Base agora vê cenário positivo em desmembrar denúncia de Temer

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Jornal GGN – Além da estratégia de utilizar os argumentos levantados na CPMI da JBS para engavetar a segunda denúncia por obstrução à Justiça e organização criminosa, o presidente Michel Temer e sua cúpula alvo, entre eles os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) agora estudam dissolver a peça.
O objetivo é desmembrar a segunda denúncia que foi remetida à Câmara dos Deputados, diluindo e prolongando, assim, o andamento das sessÕes. Inicialmente, a ideia havia sido negada pelo Planalto, considerando que quanto mais tempo a peça permanecesse sem resolução final, pior para a imagem do presidente.

Entretanto, a visão dos parlamentares aliados e do mandatário agora é que argumentos contrários à denúncia sejam “comprovados” gradualmente, abafando a repercussão negativa e possibilitando uma votação dos deputados que negue enviar o caso ao Supremo Tribunal Federal.
A alegação para separar os casos é de que em uma mesma peça não pode ser colocada ministro com o presidente da República. “Se houver condição regimental de separar, sou a favor”, disse o vice-líder do PMDB, Carlos Marun (MS). “Será que todos praticaram a mesma conduta?”, questionou o aliado de Temer na CCJ, deputado Fausto Pinato (PP-SP).
O presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), afirmou ainda que está elaborando um “estudo com a assessoria da CCJ” sobre a denúncia enviada à Câmara.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • O PT E A DILMA DESTRUÍRAM O BRASIL

    Apanharam calados, como cachorros sarnentos, geraram ódio na população, não denunciaram o golpe de estado que estava no novo programa de governo (não no impeachment)...

    O PT é uma vergonha! Permitiu tudo isso, sem convocar a CADEIA NACIONAL DE RÁDIO E TV, deixando que 97% de nosso povo soubesse apenas o que a globo contou. Por isso as pessoas perderam suas referências políticas, e não sabem o que fazer...

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

6 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

6 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

6 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

7 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

8 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

8 horas ago