Grupo de extrema direita invade palestra sobre 100 anos de Revolução Russa da UERJ

Jornal GGN – Um professor do curso de pós-graduação em História da UERJ (Universidade Estadão do Rio de Janeiro) denunciou ao GGN a invasão de uma aula especial sobre os 100 anos de Revolução Russa, ministrada pela professora Maria Teresa Toríbio Brites Lemos. A intervenção hostil foi feita por um grupo de extrema direita que gravou e divulgou as imagens do ato premeditado na internet.

No vídeo abaixo, um dos organizadores da invasão aparece interrompendo a aula no momento em que os docentes comentavam sobre a ditadura militar brasileira. Ele ergueu-se e afirmou categoricamente à professora Maria Teresa que o que houve no País foi, na verdade, um “regime democrático militar”, que salvou a sociedade dos “comunistas”. Ele também criticou a UERJ pela “doutrinação” de jovens com o pensamento socialista.

Em mensagem à redação, o professor André Azeredo relatou que “a professora foi insultada, bem como os organizadores do evento. A UERJ foi tratada como ‘antro de comunistas’ no dizer desses criminosos. Balançando uma bandeira do infausto movimento desses arruaceiros e com gritos de acusação, conseguiram inviabilizar um evento acadêmico e intelectual da maior importância organizado por historiadores vinculados a UERJ. Não satisfeitos, postaram vídeos em algumas instâncias da internet, se vangloriando do ato bárbaro que propenderam contra a comunidade de historiadores da UERJ que, repito, invabilizou o encerramento do evento.”

Num site de ultra-direita, os chamados “intervencionistas” divulgaram as imagens da invasão e escreveram: “É revoltante e preocupante observar e constatar, que as faculdades do nosso país na grande maioria, estão dominadas por comunistas.”

Assista a partir dos 8 minutos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Se não punir, vai piorar.

    Aí você vai lá no Youtube assistir o vídeo e percebe que tem mais uns pelo menos,  115 idiotas fascistas imbecis que aprovam esta estupidez do débil mental. 

    Se não houver uma reação dentro do que permite a lei contra esta súcia, eles irão se sentir cada vez mais à vontade para praticar estes atos bárbaros.

    Parece ser verdadeiro o que andam dizendo nas redes sociais: O excesso de tolerância como intolerantes favorece o fascismo, uma hora vai chegar em que os intolerantes vão nos oprimir abertamente, se é que já não o fazem.

  • O excesso de frouxidão dos militantes progressistas deu nisso...

    No final de 2015 sofri um acidente, fiquei dois meses internado e sofri cirurgias para colocar várias próteses, desde então tenho evitado participar de qualquer ato político onde tenha multidão, justamente, para evitar entrar na porrada com este tipo de gente .

     

    • Será mais um Balta ?

      Para dificultar a indentificação, um boné cobrindo a testa e sempre fugindo de filmagens muito próximas.

      Com apenas dois tabefes descobririam rapidinho se o provocador é agente do gal.Chechegoyen .

        

  • Pessoal fica abaixando a

    Pessoal fica abaixando a cabeça pra fascistinha, com isso eles só crescem pra cima de nós. Não tinha nenhum homem ou mulher no evento disposto a barrar a ação deles? Só há uma forma de lidar com gente assim, e não é na conversa.

  • Snowflakes de direita fazendo

    Snowflakes de direita fazendo aquilo que snowflakes de esquerda fazem há muitos anos... Ouvir gente que discorda de você saiu de moda.

  • Tropa fascista deve ser tratada no tapa.

    Imitando seus antecessores dos "camisas negras" do fascismo e das "seções de assalto" do nazismo, grupelhos de extrema-direita tentam interditar o direito de reunião ao invadir assembléias de grupos de esquerda.

    Conhecem apenas a linguagem da violência. Não podemos ter ilusões em relação a parlamentar com essa gente. Depois de intimidar reunião, vão partir para o linchamento de pessoas sozinhas vestidas de vermelho nas ruas.

    Militantes de esquerda devem estar preparados para a autodefesa contra tais vagabundos. Os mais frágeis fisicamente devem aprender artes marciais para não serem surpreendidos por delinqüentes fascistas.

    A postura deve ser de expulsar no tapa quem invadir reuniões de grupos democráticos e de esquerda.

    Colocar os vagabundos para correr.

  • Esses imbecis são ligados à

    Esses imbecis são ligados à Universidade? Alunos? Não seria o caso de medida disciplinar?

    Pendurar esses cretinos em postes é violação dos direitos humanos? 

    • Não são alunos da

      Não são alunos da universidade, são ligados a grupos de extrema direita muito bem organizados e articulados.

    • Não são alunos da

      Não são alunos da universidade, são ligados a grupos de extrema direita muito bem organizados e articulados.

  • Se não se prepararem, vão voltar

    É a tal história. O pessoal já esqueceu que a autodefesa é importante. Se não se prepararem, os fascistas voltam Para bater.

  • É lógico que as Universidades

    É lógico que as Universidades brasileiras estão "infestadas de comunistas". Somos infinitamente mais inteligentes do que esses muares da direita perversa que parasita o país. São burros feito portas. Uuniversidade de primeira linha não é lugar pra esses cuzões.

     

    AGora, vem cá: quando é que a esquerda vai entender que tem que descer o cacete nesses vagabundos da direita, heim???

  • A pior tática para o

    A pior tática para o enfrentamento de bizarrices da espécie é, de cara, dar ao provocador status que ele não possui, a exemplo de "fascista", "reacionário", "nazista" etc. Tais epítetos estão muito além, mas muito além mesmo, da capacidade cognitiva dos mesmos. Em português mais claro: são na realidade idiotas inúteis manobrados e teleguiados por outros num degrau um pouquinho acima deles.  

    O que deveria ser motivo de estudos mais acurados seria as razões de termos chegado a tal estágio de involução. 

    • Assino em baixo.

      Eu iria postar um comentário, mas ao ler o seu descobri que vc escreveu o que eu iria dizer, daí só acrescentar o seguinte. Como esses idiotas não conseguem sequer  perceber que não passam de uns babacões prestando serviços aos espertalhões salafrários que estão incrustrados na mídias principalmente que  os aliena  e manipulam, também não conseguem perceber o tanto que o mundo mudou. Será que eles conseguem pelo menos imaginar quantos milhões visitam hoje o Vietnan que colocou os valentões norte americanos pra correr com o rabo entre as pernas? Ou a China onde existem milhares de brasileiros trabalhando em multinacionais? Continuam acreditando que o paraíso se chama Miami, e onde acham  "chic"  lavar as latrinas para os americanos do norte.

Recent Posts

A Cor de Caravaggio, por Romério Rômulo

Sou pleno, mergulhado no bagaço / da cor da podridão e da miséria.

39 segundos ago

Luís Nassif: O que a Neoindustrialização poderia aprender com o Plano de Metas

A relutância de Lula em montar grupos de trabalho para as tais "missões" da Neoindustrialização…

15 minutos ago

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

11 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

12 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

12 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

13 horas ago