PSOL e Rede pedem a Janot o afastamento de Eduardo Cunha da Câmara

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Partidos alegam que Cunha tem usado o cargo para atrapalhar os trabalhos da Comissão de Ética, onde existe um processo de cassação contra ele

Jornal GGN – As bancadas da Rede e do PSOL levaram à Procuradoria-Geral da República uma ação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), sob a acusação de uso indevido do cargo em benefício próprio. Os partidos entraram nesta quarta (9) com uma medida cautelar de afastamento do exercício da função pública, citando inúmeras manobras de Cunha e aliados para atrasar os trabalhos do Conselho de Ética.

No Conselho, Cunha é alvo de um processo de cassação em função das revelações feitas na Lava Jato. Na PGR, ele é investigado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os partidos sustentam que Cunha, tentando ganhar tempo, tem usado o cargo de presidente da Câmara para deflagrar ações contra o governo e convocar sessões da Câmara que atrasam o grupo.

No pedido, os deputados anexaram uma série de reportagens que mostram como Cunha e aliados agiram para atrapalhar o processo. O peemedebista chegou a negar o uso de uma sala maior para os deputados acompanharem a sessão que julgaria seu processo de afastamento, além de ter convocado sessões da Câmara em horários atípicos para os trabalhos e sem quórum suficiente, no dia 19 de novembro.

Na mesma data, a presidência da Câmara forçou a suspensão da sessão do Conselho de Ética, e o relator do caso de Cunha, deputado Fausto Pinato (PRB), revelou que vem sofrendo ameaças que incluem a própria família.

Os parlamentares também apontaram matéria sobre a “chantagem explícita” de Cunha ao governo. O peemedebista usava a ameaça de impeachment de Dilma Rousseff como forma de barganhar o apoio do PT ao seu mandato. Cunha aceitou o pedido de impeachment de Helio Bicudo e Miguel Reale Junior pouco tempo depois de o PT anunciar que votaria a favor da continuidade do processo que pode render sua cassação.

“O representado claramente usa a possibilidade de abertura de processo de impeachment como moeda de troca para evitar decisões contrárias a seus interesses no Conselho de Ética. O uso do cargo público ocupado para satisfazer interesses pessoas -e, ademais, ilícitos – é flagrante”, escreveram os deputados.

A peça ainda citou a imposição de voto secreto e a permissão para formação de chapa avulsa para concorrer às vagas da comissão especial do impeachment, ações deflagradas por Cunha na terça (8), dando à oposição ao governo uma vitória contra Dilma. A tramitação do impeachment foi suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral até o dia 16, quando a Corte deve discutir o rito processual.

Há alguns dias, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD), acompanhado de outros membros do grupo, levou à Procuradoria Geral da República reclamações sobre as manobras deflagradas por aliados de Cunha para retardar o processo de cassação. O fato foi usado nesta quarta (9) pelos aliados que apontaram que Araújo é suspeito para continuar presidente do Conselho de Ética, já que demonstrou-se favorável à investigação interna contra o presidente da Casa.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele tem MIL ARDIS E UMA

    Ele tem MIL ARDIS E UMA OPOSIÇÃO QUE CHAFURDA NA LAMA PARA QUALQUER NEGÓCIO!

    Na guerra pelo poder para ele vale TUDO!

    Só sai de lá pela justiça…

  2. “Só sai de lá pela justiça…”

    … aí é que mora o perigo.

     

    Se até agora, com TODAS AS PROVAS incontestes do MP Suiço e etc ninguem da justiça move palha pra prender o canalha, fazer o que?

    Vivemos tempos memoráveis.

    TENEBROSOS e memoráveis.

    Reforma do Judiciário, JÁ!

     

  3. Vai, Aliança Liberal
    Será que

    Vai, Aliança Liberal

    Será que o Aliança Liberal vai marchar até Brasília(tudo pago pelo PSDB da Yeada), para defender seu grande herói no combate à corrupção?

  4. Vamos pra rua que a coisa não ta boa

    Vi no jornal O Globo (aconselho lerem o mimimichel na coluna de hoje do Moreno), que o deputado Zé Gerlando do PT deve ser o presidente do Conselho de Etica no caso Cunha.  Quero ver aonde isso tudo vai dar. Desde que o Temer mostrou claramente de que lado ele esta, logo quem nunca altera o semblante em situaçãoa alguma, que estou com a pulga atras da orelha. Esse empeachment vai passar…. Ah, não ser que a PGR e o STF resolvar agir juridicamente.

  5. Não contem com a PGR. Janot é

    Não contem com a PGR. Janot é Tucano muito do emplumado.

    Acho muito difícil esse impeachment ser barrado !!! Os políticos da oposição sambam na cara dos do governo diariamente.

  6. Quando foi a propria a confrontar!
    Que loucura!
    Se foi o juizinho, o PGR e o STF que predispose o Cunha a fazer esta sujeira toda. Com ameacas de prisao do Cunha, investigacao, dinheiro em conta externa e agora vao a eles pedir o que?
    Existe o jogo dos procuradores ou alquem aqui esqueceu os manifestos dos mesmo na internete.
    A democracia nao sera salva nem por politicos ou na justica. A Dilma so tem o movimento popular para se salvar. Ate hoje nao conseguiu fazer nada politicamente e nem na justica ou ja esqueceram que eh seu ministro da justica, calado e sem fazer nada como manda a chefe.
    Chamam o ladrao tem alguem batendo na porta.
    Chamem o ladrao!

  7. Um país de 200 milhões de

    Um país de 200 milhões de habitantes parado há 9 meses em benefício de um indivíduo do qual parece que  até a Justiça tem medo.

  8. Estou começando a acreditar

    Estou começando a acreditar que a Dilma já era.

    Certamente a respeitabilidade do Brasil perante o mundo aumentará exponencialmente com os ladrões mandando no país.

    República da Guantânamo do Paraná, não são vocês que afirmam querer acabar com a corrupção?

    Onde vocês estão?

  9. O politicopata passando a mão na bunda de todos, até quando?

    Finge que o Brasil não existe, só ele. Transformou a Câmara num puteiro, faz NA CARA DE TODO MUNDO e nada acontece?

    Criou uma chapa ilegal (Mimi em campanha diz que não, quá quá) só de oposicionistas e um terço de indiciados criminais,

    É presidente da mesa diretora do processo contra si próprio e destituiu o relator.

    Consegue adiar sistematicamente (já na sexta vez) a votação de processo de cassação, contra si, enquanto manobra o processo contra o governo eleito do país.

    Conseguiu destituir o lider do seu partido que ficaria até fevereiro, por ser “aliado do governo”, tal qual é o próprio partido.

    Tem evidente controle de bandidos, conspiratas, fisiológicos e traidores, longe de representar o país e seu povo.

    Já está condenado na Suiça em processo de corrupção brasileira, onde além de dinheiro sujo, mentiu descarada e comprovadamente aos seus colegas ,como deputado e presidente da casa.

    Comete, crimes iguais embora muito mais graves, que os de um senador com muito menos poder que ele, já encarcerado.

    O que estamos esperando para prender este politicopata que esmerdeia assintosamente a República? Todos nós?

    Golpearem a Dilma, o Mimi Tetêm e ele virar presidente da República?

     

     

  10. Álvaro Dias reapareceu com

    Álvaro Dias reapareceu com toda força, mas em entrevista à CBN ele descarta qualquer participação sua em um provável governo de Michel Temer. Para ele, Michel também terá que ser cassado, e tem que haver nova eleição para, definitivamente, se tirar do poder os petralhas, etc. 

    Vê-se que Álvaro está fora do ninho dos comparsas. Aécio e Serra, por exemplo, tão nem aí para eleições. Eles e outros querem, de qualquer maneira, que Dilma saia; o resto eles cuidam.

    A política virou um samba do crioulo doido.

  11. Confie em nós, Janot !
    Ai, ai…..que cansativo isso..
    Mais um pedido ao Janot, o PGR seletivo e engavetador..
    Esse senhor quer ver mesmo é o circo pegar fogo !!
    Ele está livrando a brasa da cabeça de muita gente e com isso deixando o caminho livre. Os seus serviços serão recompensados. Ordem dada é missão cumprida.
    Qual foi a promessa? Quem são os sócios? Pode falar, confie em nós, afinal, fazemos parte da mercadoria em promoção.
    Eu sei, é pedir demais, vão morrer negando.

  12. “não fazer nada, no entanto, com certeza dará em nada”

    Zê Carota

    51 min ·  

    Janot, 204 milhões de pessoas pagam o seu salário, benefícios e mordomias para que você faça o seu trabalho; então, faça-o.

    não se espera que seja homem, apenas servidor PÚBLICO.

    você, claro, pode não cumprir o seu DEVER CONSTITUCIONAL, mas, nesse caso, SAIA.

    ou sairemos com você e com aquele que agora está cuspindo também na sua cara e na do STF, promovendo uma metástase na Democracia: cunha.

    mandei esta mensagem para os seguintes emails da PGR:

    Ouvidoria PGR: http://www.pgr.mpf.mp.br/para-o-cidadao/ouvidoria

    Secretaria de Comunicação Social: [email protected]

    1ª Câmara, Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos:
    [email protected]

    5ª Câmara, Combate à Corrupção: [email protected]

    mandem os seus.
    “ah, mas não é garantia de acontecer nada”.
    talvez.
    não fazer nada, no entando, com certeza dará em nada.

     

  13. os ladrões querem voltar

    cunha é um vigarista.

    e chefia um bando de ladrões que sempre pilharam o país.

    aí, chegou lula e a roubalheira começou a diminuir e os ladrões a terem problemas para roubar o erário.

    dilma endureceu ainda mais e os ladrões, comandados por cunha, reagiram, em desespero, para tirar dilma e o pt, e acabar com essa história de que “nunca se roubou tão pouco” (ricardo semler disse).

    e o janot?

    não se sabe.

    parece que apoia, mas não se sabe quem, porque se omite quando deveria denunciar cunha.

    isso é prevaricação.

    portanto … janot é suspeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador