Le Monde: Com vitória no Congresso, Bolsonaro afasta risco de impeachment

Jornal GGN – A vitória dos apoiados por Jair Bolsonaro na Câmara e no Senado foi manchete do jornal francês Le Monde desta quarta-feira (03). “O chefe de Estado brasileiro vê, assim, o risco de abrir um processo de impeachment afastando-se”, conclui o jornal.

As vitórias de Rodrigo Pacheco (DEM) e Arthur Lira (PP) nas Presidências do Senado e da Câmara, respectivamente, nesta segunda (01) foram analisadas pelo periódico francês como um “respiro” ao mandatário brasileiro, que enfrenta grave crise política em um país que alcançou a marca de 225 mil mortos por Covid-19, ressalta ainda.

“Jair Bolsonaro pode respirar um pouco. Neste 1º de fevereiro os dois candidatos que receberam seu apoio foram, cada um, eleitos por maioria em ambas as Casas do Congresso brasileiro, afastando, pelo menos por algum tempo, a abertura de um processo de impeachment contra ele.”

Com atenção especial a Lira, o Le Monde afirma que a sua vitória se deve a Bolsonaro que, “nas últimas semanas, colocou todo o seu peso na balança para garantir a eleição”.

Ainda, o jornal descreve que os dois parlamentares vêm do “famoso Centrão, esse ponto fraco da política brasileira, formado por quinze movimentos políticos oportunistas de centro e de direita, que controlam um terço das cadeiras do Parlamento e que mudam de posição de acordo com as circunstâncias”.

A reportagem escancara a compra feita pelo chefe do Executivo brasileiro para obter estas vitórias, com o desbloqueio de R$ 3 bilhões em “recursos extraordinários”, destinados a projetos de infraestrutura de deputados que aceitaram o apoio.

Por fim, a publicação lembra que o presidente brasileiro é hoje ameaçado por “dezenas” de pedidos de impeachment já protocolados no Congresso, com base em sua “gestão catastrófica com a crise da Covid-19” e por sua imagem no exterior, de desmatamento da Amazônia. O jornal conclui afirmando que 53% dos brasileiros são contra o impeachment de Bolsonaro.

 

Redação

Redação

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

10 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

12 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

12 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

12 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

13 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

13 horas ago