Garantindo comissões, PT decide apoiar candidato do DEM na Presidência do Senado

Jornal GGN – Adversário histórico do DEM, o PT anunciou o apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na Presidência do Senado. Pachecho tem também o apoio do presidente Jair Bolsonaro. O anúncio, feito nesta segunda (11), ocorre após a negociação de duas comissões de interesse da sigla.

Apesar de contar com o apoio do presidente, o PT tinha como objetivo evitar a vitória de outros nomes de maior segurança ao mandatário, mesmo dentro da bancada do MDB, como o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), e o líde do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Segundo a bancada, tanto Gomes quanto Bezerra são vistos como excessivamente alinhados ao governo Bolsonaro e também perderam força nos últimos dias. Entre os cotados também estava a opção de Smone Tebet (MDB-MS), alinhada à pautas lavajatistas.

Segundo o senador Humberto Costa (PT), apesar de deter hoje o apoio de Bolsonaro, Pacheco não teria compromisso com as pautas bolsonaristas: “esse foi um dos principais pontos que nos levou a prestar esse apoio”, disse ao Uol.

As negociações, ainda, foram feitas com algumas condições. A bancada do PT no Senado apresentou ao senador uma lista de compromissos, como a independência do Legislativo, defesa da Constituição, dos direitos humanos e liberdades individuais.

Todos estes itens foram expostos em nota oficial da bancada, divulgada horas após o anúncio. “A Bancada do PT no Senado, considerando a grave situação econômica, social e política do país; e, considerando a necessidade de reforçar a institucionalidade e a legalidade democráticas no âmbito do Estado brasileiro, decidiu por unanimidade apoiar a candidatura do Senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG) para a Presidência do Senado Federal.”

O partido indicou, também, que o apoio teve como garantia a contribuição da sigla na agenda da Casa, com o objetivo de “contribuir com a superação da gravíssima crise que o Brasil atravessa, que perpassa esforço corrente para rejeitar iniciativas voltadas para o desmonte do Estado Democrático de Direito, incluindo propostas visando minar direitos civis, políticos, sociais e econômicos, muitas delas carentes de transparência e estofo técnico e científico”.

Além disso, segundo reportagem do Valor, o PT garantiu o controle da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e de outros dois colegiados, caso Pacheco obtenha a vitória: as comissões de Direitos Humanos (CDH) e do Meio Ambiente (CMA), importantes nos esforços das garantias de direitos e também na proteção da Amazônia.

Pacheco é ainda a escolha do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na nota, a bancada afirmou que o apoio não significa uma aliança no campo político.

“O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora do Senado Federal, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais.”

Redação

Redação

View Comments

  • Humberto Costa já virou a página do golpe faz muito tempo.
    Acredito que o tenha feito tão logo acabou a votação do impeachment de Dilma no Senado.
    O arrazoado justificador é conversinha mole pra boi dormir.
    ...
    Observação feita hoje por Breno Altman no FB.
    “A bancada do PT no Senado fechou apoio a Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sustentado pelo atual presidente da casa, David Alcolumbre, e por Jair Bolsonaro. Mas a lógica de apoiar Baleia Rossi não é derrotar o Planalto a qualquer custo? Por que uma política na Câmara e outra no Senado?”
    Carguinhos?

  • É desanimador. Desde a década de 80 voto em candidatos do PT em níveis municipal estadual e federal. O Haddad foi último petista a receber meu voto. Chega! Não da +. Depois de ver o partido abraçar seus algozes DEMoníacos joguei a toalha. Senadores e deputados do partido estão parecendo o Menino da Porteira. O DEM jogou umas moedas ("controle" de uma ou outra comissão) e eles saíram pulando, lépidos e fagueiros.

  • Está aderindo ao neoliberalismo (privatizações, usurpação de direitos trabalhistas etc) em troca de comissões. Chegando ao fundo do poço. Era uma vez um partido de esquerda.

  • O apoio da bancada de senadores do PT ao candidato de Bolsonaro é uma infâmia. Um desrespeito àqueles que construíram esse partido com luta, sacrifício e esperança. As "condições" elencadas para o apoio são tão patéticas que não enganam sequer uma criança. Na verdade, grande parte da bancada do PT, no Senado sobretudo, deixou de lado qualquer decência. Vale tudo por comissões e cargos para abrigar seus apaniguados. Vergonha. O mínimo que se poderia fazer, já que a oposição é minoria, seria se abster em bloco da votação. Essas pessoas, mais do que a direita, são aqueles que vão sepultar o PT. Mas até lá, com um mandato de oito anos, no mínimo, dá para ganhar um bom dinheiro, empregar os amigos e ter muitas mordomias.

  • E ainda tem petista que fica muito descontente quando o partido é qualificado como "partido da boquinha".
    Há muito tempo esse partido perdeu suas origens e seu projeto histórico, revolucionário e transformador e virou a mesmice da política partidária nacional: um carguinho aqui, outro acolá e toda trajetória daqueles que construíram uma perspectiva política diferente para o país é jogada na lata do lixo. Por isso, está cada vez mais distante das lutas reais da sociedade, ficando apenas atado à perspectiva institucional. E para sobreviver nesta esfera faz-se esses tipos de acordos políticos vergonhosos...Chegam a ser risíveis os argumentos para justificar essa traição política....PT cada vez mais se aproximando dos partidos do centrão...Botafogo, Baleia, Alcolumbre...só faltou o Temer...O que faz o gosto pelos carguinhos....

  • O fato é que o PT perdeu no VOTO.
    Petistas passaram a falar mal do PT...
    Outros petistas fizeram pouco para explicar aos conhecidos, na sociedade, que o outro barco era furado.
    Agora reclamamos da "pouca força" que temos seja na Câmara, seja no Senado.
    Com pouca força, e sem os ELEITORES, que haviam se tornado "preguiçosos" na atividade politica, tambem a de contrôle dos seus politicos ja durante o reino do PT... não há mais, hoje, por que reclamar.
    Fica até feio petista "lavando a camisa" e dizendo que não vota PT nunca mais.
    O mesmo jogo de ANTES das eleições para Presidente.
    Errou antes e continua a errar agora.
    Cadê numero na Câmara e no Senado?
    Não tem?!
    Então que façam acordos sim.
    E aos que continuam a falar mal... a direitona geral, e misturada, vos agradece mais ainda.
    Para a direita pensante, que projeta perfeitamente seu poder... "petista nunca mais" É A MAIOR DE TODAS AS VITORIAS.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

22 minutos ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

1 hora ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

2 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

2 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

2 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

2 horas ago