52% querem novas eleições, 20% preferem Dilma e 16% apoiam Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Fonte: Valor Econômico

Jornal GGN – Pesquisa realizada pelo instituto Ipsos nos primeiros 12 dias de julho, em todo o país, mostra um resultado bastante diferente do cenário criado pela Folha de S. Paulo na semana passada, quando o Instituto Datafolha perguntou se era melhor Michel Temer ficar até 2018 ou Dilma Rousseff voltar e concluir o mandato.

Naquele caso, 50% responderam que queriam Temer, e 3% se atreveram a rejeitar as duas opções e escolheram novas eleições. Outros 32% assinalaram Dilma e 4%, nenhuma das opções. Na pesquisa Ipsos, a pergunta foi: você prefere que Temer continue, Dilma volte ou novas eleições? Aqui, 52% dos entrevistados responderam que apoiam uma nova eleição.

Para chegar a esse número, o Ipsos fez a seguinte pergunta: o que é melhor para o Brasil, que “o presidente interino Michel Temer fique no cargo até o final do mandato”, “que a presidente afastada Dilma Rousseff volte e cumpra o mandato”, “que Temer convoque novas eleições” ou que “Dilma volte e convoque novas eleições para outubro deste ano”. Os 52% são a soma dos que optaram pelas duas últimas alternativas.

Nesse cenário, outro dado revelado por Ipsos é que o “Volta Dilma” tem mais apelo popular do que o “Fica Temer”. No primeiro caso, 20% disseram que preferem o retorno da presidente reeleita em 2014, afastada do cargo no início de maio, após o Senado acolher o processo de impeachment. O “Fica Temer” teve apoio de 16%.

No Datafolha, quando confrontados sobre a possibilidade de Dilma e Temer renunciarem e convocarem novas eleições ainda neste ano, 62% disseram que concordavam com a ideia, e outros 30% não. Nessa parcela estão inseridos aqueles que preferem que Dilma volte e conclua o mandato. A economista e colunista da Folha Laura Carvalho fez as contas e estimou que o “Fora Temer” teve apoio de quase 74% dos entrevistados (veja aqui).

Cai o apoio ao impeachment

Desde março de 2015, quando houve um grande protesto pelo impeachment de Dilma Rousseff, o instituto Ipsos afere o apoio da população ao afastamento da presidente. Naquele mês, 48% concordaram com a medida. Nas oito pesquisas seguinte, a taxa sempre foi superior a 50%. Em março de 2016, quando o impeachment estava em vias de ser votado pela Câmara, o apoio bateu 61%. Agora, 48% apoiam. Aqueles que não concordam com o impeachment passaram de 24% para 34%.

O GGN mostrou, na semana passada, que o Datafolha também sondou o apoio popular ao impeachment de Dilma. Mas nunca citou o verdadeiro motivo do processo chegar ao Congresso – as pedaladas e decretos enquadrados como crime de responsabilidade fiscal. O que o Datafolha usou contra Dilma foi os casos de corrupção revelados pela Laja Jato (leia aqui).

Taxas de aprovação

Ainda de acordo com a pesquisa Ipsos, a gestão Temer é desaprovada (ruim ou péssima) por 48%, ante 7% de ótimo e bom e 29% que acham que é regular. O próprio Temer tem 68% de rejeição e 19% de aprovação. Dilma hoje é desaprovada por 71% e aprovada por 25%. Outros 89% acham que o Brasil está no rumo errado ante 11% que pensa o contrário.

A pesquisa Ipsos é feita mensalmente pela empresa francesa, como parte da série Pulso Brasil, e foi publicada pelo jornal Valor Econômico nesta terça (26). Foram ouvidas 1,2 mil pessoas. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1.  
      “Boa-diamente”, ‘FOOOOORA

       

      “Boa-diamente”, ‘FOOOOORA temer’!

       

      … 84% não querem nem ouvir falar do LIBANÊS absolutamente (A)moral usurpador decorativo TEMERário/TEMEo$$$o!

      Por enquanto!

      Mesmo porque “pesquisa de opinião pública expressa a fotografia do momento”!

       

      Finalmente,

      ‘FOOOOORA temer’!

      E JÁ passou da hora!

    2. 72% nao quer temer

      mas isso é simplismo

       

      ate porque com a midia catastrofica que temos, não ha de se esperar um debate proveitosos e aí temos esse debate rasteiro, seletivo e manipulador do qual seu comentario é um bom exemplo.

       

      o que devemos saber é como o interino, com todas as bençãos da midia, consegue sair pior do que aquela que sofreu um massacre diuturno.

       

      ou seja, a sociedade brasileira, em que pese suas elites, principalmente a midiatica, ainda consegue ter um sopro de discernimento. 

      Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuim

       

    3. Informado,

      Informação tem aos montes por aí. A última pesquisa Datafolha é um exemplo. em um primeiro momento todos se basearam em uma informação falsa e manipulada para repercutirem suas opiniões e, os que não lêem “blogs sujos ” ainda acreditam na veracidade destes falsos dados. A informação só fará sentido se com ela vir o CONHECIMENTO,  e este vem apenas com o desenvolvimento do senso crítico, a Saída do lugar comum, o pensar fora da caixa. Como diz  Caetano na músia “Alegria Alegria”. “O SOL NAS BANCAS DE REVISTAS… QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?.”  Por isto meu caro, o importante não é apenas a quantidade de informações que armazenamos, mas sim, a qualidade e o julgamento que fazemos delas.

  1. Toda vez que passo os olhos

    Toda vez que passo os olhos em manchetes como essa,e vejo que Otavinho continua livre,leve e solto,sinto-me assim como Zelão em Saramandaia,ganhei asas e comecei a voar.

  2. A cada dia de sua passagem

    A cada dia de sua passagem pelo governo que usurpou temer tem deixado patente que é além de golpista é profundamente incompetente. Até sua voz é irritante. Quando Dilma voltar o que se poderá fazer com esse cara? Fosse com Erdogan seria colocado na cadeia no aguardo da lei de pena de morte. FORA TEMER!

  3. Validar a constituição!

    DIlma TERIA QUE VOLTAR PARA VALIDAR A CONSTITUIÇÃO!

    Bom ou ruim, seu governo teria que terminar só em 2018!

    Se Dilma NÃO VOLTAR – FOI GOLPE!

    A constituição foi parar na lata de lixo!

    Teria que LIMPAR TUDO QUE ESTÁ AI, DO STF – O GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO, PARLAMENTARES E INTERINO E SUA TRUPE!

  4. Violências físicas em breve…

    A fraude do Datafolha e o editorial de hoje do Estadão demonstram que a direita golpistas está desesperada.

    Portanto, virão ações truculentas nos próximos dias para criar uma instabilidade social e a força fascista atuar contra o povo brasileiro.

    Preparem-se, pois a direita golpista está espumando de ódio…

  5. O Datafolha fez uma questão enviesada

    O Datafolha fez uma questão enviesada – isto é evidente.

    A pergunta feita aos entrevistados pelo Datafolha foi a seguinte: “Na sua opinião, o que seria melhor para o país: que Dilma voltasse ou que Michel Temer continuasse no mandato até 2018?” A questão foi enviada pela Folha de S. Paulo, mas foi aceita pelo Datafolha sem crítica, apesar de serem evidentes os vieses:

    1) Só apresenta duas opções, entre várias que estão colocadas no cenário nacional; a convocação de novas eleições, por exemplo, é tão presente que os próprios entrevistados a apresentaram, mesmo sem terem sido perguntados (os famosos 3% foram os que se recusaram a responder nos termos colocados pela pesquisa.

    2) Ao colocar a questão nestes termos, induz a resposta. A formulação da pergunta já indica que quem a fez não está preocupado com a legalidade ou não do impeachment, mas o trata como “processo político”, no sentido de que dispensa qualquer comprovação das ilegalidade das condutas da presidente que justifiquem sua deposição. A ideia de que o impeachment é um meio para tirar um(a) governante muito ruim e colocar no lugar um(a) menos pior é muito difundida por quem quer depor a presidente eleita. Quem ouve a pergunta já passa a imaginar que a resposta esperada é aquela contrária à permanência da presidente.

    Diante desse quadro, minha dúvida é a seguinte: com esta crise, o Datafolha dispensou os especialistas em metodologia? Onde eles estavam na hora de revisar as perguntas?

  6. Gente na boa,o povo quer a

    Gente na boa,o povo quer a Dilma de volta,só q se constragem em expressar isso,é o

    que percebo nas ruas,ninguém confia no Temer,sabem que ele é traíra,nos hospitais já

    faltam remédios,está voltando aquela Era triste dos tempos de FHC,esse governo provisório

    é bem pior,eles não entendem de povo e nem governa para o povo(só banqueiros tem vez)!

  7. Recatada e do lar.O que não é

    Recatada e do lar.O que não é capaz de fazer os encantos de um “Padrinho”,ademais um “Padrinho” poeta.

    1. Sabe Júnior o problema da

      Sabe Júnior o problema da Dilma é que ela é uma política q não gosta de política(tradicional)

      Quanto ao padrinho,oras todo mundo precisa de um empurrãozinho,vc nunca viu um “filhinho

      do papai”em um cargo importante na empresa de sua família,DIREITOS IGUAIS,UÉÉÉ!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador