HSBC: Grécia vazou tudo, por Alexandre Teixeira

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de Webster Franklin

do Megacidadania

HSBC: Grécia vazou tudo

O jornalista Fernando Rodrigues, empregado do Grupo UOL/Folha, talvez não tenha conhecimento.

Vamos ajudá-lo.

Após pesquisa o blog Megacidadania descobriu que o jornalista Kostas Vaxevanis, editor da revista grega HOT DOC, divulgou por lá a lista completa com 2.059 nomes de gregos que se utilizaram do esquema criminoso disponibilizado pelo HSBC (clique aqui).

Clique aqui e conheça a história do jornalista Kostas Vaxevanis, editor da revista grega HOT DOC.

Também verificamos que o jornal The Indian EXPRESS divulgou uma lista com 100 nomes (clique aqui), destaque para o magnata das telecomunicações Mukesh Ambani e uma de suas empresas, a FLAG Telecom (clique aqui), que garantiu o suprimento digital global da Copa do Mundo FIFA 2002 atravessando três continentes.

E o jornal espanhol El Pais divulgou 60 nomes (clique aqui), destaque para Emilio Botín Sanz de Sautuola Garcia Rios, presidente do Banco Santander.

No Brasil o jornalista Fernando Rodrigues só divulgou 11 nomes.

Quem desejar conhecer a quantidade por país dos que mantém contas no esquema Suíçalão, é só clicar aqui.

PARTICIPE DA CAMPANHA
Dar acesso à lista e dados dos 8.667 clientes brasileiros do HSBC/SwissLeaks (clique aqui)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “No Brasil o jornalista

    “No Brasil o jornalista Fernando Rodrigues só divulgou 11 nomes”:

    Essa frase nao eh verdadeira.  O que Fernando Rodrigues  fez foi esconder 8656 nomes tucanos.

  2. Fernando Rodrigues é um sem

    Fernando Rodrigues é um sem vergonha. No futuro será citado nas escolas de jornalismo como exemplo de jornalista pelego, capacho do patrão. Seus filhos e netos sentirão vergonha.

  3. Fernando Rodrigues, é preciso

    Fernando Rodrigues, é preciso compreender, está de posse do melhor – e maior – balcão de negócios dos últimos tempos. Qual valor estaria disposto um endinheirado qualquer, com dinheiro oculto em conta do HSBC, a pagar para não ter o seu nome divulgado?

  4. Alguma ave agourenta deve ter sobrevoado os céus deste pais

    Alguma ave agourenta deve ter sobrevoado os céus deste pais, pois essa lista cair exatamente nas mãos daqueles que robuaram bilhões de reais por um esquema criminoso é demais. Grana que se repatriada transformariam em troco de mendigo  os 2.1 bi que teriam sido roubados da Petribras, valor que se devolvida não levaria a falencia a industrial naval, o nosso pais não sofreria prejuizo da ordem de trilhões de reais, que é o valor que está sendo retirado das nossas mãos a titulo de “salvação” o Brasil no Lava Jato do Moro. Só no ano passado foram roubados 502 bi de reais do fisco, trilhões de reais nos ultimos anos e os engomadinhos do MPF nem ai…vai ver que ele pensam que grana roubada por tucano ta contaminada por veneno radioativo…kkk

    http://www.ocafezinho.com/2015/02/27/por-que-midia-escondeu-a-sonegacao-de-r-502-bilhoes-em-2014/

  5. Bravo ao Hot Doc!

    Quando li a troca de e-mails entre Amarury Jr. e a moça argentina do ICIJ, cuja não quis liberar a lista para o Amaury, que fazia parte do ICIJ, ja deu pra sentir que tem muita gente interessada em esconder essa lista. Inclusive o proprio ICIJ da AL.

  6. Fernando Rodrigues/SwissLeaks

    No caso do SwissLeaks, fizemos parceria com Fernando Rodrigues, respeitado jornalista investigativo do UOL, que até recentemente trabalhava para a Folha.Ele, que foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), havia trabalhado com o ICIJ na investigação sobre Luxemburgo. Sua reportagem revelou como três bancos brasileiros usaram o paraíso fiscal europeu para escapar de pagar US$ 90 milhões em tributos.Rodrigues revelou detalhes de contas bancárias suíças ligadas a indivíduos envolvidos no escândalo da Petrobras, bem como de donos e sócios das empresas de ônibus municipal do Rio de Janeiro. Recentemente, ele sugeriu que incluíssemos mais algum grupo de mídia para investigar com ele os arquivos brasileiros do SwissLeaks. Agora o ICIJ trabalha com o jornal “O Globo”.

    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

     

    Algumas pessoas nos perguntaram por que não publicamos as listas completas de nomes. E respondemos: é porque somos jornalistas e trabalhamos com casos de interesse público. Não somos vazadores de dados. Não somos ativistas. Não somos um órgão governamental

    O mais importante é que o Senado brasileiro prometeu abrir um inquérito sobre o SwissLeaks. Se as autoridades brasileiras quiserem seguir o exemplo do que suas contrapartes em outros países já estão fazendo, devem requisitar ao governo francês os arquivos do HSBC referentes ao Brasil, que envolvem mais de 6.600 contas bancárias, ligadas a mais de 8.600 clientes que possuíam cerca de US$ 7 bilhões em 2006/2007, segundo a análise do ICIJ

    MARINA WALKER GUEVARA é diretora-adjunta do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos – ICIJ

    1. paraiso

      Ao dar guarida ao sigilo o detentor do segredo torna-se cumplice do malfeitor.

      Cconta bancária anônima de brasileiro, ainda mais … no exterior É do máximo interesse público!

      Se existir alguém dentre os detentores dessas contas que a tem legalmente, tem a origem do dinheiro declarada, não deve nada ao fisco e tem justificativa para manter recursos no esterior, não faltará modo de se defender de qualquer acusação.

      O resto é lenga-lenga.

      Esta é apenas a minha opinião. 

    2. O Globo ??????

      Então o sr. Fernandinho aceitou a colaboração do GLOBO p/ manobrar a sua listinha. É ou não é uma conspiração o que vem acontecendo nesta Repúbliqueta de Bananas. Por o cachorro prá cuidar das linguiças. Pobre país.

  7. igreja

    Gostaria de saber algo do cidadão Fernando Rodrigues.

    Para qual time ele torce, quais são as igrejinhas que ele frequenta, se ele faz algum trabalho voluntário, etc.

    QUAL É A DELE?

  8. Fernando Rodrigues é um
    Fernando Rodrigues é um bandido que deveria ser preso por crime de lesa pátria e sonegação!

    Queremos a lista completa seu maldito!

  9. Lista

    Gostaria de saber porque o jornalista consegue uma lista e as nossas “otoridades” não?

    Quanto vale essa lista para os que possuem seus nomes citados? O detentor da lista não está cometendo um crime por deixar de entregá-la às autoridades responsáveis? Quais os interesses pessoais em manter o sigilo sonegando a divulgação?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador