“Beto Richa não tem mais condições de governar”, diz Requião

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Webster Franklin

do Brasil 247

“Beto Richa não tem mais condições de governar”

Em entrevista ao 247, o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que acompanhou, da Assembleia Legislativa, o massacre promovido pela Polícia Militar do Paraná contra os professores, que deixou cerca de 200 feridos, afirma que o governador tucano Beto Richa perdeu as condições de governabilidade; “o clima é de indignação absoluta e de revolta no Paraná”, afirma Requião; segundo o senador, Richa só se mantém no cargo graças ao apoio da imprensa paranaense e nacional; “como é que chamam de isso de confronto? era um elefante contra uma formiga”; Requião diz ainda que o Paraná foi tomado por uma “quadrilha”, que elevou repasses das empresas estatais para acionistas privados, enquanto assalta os professores.

29 de Abril de 2015 às 21:18

Paraná 247 – O senador Roberto Requião (PMDB-PR), que acompanhou, de dentro da Assembleia Legislativa, a repressão promovida pela Polícia Militar do governador Beto Richa, do PSDB, contra os professores estaduais, descreveu, ao 247, o que presenciou.

– Foi um massacre. Uma violência absurda contra idosos, mulheres, jovens… Aqui, em Curitiba, o sentimento é de indignação, perplexidade e revolta.

Requião foi à Assembleia, acompanhado da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Ambos tentaram convencer os parlamentares a não votar o pacote fiscal de Richa, que confisca R$ 2 bilhões da previdência dos servidores para tapar rombos no orçamento.

– Esse parlamento envergonhou o Paraná. Todos se venderam ao Beto. Votaram em troca de emendas e de pequenas benesses em suas localidades.

Segundo Requião, embora Richa tenha conseguido aprovar o pacote, ele perdeu as condições morais de permanecer no cargo.

– Não tem a menor condição de governar. Antes desse massacre, a rejeição dele já era de 80%. Agora, vai bater no teto.

O senador diz que Richa só se mantém no cargo graças ao apoio quase absoluto da imprensa paranaense, que se replica também em veículos nacionais.

– Como é que chamam de confronto um massacre que deixa 200 feridos? Era um elefante contra uma formiga.

O parlamentar diz, ainda, que o Paraná foi tomado por uma “quadrilha”.

– O Beto elevou a distribuição de dividendos das estatais, como Copel e Sanepar, para os sócios privados e esmagou os professores. 

O que fazer diante desse quadro?

Segundo ele, agora os parlamentares pedirão um posicionamento do Ministério da Previdência sobre o confisco de R$ 2 bilhões dos fundos dos servidores.

Requião avalia que, depois do massacre deste 29 de abril, os professores dificilmente retomarão as aulas no Paraná.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Me digam onde foi que o PSDB

    Me digam onde foi que o PSDB governou e uma quadrilha não tomou conta do estado?

    Vivemos isto aqui no Espírito Santo. Naquela triste época, o crime organizado chegou a praticar assassinato de juiz que o investigava.

    Pelo menos fomos um pouco menos burros e os colocamos para fora na primeira oportunidade.

  2. CARLOS ALBERTO RICHA não BETO RICHA.

    Se o senhor governador do Paraná fosse meu amigo ou conhecido o chamaria de BETO, porém o seu nome é CARLOS ALBERTO RICHA e como graças ao bom Deus ele não faz parte da minha convivência ele é CARLOS ALBERTO  e não BETO.

    1. A propósito, se não fosse o

      A propósito, se não fosse o marketing – e brand ou nome do produto tem tudo a ver com marketing -, se o eleitores se pautassem pelas orientações do candidato quando move a máquina pública, jamais Carlos Alberto Richa ou Aécio Neves da Cunha estariam eleitos.

  3. Quem manda são os donos da Globo!

     

    “Beto Richa não tem mais condições de governar”, diz Requião

    Isto só acontecerá quando a dona do mundo, a Globo, e seus proprietários, os irmãos Marinho, quiserem! Como eles adoram uma ditadura que, por sinal, os deixou bilinonários, isso jamais acontecerá. É mais fácil os irmãos Marinho transformarem o Brasil novamente em uma ditadura. Aliás, São Paulo é uma ditadura há muitos anos e tem todo apoio da Globo e do restante mídia.

     

     

     

     

     

    e

     

  4. Típico dos psdebistas! Não

    Típico dos psdebistas! Não governam, a imprensa governa para eles. Por isso digo e reafirmo: esse partido está tentando acabar com o único partido que representa os trabalhadores, mas vai morrer com o próprio veneno. Só a imprensa golpistas e corruptora, os matém respirando. Se assim nõa fosse, estariam já pobres e esquecidos. Enlouquecidos pelos cofres públicos, além de perder no âmbito federal, não consiguirão se reeeleger no paraná de sp e sp. São péssimos administradores públicos, mas doidos pelos cofres dessa nação. Todos os governos do psdb não passaram de fiascos, roubos, violência, mentiras e conchavos com a máfia midiática propineira e golpista.

    1. Eu não entendo esses tucanos.

      Eu não entendo esses tucanos. Dizem serem intelectuais, estudaram nas melhores escolas, têm o apoio incondicional da mídia e do judiciário (claro, enquanto a grana rolar), os ricos os apoiam, a classe média também. Dão-lhes todas as condição para fazer um governo tranquilo. 

      Mas, não. Só fazem merda, uma atrás da outra. Parecem aqueles filhinhos de papai (de fato, vários são mesmo) que ao virarem adultos só dão dor de cabeça para os pais.

  5. ênfase

    Eu acho muito importante dar visibilidade e voz aos dezesete (17) policiais presos por se recusar a cumprir a ordem de “descer a borracha” nos professores.

     

  6. Pode não ter condições, mas

    Pode não ter condições, mas nem por isso deve sofrer impeachment. Foi eleito com a maioria dos votos, então paciência

    1. Desculpe, Madruga, mas em

      Desculpe, Madruga, mas em primeiro lugar um candidato só se elege se for com maioria. Além disso, impeachment só se aplica a quem foi eleito. O que pode dificultar um impeachment é que Richa mantém base de apoio na Assembléia Legislativa do Paraná e o apoio de uma parte da mídia. justo a parte mais endinheirada e com mais representantes do privatismo infiltrados nos assuntos públicos.

      1. Entendo que ele tem todo o

        Entendo que ele tem todo o poder no Paraná em suas mãos, ao contrário da Dilma (a quem também não defendo o impeachment de maneira nenhuma). Mas o problema está nessas declarações de candidatos derrotados (vide Aécio) que quem venceu “não tem condição de governar mais”. Se for assim, vamos reciclar todo mundo eleito a todo instante, porque erros tem sido a atitude mais comum de todos governantes. Que esse Beto Richo é vigarista não há dúvida, mas o desejo popular tem que prevalecer. Cabe a oposição dele apresentar idéias para 2018 e vencer no voto.

      2. Cabe ao presidente da

        Cabe ao presidente da Assembleia Legislativa encaminhar o pedido de impeachment ao plenário. Mas o atual presidente é do PSDB e totalmente conivente com o governador. Então, fora de cogitação.

  7. Como é que funciona esta

    Como é que funciona esta retirada de 2bi dos fundos dos servidores, como é reposto este valor vai um papagaio para o governo  federal cobrir lá na frente , ou some feito água da Cantareira ? Os aposentados publicos não recebem, ou aumentam os impostos lá na frente, para pagar o rombo alguem sabe ?

  8. Que “estrago” que o PIG fez

    Que “estrago” que o PIG fez no país.

    Principalmente em SP e PR

    Acredito que em 2018 o PSDB caminha para extinção, ou se quiser sobreviver para fusão com outro partido.

    Mesmo com o apoio do PIG não dá mais para segurar, é muita merda para um partido só.

    1. Como em 1984

      E o interessante é que as pessoas – muitas – não conseguem mais entender o que estão vivendo. Porque vêem e lêem o que a imprensa edita e acreditam nesse bombardeio diario, porém, no cotiadiano delas, eles vêem que as coisas são diferentes. E ai, ficam naquele discurso de que são todos iguais, ninguém presta e votam em tipos como Beto Richa, protegido da imprensa, com uma baita comunicação, paga pelo dinheiro publico. Ha muito tempo estamos vivendo o que George Orwell previu. Um totalitarismo, mas dessa feita, não politico, mas proveniente dos meios de comunicação.

  9. são paulo está a vinte anos governado por uma quadrilha parecida

    até as penas são da mesma cor e não só nunca cogitaram nenhuma responsabilização pelos absurdos cometidos por essa turma aqui, mas ainda por cima, o chefe da quadrilha paulista é tido como forte candidato a presidente. Realmente, acabar com a educação na pátria educadora tem funcionado, só um povo muito desinformado pode continuar votando nessa turma. E dá-lhe cacete nos professores.

  10. Lugar de gente violênta é na

    Lugar de gente violênta é na cadeia.

    Os mandantes da ação contra os professores precisam entrar em reabilitação social, pois não teem condições de viver em sociedade.

    Cadeia para este playboy de curitiba

  11. Impressão bizarra

    Tenho uma impressão bizarra: alguns (muitos?) dos que apanharam ontem votaram a favor da reeleição do governador do PR.

    O mesmo acontece em SP. Sei de muitos professores que votaram a favor da reeleição do governador e agora estão sem reajuste salarial, sem emprego (os da categoria “o”) e sem perspectiva de negociação sobre as suas condiçoes de trabalho.

    A campanha midiática que apresenta a disputa política como “luta do bem contra o mal” está obstriuindo o debate mais qualificado sobre os destinos do país e direitos do cidadão.

    1. Meu caro, o professorado
      Meu caro, o professorado paranaense votou em peso no Senador Roberto Requião na última eleição. A gestão do seu irmão Maurício Requião na Secretaria de Educação foi muito boa, basta ver os índices da educação básica da época (Idbe), onde colocava o Paraná com a melhor educação básica do Brasil.

      1. Neste caso

        Neste caso, a minha impressão estava incorreta. Eu deveria ter terminado a frase com um ponto de intrerrogação e usado “Isso” no lugar de “O mesmo” na frase sobre os professsores de SP.

        De qualquer maneira, os manifestantes não deveriam ter sido tratados com viloência.

  12. Isso é problema do Povo do
    Isso é problema do Povo do Paraná.
    Tem.minha solidariedade e só, se virem.
    Não elegeram o Governador? Esse é o SEU governo.

    Dito isso, só vão conseguir derrubar o Governador na base da violência.
    Violência tem sua função e neste caso é o único remédio.
    Vai para a rua e quebre tudo.
    Ou ….mais 4 anos e SEM reclamar.

    1. Incompetente para mim foi

      Incompetente para mim foi Jango!

      Violência é a maior força de transformação social e não deve ser desprezada!

      É feia, moralmente errada, mas funciona!

  13. Em situação que tal,

    A “negociação” ACABOU!

    Ou o governador sai, ou os professores não voltam às aulas!

    Se voltarem, merecem apanhar mais!

  14. O mal que o pig causa

     

    também tenho a impressão que muitos dos que panharam, foram despedidos, etc, votaram no richa. Este é o grande mal que o pig causa. Só mesmo uma imprensa muito cretina e bandida protege e até elege um personagem como este. Tanto elogiam, indevidamente, e atacam ao outro que até elegem estes bandidos. Certamente ele compra assinaturas do pig.

    Hoje a rádio grarani de bh se despede dos diáros associados; foi vendida a uma igreja. Estes bandidos do  pig fazem suas besteiras, conseguem o apoio incompreensivel dos jornalistas que agora são mandados embora e nós ainda lamentamos que fiquem sem empregos. 

    Pig, seus jonalistas miquinhos e vassalos e governos que os compram com dinheiro fácil que tiram dos funcionários é o que pinta por ai. governos que compram ssinaturas da revistinha do esgoto e dos jornais bandidos.

    Um exemplo triste: o estado de minas à porta da quebradeira, contava com o psdb e não veio, nem cita na sua verdão eletonica a violência do governo do paraná. Jornalista, anti petistas na veia, quase na rua e puxando o saco do patrão. quem lê o jornal e. m. acha que os jornalistas frequentam o automóvel club.

    Que parana, hein!?

    1. Os Diários Associados não se

      Os Diários Associados não se aguentam até o fim do mandato de Pimentel, caso esse não dê uma de Dilma e corte as verbas de publicidade do PIG, ou ao menos reduza ao tamanho necessário. Eles têm esse jornaleco cada dia mais fino e com menos exemplares. Assinante, só se for com mais de 60 anos. A tv Alterosa sem publicidade do estado não consegue se manter. O “portal” UAI é um fiasco de audiência e só tem colagens de notícias do Uol e vive desatualizado. 

  15. Ai tem uma explicação

    Ai tem uma explicação  publicada no El Pais.

     

    O projeto de lei em votação na Assembleia Legislativa foi encaminhado pelo Executivo para alterar a previdência estadual. Pela proposta do Governo, mais de 33.000 beneficiários acima dos 73 anos de idade serão transferidos do fundo financeiro, bancado pelo Estado, para o previdenciário, composto por verbas dos contribuintes. A mudança na origem do custeio representaria uma economia de 125 milhões de reais por mês aos combalidos cofres do estado, segundo estimativas de especialistas.

    A manobra do Governo visa minorar a crise financeira que assola o Estado. Por isso, vem tentando mudar a forma de custear a ParanaPrevidência, um regime próprio da previdência social dos servidores públicos do Paraná, composta por três fundos: o militar, o financeiro e o previdenciário.

    A posição de servidores e do APP, sindicato que representa os profissionais da educação pública, alegam, porém, que a mudança comprometeria a saúde financeira da ParanáPrevidência, e que, no longo prazo, a instituição acabará com saldo devedor maior do que a receber.

    O governo rebate dizendo que o fundo previdenciário está capitalizado em 8,5 bilhões de reais em investimentos e que o projeto determina ainda aporte de 1 bilhão de reais a partir de 2021, prevendo repasse ao Estado de royalties provenientes da Usina de Itaipu, o que garantiria a solvência do sistema por pelo menos 29 anos.

  16. Eu não tenho um pingo de pena

    Eu não tenho um pingo de pena da maioria !!! Tenho pena de um ou outro que não votou no governador para a reeleição. A maior parte votou por isso mesmo !!! 

    PSDB não é o bom ? O governador não se reelegeu EM PRIMEIRO TURNO ?? O senador do governador não se elegeu com 77 % dos votos !!!!

    Parabéns ao povo do Paraná que não se curvou aos petralhas !!! E tome-lhe porrada na cabeça !!!! 

  17. Aproveitando que estamos

    Aproveitando que estamos falando da gang, e o carecão que o Moro libertou? Onde que tá? Eu procuraria no cemitério de Cláudio.

  18. Como não tem condições de

    Como não tem condições de governar? Se tem a Assembléia na mão, a imprensa a favor e boa parte da população monstruosamente vibrando de alegria por terem massacrado aquele pessoal de camisa e bandeira vermelha, como não tem condições de governar?

    Os tucanos são inimputáveis.

  19. Petistas acordaram bem

    Petistas acordaram bem felizes hoje!! Foi mesmo uma grande vitória do petismo. Parabéns! O idiota do Richa caiu como um patinho, ao contrário do Alckmin, que não “desceu borracha” nos calmos manifestantes que tentaram “visitar” a secretaria de Educação.

  20. Mas isso a gente, ou melhor,

    Mas isso a gente, ou melhor, eu já sabia desde o primeiro mandato!! Eu, pelo menos, levarei para o túmulo e para a eternidade a alegria incomensurável de JAMAIS ter votado em sequer um único candidato desta quadrilha. Ops, partido!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador