi apresentado na última segunda-feira (8), depois que a modelo transexual Viviany Beleboni desfilou seminua em uma cruz, em referência a Jesus Cristo, durante a Parada Gay de São Paulo. Uma placa acima de sua cabeça carregava a frase “basta de homofobia com GLBT”.

“A intenção desse projeto de lei é proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros, pois o que vem ocorrendo nos últimos anos em manifestações, principalmente LGBTs, é o que podemos chamar de “Cristofobia”, com a prática de atos obscenos e degradantes que externam preconceito contra os católicos e evangélicos”, escreveu Rosso no projeto de lei.

Com informações do Terra

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Querem tocar fogo nesse paraíso chamado Brasil,mas não se engan

    em os primeiros á calcinar serão estes fanaticos adoradores do dinheiro e só do dinheiro!

  • O Brasil é o único país laico

    O Brasil é o único país laico no planeta cujo Congresso virou uma igreja evangélica

  • EDUARDO CUNHA MAU EXEMPLO

    Eduardo Cunha o sujo falando do mal lavado... Ele não tem moral  é o mau exemplo na câmara, ele esquece o  que ele deixou os deputados fazerem na câmara? Um bando de tarados.

  • Depois do EI (Estado

    Depois do EI (Estado Islâmico) querem criar o EC(EStado cristão)? Nâo seria isso para desviar o foco do real problema do Brasil, a destruição econômica com a retirada de direitos trabalhistas, crescimento do desemprego para alimentar a corja financeira da qual esses senhores fazem parte?

  • O capiroto Eduardo Cunha esta

    O capiroto Eduardo Cunha esta fazendo de tudo para o pais regredir aos tempos da Inquisicao.

    Caracula!

    Hipocritas usam Cristo, simbolo de amor e perdao, para perseguir e punir quem quem nao se amoldar a sua visao de distorcida de como o ser humano deve se comportar.

    Se Cristo por acaso voltar a terra, eh bom que venha amparado per exercitos inespugnaveis. Caso contrario, Cunha e seus asseclas irao crucifica-lo mais uma vez.

  • Cara de pau pouca é bobagem.

     

    Quem ainda não viu, como esses senhores tratam o candomblé, o espiritismo no Brasil, e seus seguidores?

    Agora esses hipócritas cretinos, vem pedir "respeito" a religião?

    Tomem vergonha na cara senhores!. 

    Um litro de óleo de peroba para cada um desses mentirosos hipócritas. 

     

    • É verdade, se exite alguma

      É verdade, se exite alguma fobia de natureza religiosa no Brasil atualmente, esta é a "macumbafobia"

  • Esta matéria do Jornal GGN não informa

    "A intenção desse projeto de lei é proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros, pois o que vem ocorrendo nos últimos anos em manifestações, principalmente LGBTS, é o que podemos chamar de “Cristofobia”, com a prática de atos obscenos e degradantes que externam preconceito contra os católicos e evangélicos." diz nas justificativas.

    Mas as justificativas não são a lei. O texto do projeto diz

    "Art. 1º - Esta Lei tem o objetivo de aumentar a pena do crime “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo” tipificado no art. 208 do Código Penal, bem como, alterar a Lei nº 8.072/1990 para considerá-lo como crime hediondo. Art. 2º O art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 208-............................................................................................ Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. ..................................................................................................” (NR) Art. 3º Acrescenta inciso IX ao art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 julho de 1990, com a seguinte redação: “Art. 1º ....................................................................................... ................................................................................................... IX- ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo (art. 208)."

    No art.208 do Código Penal temos: 

    "        Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

            Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.

            Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência."

    Concluo que, embora a justificativa, o projeto atribui punição muito mais rigora para qualquer religiofobia e não apenas cristofobia. Isso atinge bastante os evangélicos que agridem as religiões de matriz africana e as imgens veneradas pela religião católica.

    É despropositado de qualquer forma, mas é igualitário.

    Esta matéria do Jornal GGN não informa, vai na onda e no estilo da grande mídia velhaca.

    Tudo isso é muito lamentável e preocupante.

    Em tempo: sou ateu e de esquerda.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

7 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

9 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

9 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

10 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

10 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

13 horas ago