Cresce a fatura do impeachment

Jornal GGN – Não para de crescer a lista de concessões que o interino e provisório Michel Temer (PMDB) precisa fazer se quiser permanecer no posto conquistado por Dilma Rousseff (PT) até 2018, com 54 milhões e meio de votos. Nesta terça (8), por exemplo, o mais novo relato de barganha parte de peemedebistas que acham que Temer deve entregar o Ministério do Turismo à influência de Renan Calheiros (PMDB) para acelerar o julgamento de Dilma no Senado. Isso antes que a cassação de Eduardo Cunha saia primeiro e o deputado ameace acionar a metralhadora giratória.

Em junho, a fatura do impeachment que senadores ditos indecisos sobre o afastamento definitivo de Dilma apresentaram a Temer virou notícia nos principais jornais. Alguns chegaram a tratar relatos de liberação de emendas parlamentares e entregar de cargos em estatais como um “pacote de bondades”.

O ministério do interino e provisório – formado por quase um terço de investigados na Lava Jato – já é um retrato do preço do poder. Pastas foram distribuídas ao PSDB, DEM, PSD, PPS, PR, PSB, PRB e PTB, com promessa de acomodar o Solidariedade após a consolidação do impeachment. Isso sem citar o atendimento de demandas da ala peemedebista que tentou ficar no barco de Dilma até se tornar insustentável. Caso de Leonardo Picciani, que virou ministro do Esporte.

A sanha para indicar nomes para estatais poderosas foi tão grande que Temer, o interino, usou a desculpa de que aguardaria a votação de uma lei para regular o setor antes de continuar com as nomeações.

Nas últimas semanas, surgiram na imprensa as benesses ganhas ou solicitadas por senadores que estavam em cima do muro.

Romário (PSB) foi o último a chamar atenção. Além da diretoria de administração de Furnas, o ex-jogador levou a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, cargo que estava prometido para a deputada tucana Mara Gabrilli. 

Omar Aziz (PSD) assedia Temer para ter apoio ao candidato à reeleição para a prefeitura de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), contra o candidato apoiado pelo senador Eduardo Braga (PMDB), Marcos Rota. Braga foi um dos ministros de Dilma que não compareceu à primeira votação do impeachment.

Hélio José (PMDB) protagonizou o caso mais pitoresco: pediu 34 cargos, entre os quais a presidência de Itaipu, Correios, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e até o comando do BNDES. Não levou nenhum (ainda) e foi convencido de que era melhor votar a favor do impeachment mesmo assim.

Zezé Perrela (PTB), dono do helicóptero que carregava 450 kg de pasta de cocaína que não pertence a ninguém, emplacou o filho, Gustavo Perrella, na Secretaria Nacional do Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor.

Álvaro Dias (PV) também pressiona Temer para ter apoio em disputa eleitoral no Paraná, além de brigar com o time de Beto Richa (PSDB) por influência em Itaipu.

Jader Barbalho, outro do PMDB que gosta de mostrar indecisão, emplacou o filho, Helder Barbalho, no comando do Ministério da Integração Nacional, e estaria condicionando seu voto final no impeachment de Dilma à manutenção do filho na pasta. 

Fato é que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que é quem vai presidir a sessão que julgará o destino de Dilma, reservou o dia 29 de agosto para isso. Mas aliados de Temer querem que o afastamento definitivo se dê dentro de 20 dias. Por isso, a rodada de assédio acontece em torno de Renan Calheiros, presidente do Senado, para que este negocie com Lewandowski uma nova data.

O medo é de que Cunha seja cassado por quebra de decoro parlamentar na Câmara antes do julgamento de Dilma, e de aliado histórico de Temer passe a ser visto como potencial homem-bomba, pronto para implodir o que o interino vem construindo desde maio.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O homem-bomba, a meu juízo,

    O homem-bomba, a meu juízo, explodirá a qualquer momento. Acho difícil ele se salvar da cassação, embora, a estas altura, tudo seja possível nesse Brasil tomado por ladrões do poder.

    Guardo na memória uma declaração de Cunha bem lá atrás. Disse que ele poderia cair, mas antes veria a queda de Dilma. E é essa declaração que ele quer faer valer. 

    Pelo que sabemos, o encontro de Temer e outros temerosos com Gilmar tratou da mudança de datas da votação do impeachment, mudando a agenda para 25. 

    Gilmar só tem provado não ser contra corrupção, mas a favor do impeachment, inclusive para salvar Cunha, enquanto se revela mais político que qualquer outro parlamentar. Não merece vestir aquela toga de jeito nenhum.

  • Cresce a fratura do Golpe!

    Se o Inominável Golpista tem que aturar a barganha de Renan Calheiros é porque o Golpe está a perigo.

    O povão já acordou para o fato de que vai ter que sair às ruas exigindo não só o "Volta Dilma", mas também exigir um "Volta Princesa Isabel"  nas mesas brancas por aí caso o Golpe seja finalizado.

    A camada média já acordou para o fato de que vai também pagar a fatura do Golpe ao tomar consciência de que foi enganada pela FIESP e seu pato falsificado.

    No exterior, a pressão contra o Golpe só cresce: o capítulo mais atual é o crescimento do abaixo-assinado de parlamentares do Congresso estadunidense pedindo que o vice-presidente John Kerry evitar situações que dêem a entender que o Império apóia os golpistas.

    Por tudo isso, a fratura na base do Golpe só aumenta e a votação do Senado começa a ficar com resultado incerto.

    Nossa tarefa? Escrachar o Inominável Golpista e os seus "ministros-fakes" durante os Jogos para que a oposição do povo ao Golpe seja amplificada para o mundo inteiro!

  • Os senadores estão vendendo

    Os senadores estão vendendo voto por cargos em empresas que serão entregues a público externo, se o golpe se concretizar? Ou em pastas de políticas que serão desidratadas ou mesmo extintas? Deve ter muito mais carço nesse angu

  • Ninguém merece essa gente....

    Ai..... que coisa imunda !! Conforme eu ia lendo deu vontade de vomitar.. Como haver gente tão baixa, tão vil e podre como esses aí?? Essa gente dá nojo, repulsa....E isso porque dessa missa não sabemos ainda  nem a metade. São ratos mesmo !!!

  • Gilmar

    Sempre ele no meio da sujeira ! Afinal ele ainda é o Presidente do Supremo ? Ah!  Levandowsk ! Vc me parecia uma pessoa honesta. Mas acho que os honestos estão em extinção.

    Quanto è Temer, mesmo com todo o Legislativo apoiando suas medidas, deve estar vivenciando na própria carne, o outro lado de ser presidente. Pelas caras que anda fazendo !

  • E "nóis"

       Só a "arbitragem" é pouco, a Dilma tambem proporcionou durante anos, e já que vc. está "pagando" todo o pessoal, beneficiando a torto e a direito todas as corporações de estado, os parlamentares com emendas, cadê o resto ? o que importa ?

        Novembro está logo ali, tome tenencia, papo furado com o Moreira não vai segurar muito alem desta data.

  • O mais impressionante é o silencio dos justos

    É impossivel que só gato pingado se indigne com essa situação? Precisamos de meses para tomar as ruas e mesmo assim de maneira frouxa, embora tenhamos pelo menos superado os coxinhas? Alias, é fantastico que tem gente que não é elite a favor disso tudo.

    As pessoas parece que "aceitaram" e se resignaram a essa farsa. É necessario marcar dia para ter protesto? Tinha que ser expontaneo, todo dia o dia inteiro, o pais inteiro.

    Meu deus do céu. 

    • "Poisé" Norban,

      eu imaginei que, desde a "palhaçada" na câmara, este país ia ser tomado todos os dias por protestos em favor da Presidenta Dilma.

      O "combinado" ainda não dá certo, manifestações inexpressivas em face do que estamos perdendo em direitos e garantias constitucionais.

      Cadê a militância do PT?

      Jogaram a toalha antes da hora?

  • Quando TODO MUNDO SE

    Quando TODO MUNDO SE CONVENCE, vamos para a rua tirar o Temer...

    No dia seguinte, sai uma operação da Lava Jato afirmando que a campanha da Dilma recebeu propina...

    A Globo carraga nas tintas e repete tudo a EXAUSTÃO!

    A DILMA, O LULA NÃO ROUBARAM - TODOS OS OUTROS ROUBARAM...

    Precisamos é FIXAR NISSO!

    Isso é que importa!

    O exemplo MAIOR tem que vir de cima!

    Se fraquejarmos VAMOS FICAR DIVIDIDOS E ACABAREMOS PERDENDO TUDO...

  • foto

    Cada vez que vejo a foto desse homem que se põe atrás do brazão da República me dá vergonha alheia.

    Um sujeito velho, no fim da vida que viveu cercado de dinheiro e poder. Se serviu do pais, agora o trai.

    Se prestar a um papel destes.......

    Dó, dele e da sua família.

Recent Posts

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 minutos ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

29 minutos ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

2 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

2 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

2 horas ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago