Brasil é o próximo grande risco de COVID-19? Veja infográfico

Brasil tem o segundo maior número de mortes per capita da região, ficando atrás apenas do Equador

Jornal GGN – Depois das histórias de horror vindas do Equador, onde mortos por coronavírus ficaram dias aguardando remoção nas ruas, a questão agora é que outros países da América do Sul correm o risco de serem esmagados pela pandemia.

Um levantamento do site The Essential, divulgado no último dia 9, mostra que o Brasil tem o segundo maior número de mortes per capita, que é considerada a métrica mais confiável para fazer comparações entre países até agora.

O País sob Jair Bolsonaro, que resiste à extensão das medidas de isolamento social em nome da economia, registra a curva mais acentuada da região, o que significa que a velocidade da disseminação do coronavírus também é a mais alta do subcontinente.

Hoje com mais de mil mortes e 20 mil casos oficialmente confirmados de COVID-19, Brasil tem a maior população do continente (210 milhões), sendo assim “fácil de ver como o crescimento exponencial pode rapidamente transformar o País em uma tragédia semelhante à da Europa Ocidental”, anotou o portal.

As “favelas densas e superlotadas também levantaram preocupações sobre a possibilidade de uma rápida disseminação entre os mais pobres do país, uma ocorrência relativamente nova, dado que a China ou a Europa (os centros originais da pandemia) não precisam lidar com esses problemas da mesma maneira escala”, frisou.

The Essencital ressaltou que apesar de Bolsonaro, a maioria dos governadores pediu que os cidadãos fiquem em casa. “Isso ocorreu comparativamente mais cedo no ciclo do que na Itália, Espanha ou EUA, cujo contágio em massa começou pelo menos um mês antes e provavelmente resultou no Brasil tendo uma curva mais plana do que os europeus há um mês, como mostra o infográfico.”

Para o portal, é preciso considerar que “os sistemas de saúde, saneamento e economias da América Latina são muito mais fracos do que os do primeiro mundo” e, por isso, ninguém sabe ao certo como as curvas continuarão a evoluir no Brasil e vizinhos.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se os cálculos estiverem corretos e, pior, as subnotificações forem, mesmo, da envergadura que está sendo denunciada por tantos experts, nosso país – de merrecas – enfrentará morticínio generalizado diante da lira-terror bolsonarista-olavística. Não se salvarão as pessoas, nem a economia. Por obra e desgraça dos desgraçados de sempre.

  2. procurei o portal “The Essential” citado na matéria “Brasil é o próximo grande risco de COVID-19?”, nada encontrei.
    poderiam me enviar o endereço?
    obrigado

  3. E há um louco assassino (des)governando o país…e há um ministro do STF que proibiu o louco de descumprir medidas de isolamento criadas por decretos de governadores mas, pasmem esse mesmo ministro parece fingir que não sabe que o louco está descumprindo sua Liminar fisicamente, de corpo presente causando aglomerações e ajudando a espalhar o virus e o tal ministro nada faz para mandar prender o louco…..e há covardes no comando de várias instituições com poder de barrar as atitudes insanas do louco e esses covardes nada fazem……..e há idiotas apoiadores do louco fazendo de tudo para espalharem o virus por aí e as polícias nada fazem para por esses idiotas em seus lugares, trancados em suas casas eis que talvez muitos policiais també, estejam no bando de idiotas que aoiam o louco……e o tal louco já teria dito ao governandor de goiás que todos deveríamos ser infectados para que, os que escaparmos da morte fiquemos imunes graças aos anticorpos naturais que ganharíamos……..e há esse louco falando e falando e falando e falando para convencer muita gente a descumprir medidas de isolamento e o tal ministro não manda prender o louco antes que seja tarde demais…………E DAÍ, SE OUTRO LOUCO RESOLVER DESCARREGAR UM 38 NA CABEÇA DO LOUCO, AÍ VAO COITADIZAR O LOUCO QUE NA VERDADE É UM ASSASSINO……E NENHUMA AUTORIDADE FAZ MERDA NENHUMA PARA DETER ESSE LOUCO….NEM MESMO OS GENERAIS QUE ESTARIAM TUTELANDO O LOUCO ASSASSINO…….ESSE MALDITO TEM QUE SER PRESO SOZINHO COM A BOCA COSTURADA OU ELIMINADO, MAS VÃO ESPERAR O PAÍS CHEGAR AO PRIMEIRO LUGAR EM MORTES PARA SE TOCAREM QUE O LOUCO ESTÁ CAUSANDO ISSO TUDO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador