Categories: CongressoPolítica

Governo e Congresso discutem adequações à Constituição de 88

Jornal GGN – O senador Romero Jucá (PMDB-RR) se reúne nesta quinta-feira (23) com a ministra de Relações Institucional, Ideli Salvatti, para discutir os dispositivos a serem regulamentados na Comissão Mista da Consolidação da Legislação e Regulamentação da Constituição. Acompanhado do presidente da Comissão, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), o senador irá apresentar o plano de trabalho da comissão e os primeiros assuntos que serão regulamentados, como crime de terrorismo e regulamentação do direito de greve do servidor público.

Jucá, que é o relator da Comissão Mista de Consolidação da Legislação – criada para regulamentar cerca de 145 dispositivos legais da Constituição – já definiu os sub-relatores por temas.

O senador Jorge Viana (PT-AC) analisará os temas que dizem respeito à organização do Estado, como os artigos 18, 19 e 26 da Constituição, como criação de municípios.

 

Ao senador Pedro Taques (PDT-MT) coube as matérias relacionadas aos assuntos de Estado de Defesa/Estado de sítio, como os artigos 136 e 139 da Carta, além dos temas relativos aos poderes Executivo e Judiciário, nos artigos 79 e 81 (atribuições do vice-presidente e regime especial para pagamento de crédito de precatórios). Taques também se debruçará sobre a regulamentação das leis relativas ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.

O sub-relator dos assuntos relacionados à Comunicação será o deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ), com temas sobre liberdade de informação nos artigos 220 e 221.

 

O senador Aloísio Nunes Ferreira (PSDB-SP) se debruçará sobre temas relacionados aos servidores públicos, administração pública e serviços públicos como os artigos 37 (direito de greve, limites remuneratórios e atuação integrada das administrações tributárias dos entes federados). 

 

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) será o sub-relator dos artigos relacionados aos requisitos e restrições aos ocupantes de cargos e empregos com acesso a informações privilegiadas; relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos; aposentadoria por invalidez permanente e cálculo dos proventos de aposentadoria do servidor, entre outros.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) analisará os assuntos sobre desburocratização e vai cuidar da transparência dos trabalhos, disponibilizando tudo no site.

 

O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) cuidará da identificação de todas as leis que caíram em desuso para que elas sejam revogadas e a Constituição modernizada.

 

Os direitos trabalhistas e os assuntos relativos à tributação e finanças públicas ficarão com o senador Jucá. Entre os temas, estão a proteção contra despedida arbitrária; licença-paternidade; produção do trabalhador face a automação; e os direitos dos trabalhadores domésticos.

No quesito Finanças e Tributação, o senador irá regulamentar sobre tributação e prevenção de desequilíbrios de concorrência; equiparação de pessoa natural destinatária das operação de importação de pessoa jurídica; redução de IPI na aquisição de bens de capital, entre outros. 

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

4 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

5 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

6 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

6 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

6 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

6 horas ago