Cresce a fatura do impeachment

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Não para de crescer a lista de concessões que o interino e provisório Michel Temer (PMDB) precisa fazer se quiser permanecer no posto conquistado por Dilma Rousseff (PT) até 2018, com 54 milhões e meio de votos. Nesta terça (8), por exemplo, o mais novo relato de barganha parte de peemedebistas que acham que Temer deve entregar o Ministério do Turismo à influência de Renan Calheiros (PMDB) para acelerar o julgamento de Dilma no Senado. Isso antes que a cassação de Eduardo Cunha saia primeiro e o deputado ameace acionar a metralhadora giratória.

Em junho, a fatura do impeachment que senadores ditos indecisos sobre o afastamento definitivo de Dilma apresentaram a Temer virou notícia nos principais jornais. Alguns chegaram a tratar relatos de liberação de emendas parlamentares e entregar de cargos em estatais como um “pacote de bondades”.

O ministério do interino e provisório – formado por quase um terço de investigados na Lava Jato – já é um retrato do preço do poder. Pastas foram distribuídas ao PSDB, DEM, PSD, PPS, PR, PSB, PRB e PTB, com promessa de acomodar o Solidariedade após a consolidação do impeachment. Isso sem citar o atendimento de demandas da ala peemedebista que tentou ficar no barco de Dilma até se tornar insustentável. Caso de Leonardo Picciani, que virou ministro do Esporte.

A sanha para indicar nomes para estatais poderosas foi tão grande que Temer, o interino, usou a desculpa de que aguardaria a votação de uma lei para regular o setor antes de continuar com as nomeações.

Nas últimas semanas, surgiram na imprensa as benesses ganhas ou solicitadas por senadores que estavam em cima do muro.

Romário (PSB) foi o último a chamar atenção. Além da diretoria de administração de Furnas, o ex-jogador levou a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, cargo que estava prometido para a deputada tucana Mara Gabrilli. 

Omar Aziz (PSD) assedia Temer para ter apoio ao candidato à reeleição para a prefeitura de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), contra o candidato apoiado pelo senador Eduardo Braga (PMDB), Marcos Rota. Braga foi um dos ministros de Dilma que não compareceu à primeira votação do impeachment.

Hélio José (PMDB) protagonizou o caso mais pitoresco: pediu 34 cargos, entre os quais a presidência de Itaipu, Correios, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e até o comando do BNDES. Não levou nenhum (ainda) e foi convencido de que era melhor votar a favor do impeachment mesmo assim.

Zezé Perrela (PTB), dono do helicóptero que carregava 450 kg de pasta de cocaína que não pertence a ninguém, emplacou o filho, Gustavo Perrella, na Secretaria Nacional do Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor.

Álvaro Dias (PV) também pressiona Temer para ter apoio em disputa eleitoral no Paraná, além de brigar com o time de Beto Richa (PSDB) por influência em Itaipu.

Jader Barbalho, outro do PMDB que gosta de mostrar indecisão, emplacou o filho, Helder Barbalho, no comando do Ministério da Integração Nacional, e estaria condicionando seu voto final no impeachment de Dilma à manutenção do filho na pasta. 

Fato é que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que é quem vai presidir a sessão que julgará o destino de Dilma, reservou o dia 29 de agosto para isso. Mas aliados de Temer querem que o afastamento definitivo se dê dentro de 20 dias. Por isso, a rodada de assédio acontece em torno de Renan Calheiros, presidente do Senado, para que este negocie com Lewandowski uma nova data.

O medo é de que Cunha seja cassado por quebra de decoro parlamentar na Câmara antes do julgamento de Dilma, e de aliado histórico de Temer passe a ser visto como potencial homem-bomba, pronto para implodir o que o interino vem construindo desde maio.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O homem-bomba, a meu juízo,

    O homem-bomba, a meu juízo, explodirá a qualquer momento. Acho difícil ele se salvar da cassação, embora, a estas altura, tudo seja possível nesse Brasil tomado por ladrões do poder.

    Guardo na memória uma declaração de Cunha bem lá atrás. Disse que ele poderia cair, mas antes veria a queda de Dilma. E é essa declaração que ele quer faer valer. 

    Pelo que sabemos, o encontro de Temer e outros temerosos com Gilmar tratou da mudança de datas da votação do impeachment, mudando a agenda para 25. 

    Gilmar só tem provado não ser contra corrupção, mas a favor do impeachment, inclusive para salvar Cunha, enquanto se revela mais político que qualquer outro parlamentar. Não merece vestir aquela toga de jeito nenhum.

  2. Cresce a fratura do Golpe!

    Se o Inominável Golpista tem que aturar a barganha de Renan Calheiros é porque o Golpe está a perigo.

    O povão já acordou para o fato de que vai ter que sair às ruas exigindo não só o “Volta Dilma”, mas também exigir um “Volta Princesa Isabel”  nas mesas brancas por aí caso o Golpe seja finalizado.

    A camada média já acordou para o fato de que vai também pagar a fatura do Golpe ao tomar consciência de que foi enganada pela FIESP e seu pato falsificado.

    No exterior, a pressão contra o Golpe só cresce: o capítulo mais atual é o crescimento do abaixo-assinado de parlamentares do Congresso estadunidense pedindo que o vice-presidente John Kerry evitar situações que dêem a entender que o Império apóia os golpistas.

    Por tudo isso, a fratura na base do Golpe só aumenta e a votação do Senado começa a ficar com resultado incerto.

    Nossa tarefa? Escrachar o Inominável Golpista e os seus “ministros-fakes” durante os Jogos para que a oposição do povo ao Golpe seja amplificada para o mundo inteiro!

  3. Os senadores estão vendendo

    Os senadores estão vendendo voto por cargos em empresas que serão entregues a público externo, se o golpe se concretizar? Ou em pastas de políticas que serão desidratadas ou mesmo extintas? Deve ter muito mais carço nesse angu

  4. Ninguém merece essa gente….

    Ai….. que coisa imunda !! Conforme eu ia lendo deu vontade de vomitar.. Como haver gente tão baixa, tão vil e podre como esses aí?? Essa gente dá nojo, repulsa….E isso porque dessa missa não sabemos ainda  nem a metade. São ratos mesmo !!!

  5. Gilmar

    Sempre ele no meio da sujeira ! Afinal ele ainda é o Presidente do Supremo ? Ah!  Levandowsk ! Vc me parecia uma pessoa honesta. Mas acho que os honestos estão em extinção.

    Quanto è Temer, mesmo com todo o Legislativo apoiando suas medidas, deve estar vivenciando na própria carne, o outro lado de ser presidente. Pelas caras que anda fazendo !

  6. E “nóis”

       Só a “arbitragem” é pouco, a Dilma tambem proporcionou durante anos, e já que vc. está “pagando” todo o pessoal, beneficiando a torto e a direito todas as corporações de estado, os parlamentares com emendas, cadê o resto ? o que importa ?

        Novembro está logo ali, tome tenencia, papo furado com o Moreira não vai segurar muito alem desta data.

  7. O mais impressionante é o silencio dos justos

    É impossivel que só gato pingado se indigne com essa situação? Precisamos de meses para tomar as ruas e mesmo assim de maneira frouxa, embora tenhamos pelo menos superado os coxinhas? Alias, é fantastico que tem gente que não é elite a favor disso tudo.

    As pessoas parece que “aceitaram” e se resignaram a essa farsa. É necessario marcar dia para ter protesto? Tinha que ser expontaneo, todo dia o dia inteiro, o pais inteiro.

    Meu deus do céu. 

    1. “Poisé” Norban,

      eu imaginei que, desde a “palhaçada” na câmara, este país ia ser tomado todos os dias por protestos em favor da Presidenta Dilma.

      O “combinado” ainda não dá certo, manifestações inexpressivas em face do que estamos perdendo em direitos e garantias constitucionais.

      Cadê a militância do PT?

      Jogaram a toalha antes da hora?

  8. Quando TODO MUNDO SE

    Quando TODO MUNDO SE CONVENCE, vamos para a rua tirar o Temer…

    No dia seguinte, sai uma operação da Lava Jato afirmando que a campanha da Dilma recebeu propina…

    A Globo carraga nas tintas e repete tudo a EXAUSTÃO!

    A DILMA, O LULA NÃO ROUBARAM – TODOS OS OUTROS ROUBARAM…

    Precisamos é FIXAR NISSO!

    Isso é que importa!

    O exemplo MAIOR tem que vir de cima!

    Se fraquejarmos VAMOS FICAR DIVIDIDOS E ACABAREMOS PERDENDO TUDO…

  9. foto

    Cada vez que vejo a foto desse homem que se põe atrás do brazão da República me dá vergonha alheia.

    Um sujeito velho, no fim da vida que viveu cercado de dinheiro e poder. Se serviu do pais, agora o trai.

    Se prestar a um papel destes…….

    Dó, dele e da sua família.

  10. gilmar não reina no TSE

    O amiguinho de Serra, o igualmente pequeno gilmar, dá a entender publicamente que manda e desmanda nos demais ministros do TSE e que portanto se o golpe não passar no Senado ele conseguirá tranquilamente cassar a chapa DILMA-temer em 2017 e assim provocar “eleições” indiretas para presidente e entronizar o irmão-entreguista Serra. Mas parece que na prática a teoria é outra:

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/gilmar-perde-feio-no-tse

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador