Covid-Omicron: Variante representa risco global muito alto, diz a OMS

A variante foi relatada pela primeira vez à OMS em 24 de novembro na África do Sul, onde as infecções aumentaram vertiginosamente.

Jornal GGN – A variante do coronavírus Omicron deve se espalhar e representar um risco global muito alto de surtos de infecção. Isso pode trazer consequências muito graves para algumas áreas, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS pediu aos 194 estados membros da ONU para que acelerem a vacinação em grupos de alta prioridade e em antecipação aos casos, para controlar novos surtos e garantir os serviços de saúde essenciais.

“Omicron tem um número sem precedentes de mutações de pico, algumas das quais são preocupantes por seu impacto potencial na trajetória da pandemia”, disse a OMS. “O risco global geral relacionado à nova variante … é avaliado como muito alto.”

Nenhuma morte foi relacionada ao Omicron até o momento, mas ainda são necessárias pesquisas para avaliar o potencial da nova variante de escapar da proteção contra a imunidade vacinal e infecções anteriores, diz o relatório.

“O aumento dos casos, independentemente de uma mudança na gravidade, pode representar uma demanda esmagadora nos sistemas de saúde e pode levar ao aumento da morbidade e mortalidade. O impacto sobre as populações vulneráveis ​​seria substancial, principalmente em países com baixa cobertura de vacinação ”, afirmou.

A variante foi relatada pela primeira vez à OMS em 24 de novembro na África do Sul, onde as infecções aumentaram vertiginosamente.

A partir daí, foram detectados casos na Holanda, Dinamarca e Austrália, mesmo com as restrições de viagens impostas pelos países para tentar o isolamento. O Japão informou que fechará suas fronteiras para estrangeiros, tal qual Israel fez ao determinar medidas mais duras.

“A presença de múltiplas mutações da proteína spike no domínio de ligação ao receptor sugere que o Omicron pode ter uma alta probabilidade de escape imunológico da proteção mediada por anticorpos. No entanto, o potencial de escape imunológico da imunidade mediada por células é mais difícil de prever ”, disse.

“No geral, existem incertezas consideráveis ​​na magnitude do potencial de escape imunológico do Omicron.”, informou a OMS. Mais dados são esperados nas próximas semanas.

“Os casos e infecções por Covid-19 são esperados em pessoas vacinadas, embora em uma proporção pequena e previsível”, acrescentou.

Com informações do The Guardian.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador