Barbosa defende antecipação de eleições para fim da crise

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, comentou nas redes sociais que o Brasil só irá superar a crise com a antecipação de eleições presidenciais para este ano. A defesa foi publicada em postagens no Twitter.
 
Para a declaração, Barbosa mencionou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne 34 grandes economias mundias e recentemente defendeu a medida para a retomada da democracia no Brasil.
 
“OCDE diz o que eu venho dizendo em palestras: só sairemos dessa crise com eleições presidenciais ainda este ano. Disse-o em 22/4 e 12/5”, disse o ex-ministro. Em seguida, publicou outra mensagem argumentando que seria preciso a renúncia, tanto da presidente afastada Dilma Rousseff, quanto do agora interino Michel Temer. 
 
“Para que isso ocorresse, dois ilustres brasileiros teriam que renunciar aos seus interesses pessoais e pensar no país: D Rousseff e M Temer”, completou.
 
O governo do interino é alvo de frequentes críticas. Além da OCDE, Organizações internacionais como a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestaram preocupação com a gestão Temer, denunciada pela presidente Dilma Rousseff como um golpe. Além dos blocos, governos latino-americanos, especialmente do Cone Sul, também se posicionaram com repúdio ao processo de impeachment contra Dilma.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Pq tá vend o golpe ir pelo

      Pq tá vend o golpe ir pelo ralo. Pelo que vi no Twitter, Lewandowski tb, meteu o pé na jaca com medo do golpe melar. Ainda bem que tem lula hoje na Fundição Progresso. O dia tá um lixo.

      Nassif, ontem, sua entrevista com a Dilma tomou conta do Whatsapp a noite toda… é hoje.. É, amanhã?  Deixei a TV ligada na TV Brasil das 17h ( uma das versões, até às 23h qdo tive certeza que não dava mais pra ser. Vai bombar qdo for transmitida.

       

       

  1. Até parece que novas eleições

    Até parece que novas eleições nos irão tirar deste lamaçal político onde nos encontramos.

    E pior, se for só para presidente com este Congresso e Senado continuaremos no lamaçal.

    Precisamos de uma mudança no sistema político e é urgente, mas quem está lá em Brasília nunquinha que irá mudar alguma coisa.

    Quer dizer, estamos em uma encruzilhada de ruas sem saída.  Não vejo como resolver as coisas de maneira digna, em favor do Brasil e de seu povo.

    Quem nos colocou neste lamaçal não está nem ai, quanto mais renunciar.   Talvez a ideia original fosse jogar o Brasil em uam situação limite.

  2. Até parece que novas eleições

    Até parece que novas eleições nos irão tirar deste lamaçal político onde nos encontramos.

    E pior, se for só para presidente com este Congresso e Senado continuaremos no lamaçal.

    Precisamos de uma mudança no sistema político e é urgente, mas quem está lá em Brasília nunquinha que irá mudar alguma coisa.

    Quer dizer, estamos em uma encruzilhada de ruas sem saída.  Não vejo como resolver as coisas de maneira digna, em favor do Brasil e de seu povo.

    Quem nos colocou neste lamaçal não está nem ai, quanto mais renunciar.   Talvez a ideia original fosse jogar o Brasil em uam situação limite.

  3. Barbosa, fique quieto!!

    Barbosão, você já fez o trabalho sujo, recebeu por isso, aposentou e mora em Miami. Nada contra aposentar e morar em Miami. Mas fique quieto. Não escreva asneiras. Use seus dedos para tarefas mais… mais… digamos, nobres. 

  4. Não há outra saída

    Não adianta esbravejar ou espernear, não há outra saída, as pontes foram todas queimadas, não há mais retorno. Independentemente de quem esteja propondo, no caso o JB, por quem tenho o mesmo apreço que dedico a uma barata cascuda, a única saída para consertar o estrago são sim eleições diretas gerais. Duro vai ser convencer o Congresso, 

  5. os 15 minutos da fama se foram joaca…

    Dominio do fato, ampla literatura, depois de demonstrar nada entender de Direito que ministrar lições politicas.

    Joaquim do céu você foi o papel higiênico da casa grande na ap470, não se usa duas vezes este produto sujo, entenda ou desenhando os tico/teco acordam.

     

  6. Nassif;
    É um absurdo que um

    Nassif;

    É um absurdo que um ex-ministro do “supremo”, que deveria ter no sangue a defesa da constituição e da democracia, fique propondo soluções politiqueiras e  golpistas.

    Este desqualificado quando viu que todas as maracutaias jurídicas  que praticou viria a luz, simplesmente RENUNCIOU e tirou o dele da reta, se bem que ele adora deixar o dele na reta.

    E agora dando uma de conciliador apregoa a renuncia da Dilma, pelo bem da nação como  prova de desapego. 

    Além de absoluta falta do saber jurídico, falta de equlíbri e de vergonha na cara, este verme não tem consciência democratica.

    Dilma não vai renunciar, pois nada teme e nada deve. Não vai renunciar pois desta forma defende a democracia.

    Este senhor que vive agora dando seus pitacos aqui e ali, sobrevive com a fantástica aposentadoria paga por nós povo brasileiro. Está ressentido pois o moro roubou seu lugar como musa da justiça.

    Cai fora de cena o infeliz.

    Genaro

     

     

  7. As eleições ocorreram em 2014, Dilma venceu. <---- ponto final

    As eleições ocorreram em 2014, Dilma venceu. <—- ponto final

    E tem que reassumir.

    Simples assim.

    Qualquer antecipação do calendário eleitoral só poderia – assunto a discutir –  fazer algum sentido, se forem eleições gerais, para TODOS os cargos legislativos e executivos, de modo a propiciar a renovação das representações parlamentares, das esferas de poder, de preferência com uma prévia e profunda reforma política, retirando poder da canalha fisiologista, das bancadas representativas de lobbies (tipo bbb), decretando o fim sumário das legendas de aluguel e ampliando a autonomia dos governos frente a interesses privados.

    O resto é golpe e maquiagem vagabunda, que é o que pretendem.

  8. O primeiro peão do golpe

    O primeiro peão do golpe volta ao jogo pra tentar lava o golpe. Saí fora, JB.

     

    Nassif, é verdade que Lewandowski decidiu que quem vai determinar o przo que a defesa vai ter é o Anastasia? Tipo assim, daqui pra frente os prazos na Justiça não existem mais. fica a critério do juiz de plantão decidir de dá mais ou menos. No cado do Impeachment, os senadores funcionam como julgadores.

  9. Crise

    Em primeiro lugar acho que Vossa Excelência não tem moral para dizer o que devemos fazer depois da sua péssima conduta no “mensalão”.Em segundo lugar o que deveria ser trocado é o Congresso, que está superlotado de Deputados e Senadores corruptos.

  10. Barbosa devia recolher-se ao

    Barbosa devia recolher-se ao  justo anonimato. Foi o precursor do golpe. A falácia do domínio do fato foi o mote para  que  a carnificina desenfreada começasse.  Agora, busca   espaço e holofotes supondo  resgatar aquela popularidade que julgava ter e que nada mais era do que a instrumentalização do golpismo que se formava.Tão vaidoso e míope ,que não percebeu nem enxergou que não passou de marionete ocasional e ,agora, seus  serviços foram dispensados.

  11. Esse crise vai passar quando

    Esse crise vai passar quando a presidente Dilma Rousseff voltar à presidência e cumprir o seu mandato – conquistado democraticamente nas urnas, no voto – até 2018. O resto é mimimi de perdedor e golpista. Que esperem até 2018 e tentem a sorte novamente no voto.

  12. Ativismo

    Considerando que o JB foi ator principal de um dos capítulos da trama, seu ativismo em defesa das eleições imediatas só pode se explicar por um possível interesse em se candidatar. Se não for isso, seria uma atitude de madalena arrependida, que a mim jamais comoverá.

    1. Pretendia postar exatamente a

      Pretendia postar exatamente a mesma coisa, você já o fez . Quem  não conhece JB que o compre, eu passo, e acredito que você também.

  13. O golpe não está entregando o suficiente para aplacar a ira

    Querem reformar o golpe, pois o que ele está entregando não está satisfazendo os que o financiaram e promoveram.

    A relação custo X benefício não está sendo satisfatória nem na quantidade açambarcada, nem na velocidade do açambarcamento das riquezas do povo e do Brasil.

    Agentes já aposentados estão tendo de retornar a ativa par tentar reverter o que nunca foi, patético.

  14. Renúncia

    Os idiotas que promoveram e bancaram o golpe não conseguem encontrar outra alternativa para ele funcionar, senão com a renúncia da dona Dilma.

    Dona Dilma, não renuncie, deixe estes boçais apodrecerem em si mesmos.

  15. Eu candidato

    É lógico que ele defenda convocação para eleição.

    Desde que ele seja candidato.

    Para acabar com crise, essa não é a solução, porque seria mais uma manobra para estuprar a Constituição.

    Mas o estupro, começou lá atrás com a AP 470 da qual ele foi a figurinha carimbada que promoveu o maior escândalo em julgamentos políticos e que ficarão marcados para o resto da história, e ele como o algoz estuprador da CF.

    Idi Amin, aqui não é Uganda.

    Se bem que está chegando próximo.

    E o senhor é um dos responsáveis.

  16. O capitão do mato

    quer novas eleições para que ele possa aparecer, pois o mesmo foi esquecido pelo PIG. O capitão do mato ajudou muito nesse golpe e o PIG já esqueceu. O que era de se esperar.

      

  17. É o óbvio

    Esse grupo político que ganhou as eleições de 2014 não tem mais legitmidade nenhuma depois de tudo que veio à tona.

    O plano B desse grupo político não funcionou, agora querem tentar um plano C com a volta de Dilma sem aqueles que ganharam as eleições juntos com ela.

    O povo não vai aceitar mais acordos da elite política.

    E se pretendemos coninuar nesse presidencialismo pluripartidário a primeira reforma eleitoral tem que ser um enrigecimento de coligações partiárias. Coligações partidárias não podem exister apenas no tempo das eleições, quem se elegeu junto tem que governar junto. Se houver quebra de confiança entres os entes coligados, que se proceda a novas eleições.

    Brasileiros pensam que democracia e eleições são como um jogo de poker,  the winner takes it all, não importanto os blefes e os truques, e democracia não é isso.

     

  18. Vade retro, Babora! Quem ñ te conhece que te compre! Eu conheço!

    PMDB/PSDB são ‘a’ ameaça à democracia? Pense de novo, por Romulus                   

    ROMULUS                               DOM, 08/05/2016 – 07:53

    Por Romulus

    PMDB/PSDB são ‘a’ ameaça à democracia? Pense de novo

    * * *

    Li o post “Joaquim Barbosa, pelo Twitter, se posiciona quanto ao impeachment e ao STF” aqui no GGN.

    Leiam vocês também antes das considerações a seguir.

    Termina com a seguinte reprodução de tweets de Barbosa:

    “Minha posição encontra-se nas entrelinhas da intervenção feita há pouco pela ótima senadora Simone Tebet. O que disse ela? Ela “abriu o verbo” contra o deputado Eduardo Cunha, por tê-la privado de poder discutir a integralidade das acusações feitas à Presidente da República”. E diz pensar que a discussão está fora de foco, deslocada, desde o início. “E isso foi proposital”.

    * * *

    Menos, Batman, menos…

    Entrelinhas?

    Você é mais transparente do que pensa. Ou gostaria.

    Para quem ouviu a senadora Simone Tebet nesta semana e na semana passada, a posição de Joaquim Barbosa não é mistério nenhum.

    Registrei em artigo aqui no GGN e na minha cobertura das sessões no Twitter o bom desempenho de Simone Tebet. Disse que era disparado a melhor da bancada do golpe. Mas ainda assim golpista.

    E assim continua sendo Joaquim Barbosa.

    A posição dele, igual à de Tebet e de muitos senadores de quem ele em sua arrogância desdenha, é o “impeachment pelo conjunto da obra”.

    Conhecendo seu messianismo, bonapartismo e arrogância, ele queria uma catarse ainda maior que a atual. Com a política – que ela despreza – sendo “passada a limpo” pelos seus “libre penseurs” (sic) iluminados e castos, que ele tanto incensa nos tuites.

    >>> Nota: como é chique falar “libre penseurs” (sic) em vez de livre pensador, não é mesmo?

    Barbosa – se não por mais nada, sua passagem na Sorbonne já valeu pelo seus “name droppings” (só uso a expressão original em inglês porque não há equivalente em português, sendo uma tradução livre “desfilar proposital de grandes nomes com quem se busca mostrar intimidade”) e galicismos.

    Não há maneira mais eficiente de se destacar do mais vil populacho e ser aceito pela “gente diferenciada” do que isso, não é mesmo?

    Aliás, uma dica, Barbosa:

    Da próxima vez, para evitar que o pedantismo fique tão exposto, certifique-se de usar a grafia correta da expressão chique que “casualmente soltar”. Faltaram concordância e hífen. O correto é “libres-penseurs”. Fica a dica. <<<

    Entre esses grandes pensadores da nacionalidade certamente estaria Joaquim Barbosa, é lógico!

    Expurgariam o “horror” que existe hoje e com canetadas “corajosas” e destemidas criariam uma aurora de redenção, dignidade e prosperidade. O passado morreria imediatamente com a luz emanada por essa nova aurora.

    Seria um experimento novo.

    Nunca tentado antes na humanidade.

    Certamente em nada lembra a fogueira das vaidades de Savonarola na corrupta Florença dos Medici.

    Aliás, vale lembrar que o experimento em Florença acabou super bem, não é mesmo?

    Os Medici não voltaram triunfais à cidade após seu enforcamento, não é?

    E a obra “O Príncipe” de Maquiavel não foi escrito na cadeia pelo mesmo e ofertado a Medici como pedido de perdão pelo pai bastardo da Ciência Política ocidental ter aderido à insurgência.

    Tudo isso foram devaneios meus imaginando uma realidade alternativa.

    Certo está o Batman! Digo, Barbosa…

    * * *

    (Muitas) notas:

    – Engana-se quem na esquerda e/ou na defesa da legalidade difunde os posicionamentos desse senhor como “contra ‘O’ Golpe”.

    – Ele é contra ESSE golpe. Ele queria um muito maior. Uma reinvenção da República, sem a política, essa coisa menor e suja.

    – Impressiona que ele não mudou nada desde o tempo em que saiu do STF até aqui. É o mesmo.

    – Impressiona como alguém tão viajado, estudado e com tanta vivência seja tão ignorante em matéria de ciência política, sociologia, psicologia social e mesmo História.

    – Impressiona a idealização que faz dos EUA e de sua História institucional – a oficial, evidentemente.

    Ignorância ou malícia?

    Aliás, desse mal padecem também outros ex-colegas seus.

    – Espero que continue em seu caminho rumo ao esquecimento o mais breve possível. Pelo que vai acima vê-se que seria a mais séria ameaça à democracia dessa geração da vida pública. Fora Bolsonaros e congêneres. Mas no mesmo nível de Barbosa está Sergio Moro.

    – Aliás, Moro é muito mais perigoso.

    Por quê?

    Porque é branco e jovem, ora.

    Muito mais palatável ao Brasil da Casa Grande e Senzala.

    Seu único senão para a “gente diferenciada” é o provinciano sotaque da Maringá, casado com a sua oratória sofrível.

    Nada que não se possa trabalhar, não é mesmo?

    – Resta notar o quão “corajosos” são os tweets de Barbosa. Tão “corajosos” quanto a decisão de Teori?

    Corajoso não foi ele quando teve a caneta na mão.

    Em vez de propor essa sua fogueira das vaidades, contentou-se em tentar destruir apenas o PT e a fazer o jogo da Casa Grande.

    Que corajoso!

    Nada a ver com Sergio Moro… opa! ¬¬

    – Ao final, registro que, apesar de ter estudado na Faculdade em que Barbosa lecionava, não fui seu aluno. Tenho conhecidos que o foram. Quem vem da UERJ daquela época certamente ouviu relatos sobre uma suposta maneira imperial de agir e sobre como supostamente (des)tratava seus alunos.

    Boatos maldosos, sem sombra de dúvida.

    * * *

    Pobre Brasil!

  19. JB

    quer ser o início e o fim do golpe.

    Ao que parece acha que havendo “eleição” antecipada será candidato e vencerá. Não porque ele finge não saber que jamais se elegerá, pois a coxinhada golpista fará campanha contra ele por puro preconceito racial, e os esquerdistas por questões óbvias!

  20. Enquanto houver golpistas no país, o Brasil não vai ter sossego.

    Ou vive-se em uma ditadura, para eles possam roubar a vontade.

    Ou na Democracia, eles viveram dando golpes e mais golpes.

    A mídia do país é golpista; seja com Dilma, seja com Marina, ou seja com Lula.

    Quem entrar no poder eles tentarão dar o golpe. Eles não aceitam a democracia.

    Os golpistas são: a mídia, os políticos corruptos, e o poder judiciário. Correndo por fora bancos e políticos americanos.

    Não teremos paz; o que eles pretendem é prender o Lula é assim irem para as eleições.

    Mas o Ciro Gomes poderá ganhar as eleições.

    Então eles vão perseguir o Ciro desde agora. Eles não aceitam democracia.

    O Lula foi o único que conseguiu governar 8 anos, e ainda emplacou mais 4 de Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador