Na Câmara, proposta cria ‘plano de saúde’ para parentes de ex-deputados

Jornal GGN – Assinado por quase todos os membros da cúpula da Câmara dos Deputados, um projeto que permite convênio na área da saúde com outros órgãos públicos traz a autorização para que a utilização do serviço médico da Casa por cônjuges, pais, filhos e outros dependentes de ex-deputados.

Hoje, as regras internas da Câmera autorizam o serviço para deputados e seus parentes, e também ex-deputados, mas sem autorização de uso para parentes de ex-parlamentares. 

O texto está com requerimento de tramitação em regime de urgência. O projeto foi elaborado a pedido de Beto Mansur (PRB-SP), mas ele disse que não sabia do dispositivo que cria o “plano de saúde” para parentes de ex-deputados. Mansur afirmou que sua intenção é firmar convênios com outros órgãos, como o Supremo Tribunal Federal. “Podemos fazer um convênio com o governo do Distrito Federal para atender o SUS, já que temos aqui um tomógrafo computadorizado que está sendo subutilizado”, pontuou.

Da Folha

RANIER BRAGON
VALDO CRUZ

Um projeto assinado por quase toda a cúpula da Câmara para permitir convênio na área de saúde com outros órgãos públicos traz em um de seus artigos a autorização para que o serviço médico da Casa seja usado por cônjuges, pais, filhos e outros dependentes de ex-deputados.

Atualmente a legislação interna da Casa já autoriza esses serviços para os deputados e seus parentes, além de ex-deputados. Não há, porém, permissão de uso para parentes dos ex-parlamentares.

A medida consta do projeto de resolução 149/2016, que é assinado por cinco dos seis integrantes da Mesa da Câmara, entre eles o presidente interino, Waldir Maranhão (PP-MA). O texto está com requerimento de tramitação em regime de urgência assinado por vários líderes partidários.

O projeto foi elaborado a pedido do primeiro-secretário da Mesa, Beto Mansur (PRB-SP). Ele disse à Folha que não sabia da criação do “plano de saúde” para parentes de ex-deputados, classificado por ele como um “jabuti”, termo usado no Congresso para definir a inclusão de artigos suspeitos em projetos. Mansur disse ter pedido à assessoria técnica da Casa a elaboração de um projeto apenas para permitir convênios com outros órgãos da administração pública federal.

Após ser questionado pela Folha, o primeiro-secretário chamou assessores técnicos da Câmara em seu gabinete e, na presença da reportagem, determinou a confecção de novo projeto. Ele e os técnicos, porém, disseram não saber quem foi o autor da redação que abria o serviço médico da Casa a parentes de ex-deputados.

O departamento médico da Câmara oferece atendimento emergencial e ambulatorial, realizando exames nas áreas de radiologia, cardiologia e endoscopia, entre outras. Faz ainda pequenas cirurgias que não necessitem de internação.

Mansur disse que sua intenção é firmar convênios com outros órgãos, como o Supremo Tribunal Federal —permitindo aos servidores do STF o uso do serviço da Câmara, em troca de os servidores da Câmara poderem usar parte do serviço médico do STF– e o governo do Distrito Federal.

“Podemos fazer um convênio com o governo do Distrito Federal para atender o SUS, já que temos aqui um tomógrafo computadorizado que está sendo subutilizado”, afirmou.

Em 2007 a Folha mostrou que o serviço médico da Câmara era usado gratuitamente havia pelo menos 15 anos por jornalistas e seus familiares. No ano anterior, por exemplo, jornalistas e familiares haviam sido responsáveis por 1.874 consultas realizadas no departamento.

A relação dos beneficiados nunca foi divulgada. Cerca de um mês após a publicação da reportagem, a Mesa da Câmara publicou ato extinguindo o atendimento gratuito a jornalistas e parentes. 

 

Redação

Redação

View Comments

  • DESPAUTÉRIO!

    sem mais, deveriam cassar todos os favoráveis por improbidade e prevaricação.

    É um BANDO! LIXO!!!

     

    E o TSE diminui o tempo da propaganda eleitoral no radio e tv... tinha era que ter debates obrigatorios com TODOS os partidos e candidatos, pelo menos 10 horas semanais em horario nobre, OBRIGATORIO!

     

    Queria ver se sairia um Congresso LIXO destes... DUVIDO!

     

    Debate e Informação OBRIGATORIOS e DEMOCRATICOS na grande midia é disto que a plebe ignara ´precisa pra votar direito...

  • Janó e Moro devem adorar esse

    Janó e Moro devem adorar esse tipo de notícia.
    Os parlamentares dão uma enorme contribuição para o fim dos partidos e o nascimento da República dos Burocratas.

  • ele não sabia ...

    o ficha suja diz que "não sabia".

    quem não sabe sou eu como esse sujeito pode concorrer às eleições, mas conheço alguns eleitores dele: são do tipo que estaciona em faixa de pedestre e reclama da corrupção.

  • Isso que é pensar no futuro...

    Eles são prevenidos...

    Daqui a pouco os parentes deles é quem serão os beneficiados...

    Para quem recebeu APLAUSOS do presidente por ter aumentado AS DESPESAS EM 45 BILHÕES EM TEMPOS DE CRISE...

    A grana deve estar jorrando tão fácil, que eles até perderam a noção de povo!

    7 x 1 várias vezes - isso é o que nos espera...

    7 x 1 na saúde!

    7 x 1 na educação!

    7 x 1 na segurança!

    7 x 1 no emprego!

    Haja coração!

  • No descomando total atual o

    No descomando total atual o próximo passo será a demarcação oficial de territorios de Capitanias Hereditárias. Com o direito vitalício de hereditariedade.

     

  • Essa é a face mais perversa

    Essa é a face mais perversa do saque do butim feita pela horda de bárbaros que desde o impeachment de Dilma dá as cartas. Num momento em que 1,5 milhão de pessoas tiveram que abrir mão de plano de saúde - fora os milhões que estão fazendo malabarismos pra não perder de vez o seu plano - esses vermes têm a coragem de propor um plano desse. 

     

  • Lá vamos nós custear mais

    Lá vamos nós custear mais essa farra. Certamente medicamentos gratuitos fazem parte do pacote...

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

5 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

6 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

6 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

7 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

7 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

7 horas ago