CPI da Covid

Ex-coordenadora do PNI diz que sofreu pressões para mudar grupos prioritários de vacinação

Jornal GGN – A ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fantinato, relatou que “foram inúmeras” as dificuldades para fazer cumprir a vacinação no país, afirmou que sofreu “pressões” de “diversos grupos” para modificar os grupos prioritários para tomar o imunizante e que, no campo pessoal, indicou que as divergências com o mandatário a levaram a pedir sua exoneração do cargo. Fantinato chegou a citar o nome do coronel Élcio Franco, secretário Executivo, de ter feito pressão para tirar da prioridade a população carcerária.

“As dificuldades foram inúmeras. A gente definiu grupos prioritários, com a escassez de vacinas, entendemos que precisamos fazer uma campanha fragmentada e muito clara, para que ela pudesse acontecer de forma única, uniforme. A falta de comunicação [do presidente contra a vacina] pode ter trazido algum prejuízo à campanha de vacinação”, afirmou.

Sobre a definição dos grupos prioritários, narrou que sofreu “pressões de diversos segmentos” para modificar aqueles que tomariam primeiro as doses do imunizante.

“Nós fizemos a definição de grupos prioritários, porque a gente imaginou que a gente não conseguisse vacinar toda a população brasileira, primeiramente precisamos fazer manutenção da força de trabalho do setor de saúde, que eles tivessem vacinados. Na sequência, os que mais morriam, com morbidades e mortalidade, e a manutenção dos serviços essenciais. Tivemos pressões de diversos segmentos para mudar esses grupos”, disse.

Segundo ela, a definição dos grupos prioritários foi feita com base na discussão de uma Câmara ténica assessora, formada por representantes de entidades científicas, “que estudam e entendem” o tema da vacinação, com base nos últimos estudos científicos. E que esse grupo sofreu pressões para mudar o que seriam os setores prioritários para tomar o imunizante.

Segundo ela, o problema neste caso começou com a própria política do atual governo, uma vez que “se tivéssemos doses suficientes para toda a população brasileira, não sofreríamos pressão”.

Posteriormente, em questionamento da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), Francieli especificou que uma das pressões foi feita pelo Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde. Segundo ela, o coronel pediu a ela que retirasse dos grupos prioritários os presidiários.

“Eu fui para uma reunião e foi me solicitado que retirasse a população privada de liberdade, e eu me neguei a retirar”, relatou.

“Eu falei, ‘se vocês quiserem tirar a população privada de liberdade, vão tirar sem o aval do programa, devem fazer uma cópia agora do plano, ficar com essa cópia e eu vou levar a minha cópia de volta e vou emitir um Sei com a população privada de liberdade'”, continuou.

Ainda de acordo com a ex-coordenadora, o coronel Élcio Franco tinha “autonomia” sobre ela e se quisesse definir outros grupos prioritários, poderia, por linha sucessória. “Mas pelo Programa Nacional de Imunizações não sairia.”

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

10 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

10 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

11 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

12 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

12 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

13 horas ago