Buscando a derrocada de investigações, Aécio se encontra com Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
 
Jornal GGN – O presidente Michel Temer não viu limitações na recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Aécio Neves (PSDB-RJ) réu da Lava Jato para marcar um encontro com o senador nesta semana.
 
Na semana passada, a unanimidade dos ministros Primeira Turma do Supremo transformou o parlamentar tucano em réu pela acusação de receber R$ 2 milhões da JBS de propina, além de outras acusações dos executivos do grupo J&F.
 
Mas as manchetes da imprensa que seguiram após a decisão pode ter aberto as munições para a defesa de Aécio questionar a credibilidade das informações delatadas pelo dono do grupo, Joesley Batista, seja junto à opinião pública, ou até mesmo na Justiça.
 
Conforme o GGN divulgou na última sexta, um anexo da delação de Joesley foi explorado pelo jornal Folha de S.Paulo. Relacionado a pagamentos pelo empresário à Rádio Arco Íris, da família de Aécio, que supostamente seria por publicidade, mas que o delator alega ser um repasse por fora, o caso é de difícil comprovação. 
 
Suficiente para o advogado do tucano rebater veemente as informações, desmoralizando Joesley Batista, nada menos que a estrutura das acusações contra o parlamentar. Se a acusação não ser comprovada, Joesley perde créditos. Se provar mentirosa, o acordo de delação poderá ser, inclusive, anulado.
 
Nesta segunda hipótese, a ação controlada da Polícia Federal que flagrou os repasses de executivos da JBS ao primo de Aécio, a análise do caminho do pagamento que foi parar na conta de Zezé Perrella e outras provas concretas levantadas podem ser arquivadas. Objetivo este que o próprio senador tucano quer, contando com a ajuda da imprensa na última sexta-feira (20).
 
E um fiél apoiador dessa tática de se voltar contra seus acusadores é o mandatário Michel Temer. Durante o andamento das investigações contra emedebistas e o decreto dos Portos, Temer se voltou contra o ministro Luis Roberto Barroso, contra a procuradora-geral da República e contra qualquer que o envolvesse nas investigações.
 
Assim, no final da tarde de ontem (24), o mandatário recebeu Aécio no Palácio do Panalto, em Brasília. Mas na agenda pública sobre quais temas teriam sido tratados, nada de investigações. Eles teriam conversado sobre “demandas de municípios mineiros”. 
 
Ao Uol, a comunicação oficial de Temer disse que também “assuntos do Senado Federal” foram tratados. Negaram ter conversado sobre as apurações, sobre a JBS, sobre as delações de Joesley que recaem contra ambos, sobre o Supremo ou até mesmo sobre eleições presidenciais. 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Temer também se reuniu com Gilmar Mendes

    No mesmo dia em que se reuniu com Aécio, o “presidente” teve reunião, também, com o Ministro Gilmar Mendes.

    Da Rede Golpe:

    “O ministro confirmou o encontro, mas negou que tenham tratado do julgamento do foro. Ele afirmou que foi discutir a proposta de semipresidencialismo com Temer. Gilmar convidou o presidente para uma entrevista sobre o tema no Instituto Brasiliense de Direito Privado (IDP), escola da qual o ministro é sócio.”

    1. Má rapá!

      Você acha que o temer vai dizer pra imprensa o que conversou com o gilmar?

      Se rolou beijinho na boca ou beliscão, o que eles conversaram não interessa ao público.

      Quando e se o temer se safar aí a gente fica sabendo pelos efeitos.

       

       

       

  2. Hahahahaa! “Demandas dos
    Hahahahaa! “Demandas dos municipios mineiros”…

    Muita gente que acredita quando falam em “alteraçoes no texto da reforma da previdencia”, “… da reforma politica” levou a sério. Até mesmo cientistas e analistas politicos.

  3. Pois é, AMORAIZA…tucanos & cia têm seus crimes abafados

    Estamos no país, para não dizer na parcela do continente americano, onde o fundamentalismo “religioso” das massas é adubado e manipulado, para que ilegalidades criminosas sejam cometidas. 

    Tudo para que os fins usados para se garantir os privilégios também criminosos da “elite”corrupta sejam por todos aceitos, quando da execução dos ILEGAIS MEIOS para consegui-los.

    AMORAIZA não entendeu, ou não quis entender, quando usamos as mesmas armas dos “teólogos” desse criminoso fundamentalismo, para desmascará-los.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador