Interesse nacional e justiça, por Motta Araujo

Interesse nacional e justiça: o caso do imperador Hirohito

Por Motta Araujo

Seguindo princípios seculares os Estados sobrevivem através de uma economia funcionando sem o que não há empregos e comida. A produção e  garantia de sobrevivência se superpõe à beleza inspiradora das instituições cívicas, das grandes causas inspiradoras, dos movimentos da cidadania heroica, sem economia vira só teatro.

Belos parlamentos e  magníficos tribunais são inúteis quando há fome nas ruas e economia arruinada e paralisada.

Países sem meios de subsistência abrem mão da Democracia em troca de um poder forte e centralizado que por não perder tempo com justiça pode agir com mais eficiência em um horizonte visível. Foi o caso da Itália em 1922 e da Alemanha em 1933, que abraçaram o fascismo e o nazismo como reação a crises econômicas.

Princípios de justiça tem um peso menor do que o funcionamento da economia. Os povos aceitam menos justiça e mais alimento no prato. A Democracia não é, portanto, um valor absoluto, ela depende do atendimento anterior da subsistência da população, não há Democracia entre povos famintos e perambulando pelas ruas.

Em 1945 todos os princípios elementares de Justiça consideravam o Imperador Hirohito do Japão criminoso de guerra.

O establishment jurídico em Washington já preparava seu caminho para a forca, que se daria por sentença no Tribunal Internacional de Crimes de Guerra de Tóquio. O Tribunal de Tóquio condenou à morte 770 lideres e militares japoneses, a maioria das sentenças foi comutada para longas prisões.

E o Imperador Hirohito? Não só foi poupado como conservou seu trono e o papel de Chefe de Estado, mantendo a Casa Imperial no poder monárquico até hoje.

As razões foram de ordem pratica. O Governador Geral do Japão, General Douglas MacArthur precisava rapidamente relançar a economia japonesa em ruínas. Para esse esforço fundamental manter a estrutura politica e social do País, cujo eixo central era a figura do Imperador. Sacrificou-se a Justiça em nome da sobrevivência do País e de sua economia, o que era do interesse dos Estados Unidos. Um Japão desorganizado seria presa do comunismo soviético.

As favas com a Justiça, Hirohito vem para nosso lado, o mesmo que assinou a declaração de guerra aos EUA.

Pelas mesmas razões os EUA nem sonham em introduzir democracia na Arábia Saudita. O reino é um grande fornecedor de petróleo para a Europa, zona de interesse dos EUA e a exploração é essencialmente uma operação americana, embora a companhia de petróleo seja estatal, mas é na pratica administrada pela Chevron.

Além disso, estão no Reino as duas maiores bases aéreas americanas fora dos EUA e os sauditas mantem nos EUA mais de um trilhão de dólares de reserva monetária, quase tanto quanto a China.

Da mesma forma, quando a Alemanha foi vencida e ocupada em 1945, não havia só os 20 réus de Nuremberg como nazistas vivos, havia dezenas de milhares, praticamente todo empresariado alemão. Foram todos presos e processados?

Claro que não, se isso acontecesse como iria ser reconstruída a economia alemã? Generais importantes do Terceiro Reich passaram para o lado dos Aliados, como von Manstein, Reinhard Gehlen, Hans Speidel, este fez a proeza de passar de Comandante alemão da guarnição de Paris, em plena Segunda Guerra para Comandante das Forças Terrestres da OTAN dez anos depois, com sede em Paris.

Essa opinião não foi unânime em Washington, Morgenthau, Secretario do Tesouro, judeu, queria acabar com a indústria alemã e propôs uma Alemanha agrícola, o chamado Plano Morgenthau. Foi voto vencido, os EUA preferiram uma Alemanha poderosa como aliada.

Moral da História: é muito mais importante a economia funcionando e crescendo, garantindo empregos, do que colocar empresários na cadeia, por uma leitura exclusiva de Justiça, a Justiça é um valor, mas é menor do que o interesse nacional.

O clima nas empreiteiras é PAVOROSO, dois terços das mesas vazias, não estão pagando seus fornecedores grandes, médios e pequenos, estão demitindo em massa, os executivos presos, segundo me disse um colega de um deles hoje, estão destruídos, não servem para mais nada.

A Petrobras, segundo esse mercado, CONGELOU todos seus programas de investimentos, equipamentos quase prontos não devem ser entregues, esqueletos de plataformas, máquinas, navios ficam como estão, a Petrobras não compra, não paga e não recebe as encomendas, segundo a avaliação desse empresário, essa paralisia vai durar dois anos.

A Lava Jato continua e não tem tempo para acabar. Pode destroçar o País, mas parece mais importante a gloria da Justiça do que a dura  realidade de uma nação rumando para o abismo.

Redação

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interesse real e bom senso

    No caso que estamos aqui falando, o interesse nacional é real, e não apenas uma posição particular de Governo que está sendo defendida, em detrimento da ação da Justiça.

    O bom senso deveria primar nesta situação. Um baderneiro no estádio deve ser identificado e punido e não punir o clube inteiro obrigando-o a jogar com porteira fechada nos próximos jogos.

    Um policial de estrada pode desviar um carro para o acostamento e fazer uma completa revisão, sem paralisar o trânsito todo.

    Mas, quem quer aparecer no teatro da mídia, e esta ascende todos os holofotes, vai dar nisso aí que estamos vivenciando.

  2. Eu concordo com você, aliás,

    Eu concordo com você, aliás, como sempre.

    Mas o PT com esse republicanismo barato não faz absolutamente nada.

    Ontem eu assisti o jornal nacional e fiquei abismado com a postura da rede globo de televisão. Quer o quê essa gente? Destruir a empresa e toda a cadeia de empresas que prestam serviço para a Petrobrás? Querem destruir o Pais? 

    É revoltante a paralisia da presidente Dilma, dos parlamentares do PT e especialmente do ministro da justiça. Esse aliás, um grande pateta.

    Ao invés de fazer propaganda besta na televisão, o presidente da Petrobrás deveria ir para a televisão, nem que fosse como peça publicitária explicar para a população que a empresa tá de pé, tá trabalhando para vencer esses desáfios e o governo ir pra cima do Moro

    Votei no PT minha vida inteira, mas é desanimador a postura deste governo.  

     

    1. Tb votei nesse pessoal a vida

      Tb votei nesse pessoal a vida toda, mas estou decepcionado agora, não pelo governo em si, mas pela falta de postura e visão de futuro desse governo. Os parlamentares do PT nem se fala…vide Martas e Suplicyss….

      Na verdade, essa esquerda que está no poder hoje não tem um plano para o futuro do país. O negocio deles é só matar a fome do pobres e pronto. Não tem um intelectual que preste nesse governo. São todos uns bananas…

      Sinceramente, estou repensando até mesmo meu voto no Lula nas proximas eleições…

      E Dilma, de fato, não sabe fazer política…não precisa provar mais nada….

      1. Voce tem razão, só que há

        Voce tem razão, só que há algumas questões: O Lula é bem melhor que a Dilma e não há outras candidaturas aparentemente viáveis, o que há é Alckmim e Aécio, fora de base né.

  3. E o MP

    Se o MP pode negociar delação premiada, redução de valor da multa, sugerir prisões indevidas como a de Duque e a do Vaccari, por que o país não pode negociar com as empreiteiras?

  4. O texto diz que o

    O texto diz que o imperialismo muitas vezes não se utiliza dos instrumentos juridicos, preservando assim seus interesses politicos e economicos. Cita como exemplo, o não julgamento do monarca japones.

    Correto

    Conclui que o caos politico economico  causado por prisões de politicos e empresarios, ao contrario do desejado, pode abrir portas para o inimigo, as forças anti imperialistas.

    Correto.

    Não fala,porem, que muitas vezes o imperialismo, em outras situações, planta o caos politico economico para fragilizar as estruturas de certas nações para domina-las mais facilmente em seguida.

    Ultimamente temos visto  essa pratica sendo usada em varios paises, sobretudo em possuidores de petroleo.

    Abalar a paz e a ordem no dia a dia dos que pretende dominar é uma das praticas mais antigas e constantes do colonialismo e de suas versões pos modernas.  

    Ha 500 anos os portugueses ja utilizavam contra nos desta forma de ação , alimentando a guerra dos indios do norte contra os do sul, os tupis contra os guaranis.

    Portanto não seria nada absurdo se o imperialismo atual estivesse fomentando o caos politico e economico entre nos, atraves de instrumentos juridicos e de informação,para se apoderar do que cobiça.

     

  5. Temos diante de nossos olhos

    Temos diante de nossos olhos uma aliança muito bem montada entre os seguintes players:

    a) Juízes e MPF completamente alheios à realidade prática da vida. Só conhecem o moralismo abstrato. Vivem no mundo da fantasia, no ar condicionado, no conforto de seus bons salários. Querem conservar nas mãos de sua própria casta o capital simbólico que lhes assegura poder, transmitindo-o a sua prole (boas escolas, estudos no exterior…) e mantendo afastados os “arrivistas” da classe C (que hoje, argh!, têm o auxílio luxuoso do ProUni, cotas, Ciência Sem Fronteiras etc….). Se o projeto de desenvolvimento inclusivo do PT for destroçado, tanto melhor para esses caras. “Quanto menos semos, melhor passemos”, reza  um dito caipira.

    Os patrimonialistas do capital simbólico – médicos, bacharéis, classes médias letradas em sua maioria – torcem para o Brasil voltar à lógica da sociedade de castas, economia primário-exportadora, “plantation”, concentração crescente de renda e riqueza. Pensam que desse modo protegem os seus próprios privilégios: são agregados de luxo aos senhores das Casas Grandes, sempre prontos a servi-los e bajulá-los.

    b) Mídia. Já devem ter acertado com os candidatos a golpistas uma gorda recompensa (“empréstimos” a fundo perdido, por ex.), que viria bem a calhar em tempos de prejuízos comerciais e derrotas para as novas tecnologias.

    c) Especuladores financeiros. Tubarões. Esses só querem se dar bem, o mais rápido possível. Saqueadores. Sua lógica é Après moi le déluge (ou o deserto, diriam os acionistas da Sabesp). Qualquer projeto de desenvolvimento de uma economia real e nacional é para eles um estorvo. A própria ideia de interesse nacional é odiosa para eles.

    d) Direita. Representam os patrimonialistas herdeiros das Plantations, rentistas, especuladores, aventureiros. “Meritocratas” por via de herança (vide modelo Aécio Neves), nepotismo, transmissão privilegiada de capital financeiro e/ou simbólico. Querem que o país se f…. Odeiam o PT e qualquer coisa que se pareça com distribuição de renda e riqueza. Praticam o mais desavergonhado moralismo seletivo. São hipócritas irredutíveis. Não recuarão diante de nada para defender seus privilégios de casta.

    Querem fazer da Petrobras uma nova Sabesp. Querem fazer do Brasil Pindorama do Apartheid. Estão para os interesses nacionais brasileiros assim como os beneficiários lusos do Tratado de Métuen estavam para os interesses nacionais portugueses: “Que se danem; nossos lucros e nossos privilégios estão garantidos!”.

     

  6. Celso Amorim e o complexo de vira-latas do PIG

    Fora de Pauta

    Aprendi muito lendo esta matéria: “O doce triunfo do chanceler Celso Amorim sobre a mídia e os embaixadores de pijama”. Vale a pena, inclusive, comprar o livro de Celso Amorim onde ele revela os bastidores da diplomacia brasileira na era Lula.

    A matéria se encontra no blog Vi o Mundo, do Azenha.

    Link: http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/doce-vinganca-chanceler-celso-amorim-contra-midia-e-os-embaixadores-de-pijama.html

  7. Plenamente de acordo.
    Se as

    Plenamente de acordo.

    Se as intenções dos justiceiros fosse sinceras, ainda se poderia falar em “fiat justitia et pereat mundi”…

    Mas… acho que não é o caso.

    “Delenda PT” ou “Delenda Petrobrax” parece mais adequado…

    E… “après Lava Jato, MOI”, clama um personagem ainda não bem identificado…

    Saravá!

  8. Sr.( André) Motra Araújo, que

    Sr.( André) Motra Araújo, que bom que tenha abordou esse assunto aqui, pois a tempos estou para a perguntar.

    Na vossa avaliação, é interessante aos EUA terem um Brasil – ou outro país qualquer – forte e influente no “seu” continente?

  9. Ocorre que nas escrivaninhas

    Ocorre que nas escrivaninhas de donos de mídia, das msuas redações, e de banqueiros, está cheio de Morgentaus: gente que só pensa na vingança, ou no lucro imediato das gordas (ou nem tanto) comissões a receber.

  10. é preciso explicar isso tudo

    é preciso explicar isso tudo aos mais radicais da própria

    direita que entrou nesse barco furado, admitindo

    esse argumento de que a petrobrás pode  ser privatizada desde que acabe a corrupção.

    os idiotas confundem uma coisa com outra.

    suas cabecinhas já foram fascistizadas pela grande mídia

    e por esse conluio com os interesses que querem(in)justuamnente

    privatizar a empresa e derrocar o governo progressista.

  11. O autor está coberto de razão

    O autor está coberto de razão e vejam só: A grana que teria sido roubada da Petrobrás, incluindo o montante da BR distribuidora seria, segundo o MPF, em torno de 2.1 bilhão de reais. É bem provável que possa ser recuperado grande parte deste valor, de forma que o grande prejuizo não será o dado pelos ladrões incrustados na estatal pelo menos desde o primeiro governo FHC. 

     

    O grande prejuizo, em torno de 1% do PIB, na casa do trilhão de reais, será o o grande desfalque ao povo brasileiro por falta de visão estratégica desse conluio midiático-penal, cegos que estão por vingança. Não se trata de luta contra a corrupção, até mesmo pq esses “impolutos’ naõ tem movido uma palha para mudar esse sistema podre, como por exemplo dando fim ao financiamento privado de campanhas eleitorais, pelo contrário, estão tramando no sentido de aprofundar a podridão, pois está ai Eduardo Cunha, de estrita de confiança dos “honestos” deste pais, mando ver para garantir os interesses da corruptela. 

     

    Todos os operadores e delatores envolvidos na roubalheira são tucanos(http://www.ocafezinho.com/2015/02/06/a-lava-jato-a-luz-de-hannah-arendt), inclusive o Youssef, o qual tem ligações antiquíssimas com membros da cúpula do partido. Dito isso, vamos ao grande problema desse processo da Lava Jato, como tem apontado o Motta: O prejuizo de pelo menos 500 bilhões de reais num curto espaço de tempo. Os que se fazem de tontos e não entendem isso, que chamem do Dr. Moro, Irmãos Marinho e cia para dar de comer aos milhões desempregados por causa da forma errada com que esse processo tem sido conduzido, como vendetta contra uma agremiação política.

    COLAPSO DA SETE BRASIL PODE CUSTAR 150 MIL VAGAS

    :

     

    Empresa contratada pela Petrobras para construir sondas e plataformas no Brasil corre o risco de fechar, deixando um rombo de R$ 28 bilhões; socorro estava prestes a ser assinado pelo BNDES e pelo Banco do Brasil, mas foi adiado após o vazamento da delação premiada de Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, em que ele disse receber propinas de empreiteiras também no período em que atuou na Sete Brasil, empresa que é símbolo da política de conteúdo nacional no pré-sal; se a Sete quebrar, diversos estaleiros que dela dependem também afundarão

     

    8 DE FEVEREIRO DE 2015 ÀS 08:29

     

     

    247 – Um dos possíveis desdobramentos da Operação Lava Jato, o colapso da empresa Sete Brasil, pode significar o fim melancólico da indústria naval brasileira. Citada na delação premiada de Pedro Barusco, ex-gerente-executivo da Petrobras, como empresa envolvida no pagamento de propinas, a Sete, controlada pelo BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, foi contratada pela Petrobras para fornecer sondas e plataformas. Com os contratos, subcontratou diversos estaleiros, que foram formados no Brasil, com empresas daqui e de fora, para dar impulso à política de conteúdo nacional nos equipamentos comprados pela Petrobras.

    Agora, sem crédito e com a reputação manchada pela Lava Jato, a Sete Brasil pode fechar, gerando uma onda de calotes em toda a cadeia da nova indústria naval brasileira. De acordo com o cenário traçado pela própria companhia, traçado pelo presidente-executivo Luiz Orlando Carneiro, a situação é crítica as perdas potenciais com o colapso da empresa chegariam a R$ 28 bilhões. O mais grave, no entanto, seria a eliminação de 150 mil empregos na indústria naval.

    Diante desse cenário, o governo federal vinha negociando um grande empréstimo do BNDES e do Banco do Brasil para a companhia. A operação, no entanto, foi abortada na semana passada, quando Barusco, que recolhia propinas na Petrobras, admitiu receber pagamentos ilícitos de empreiteiras também na Sete Brasil.

    Reportagem da jornalista Josette Goulart, do jornal Estado de S. Paulo, aponta que as perdas seriam gigantescas. Os bancos credores têm US$ 4,3 bilhões a receber, mas a empresa não possui ativos – a não ser os contratos com a Petrobras. Os acionistas, que incluem ainda vários fundos de pensão estatais, levariam um tombo de R$ 8,3 bilhões. O FI-FGTS aportou R$ 2,5 bilhões na companhia e os estaleiros, liderados por empresas nacionais, já aportaram R$ 5,5 bilhões nos projetos.

    Na festa de 35 anos do PT, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a política de conteúdo nacional no pré-sal será mantida e, muito provavelmente, o novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, tentará encaminhar uma solução para a Sete Brasil.

     

  12. Desrespeito à soberania

        O que os EUA , França e Inglaterra fizeram com a Líbia, Iraque e Afeganistão  por causa do petróleo , estão fazendo agora no Brasil , apenas não precisam de bombardeios e matanças de civis , basta o apoio da mídia e do judiciário que o petróleo está garantido .

  13. Em um comentário que escrevi

    Em um comentário que escrevi aqui tempos atrás, explicando um pouco porque a Petrobrás não está boa de finanças e alguns motivos para as quedas do valor das ações, teve comentarista, que sinceramente nem lembro quem era, que teve coragem de contestar que haviam obras paralizadas e empregos sendo perdidos devido à operação lava jato.

    De certo agora ele(s) deve ter acordado para a realidade.

  14. Não seria a glória da justiça

    Não seria a glória da justiça (minúscula mesmo).

    A justiça brasileira (mínuscula mesmo) é apenas um meio para se promover o completo caos na economia do país.

    Basta vermos quem são os principais beneficiários (ou que julgam que se beneficiarão) deste caos.

     

  15. Justiça ou justiça

         A destruição de um empresa que vale muito mais que dois bilhões de Reais, não é Justiça é justiça, ou melhor, é vendeta. A paralisia da economia fere o interesse nacional. Espero que a Defensoria Pública da União consiga êxito e pare esta vendeta da oposição, por argumentos jurídicos da incompetência da justiça federal de Curitiba são perfeitos.

         Com a palavra o STF: pode um juiz federal de Curitiba julgar, por conexão, crimes cometidos em outros Estados, nos termos do CPP: NÃO PODE .

    “Porém nos crimes da mesma graduação, ou seja, do mesmo grau, (justiça estadual x justiça estadual ou justiça federal x justiça federal) e estão previstas no CPP, e quem puxa os demais crimes é a comarca onde está em andamento o crime mais grave, nos casos em que não tiver um crime mais grave, a união se dará na comarca onde o agente houver praticado mais crimes,e nos casos em que a gravidade e o número de crimes forem semelhantes, quem atrai os crimes é o lugar da prevenção, ou seja, na comarca do juiz que primeiro tomou conhecimento do fato.”

          Não há no processo penal precedente de um juiz federal atrair como conexos crimes cometidos em  MUITO MAIOR  número na comarca do Rio de Janeiro. A lei deve ser respeitada.

    Art. 78. Na determinação da competência por conexão ou continência, serão observadas as seguintes regras: (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

     

    I – no concurso entre a competência do júri e a de outro órgão da jurisdição comum, prevalecerá a competência do júri; (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

     

    Il – no concurso de jurisdições da mesma categoria: (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

     

    a) preponderará a do lugar da infração, à qual for cominada a pena mais grave; (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

     

    b) prevalecerá a do lugar em que houver ocorrido o maior número de infrações, se as respectivas penas forem de igual gravidade; (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948)

     

    c) firmar-se-á a competência pela prevenção, nos outros casos; (Redação dada pela Lei nº 263, de 23.2.1948

     

     

  16. “A Lava Jato continua e não

    “A Lava Jato continua e não tem tempo para acabar. Pode destroçar o País, mas parece mais importante a gloria da Justiça do que a dura  realidade de uma nação rumando para o abismo.”

    Não tem a menor importância. Se servir pare derrubar a Dilma e colocar o Lula na prisão, já terá valido a pena.

    Afinal, impichar a Dilma e não prender o LULA não vale para nada.

    O povo que se exploda.

  17. E que tudo mais vá pro inferno…
    Mas nada disso importa.
    Importante é o impeachment da Dilma.
    Essa velha feia e gorda (quer crime maior?) mal humorada que insiste em ser Presidenta, ao nvés de desfrutar do seu divino direito de ser avó do netinho lá em POA.
    E claro! tem o regozijo dos puros homens e mulheres medianos. Esses que, vez ou outra, cometem seus trocadilhos na hora de fazer o imposto de renda… é justo! Pagam tantos impostos…

  18. “O clima nas empreiteiras é

    “O clima nas empreiteiras é PAVOROSO, dois terços das mesas vazias, não estão pagando seus fornecedores grandes, médios e pequenos, estão demitindo em massa, os executivos presos, segundo me disse um colega de um deles hoje, estão destruídos, não servem para mais nada.”

    Ooo dó…. Coitadinhos dos empreiteiros!

    1. Os donos de grandes e médias

      Os donos de grandes e médias empreiteiras são ricos e não ficarão pobres com isso. Quem vai ser mais afetado serão seus funcionariios, aliás, de toda cadeia produtiva que poderão perder empregos e etc.

      E também o País que terá obras e serviços importantes, no mínimmo, muito atrasados.

      Ademais, um bom executivo é um bom ativo para uma empresa, não se forma um bom executivo da área de construção assim tão facilmente.

       

       

    1. Ah tá

      E você acha que o autor do texto aí está preocupado com “a raça do PT”.

      Acorda, rapaz. 

      Para esse cara aí uma nova ditadura é o melhor dos mundos.

      Pergunta prá ele o que ele andou fazendo entre 1964 e 1985.

      Greve no ABC te garanto que não foi. 

  19. Relativismo moral

    “a Justiça é um valor, mas é menor do que o interesse nacional.”

    Primeiro, é necessário destacar que com esse relativismo moral podemos negar todas as conquistas da civilização. Isso foi feito muitas vezes no passado, com consequências trágicas. Mussolini e Hitler podem ser justificados com base nesse princípio. 

    Segundo, não se expôs por que a punição dos empreiteiros e políticos ladrões seria contrária ao interesse nacional. 

    1. Polianas e bisântinos discutindo o sexo dos anjos.

      Relativismo moral é a Petrobras sendo detruída e o Metro de São Paulo sendo sequer investigado.

      Esse pessoal esta limpando o cu com as conquistas da civilização.

    2. Parece que faz questão de não

      Parece que faz questão de não entender.

      Em primeiro lugar, qual político ladrão ou empreiteiro foi punido ?

      Maluf está na cadeia ? ? Foi punido ?

      A Dirce Camargo está presa ? E o Marcelo Odebrescht ? E o Sergio Andrade ?

      E o Mata Pires ?

      O que foi feito até agora é escandalizar excessivamente os fatos investigativos de forma a se criar um clima de terror nos negócios envolvendo a Petrobrás. Com isso a empresa suspendeu todos os seus pagamentos. Evidente que isso vai afetar empresas, fornecedores e empregos.

      Mas nenhum dos grandes empreiteiros vai ficar pobre por isso, pode ficar tranquilo.

      1.  
        Daniel, você omite ao

         

        Daniel, você omite ao menos, dois nomes, o de Daniel Mendes, digo, Dantas. E, o do Zé Serra, este, para explicar de que vivia até uns 20 dias atrás, antes de se eleger senador. Vele lembrar, que o gajopassou anos sem fazer zorra alguma, nunca foi convidado sequer, a fazer uma mera palestra de 10 Contos de réis (não! É réis mesmo). Tá certo que dizem ter filha gênio em fazer dinheiro. Mesmo assim….

        Orlando

  20. Que é isso ?

    Ô Seu Nassif, isso aqui virou palco para o discurso da extrema-direita ?

    Esse discurso aí é o discurso pré-1964.

    É o mesmo discurso que dizia que o CADE, o controle da atividade empresarial por órgãos públicos iria querbrar o Brasil.

    É o mesmo discurso empregado na guerra da barrilha, o processo CADE 0001/63.

    Isso daí é o que o Bresser Pereira chama nos seus estudos de interpretação nacional-burguesa pré-1964 que desembocou no golpe patrocinado pela burguesia.

    Desse discurso que está aí exposto para um que conclame algum ditador a assumir o poder, mandar prender o Juiz Sérgio Moro e o PGR por estarem atentando contra os “interesses” da nação é só um passo. Um detalhe.

    Para quem escreveu esse texto, como bem exemplificado na Arábia Saudita, não importa muito o sistema político, desde que a elite burguesa empresarial continue dando as cartas sem interferência de poderes públicos.

    É um total desrespeito à democracia e aos poderes legitimamente constituídos.

     

    1. Inocentes úteis.

      Parece que ninguém já ouviu falar de Stanilaw Ponte Preta?

      “Ou restaura-se a moralidade ou que nos locupletemos todos”.

      Executivos da Petrobras presos “preventivamente” e políticos do PSDB envolvidos no mesmo esquema, só que no Metro de São Paulo, sequer investigados.

      E um bando de tolos pedindo respeito à democracia e aos poderes legitimamente constituídos.

       

  21. E com tudo isso, o  PSDB se

    E com tudo isso, o  PSDB se safando mais uma vez no STF ! E nem foi transmitido. Alguem sabe como foi a votação ? E o Juiz Moro enchendo as cadeias , enquanto alguem não fizer a delação desejada. Destroem a Petrobrás  , para destruírem o PT (Lula/Dilma, pois os demais já foram destruídos, como J.Dirceu, Jenoíno, etc) , E nem se preocupam se com isso destruirem  o Brasil. Eles o reconstruirão com  o mando e a ajuda dos Norte americanos, após dominarem o petróleo.

  22. O pig

    O pig quer a desgraça do país. Odeia a petrobrás desde que ela nasceu. Há milhares de editoriais na globo de não aceitação da petrobrás. Eugenio Gudin e Robet fields sempre tiveram lá na vanguarda deste movimento por um Brasil agrícola e rural, segundo eles, o nosso papel no mundo, e que petróleo, tecnologia e informática é coisa dos gringos que têm competencia para tal. O jn põe a petrobrás como desonesta, não os empresários, e aproveita de passagem para atacar o pt. Sua ira é contra a companhia e seu sucesso.

    O pig agora arrebanhou a turma de gravatinha bem feita para o seu lado, e estes, ingênuos de tudo, vão na onda. Não fazem justiça e destroem o país. Mas tem medalhinha e tem holofote, que ninguem resiste. Que ingenuidade desastrosa!

  23. A Petrobrás precisa se

    A Petrobrás precisa se reerguer urgentemente. Moro está mal intensionado, seus interesses são todos escusos. Os vazamentos seletivos e a condução coercitiva de Vaccari justificam em muito uma atuação do CNJ para por Moro em seu devido lugar, fora do PJ. 

  24. O interesse nacional deveria
    O interesse nacional deveria estar lastreado na Justiça – Justiça de verdade e para todos – e na Democracia política e econômica. Nassif mesmo apontou várias vezes o caminho para o governo preservar a empresa da crise. Infelizmente as forças golpistas estão paralisando o nosso governo. Merda.

  25. entendi tudo…
    pelo parecer

    entendi tudo…

    pelo parecer padrão AA a toque de caixa de Pandora… pode-se deduzir que mais valia tem comida na mesa do povo japonês e mais ordem e progresso e mais pra frente brasil e mais milagre econômico e mais crescimento do bolo delfim e mais deixa disso nilsso! e mais deixa elite econõmica-financeira trabalhar em paz no butim ao erário … mesmo que seja em um regime forte autocrático e didatorial… do que polícia e justiça democrática no Estado de Direito investigar e processar e prender e condenar o cartel sistêmico do crime organizado de políticos-empresários corruptos e dilapidadores de longa data venia…

    que o governo Dilma naufrague levando junto o PT acabou! da Chaui mais o lulopetismo de mercado ltda. é um problema deles e que eles se entendam no que fazer? (com a megera domada e o leite derramado do velho chico), pero si, a ruindade de gestão e planejamento e de fazer política do governo Dilma no básicão elementar do manejo do poder com  protagonismo rédea curta da agenda de governo (aliás, Dilma perdeu agenda de governo e perdeu a mão maquiavélica no poder… e vive a reboque dos acontecimentos e das crises e vive ao Deus dará como marionete do poder da grande mídia, do poder do mercado, do poder da previsão do tempo, do poder das pesquisas de opinião e da briga de poder político na guerra dos sexos) não pode naufragar com o país! com as conquistas sociais dos trabalhadores e do povo.

    a solução do problema não é tirar a profissional tarimbada operação lava jato da sala… para salvar os dedos de políticos e empreiteiros… mas sim, é tirar Dilma do governo por improbidade administrativa, inapetência para política e diálogo e sedução, ruindade atroz no manejo do poder! indecisão just time nas tomadas de decisão.

  26. Como a Lava Jato nada mais é

    Como a Lava Jato nada mais é que uma operação visando a um GOLPE DE ESTADO, o Motta Araújo tá certo em tudo que escreveu. Exceto no às favas a Justiça, por que a Justiça já foi mandada pros quintos dos infernos a muito tempo nesta operação.

  27. Concordo que o interesse

    Concordo que o interesse nacional se sobreponha a tudo. Quase tudo, né? O diacho é definir quem define o “interesse”

    nacional. Por exemplo, se for a UDR e outros setores afeitos, a questão indígina teria uma solução muito simples, a solução final!

    Agora, com relação ás empreiteiras, a solução não é complicada, minha sugestão é um decreto-lei obrigando a totas, a abrirem o capital com a consequente transparência que adviria dessa medida. Ah, e enquanto isso uma intervenção branca em suas diretorias. Parece razoável?

    E responde ao mais alto interesse nacional, não é verdade?

    E cana e restituição dos produtos auferidos pelos autores dos “pecadilhos”, no é vero?

  28. A diferença entre o Japão
    A diferença entre o Japão pós-guerra e o Brasil pós-Lava Jato é a falta de comprometimento do setor privado do Brasil, acostumado a faturar através de malabarismos financeiros às custas do contribuinte e sem qualquer planejamento para evoluir tecnologicamente para inserir-se na economia mundial. Vejo um movimento nas últimas semanas alertando para o desemprego óbvio que medidas jurídicas decorrentes das investigações da Operação Lava Jato, também denominado PETROLÃO, uma vez que estas empreiteiras serão no mínimo declaradas inidôneas.
    Ontem, 10/02/2015, no Rio de Janeiro, cerca de 200 prestadores de serviço demitidos por uma empreiteira alocada na COMPERJ paralisaram a ponte Rio-Niterói e seguindo até a Avenida Chile no centro do Rio de Janeiro, exigiam da Petrobras o pagamento de rescisão contratual, uma impossibilidade jurídica pois não são funcionários da Petrobras. Levando-se em conta a quantidade de ilícitos cometidos por empreiteiros usando doleiros com o aval de alguns funcionários da Petrobras o que fazer ?

    Iniciar negociações com empresas estrangeiras que substituam as empreiteiras nacionais e dispostas a alocar brasileiros em seu quadro funcional.

    A única solução possível para preservar os empregos é o governo exigir dos empreiteiros nacionais é:

    1) Definir uma data no primeiro semestre de 2015 para em carta aberta a população os envolvidos, identificados por nome e funções, na operação Lava Jato admitam seus ilícitos;
    2) Devolução, em não mais que 30 dias contados a partir da publicação da carta aberta, aos cofres públicos os valores definidos pelas autoridades (Policia Federal) responsáveis pela investigação.

    Cumpridos os itens acima as empreiteiras nacionais seriam declaradas idôneas podendo participar de licitações e concorrências no Brasil caso contrário contratar as empresas estrangeiras com percentual de trabalhadores brasileiros definidos oportunamente.

  29. Tem problema não,

    Tem problema não, companheiro, com  menos comida na mesa do pobre haverá mais bolsa família para a população e mais votos para o governante de plantão!!

  30. Apostam no caos e não se

    Apostam no caos e não se preocupam com os trabalhadores brasileiros, aqui a coisa é muito mais selvagem.

    A oposição e a mídia são a barbarie.

  31. A diferença entre o Japão
    A diferença entre o Japão pós-guerra e o Brasil pós-Lava Jato é a falta de comprometimento do setor privado do Brasil, acostumado a faturar através de malabarismos financeiros às custas do contribuinte e sem qualquer planejamento para evoluir tecnologicamente para inserir-se na economia mundial. Vejo um movimento nas últimas semanas alertando para o desemprego óbvio que medidas jurídicas decorrentes das investigações da Operação Lava Jato, também denominado PETROLÃO, uma vez que estas empreiteiras serão no mínimo declaradas inidôneas.
    Ontem, 10/02/2015, no Rio de Janeiro, cerca de 200 prestadores de serviço demitidos por uma empreiteira alocada na COMPERJ paralisaram a ponte Rio-Niterói e seguindo até a Avenida Chile no centro do Rio de Janeiro, exigiam da Petrobras o pagamento de rescisão contratual, uma impossibilidade jurídica pois não são funcionários da Petrobras. Levando-se em conta a quantidade de ilícitos cometidos por empreiteiros usando doleiros com o aval de alguns funcionários da Petrobras o que fazer ?

    Iniciar negociações com empresas estrangeiras que substituam as empreiteiras nacionais e dispostas a alocar brasileiros em seu quadro funcional.

    A única solução possível para preservar os empregos é o governo exigir dos empreiteiros nacionais:

    1) Definir uma data no primeiro semestre de 2015 para em carta aberta a população os envolvidos, identificados por nome e funções, na operação Lava Jato admitam seus ilícitos;
    2) Devolução aos cofres públicos, em não mais que 30 dias contados a partir da publicação da carta aberta, os valores definidos pelas autoridades (Policia Federal) responsáveis pela investigação.

    Cumpridos os itens acima as empreiteiras nacionais seriam declaradas idôneas podendo participar de licitações e concorrências no Brasil caso contrário contratar as empresas estrangeiras com percentual de trabalhadores brasileiros definidos oportunamente.

    1. O empresariado brasileiro é

      O empresariado brasileiro é dos melhores do mundo, tanto que estão em dezenas de paises, o magnifico aeroporto de Brasilia, que parece do melhor padrão americano, foi construido por brasileiros, por acaso uma das principais empreiteiras da Lava Jato, o SETOR PRIVADO É QUE CARREGA O BRASIL, afinal quem paga os impostos?

      Sem o setor privado quem paga a folha do funcionalismo publico?

  32. Mal sabem os golpistas , a
    Mal sabem os golpistas , a mídia , o judiciário tucano e o PSDB e oposição que quanto pior o Brasil ficar, quanto pior a economia ficar, mais os movimentos sociais se fortalecem e se organizam. Engana-se quem acha que o povo vai votar ou eleger quem não vai governar para o povo trabalhador nessas condições de penúria e economia quebrada, desemprego e corte de direitos econômica conquistas sociais. É capas do PT e partidos voltados para o trabalhismo se fortalecerem junto as camadas sociais, mesmo diante da campanha de ódio antipetista que a mídia faz todo santo dia. Ou seja o tiro sairá pela culatra!

    E sobre a lava jato, ninguém do poder judiciário acima desse Moro vai tomar frente e por fim a esse circo que só esta servindo para quebrar as empresas e a economia?

  33. Perfeito.

    Perfeito Motta Araujo.  E como explicar os meios de comunicação? Um país quebrado é bom para os negócios? É bom para a propaganda? 

    1. Não acho perfeito não…

      Esses raciocínios “interesse nacional” foram usados nos anos 1970 para justificar a tortura em muitos países.

      E hoje são usados para justificar repressões a manifestações e censura a imprensa.

      Não sou simpático a isso.

  34. Clima e tempo

      Caro Motta,

      O clima nas empreiteiras não está pavoroso, diria até catatonico, apenas nas areas dedicadas a “cadeia oleo – gás e naval “, se espalhou por todas as areas, por todas as obras em andamento – projetos todos foram engavetados – tanto que há alguns dias atrás, quando da abertura dos projetos na licitação primaria do Sistema de Gerenciamento da Amazonia Azul, nenhuma empreiteira se apresentou, as empresas que apresentaram propostas, não tinham capacidade financeira ou tecnológica, sendo portanto desclassificadas, assim como está ocorrendo com as “obras fisicas” ( de engenharia ) relativas ao SGDC ( Satelite Geoestacionário de Comunicações e Defesa ), que foi contratado com os europeus, mas as obras fisicas seriam tocadas pelas empreiteiras nacionais em consórcio, e agora se retiraram das conversações com a Alenia, o PROSUB dos submarinos ( AMAZUL – Itaguai – EBN ) , consórcio liderado pela francesa DCNS com a Odebrecht, está correndo risco, caso a empreiteira se veja sem crédito, ou opte por concentrar, o que varias estão programando, suas iniciativas em projetos de retorno rapido, não apenas para “fazer caixa”, mas “reduzir a exposição” e custos.

         O seu informante/interlocutor, é otimista quando comenta o prazo de até 2 anos para a recuperação, pois a “Republica de Curitiba” ,a despeito do estrago já verificado e REAL, ainda está em fase de inquérito, a quantidade de processos que serão ajuizados ainda é indefinida, a após instaurados, poderão levar anos, muitos anos para transitarem – o “circo” será longo.

          Como vc. escreveu uma vez: Quando não existirem mais empresarios para pagarem impostos, estes procuradores vão receber seus lautos salarios e vantagens “do cargo”, de quem ?

  35. Quer dizer, um juiz, uma

    Quer dizer, um juiz, uma espécie de latin lover justiceiro ou Zorro da justiça, se torna mais importante que o futuro do país, que o nosso desenvolvimento, que os milhares de empregos da cadeia industrial ligada à exploração do petróleo; mais importante que todas as obras de infraestrutura que custam centenas de bilhões de reais e todas as nossas grandes empresas envolvidas, que empregam outras centenas de milhares de pessoas.

    Em nome dum suposto combate à corrupção levam o país para o caos, causando um prejuízo incalculável. Ou seja: por causa de cinco bilhões de reais(que são apenas uma estimativa, mesmo assim ao longo de uma década — e que nunca vão ser recuperados) paralisa-se um país inteiro, aí sim trazendo um prejuízo de centenas de bilhões de reais, sem falar nos danos humanos irreparáveis.

    Imagina se os americanos fizessem a mesma coisa com bancos que foram irresponsáveis, gananciosos e levaram o país à recessão a partir de 2008. Porque ali também houve desvios pagos através de bônus milionários a executivos. Diante de tudo isso o que fez o governo americano? Salvaguardou as grandes empresas e grandes bancos, só lembrar da GM e do Citibank. Aqui, por causa de condutas individuais, joga-se tudo e a todos no mesmo balaio.

    Está na hora dos sindicatos, petroleiros, trabalhadores da indústria naval, pequenas empresas que prestam serviços a grandes empreiteiras, acordarem, se organizarem e combaterem o seu principal inimigo, que é o Dr. Moro e sua turma.

    Infelizmente, em vez de combater o Moro, os sindicalistas se reúnem com o Cunha para tentar inviabilizar o ajuste fiscal, que nesse momento é necessário, e que os sindicatos devem apoiar, exigindo uma contrapartida: nova CPMF, imposto sobre grandes fortunas, penas mais graves para sonegação fiscal e evasão de divisas.

    O que não pode é deixar juízes e promotores quebrarem grandes empresas, como a Odebrecht, que tem — ou teria — todas as possibilidades de ser tornar uma líder global no seu segmento. Porque não se está em discussão se os seus executivos deveriam ser mais ou menos honestos, o que é preciso entender é que um país capitalista não se desenvolve sem grandes empresas competindo mundialmente, um exemplo clássico é a Coreia do Sul, com a Samsung, Hyundai, LG, entre outras.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador