Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

A democracia será vitoriosa, por Ion de Andrade

Por Ion de Andrade

Desde a abertura por Eduardo Cunha do processo de impeachment no ano passado que as forças golpistas se posicionaram como derrotadas no cenário da derrubada do governo eleito. Diz Sun Tzu n’A Arte da Guerra: “Quem ocupa primeiro o campo de operações, esperando o inimigo, é aquele que se garante em posição de força; o que chega depois, lançando-se ao combate, já está enfraquecido.”

Os deputados, naquela altura, por voto secreto, foram, sem gente na rua ou articulação prévia, mais numerosos do que o terço suficiente para barrar o impeachment.

Em dezembro passado considerei que a oposição exposta e cercada pela sociedade civil seria esmagada, os via não somente com poucas chances de vitória, como também com pouca munição, mas subestimei a variável indignidade.

Chefiada por Cunha a oposição lançou-se perante tudo e todos como como uma força macabra, guiada pelo personagem mais identificado com a cobiça e com o dinheiro do Congresso Nacional. Deixou-se com isso impregnar e identificar pelas velhas imagens arquetípicas que, ao longo da história, assimilaram certos exércitos às forças mal. Mamon é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever a cobiça, nem sempre personificado numa entidade ou divindade, significa em hebraico, simplesmente “dinheiro”. Quando personificado representa o mal.

A liderança de Cunha converte, simbolicamente, a derrubada de um governo legitimamente eleito numa espécie de messe satânica para imolar o povo. Essa messe é o coroamento de um rei espúrio que literalmente sai das Sombras para tentar tomar um poder que não é, e nunca foi, seu. Esse rei fraco deve todo o seu poder ao celebrante que, na liturgia que ele mesmo impôs, pretende beber o “sangue dos inocentes”, expresso pela agenda de Sacrifícios a que o rei tutelado deseja submeter a nação, salvando o sacerdote da punição a que está condenado.

Esse é o preço alto demais que a oposição consentiu em pagar para manter vivo o impeachment, pois esse fenômeno dada a pureza arquetípica com que se exprime, não somente não pode ter êxito, como comparecerá perante a história e o inconsciente coletivo precisamente como descrevi no parágrafo anterior. Atentem os deputados evangélicos que, como disse Jesus, não se pode servir a Deus e a mamon ao mesmo tempo.

O povo brasileiro e os seus heróis da democracia estão convocados, nesses dois dias que restam, a derrotar essas forças que têm no poder e no dinheiro os seus ícones. E, como na lenda, salvar a princesa, a única hierdeira legítmia do trono.

A hora é de nos mobilizarmos e participarmos das batalhas que estão postas na agenda da cidadania.

Não sabemos por que o Cosmos nos impôs tal enfrentamento arquetípico. Na lenda isso significa que somos portadores de importantes valores novos o que legitima o nosso sofrimento e nos anima a guerrear.

O encontro histórico do Brasil consigo mesmo é a pauta de hoje. Ela honra os que nela lutarão.

No campo de batalha ecoa o avançar cavalaria. Vamos vencer!

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Noticia de O diario de

    Noticia de O diario de Maringa hoje diz que o PP de Ricardo Barros, permanece ao lado do governo, contra o golpe. È a virada. Vitoria certa amanha.

  2. Oxalá. Estamos todos com o

    Oxalá. Estamos todos com o coração nas mãos, mas teclando nas redes e ocupando as ruas.

    E aconteça o que acontecer domingo, vai ter mais luta ainda a partir de segunda!

  3. Muito bom o artigo. Realmente

    Muito bom o artigo. Realmente as forças do bem acordaram do sono. Essa semana apesar da atitude triste do Janot com seu parecer que mancha uma parte de sua carreira, começaram a defender não o governo e sim a democracia milhões de brasileiros que agem por amor e não com ódio. Vejo muitos setores de nossas classes sociais encarnarem a parte do nosso hino nacional: verás que um filho teu não foge à luta. Essa gente não defende o governo e sim a nossa constituição e nossa democracia. Não se sentem superiores aos demais e nem inferiores, são realmente brasileiros da gema que veste todas as cores…

  4. A roubocracia de poucos quer derrubar a Democracia de milhões

    FORA CUNHA! FORA TEMER! (aliado íntimo de Cunha).

    DENTRO? Só da PRISÃO!

    A Justiça vai (ter que) PEGAR voces. Voces sabem disso!

    Por isso seu desespero para suas “presidências”…

    Ainda que o Brasil tivesse que passar por mais esta vergonha:

    Não vai jeito não!

  5. Qual a diferença entre 1964 e a (tentativa de) golpe de 2016?

    A de 64 foi de militares fardados (com civis por trás), que rasgaram a Constituição.

    A de 2016, de travestis fantasiados de uma Constituição enfeitada por eles.

    Em ambas, o golpe representa a vitória da roubocracia traíra de 5+ séculos.

    Só muda o “jeitinho”.

    1. Não !
      Em 64 foi um golpe civil que contou com algumas tropas do Exército.
      Depois, as Forças Armadas não permitiram que os golpistas assumissem.
      O Exército ficar no poder jamais foi parte do plano de deposição de JANGO. Foi algo não previsto.

      O não reconhecimento deste FATO é que dificulta a decolagem de um projeto de país.
      Porque ambos os lados, tem inimigos em comum. O ponto principal é que…. Há mais de dois lados.

      1. Tenho que concordar com você

        Tenho que concordar com você Athos, porque procuro manter minha memória da história livre de paixões. Na época não percebi isto com tanta clareza, mas algum tempo depois quando o golpista/entreguista Lacerda sumiu, comecei a entender que houve um golpe dentro do golpe.

  6. RESISTÊNCIA POPULAR PELA LEGALIDADE
    RESISTÊNCIA POPULAR PELA LEGALIDADE
    É na adversidade que os oprimidos, os excluídos, os marginalizados, os miseráveis e os fracos se agigantam, se fortalecem, unindos por um ideal maior. Faltava a motivação, uma razão, que agora temos. Antes pensávamos tratar-se de apenas de imbecilizados, de desinformados, ou inocentes úteis. Agora tudo se clareou, a verdade se clareou, ficou transparente – conhecemos quem são os verdadeiros inimigos da pátria, os fascistas. Desde os mais próximos até os mais longínquos. São traidores da pátria, e a esses não cabe complacência, nem piedade. São os piores inimigos, pois afrontam um povo. São aqueles que apoiam o golpe sujo e rasteiro, aviltam o Estado Democrático de Direito, desrespeitam a Constituição Federal e são contra a Democracia conquistada com o sangue derramado e vidas ceifadas nas masmorras da ditadura. Também, perdemos a confiança nas instituições ineficazes e ineficientes, que se acovardou diante dos corruptos, se curvaram vergonhosamente e se tornaram coniventes com o golpe inconstitucional e antidemocrático.
    Mataram o Estado de Democrático de Direito, sem o qual não há ética. Sem ética, a luta está legitimada.
    Lembrando as palavras de Ruy Barbosa de Oliveira, ainda tão atuais: “Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro”.
    Agora a luta será mais dura, mais forte, mais unida, sem dó nem piedade, sem medo e com muita coragem. O peso da resistência será implacável com todos que violaram a Constituição Federal, em todos os recantos do Brasil, nas cidades e nos campos, nas montanhas e nos vales, nos pampas e nos grotões, nas ruas e nas praças. Enganam-se quem avaliar um Brasil dividido. O povo brasileiro não tolera casuísmo, não suporta golpismo, não aceita os traidores da pátria. Independentes das preferências partidárias estarão mais unidos pelo ideal maior, pela legalidade, pela volta ao Estado Democrático de Direito, pelo respeito à Constituição Federal.
    A indignação do povo brasileiro faz eco na famosa frase de Ruy Barbosa de Oliveira: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Mas ante vil afronta não desanimaremos. Jamais esmoreceremos para não desmerecermos.
    Senhores parlamentares, políticos em geral, avaliem suas atitudes, pois o povo não vota em partidos, vota no candidato. E os seus eleitores estão nas suas bases eleitorais regionais distribuídas por todo o país. E está vigilante, acompanhando cada gesto, cada palavra. Cuidado! Poderá significar o fim de suas carreiras políticas.
    O Brasil está escrevendo sua história. Senhores deputados Federais, que personagem vocês serão? O impedimento da Presidenta Dilma Rousseff será um erro estratégico. Será o caos generalizado, com consequências imprevisíveis. Não trará paz. A indignação do povo extrapolou os limites da paciência. Não terá Polícia Federal capaz de conte a revoltar. O povo já está nas ruas e nos quartéis as Forças Armadas estão de prontidão aguardando o comando. Será a Resistência Popular pela Legalidade. Luta sem trégua, sem dó nem piedade até a vitória final. Não haverá pacto, pois com traidores da pátria não se faz acordo. Será feita justiça, num Tribunal Popular da Legalidade, prendendo os golpistas e os traidores, julgando seus atos criminosos e condenando-os. Serão banidos da vida pública.
    “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”. (Almirante Barroso).
    Lutaremos até a vitória final para retorno à legalidade. A Presidenta Dilma Rousseff será conduzida nos braços do seu povo que a elegeu para pacificar o país e voltar a crescer rumo ao futuro promissor que é seu lugar na comunidade internacional, sem os entraves golpistas dos arrogantes, preconceituosos, cínicos e intolerantes inconformados.
    Viva o Brasil. Viva o povo brasileiro.

  7. Um bálsamo para as almas…

    Ion,

    Seu post é um verdadeiro bálsamo para as almas dos justos que estão lendo-o nesta véspera do Dia D!

    Avançar e vencer!

    Depois é o planejamento do governo de emergência e, igualmente, a organização e catalogação de toda essa vasta e imensa força que se manifestou nestes últimos dias em torno de um indispensável canal de comunicação

  8. A hipocrisia na campanha contra a limitação de dados da Internet

    Nassif, peço permissão para publicar esse comentário. Sei que está fora do contexto da matéria, mas acho importante alertar sobre isso.

    ———————————————

    Youtubers e seus seguidores estão numa campanha ferrenha contra a limitação de dados da Internet fixa. Já existe petição com mais de 1 milhão de assinaturas e muitas críticas às operadoras de internet e tevê fechada. Até aí, tudo bem. Porém, estão deixando escapar algo: quem realmente tem interesse em limitar dados na Internet?

    A Anatel já permitia a franquia de dados desde 2014 com várias ressalvas, sendo permitido a interrupção do serviço somente por falta de pagamento. Mas os trolls criticam o PT, dizendo que o partido é responsável pela limitação da Internet. Ora, se o PT é quem se defende pela Internet contra os ataques do PIG, que vantagem teria o partido, Lula ou Dilma em limitar a Internet?

    Ultimamente as operadoras de tevê por assinatura vêm perdendo assinantes. Muitos deles estão migrando para a Netflix ou ficando com os vídeos do YouTube mesmo. Por isso, dizem os youtubers, as operadoras de tevê irão limitar o acesso à Internet baseadas em resolução da Anatel. Porém, o que eles não dizem é que a Globo poderia, muito bem, estar por trás dessa intenção das operadoras.

    O Grupo Globo se orgulha de ter mais de 30 canais na tevê fechada e, inclusive, manda nas operadoras dificultando a entrada de canais concorrentes. Além disso, na tevê aberta, é a Globo que mais perde audiência para a Netflix, YouTube e futebol pela Internet. É compreensível, que o Grupo influencie as operadoras a limitar o acesso a streaming de vídeo pela Internet. Mas não vejo críticas por parte dos youtubers a esse grupo de mídia. Será que é porque muitos deles já apareceram em programas da emissora e, claramente, ganharam mais inscritos com isso?

    Onde estão as críticas à Globo, youtubers? Não é justo deixar que os trolls joguem mais essa nas costas da Dilma e do PT!

  9. beleza de post…

    parabéns, Ion

    realmente é no onde, com quem e no como devemos nos posicionar, que podemos encontrar o caminho mais fácil para a vitória que precisamos, que o Brasil precisa, uma vitória ideal para todos, até para os nossos “inimigos”. Uma vitória para toda a vida. Uma vitória para sempre, não só para nós, muito mais para todos que virão depois de nós.

    saber o que defender para evitar que destruam tudo

    a melhor vitória não é a da política, é a do Brasil

  10. quando os mitos e os

    quando os mitos e os arquétipos simbolizam o fortalecimento de

    nossa luta, significa que ela será prolongada mas justifica

    todos os os sacrif´cios e esforços atuais….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador