Renan articula para Picciani retomar liderança na Câmara

Jornal GGN – O Senador Renan Calheiros, presidente do Congresso Nacional, decidiu articular para que o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) retome a liderança do partido na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (9), os deputados Leonardo Quintão, Darcísio Perondi e Osmar Terra protocolaram um pedido de substituição do líder do partido na Casa. A destituição de Picciani foi articulada pelo vice-presidente Michel Temer e é parte do racha interno do PMDB sobre a questão do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Do Jornal do Brasil

Senador Renan Calheiros articula para que deputado retome liderança na Câmara
Apoiado pelo PMDB do Senado, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, decidiu comprar a briga para manter o deputado carioca Leonardo Picciani na liderança do partido na Câmara. Renan passou a quarta-feira (9) telefonando para vários deputados aliados e trabalhando para retirar as assinaturas que depuseram o líder.
Picciani contou a Renan que Michel Temer operou dentro do gabinete da Vice-Presidência da República a manobra para trocá-lo pelo deputado Leonardo Quintão (MG) na liderança. Segundo narrou o presidente do Senado a diversos senadores, Temer está usando a presidência do partido para intimidar parlamentares peemedebistas.

“O Michel chamou os deputados, um a um. Ele disse para todos os deputados o seguinte: ‘Eu vou assumir. Isso não vai continuar. Você vai ficar comigo ou com o Picciani?'”, relatou Renan a mais de um senador do PMDB durante o jantar na casa do senador Eunício Oliveira, na noite de ontem.
No final da noite, Renan e Picciani fizeram uma reunião sigilosa no gabinete da Presidência do Senado para avaliar a evolução da estratégia que pretende devolver a liderança ao deputado fluminense. Vários governadores foram acionados para tirar de Brasília suplentes que assinaram a lista contra Picciani e ocupam cadeiras na Câmara pelo fato de os titulares estarem em secretarias estaduais e municipais.
É o caso dos peemedebistas do Rio, deputados Pedro Paulo, Marco Antonio Cabral e Wilson Beserra, hoje em secretarias locais e na administração dos estados e municípios, mas eleitos em 2014 para a Câmara Federal. A expectativa é que estes parlamentares deixem seus cargos e retornem à Brasília para ajudar na recondução de Picciani.
A própria presidente Dilma Rousseff, além de oferecer a pasta da Aviação Civil na recondução de Picciani, está acompanhando de perto as negociações. A liderançaa do PMDB é um cargo estratégico frente a um processo de impeachment. Outro fator que pode acabar ajudando Picciani é a aprovação da janela de 30 dias para que o deputado troque de partido sem perder o mandato por infidelidade. Renan Calheiros aprovou a mudança a toque de caixa nesta quarta.
Ontem, horas depois de ser conduzido à liderança do PMDB na Câmara, o deputado Leonardo Quintão (MG) ligou para o presidente do Senado, que se recusou a atender a chamada do novo líder, deixando evidente a discordância com os rumos do partido.

 

Redação

Redação

View Comments

  • O Jose Carlos Lima falou uma

    O Jose Carlos Lima falou uma coisa muito das boas ontem.  Prenderam petistas a torto e a direito, ate mesmo por se parecerem com outra pessoa em uma fila de banco.

    Ta ai no que deu:  quando chega na hora de prender gente da direita, o pais se paralisa pois ninguem o vai fazer:  ta todo mundo de rabo preso.  Inclusive Janot, que ja provou que engaveta MESMO, na cara dura.

    Eu perdi o interesse, alias.  O vacuo de pode nao criou UM cunha.  Criou varias quadrilhas deles.

  • Votos

    Quintão levou o cargo com 35 votos, num total de 65 deputados. Não está difícil tirar dele essa eventual maioria. Renan mostrou lado, coragem e atitude. E corre os seus riscos por conta disso. Por isso a sua atitude deve ser mais valorizada.

    Cabe agora identificar quem é de Governo e quem de oposição (no PMDB) e apear os opositores de cargos e ministérios. O Temer, como fardo, deverá receber as chicotadas de indiferença, por parte de Dilma.

    Um cara que nem voto para vereador consegue em São Paulo nem merce sair em manchete de jornal.

    • Coragem de mamar em onça.

      O risco maior de Ranan nesse momento é ter seu pedido de prisão, encaminhado por Janot, antes do pedido de afastamento de Cunha.

      De fato, se isso é real, apesar de todas as ressalvas quanto ao Presidente do Senado, sua atitude tem de ser valorizada como aliado do governo, pois, na estratégia traçada pelo MPF, Imprensa e setores da Justiça nada é mais condenável que a aliança como o governo e o PT.

      Se Dilma e a democracia brasileira escaparem dessa tentativa de golpe, sairá mais forte. Esse é o desespero da oposição.

  • Se esse golpe em curso, engendrado pelo Michel Temer...

    Se esse golpe em curso, engendrado pelo Michel Temer e o Eduardo Cunha, fracassar quem será beneficiado serão aqueles que não endossarem as manobras golpista. É um jogo, e os personagens dessa trama estão fazendo suas apostas. Assim como Michel Temer está apostando todas as suas fichas no golpe. Há aqueles que não estão dispostas a correr o risco. A reação ao golpe por parte dos brasileiros determinará qual a ala do PMDB sairá fortalecida. 

  • A arrogância paulista é

    A arrogância paulista é incrível. Como no PSDB de Alckmin e Serra, Temer quer fazer no PMDB a hegemonia bandeirante que enfia goela abaixo suas vontades sem se preocupar o que outras lideranças regionais querem. Aliás, vejam quem são os aliados: Serra, Alckmin e TEMER, com Aécio arroz de festa correndo por fora.

     O problema é que o PMDB de Temer não percebe que sem as lideranças de outros estados eles não nada. Veja o PSDB, porm várias eleições tentam empurrar a baboseira ideológica paulista e o Brasil constantemente rejeita.

     Por fim, ao brigar com o PMDB do RJ Michel cometeu um grave erro. O PMDB carioca, que é mais sujo que chão de galinheiro, só não tão sujo quanto o patronato paulista, é muito mais relevante nacionalmente do que o PMDB paulista e Michel Temer. Ou alguém acha que Michel, Skaf e Chalita possuem alguma relevância nacional?

     

     

  • renan é hoje o sarney da era


    renan é hoje o sarney da era lula, o que pode estabilizar

    a política do país e salvar a democracia.

    podem crticá-lo, como criticaram sarney, mas a importancia dele passou a ser notável...

    a questão é  saber se ele tem a maioria do partido..;

    como é um partido regional, a soma dos estados é maior do que a força do temer,

    segundo percebi da excelente  análise de alguns comentaristas aqui... 

    daí o desesperoi da oposição, que pode perder

    mais do que o próprio governo nessa luta

    • Perfeita a sua colocação

      Perfeita a sua colocação Altamiro,tb penso da mesma forma,mas nesse caso acrescentaria um dado ao seu pensamento,Renan mais o PMBD-RJ,parecem que estão com a Dilma,basta ver a declaração do Governador Pezão do RJ,que ao meu ver foi bem corajosa.

       

      O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), criticou o posicionamento do vice-presidente, Michel Temer, diante do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Pezão sugeriu ainda que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deixe o cargo. As declarações foram feitas em entrevista ao jornal "O Dia", nesta segunda-feira (7).

       

       

      http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=45735

       

  • E o Temer como fica?

    Uma pergunta que me ocorreu a partir da possibilidade do impeachment não prosperar. Caso haja a derrota da oposição na tentativa de golpe, do qual apoiou também Michel Temer, como ele ficaria em razão do cargo que ocupa na Vice-Presidência. Não era caso dele renunciar, já que suas relações institucionais com a Presidência ficaram prejudicadas ou ficaria apenas ocupando o cargo de Vice, isolado no Palácio do Jaburu? 

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

4 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

4 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

4 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

5 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

5 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

5 horas ago