PSDB adia pedido de impeachment em busca de apoio do PPS, DEM e SD

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A promessa de entregar à mesa diretora da Câmara o pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT) nesta quarta-feira (29) não será cumprida pelo PSDB. Isso porque o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, aguarda que líderes de outras três legendas de oposição endossem o coro pela deposição da presidente.

Aécio esteve reunido na terça (28) com parlamentares tucanos e lideranças do DEM, PPS e Solidariedade. Na pauta, a ação conjunta para o impeachment. A ideia divide até mesmo o tucanato. Enquanto os deputados acham que há espaço para o processo e que o protagonismo deve ser deles – o pedido necessariamente deve ser apresentado na Câmara, para depois ser julgado no Senado -, senadores e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pedem cautela.

De acordo com a assessoria do PSDB, uma nova reunião com os caciques de oposição será agendada para a próxima semana. “Vamos agir, repito, e esse é o grande fato que eu queria aqui ressaltar hoje, de forma articulada. Os partidos de oposição, no momento em que definirem qual será o próximo passo, farão isso de forma conjunta e acho que o ideal é que não seja apenas manifestação, seja da bancada da Câmara, do Senado ou de instâncias regionais, seja de todo o partido”, afirmou Aécio, em entrevista à imprensa.

“Estou convidando para, na próxima quarta-feira [6], uma nova reunião com a presença dos presidentes dos partidos de oposição e com os líderes dos partidos no Senado para, com base em tudo aquilo que for levantado, com as denúncias novas que surgem a cada dia, (…) definirmos os passos que daremos a seguir. Nenhum está descartado”, afirmou. “Não deixaremos impunes os crimes cometidos pelo atual governo durante o processo eleitoral e, nos últimos anos, e, eventualmente, até já no início deste mandato”, acrescentou.

O movimento de Aécio aconteceu prontamente após a imprensa divulgar que os juristas consultados pelos tucanos ainda não entregaram um parecer definitivo para sustentar o pedido de impeachment de Dilma. Os advogados Ives Gandra e José Eduardo Alckmin sugeriram que as chamadas pedaladas fiscais podem render um processo por improbidade administrativa. Mas não há garantias de que o Congresso dará sustentação à queda de Dilma, quando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), não se revele adepto do plano.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que ninguém se engane, estão só esperando alguém encilhar

    Eles não vão desistir (nem sua míRdia, justícIa e seus coxinhas protesteiros)

    São mais perigosos quando estão mais quietos.

    Se o cavalo passar eles montam (o Itamar encilhou um…)

    Não têm competência para fazer nada sozinhos (a tal teoria da dependência…)

    O desepero deles é que tá difícil, este cavalo é arisco…

  2. Aébrio…

    Esse bêbado, sem habilitação, e semvergonha, não se emenda!

    Caça o mandato desse pilantra, para iniciar uma assepsia, no Senado!

    Que sujeito mais babaca!

    Que saco!

  3. Gente… Como o Aécio é cagão!!!

    Inventou essa história de impeachment por pura mesquinharia, birra de criança mimada e agora não tem vergonha na cara de tomar uma posição. Fica vacilando dessa forma pateticamente ridícula.

    Impitiman é meuzovo.

    1. Eis ao grande público o verdadeiro Aécio

      Ele ainda não aceitou o fato de ter sido duplamente derrotado pelo PT (GF e MG).

      Logo ele que, além de mimado, vivia a dizer que era “especialista em derrotar o PT”..

    2. Devia lembrar que da turma

      Devia lembrar que da turma que derubou Collor ou virou corrupto bilhões de vezes pior ou se arrenpedeu amargamente da m* que fez

  4. Pergunta que não quer calar

    porque dar trela a esse pulha golpista, quando ninguém mais o dá?

    não seria mais interessante arguir tão nobre senador sobre o que ele acha de um fusilamento devido a 6 kg  de cocaína, enquanto no Brasil (país aonde fica ipanema  um pequeno bairro carioca localizado ao lado do estado que ele representa) 450 kg transportados dentro de um helicoptero (pois seriam necessarias muitas e muitas pranchas de surf para tal) são totalmente ignorados e relevados.

  5. Vai adiar para a próxima

    Vai adiar para a próxima quarta. Vai ficar assim, de quarta em quarta, até 2018 para se manter em evidência? Ou a espera de que a Veja produza algum fato que ferre a Dilma?

    O Aécio se colocou nesse situação ridícula por falta de maturidade política. Agora se recuar vai ficar com fama de amarelão e se continuar nessa, isolado, perde legitimidade para falar em nome do PSDB. Deveria ter feito como o FHC e o Serra que ficaram emcima do muro. Alimentando o golpe, mas sem se comprometer totalmente. 

  6. Questão de Método

    Em junho de 2014, Aécio pedia para que sugassem o quanto pudessem.

    E aí podiam passar para o lado dele.

    Ato falho ou método?  

  7. Enquanto isso…

    Desde o início do trabalho no Senado, é a única providência do Aébrio. Perseguir Dilma. Enquanto isso… quantas realizações de nossa Presidenta, apesar do tiroteio de Aébrio, pares e mídia. Quem não acredita, é só acessar a EBC.

  8. Será que não tem ninguém que

    Será que não tem ninguém que possa falar para o Aecio do ridículo que é essa postura dele?Imagine ele passar 4 anos cocomo um bebê chorão que perdeu o pirulito, isso se vira contra ele. Aceita, Aecio, aceita que dói menos e é menos vergonhoso para você. 

  9. Por que precisa do apoio dos

    Por que precisa do apoio dos outros? Se ela cometeu crime, basta a denúncia. Se ela não cometeu crime, nem o apoio de Deus ajuda.

    Golpista.

  10. Ai que vergonha do Nerso !.

    Ai que vergonha do Nerso !. Esse conterrâneo está difícil de aguentar. Foi atrás do FHC e agora quer o socorro de outros, pois o FHC é, além de corrupto, é mal caráter até com seus pares. As org. Globo , a Veja e a Foia não são suficientes, não ? Quer até o Paulinho kkkkkkkkk

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador