A decrepitude de Serra vira motivo de chacota

O GGN foi o primeiro órgão a alertar para os sinais de senilidade precoce do chanceler José Serra. Desde que assumiu a chancelaria, as manifestações de Serra, as poucas entrevistas concedidas, em vídeos no Youtube, mostravam um estilo estranho, pastoso, lento.

No início, se supos que fosse Serra tentando envergar os gestos formais dos diplomatas. O episódio dos Brics, no entanto, consolidou as suspeitas sobre sua possível decrepitude. Não era meramente alguém sob efeito de remédios. A lentidão de raciocínio, a inclusão da Argentina nos Brics e outras tolices mostravam que, mais do que desinformação, algo se passava com o cérebro de Serra.

Hoje, o colunista Jorge Moreno, espécie de porta-voz oficioso de Michel Temer, apaixonado por sua fonte, publica uma nota que mostra claramente a situação de Serra. O terrível Serra, capaz de intimidar inimigos e aliados, políticos e jornalistas, com sua capacidade de retaliação,  se tornou objeto de chacota dos íntimos da corte, pela série de impropriedades cometidas. 

Do Blog do Moreno

Constrangimentos

Nessa mesma conversa, na qual os convidados faziam coletâneas das impropriedades de Serra, Michel Temer contou que, na viagem à ONU, seu chanceler o constrangia a cada cumprimento com chefes de Estado de países pouco conhecidos, como o de Santa Lúcia, sempre com a mesma pergunta cochichada ao pé do ouvido:

— Quantos habitantes tem este país? Duzentos mil?

Ao que Temer sempre respondia, encabulado:

— Sei lá, Serra!

Luis Nassif

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desde 2010, talvez antes

    Desde 2010, talvez antes mesmo quando governador, ele já tinha problemas (além de suas enormes falhas morais, claro).

    Dentre os muitos vexames que deu tem aquelas observações de extremo mau gosto sobre as “camisinhas chinesas”.

    Desconfio que faz muito tempo vive à base de remédios neurológicos ou psiquiátricos.

    1. Concordo!

      Acho esta hipótese mais factíve, o uso continuado des remédios para problemas psiquiátricos e neurológicos ainda não são havaliados com um tempo mais longo, talvez esteja agravando o que já se notava a mais tempo.

  2. José Serra é um alpinista
    José Serra é um alpinista social comparável a Hitler.
    Em 1933 von Hindenburg disse que Hitler era um imprestável, que ele deveria no máximo chefiar um posto dos Correios. A nomeação de Hitler para chanceler foi desastrosa não só para os alemães.
    José Serra é outro imprestável. Ele não tem patriotismo, nem condições morais e intelectuais para formular a política externa do Brasil. De fato ele nunca deveria ter parado de carregar caixas de frutas no Mercadão de São Paulo.
    Hitler provocou uma guerra mundial. Serra vai provocar uma guerra civil.

    1. Não chegaremos a tanto….

      Não chegaremos a tanto…. nosso povo aceita tudo.

      Guerra civil só se a elite, depois de ver povo aceitar PEC 241, entrega do pré-sal, golpe, resolver sair matando o povo mesmo assim…

      Nosso povo é fraco e medíocre.

  3. !!!!!!!
    O posto so demonstra

    !!!!!!!

    O posto so demonstra a decrepitude DE TEMER.  Nao de Serra, que tem, de fato, sintomas visiveis de Alzheimer’s desde o episodio da divisao errada em uma escola primaria.

    O tal de “nao sei” Temeroso???  Naso cola.

    Ninguem esta preocupado com um “presidente” (coff coff) que responde a uma serie de perguntas dessas com um “nao sei” atraz do outro??????

    Por sinal, a fonte foi o proprio Temer…  tentando pre-queimar Serra atravez dos jornais pra ter uma boa razao pra o tirar do cargo que exerce embarassantemente…  vergonhosamente.  Nao seria melhor virar pro Serra e dizer “Serra, voce eh tao embarassante e vergonhoso que nao tem condicoes de ficar no cargo”?

    Nao, eu nao estou “protegendo” Serra, e de fato se alguem me pedisse eu acenderia a fogueira debaixo do rabo dele com 4 tipos de isqueiro, eh so escolher…

    So acho que os que tem problemas neurologicos mereciam ser tratados um pouco melhor que isso.  (note se que Moreno ja teve n vazamentos e “notas” cuja fonte foi Serra, entao nao estou com um pouquinho de “simpatia” com Temer, Moreno, ou Serra.

    A coisa ta sendo levada tao mal que espero que a filha do Serra esteja latindo cedo cedo em protecao ao pai:  vai ser um show e tanto, nao eh, Moreno?

    1. Ivan, faz muito sentido o que

      Ivan, faz muito sentido o que você está dizendo. E concordo, não é a melhor hora de zuar o Serra. A filha deveria interceder por ele. E nunca gostei do cidadão. 

    2. Jorge, o moreno

      Jorge, de texto morenos e amarronzados capricha a mando

      de Temer. É o eco do que o mordomo balbucia. É lépido e falso.

      Faria melhor se expusesse aquí o curriculum lattes do mefisto ou

      se publicasse aquí ou alhures a documentação e curriculum do

      ex-docente da Universidade de Campinas, de onde é aposentado.

      Vá lá, Jorge, mostre serviço.

       

       

  4. Não tem graça nenhuma,
     
    o

    Não tem graça nenhuma,

     

    o Brasil está nas mãos de gente ou despreparada, ou mal intencionada, e isso não tem graça nenhuma…….

  5. Serra era a aposta de FHC

    Serra era a aposta de FHC para continuar seu reinado. dado que os tucanos tem força basicamente em SP, tudo indica que o partido cariá nas mãos de Alckmin, mesmo tendo Aécio o controle da máquina partidária.

  6. Podres poderes (nada mais velho, mais atual)

    O problema é que o decrépito foi o principal articualador local da entrega do pré-sal. E levou a maioria do Congresso a apoiá-lo. Quando ele fez a proposta ao Senado, ainda no govrno Dilma, a presidente deveria ter tomado atitude enérgica em defesa da soberania nacional. Infelizmente ela fez uma conciliação maléfica ao país e empoderou ainda mais este senador podre.

  7. Estão faltando médicos no Brasil?

    De fato, não tem graça nenhuma. Se se presume que o homem está doente, dever-se-á exigir dele exames com médicos de confiança – sei lá, do ministério da Saúde,  pelo menos. E se constatados transtornos  característicos da tal senectude, impor-se-ia seu imediato afastamento de qualquer cargo em governos.

    Pois, até onde ouço dizer, transtornados não podem exercer qualquer cargo público – embora a gente os veja por aí em toda parte, até em tribunais superiores, da justiça.

    Aliás, a proposta de Serra visando desvencilhar o Brasil do pré-sal é coisa prá gente muito doida mesmo. Só falta o atestado probatório dado por médico – e seu afastamento.

    1. “dever-se-á exigir dele

      “dever-se-á exigir dele exames com médicos de confiança”:

      O Brasil nao tem nem como exijir psicotecnico de juizes!

      E olhe que Joaquim  Barbosa falhou no psicotecnico do Itamaraty e nao foi contratado e hoje quem esta la na chefia eh um psicopata do grau de JSerra.

  8. Venezuela repudia ‘infames

    Venezuela repudia ‘infames acusaciones’ de Brasil sobre ‘cocaína’

    La ministra de Relaciones Exteriores de Venezuela, Delcy Rodríguez, repudió el viernes a través de su cuenta de Twitter las acusaciones de su par brasileño, José Serra, en las que aseguró que Venezuela “exporta cada vez más cocaína”.

    http://www.hispantv.com/noticias/venezuela/300530/infames-acusaciones-canciller-brasil-cocaina-venezuela

     

  9. nada disso, esse sempre se

    nada disso, esse sempre se fez de sonso pra viver bem: não atoa, desapareceu do estádio nacional do chile e reapareceu numa universidade de direita nos eua. creio ser mais um factóide grosseiro e primário (tanto que o desinformado no causo é o temerista: sempre ignorante a granel) dos golpistas do pmdb na medida em que se cristaliza a defenestração dos temeristas tão logo o sino termine as 12 badaladas de 31.12. 2017 já tem dono, mesmo em dúvida entre o alkminista e o senhore-de-todos-os-males dito gm (a douta carmencita baterá risonhas palmas).

  10. Nassif, quando fizer

    Nassif, quando fizer referência a um post anterior coloque o link para o referido, Sinto falta desse procedimento nos seus textos e fica complicado pesquisar pela matéria no blog.

  11. Ele está assim depois que

    Ele ficou  assim depois que levou aquela bolada na cabeça, coitado !

    Eu tenho pena dele !

    Pena que ele esteja vivendo tanto para ferrar o país.

    Que pena !

  12. A capacidade intelectual do

    A capacidade intelectual do Serra sempre foi questionada. Até hoje ainda deve o diploma de economista. Seu máximo intelectual só vai até a frase “isso é bobagem”. Por ela, não teria chegado a vereador de qualquer cidade dos grotões. Trata-se do apagado de maior sucesso da história política do país. Um alpinista que se firmou mediante as intrigas, futricas e fabricação de dossiês. 

  13. Serra é um blefe faz tempo.

    Serra é um blefe faz tempo. Faz tempo tambem muita gente brinca com o doutorado fantasma dele numa escola da ivy league americana. Besteira elevada à enésima potencia. Já perguntei a numerosos coleguinhas economistas tucanos sobre ssa tese. Salvo engano de memoria, nenhum sabia sequer o tema. A Unicamp, universidade da qual é professor titular (aposetnado, com vencimentos integrais) nao tem sua tese no acervo da biblioteca. Nenhuma universidade latino americana tem, tanto quanto eu saiba. E ja procurei bastante. Em Princeton, onde supostamente foi apresentada? Sempre “texto indisponivel”. KKKK.. E teve um babaca que uma vez disse que a tinha visto e ela era legitima. Um outro luminar reproduziu essa frase surrealista. O babaca (professorzinho numa universidadezinha ianque) “viu a tese”. Alguem tem coragem de utilziar essa notável “evidencia cientifica”? Pois é, é um acadêmico. Parece o idiota que diz ter visto o ET de Varginha. Ninguem a viu, ninguem a leu, mas ele um dia “viu a coisa”. Eu também vi Elvis, um dia destes, em Pirituba.  O celebrado intelectual desenvolvimentista, amigo de todos os editores tucanos, jamais teve a vaidade de publicá-la! E agora me inventam essa estória de que está decrépito, que está degenerando? Ora, degerando estiveram todos aqueles que durante todo esse tempo sustentaram sua farsa de “intelectual” e de “desenvolvimentista”. Esse cara é um blefe. Mas sobreviveu por conta de tanta gente que cultivou essa farsa do intelectual, desenvolvimentista, etc. etc. E, claro, por canto de Verônica e do sr. Bourgeois, que volta e meia volta às manchetes.

  14. Mesmo decrépito, ele acabou

    Mesmo decrépito, ele acabou entregando o que mais esperavam dele: A PL que desobriga a Petrobrás a atuar no pré-sal e o desmonte da política de conteúdo local.

    Já passou no Senado e na Câmara.

    Depois disso, Serra hoje é problema menor.

  15. E pensar que

    que os paulistas trocaram Suplicy por ele, e não estou falando da senilidade ou coisa parecida… estou falando de caráter mesmo. A única coisa que talvez mova esse senhor nos dias de hoje seja o desejo de vingança contra uma parte do povo brasileiro, que negou-lhe o acesso direto ao Planalto e preferiu a Dilma; em parte já conseguiu saborear essa vingança: entregou o Pré Sal às suas patrocinadoras de campanhas políticas e sabe-se lá mais o que.

    Serra é outro que passará para a História como um autêntico vendilhão da pátria e rato vira-lata a serviço dos imperialistas norte-americanos.

    1. “que os paulistas trocaram

      “que os paulistas trocaram Suplicy por ele, e não estou falando da senilidade ou coisa parecida… estou falando de caráter mesmo”

      É por que o caratér dos paulistas é semelhante ao do Zé Serra. Surpreendente é eles elegerem o Suplicy para  qualquer coisa…

  16. Esta figura se vai mas antes destroi o país.

    A senilidade e  ou decrepitude só é menor do que a de  quem o escolheu. Mas junta-se a isto uma mídia que insiste que agora sim o Brasil tem uma política externa kkkkkk!!!!!!!!!!!  Mas para ser bondoso, acho que quem o escolheu não foi Temer ( que parece não saber o que fazer), talvez nem tenha sido escolhido  aqui no Brasil. Claro que contou com apoio entusiasmado do iluminado de Higienópolis. Mas se Temer não percebeu a decrepitude dos  “intelectuais “, Alckmin, já os passou para trás, faz tempo. No momento sem perspectiva política, os dois estão apenas enriquecendo seus filhos,  às custas da  destruição do estado , e da entrega do pré-sal.   Não se pode dizer que os dois não sejam homens de famiglia.  E dos restos do PSDB, sobra ainda a sequela de Minas, que continua sumido, mas  continua muito amigo de Janot. E apesar de todas as evidências Temer insistirá com ele e com suas escolhas Morais.

  17. Estados Unidos do Brasil

    Na boa,,, depois que um pleiteante a presidência da república chama a Repùblica Fedrativa do Brasil de Estados Unidos do Brasil, é prá cagar no cabeção de um beta desses!!!

  18. A melhor comprovação

    Serra em cargo púbico é a melhor comprovação de que a política neoliberal não precisa de lideres competentes nem de ações planejadas aqui no Brasil, mas basta sentar na cadeira e sair na foto. O resto chega tudo pronto e enlatado desde os States. O mundo neoliberal – e muito menos os coxinhas locais – não precisam de Governo nem de Governantes, mas apenas de Ministro da Fazenda e do Banco Central. Quem precisa de Governo e de bons gestores é o povo brasileiro que almeja uma nação autônoma.

  19. Lula não apenas teve um

    Lula não apenas teve um ministro das Relações Exteriores, diplomata de um nível extraordinário, como ele mesmo, na qualidade de Presdiente, nunca esteve em nenhum país para não se sair bem em seus discursos; às vezes era ovacionado pelas plateias várias. Conhece o Brasil como a palma da mão, e no Exterior não se tem notícia dele fazendo besteira.

    Uma das coisas que muita gente ficava enraivecida, com muito ódio, era ver Lula mimado lá fora. Ainda hoje se diz que ele é um analfabeto. Quisera todos os analfabetos conhecessem História e Geografia como Lula. 

  20. Çerra

    Çerra apareceu como blefe, brilhou como mau caráter e finda como decrépito sempre escorado pelos tucanos. Contribuição partidária nefasta a este país que talvez explique moro na sua plenitude, mas Çerra não vem ao caso.

  21. Brasil X Golpe

    Não se pode nascer num país onde a esperança foi embora, mudou-se tudo, a dignidade, a política , as leis, até o futebol esta mudado,  Fico sonhando com meu passado onde poucos saboreavam uma vida amiga mesmo tento opiniões diferentes, não só as ruas mas , também a casa se fala em respeito, moral e ajuda. Os políticos conseguiram acabar com tudo isso, colocaram lenha,atiaram fogo e agora fazem o churrasco “Suiço”  se tornar uma rotina, temos até um chanceler que fica se achando o foda, sendo que perdeu e perdeu varias eleições como presidente, temos também Deputados que oprime pelo voto, e até conseguem ganhar, se saborendo da lei afavor de seus erros, Não se pode mais nascer num país onde tudo esta sendo colocado debaixo do tapete, infelizmente o Brasil. pegou o caminho que muitos não queriam. e a tão sonhada revolução vai chegar, não hoje, não amanhã, mas podem esperar que o circulo do anel se fecha, e ai meus amigos vai ser um causo no mundo, esperem e veram . 

    1. Este corrupto de carteirinha,

      Este corrupto de carteirinha, desde o tempo da Pasta cor-de-rosa, do caso Sivam, Sanguessugas e 23 milhões (não vem ao caso), já perdeu pelo menos outras duas eleições para prefeito da Capital; a último foi para o atual prefeito Haddad. Mas mesmo assim me envergonho de um povo que elege esse decrépito ad-eternum.

  22. Pois é, mas a despeito de se

    Pois é, mas a despeito de se fazer graça com o miserável, ele cumpriu o prometido e destroçou o pré-sal. Considerando que os jornalistas tem as manhas, conhecimento e ferramentas para levantar vidas é possível fazer um apanhado histórico do elemento? Sempre tive comigo que ele é um cabo Anselmo não descoberto.

  23. Primeiro “A esperança venceu

    Primeiro “A esperança venceu o medo”, depois “o ódio foi corroendo a esperança” e agora “o medo contra ataca”.

  24. Mas ele não vai rasgar o
    Mas ele não vai rasgar o dinheiro ganho da Chevron pela aprovação da entrega do pré-sal. Para os negócios obscuros, ele está bem lúcido.

  25. Seu estado psicologico é o

    Seu estado psicologico é o mais honesto em relação a este governo de bandidos. Espero que sofra muito e por mais tempo, que o neguem a eutanasia.

  26. caro Nassif, acompanho seus

    caro Nassif, acompanho seus escritos há anos, do tempo em que vc dizia “näo revelo o meu voto de jeito nenhum”.. hoje vc näo só näo precisa revelar, como vc faz campanha massiva de um partido ou de seus dirigentes. uma pena, o Brasil perdeu um grande jornalista. A propósito, quem seria o velho sábio, tantas vezes mencionado em suas colunas? hehe

    1. Prezado Romeo
      1. Nunca

      Prezado Romeo

      1. Nunca declarei que não revelo meu voto.

      2. Nunca falei em “velho sãbio” do 6o andar porque nunca tive o hábito de elogiar chefes. Vocë confundiu com Clóvis Rossi.

      3. Posto que eu e o Rossi somos diametralmente opostos – nos temas de cada um e nas admirações – demito você do cargo de especialista em Nassif.

      1. LUÍS NASSIFNoves fora, zero
        O

        LUÍS NASSIF

        Noves fora, zero

        O sábio recluso, com quem converso de vez em quando, não conseguiu entender a lógica das mudanças no Ministério da Fazenda 

         

        Creio que recuperei o emprego.. hehe

      2. matei a charada, o “sábio

        matei a charada, o “sábio recluso” é o André Araújo, na coluna abaixo vc cita uma explicação do sábio sobre a diversidade do FED! parece que a coluna foi escrita pelo próprio André! 

  27. Mais um motivo para ser

    Mais um motivo para ser eleito primeiro ministro depois da derrubada do Temeroso no início do ano que vem. Este asno não passa de preposto dos EUA no Brasil.

    Quer capacho melhor que um decrépito?

  28. Senilidade do serra abaixo

    Não é preciso ser especialista para perceber que o sujeito está cognitivamente prejudicado.

    Qualquer iniciante e cuidados de idosos, um “cuidador” já o receberia como morador de uma casa de repouso e não como ministro. Não apenas as impropriedades que ele diz, mas a expressão facial. o tom de voz e outros sinais, indicam que alguém já deveria ter tomado providências médicas. A não ser que estejam tirando vantagem em mantê-lo assim, feito um zumbi a dizer mantras. 

  29. Senilidade do serra abaixo

    Não é preciso ser especialista para perceber que o sujeito está cognitivamente prejudicado.

    Qualquer iniciante e cuidados de idosos, um “cuidador” já o receberia como morador de uma casa de repouso e não como ministro. Não apenas as impropriedades que ele diz, mas a expressão facial. o tom de voz e outros sinais, indicam que alguém já deveria ter tomado providências médicas. A não ser que estejam tirando vantagem em mantê-lo assim, feito um zumbi a dizer mantras. 

  30. Cuidado com as críticas

    No meio de tantos ataques, a “notícia” traz um tom de humor e um gostinho de vingança em nossas vidas.

    No entanto, vamos ter cuidado com as críticas para não nos igualarmos nos métodos usados até dois meses atrás contra nós mesmos. Ainda hoje recebo “piadas” e montagens contra a gramatica do Lula e pronunciamentos confusos da Dilma. Que não sejamos acusados do mesmo, mesmo sendo fogo amigo dos golpistas e seus garotos de recado como o Moreno.

  31. Cuidado com as críticas

    No meio de tantos ataques, a “notícia” traz um tom de humor e um gostinho de vingança em nossas vidas.

    No entanto, vamos ter cuidado com as críticas para não nos igualarmos nos métodos usados até dois meses atrás contra nós mesmos. Ainda hoje recebo “piadas” e montagens contra a gramatica do Lula e pronunciamentos confusos da Dilma. Que não sejamos acusados do mesmo, mesmo sendo fogo amigo dos golpistas e seus garotos de recado como o Moreno.

  32. Nero

    Dos 3 gladiadores tucanos para 2018, ele parece ter se tornado carta fora do baralho.

    A não ser que a decrepitude do eleitor brasileiro tenha chegado ao ponto de eleger Nero.

  33. Cerra Senil? Quem Dali É São?
    Boa noite. No que pese o declínio mental alegado ao indigitado (sempre o considerei oligofrênico, antes mesmo daqueles episódios homéricos da Gripe dos Porquinhos, da “aula de matemática fuzzy” e por último de quando D. Kátia Abreu mostrou-lhe, ‘sutilmente’, que sua ‘lábia não estaria a produzir resultado…’), a direita não precisa mostrar sobriedade nem equilíbrio. A esquerda, sim. Lá na matriz, a direita estadunidense ‘elegeu’ toda uma geração de chimpanzés (Reagan e os Bush, com as devidas desculpas aos nossos parentes primatas) e eles fizeram direitinho o que precisava ser feito, pelo Império. Na verdade, está do jeito que o diab., digo, o Império gosta. Cehrra senil? Só sei que a democracia brasileira está morta, de novo…

  34.  
    Este sem vergonha corrupto,

     

    Este sem vergonha corrupto, sempre foi um trapaceiro. Além de farçante é um contumaz traidor. Tanto que o míserável não tem amigos, apenas, tem interesses & negócios. São poucas suas parcerias criminosas. Algumas se dão com tipos como fhc, aluysio nunes, et caterva.

    Convém ficar de olho. Provavelmente o bicho está armando alguma grossa trapaçacontra seus atuais comparças, dai, anda se fazendo de atoleimado, é treita! Esse traíra, de abestalhado e demente não tem nada. Vamos ficar de olho aberto assuntado esse trambiqueiro, qualquer descuido e, poderemos ter a carteira roubada.

    Orlando

  35. sempre foi assim

    quem nao assistiu, assista, serra dando aula de economia para crianças qaundo era governador. o “economista” nao sabe fazer conta de porcentagem, nao sabe fazer divisao. a idade pode estar acusando, mas çerra é um completo boçal. sempre foi. 

  36. “Tá com a dor de Tomazia!”A
    “Tá com a dor de Tomazia!”A velha Tomázia herdou todas a manhas e cacoetes que alguém nesse mundo possa pensar em ter. Do alto de seus quase 80 anos, trazia uma cegueira que só via o que bem lhe interessava: daí terem que lhe trazer água pra beber, fazer maria-cadeira pra levá-la da rede ou cama à mesa; não ouvia nada do que lhe reclamavam, mas ouvia perfeitamente bem a tudo que se referia a dinheiro e comida, enfim, uma de suas manias era enjeitar comidas. Porém, numa dessas, bateu o pé pra não comer jaca, o que liberou todo mundo de lhe oferecer jaca, toda vez que estivesse pra saborear o fruto. Certa dia Tomazia resolveu mudar de ideia, mas, manhoso de qualidade tem que impor respeito, ora; não pode se entregar. Não pediu um pedaço da fruta; sequer alguns bagos.Deitada numa rede, enquanto a familiação mais nova se divertia na jaca, toca a gemer. Perguntaram o que era, qual o problema, e ela não respondeu, e toca a gemer. Um vizinho que também participava da comilança resolveu levar-lhe alguns bagos de jaca. Tomázia comeu numa fome de leão. E parou de gemer. E aí generalizou-se a expressão, toda vez que alguém repleto de manhas e artimanhas resolvia se fazer de doente ou qualquer outro estado que tão bem chamasse a atenção vinha logo a pergunta: “Tá com a dor de Tomázia, é?”É como essa história de decrepitude de Serra: tá me parecendo a dor de Tomázia.

  37. Será que era tudo sem querer? Roía osso pensando q era o filé??

    >>Serra rói os ossos do Barão do Rio Branco, por Romulus<<
     

    ROMULUS
     QUA, 15/06/2016 – 12:51
     ATUALIZADO EM 15/06/2016 – 15:44

    Por Romulus

    Chega a mim ontem cópia da carta que ilustra, sem nenhum lustre, este post. E chega com uma legenda simples, mas que diz tudo:

    – Concurso público para quê?

    Já apontei em vários posts para a desmoralização que a incompetência e a ambição política de José Serra tem causado ao Itamaraty. É órgão de Estado do Brasil e constitui o corpo diplomático mais respeitado do mundo. Digo isso com base em relatos insuspeitos de negociadores estrangeiros que muitas vezes, contrariados, tiveram de enfrentar a competência e a desenvoltura brasileira em fóruns multilaterais.

    Um negociador americano sênior me disse que sempre ficava fascinado pela desenvoltura da diplomacia do Brasil, no “floor” das conferências, indo de delegação em delegação angariando apoios com traquejo único. Logo constituíam um bloco com peso diplomático incontornável na negociação.

    Outro negociador meu amigo, canadense que negociou, entre outros, o NAFTA, disse numa roda de acadêmicos e advogados militantes no direito internacional econômico:

    – Enquanto a Itália tem os diplomatas mais bem pagos do mundo, o que ninguém entende porque tudo quem faz é a UE, o Brasil tem os melhores “by far”… eles vêm lá daquela escola de elite, uma espécie de Science-Po tropical, com um nome nativo-americano esquisito… “Itamaratchee”.

    Pois esse patrimônio secular do Brasil, que resistiu a crises políticas e ditaduras, não resiste à fome dos golpistas de 2016.

    Agora o pior chanceler da História – “laureado” com esse título no tempo recorde de 1 mês! – abriu o Itamaraty para a chuva de gafanhotos do Congresso?

    *

    Continua em:

    >>Serra rói os ossos do Barão do Rio Branco, por Romulus<<

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador