José Serra e a Veja aparecem nas anotações de Marcelo Odebrecht

Jornal GGN – Dica do leitor André Nunes, pelo Twitter, permitiu identificar nomes escondidos por tarja preta, no relatório da Polícia Federal sobre as anotações encontradas no telefone de Marcelo Odebrecht.

Algumas iniciais eram facilmente identificáveis, como FP (Fernando Pimentel), JEC (José Eduardo Cardozo) ou GA (Geraldo Alckmin).

A mais polêmica, no entanto, foi a de JS.

Seguindo as instruções do twitteiro, no entanto, bastou copiar a tarja (CTRL C) e colar (CTCRL V) para aparecer o nome por trás da tarja.

Copiando e colando aparece o seguinte texto:

“Identificação de Jose Serra (JS) o telefone da secretária (11) 3087.1450 está registrado em nome de Jose Serra, o endereço da Joaquim Antunes, possui telefone (11) 2157.2104 registrado em nome de Jose Serra”.

Constavam da agenda de Marcelo telefones e endereço do escritório particular de Serra. 

Não foi possível aplicar o mesmo método no retângulo coberto pela tarja.

A sigla JS aparece em outro trecho do relatório.

Novamente aparece o nome José Serra debaixo da tarja.

As menções a Serra, André Esteves (dono do BTG Pactual), a revista Veja e as siglas RA e EA (possivelmente Reinaldo Azevedo e Eurípides Alcântara), e Blairo Maggi, Michel Temer, Fernando Pimentel, entre outros, permitem supor uma estratégia similar ao relatório Bisol, na CPI das Empreiteiras.

Na época, Bisol e Aluizio Mercadnte tiveram acesso a dez caixas de documentos da Odebrecht. Acabaram se enrolando na apuração e relacionando organograma da diretoria com estruturas de corrupção. De qualquer modo, a expectativa de existência de centenas de nomes inibiu os trabalhos da CPI e a própria cobertura da mídia.

Leia também:  O assassino no jardim de infância, por Sergio Saraiva

Veja não foi a única publicação visitada por executivos da Odebrecht após o estouro da Lava Jato.

Há dúvidas também em relação às iniciais GM, em trecho relacionado com tributos. Pode ser Guido Mantega, conforme apontado no relatório. Mas também são as iniciais do Ministro Gilmar Mendes, do STF.

De qualquer modo, o impacto do relatório, ao menos no primeiro dia deixou a mídia sem ação. Sequer houve a exploração às menções do ex-presidente Lula no relatório da PF.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

143 comentários

    • Preço de banana ainda seria um preço melhor que o atual…

      Não defendo o Serra, acho que o cara, assim como o PT cheira a naftalina (isso nos dias que tomam banho), é gente velha, com idéias velhas e que quebraram o país.

      Entretanto, há que se observar – numa privatização, ainda que a preço de banana, o dinheiro entra. Na “privatização” marrom do PT, o dinheiro só saiu… e eu fui chamado a pagar.

      Aliás, fica a sugestão: a urna eletrônica deveria registrar o CPF dos votantes. E ao final do mandato, os eleitores da corrente vencedora recebem ou um success fee (no caso do eleito entregar o país melhor do que antes) ou são chamados a pagar uma parte do prejuízo, um ágio como cobrança de co-responsabilidade. Não que os demais não tenham que arcar – claro que sim, afinal somos todos brasileiros. Mas os eleitores co-responsáveis passam a ter um agiozinho maior. Vamos ver quantos keynesianos ainda aparecem se a moda pega…

       

      • Não defende o Serra? Me engana que eu gosto!

        O que você falou de privatização do PT? O PT não privatizou absolutamente nada seu gênio! Se o Serra e turma quando no governo do FHC doaram, por exemplo, a Vale do Rio Doce por apenas R$3 bilhões, sendo que ela valia à época em torno de R$100 bilhões pelo menos, e ainda quem supostamente adquiriu a empresa a pagou por empréstimo do BNDES  e você vem dizer que o des-governo FHC recebeu dinheiro de volta? FOI UM PREJUÍZO ENORME AO BRASIL E BRASILEIROS! Não pretendo me alongar. Porém, os tucanos ou formigas aonde estiverem só ocasionarão prejuízos – não constróem absolutamente nada – só sabem destruir o que já está pronto. Enquanto isso o PT no governo, apesar dos seus erros (quem não erra é DEUS), construiu 18 universidades, 450 escolas técnicas que haviam sido destruídas pela turma que você apóia, levantou a Petrobrás, que quase foi totalmente privatizada pelos que você apóia. Ah! O pré-sal foi descoberto e pesquisado pelos governos trabalhistas. São tantas obras construídas pelo PT no governo,  interna e externamente, que o Brasil passou a ser olhado de uma maneira altiva e soberana. Mas, a elite mais atrasada do mundo (segundo o Mino Carta e eu concordo) que é a brasileira, com seu terrível complexo de vira-latas resolveu  nos escravizar novamente! Porém, retorno ao passado nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!!! Abaixo o golpe!!!!!!!!!!!!

  1. Em outras palavras, ta

    Em outras palavras, ta caminhando pra outra Satiagraha mesmo:  anulacao geral e irrestrita devido ao envolvimento de tucanos e da corrupcao da PF e  judiciario.

    NAO eh Guido Mantega, por sinal, Nassif.  Eh quase impossivel que seja.

  2. Nassif

    Nassif, é possível sim saber o conteúdo dentro do retângulo. É só usar um editor de PDF, extrair a imagem que o conteúdo aparece. Na verdade o conteúdo dos retângulos revela endereços de encontros com assuntos, contendo data e local.

    Por exemplo, na página 13 o retângulo cobre 2 imagens, se referem a encontros a respeito do tal JS. Segue abaixo o conteúdo das imagens:

    • No link abaixo há a

      No link abaixo há a confirmação dos contatos com José Serra. Basta uma pesquisa na Internet pelo telefone para confirmar:

       

      http://www.psdb.org.br/sindical/quem-e-quem/

       

      José Serra

      Estado de origem: São Paulo

      Contato: 11 3087-1450

      e-mail: secretaria.serra@gmail.com

      Formado em engenharia e economia, Serra foi secretário estadual, deputado federal por duas vezes, senador da república, ministro do Planejamento e Orçamento, ministro da Saúde, prefeito e governador do estado de São Paulo, além de presidente nacional do PSDB em 2003 e 2004.

  3. DIVULGOU POR QUÊ?.

    Qual o motivo terem divulgado essa porcaria?.  Esconderem letras, telefones de pessoas importantes?.  Com a explosão dos fatos recentes praticamente as Autoridades que se ocupam da Lava a Jato ficaram para trás.

    Então lançaram esse Relatório para voltarem na ‘crista da onda”, como se dizia outrora. E fizeram outra meleca.

  4. Estranho

    “De qualquer modo, o impacto do relatório, ao menos no primeiro dia deixou a mídia sem ação. Sequer houve a exploração às menções do ex-presidente Lula no relatório da PF”

    Mas isso é óbvio: em face da menção do JS, que agora sabemos que se trata provavelmente de Serra, agora a imprensa se cala.

    Também temos que ter cuidado pois um relatório vazado para um repórter do Estadão, sendo que não temos acesso a mais outros relatórios, me cheira a suspeição.

  5. Que atire a primeira pedra

    Que atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado, já dizia Jesus, todos viraram às costas e foram embora kkkkk não sobrará ninguém pois a política e as empreiteiras conduzem esse país desde sempre!!!As obras públicas sempre foram um balcão de negócios, não é novidade para ninguém que seja bem informado!!!

    • A imprensa que va se lixar,

      A imprensa que va se lixar, quem se deu muito mal foi a PF.

      So faltava outro sentido pra “podemos retirar, se achar melhor” mesmo!

      Vergonhoso.  E logo da policia federal…

  6. Bem, sim, o dono da maior

    Bem, sim, o dono da maior empreiteira do país, que constrói centenas de obras públicas para a União, estados e municípios, tem na sua agenda pessoal os nomes e os endereços de senadores, governadores, deputados e prefeitos.

    Qual o espanto? O céu é azul e o dia tem 24 horas.

    O que exatamente essas anotações têm de desabonador?

    • O caso é a imprensa

      Fato é que o Estadão publicou a lista e não mencionou o nome de Serra, que aparece no documento.

      A novidade é nenhuma, mas esse é um exemplo que escancara a desfaçatez da imprensa quando expõe os acusados. Se o PT aparece, então vira manchete. O blog do repórter do Estadão, inclusive, está dando a maior moral para o relatório. Acho que ainda não perceberam que o nome de Serra não está oculto.

    • Tambem penso assim.

      E verdade, se o tal trabalha com o governo tem ate a obrigacao de ter estes contatos.

      O que chama a atencao e a PF ocultar alguns dados e criar relevancia para outros.

      Lula ja estava na boca dos porcoes da midia, e os amigos feito serra bem protegidos.

      O povo ja ja perde a paciencia e ai sera tarde demais.

    • O céu é azul o dia tem 24

      O céu é azul o dia tem 24 horas, e o Marcelo Odebretch tem o numero do Lula para combinar propina e do Serra para tratar de questões de macroeconomia. Não é isso, meu filho?

  7. GM

    Não minha opinião, não faz sentido “GM” ser Guido Mantega, um ministro técnico, reservado, longe de políticos. Deve ser outra pessoa, com o perfil oposto. A PF tem de investigar essas relações com mais vigor.

  8. Repórter do Estadão trabalhando a notícia

    Repórter do Estadão trabalhando:

    “Hmm, deixa eu fazer uma busca no relatório aqui: CTRL + F.”

    “Bom, se os termos PT, Lula, Dilma aparecerem no resultado da busca, então vai virar título de manchete. Outros nomes ignorar.”

  9. Os investigadores pensaram em

    Os investigadores pensaram em alegar erro de digitação e afirmar que JS na realidade era JD, dada a proximidade das duas letras,S e D, no teclado . Queriam acusar José Dirceu, mas como havia nº de telefone que não era dele. Puderam tirar, por achar melhor.

     

  10. Historinha

    Não acredito que a POLICIA FEDERAL seja tão inocente e incompetente de liberar um relatório onde qualquer pessoa, com um pouquinho de conhecimentos em informática, possa revelar um monte de informações contraditórias. – Esta notícia não dá para ser levada em consideração. INFELIZMENTE

    • Talvez sim, talvez não

      Eu não duvido. Acho que não se atentaram para o fato, tanto é que o blogo do Estadão publicou como se fosse uma bomba e nesse exato momento estão dando a maior importância para o que o documento revela.

    • A ASSOCIAÇÃO DA PF

      publicou no twitter Brasil247 reclamando dessas mesmas indagações e afirmam que o Policial que fez o relatório não escondeuu nada. E ficaram bravos.  Portanto, por aí  podemos imaginar que fizeram uma meleca.

  11. Luis Inácio

    virando bandido por enaltecer o papel do Brasil, e das empresas brasileiras, além-mar e mesmo com o desmentido o Primeiro Ministro de Portugal… continua sendo pautado como criminoso.

    Já José Serra, sumido mas depois descoberto num relatório da PF… bem… isso não vem ao caso, devem estar pensando Sérgio Moro e a Globo e o resto do venal jornalismo.

    Não é cinismo apenas, é gangsterismo mesmo, e bem na nossa cara; estão fazendo troça com o povo brasileiro.

  12. JS é José Sarney. rs rs rs

    JS é José Sarney. rs rs rs rs.

     

    Ele emprestou o escritório do José Serra para se encontrar com MO = Marcelo Odebrecht.

     

    Sarney tem mais relações com o governo Lula.

     

    Ótima deixa para a indigente mídia nacional.

     

    José Serra, assim como todo tucano, é inimputável.

    • Não é não. Ele é apenjas mais

      Não é não. Ele é apenjas mais esperto que os outros, não deixa rabo preso, mas é da mesma colundria.

  13. Historinha

    Não acredito que a POLICIA FEDERAL seja tão inocente e incompetente de liberar um relatório onde qualquer pessoa, com um pouquinho de conhecimentos em informática, possa revelar um monte de informações contraditórias. – Esta notícia não dá para ser levada em consideração. INFELIZMENTE

  14. Nassif, peça para alguém de

    Nassif, peça para alguém de sua equipe abrir o PDF no Adobe Acrobat Pro. Com ele você vai conseguir tirar estar tarjas maiores e ver o que está escrito por tras.

    Um dos trechos ocultados trata da combinação da entrevista do Marcelo Oderecht com a Folha. Vale a pena o trabalho no documento

  15. “Alvo maior da Operação Lava

    “Alvo maior da Operação Lava Jato, do juiz Sérgio Moro, a Odebrecht também foi ‘fiscalizada’ pelo EUA em contratos no exterior;”. O trecho é parte da notícia do portal Brasil 247. Talvez explique o nome de Serra riscado nos documentos trazidos pela PF. Serra era o agente 86 infiltrado na Oldebrecht. Nosferatu está em todo lugar, não dá ponto sem nó.

  16. Desculpem minha

    Desculpem minha ignorância…mas esse relatório é oficial? A tarja preta, para mim, é mais grave que o conteúdo…os nomes escondidos ( o fato de escondê-los)  é muito mais grave que os nomes citados. Foi um agente, um delegado da PF , o responsável pela tarja preta? Saberemos um dia? Os que defendem o Ministro da Justiça poderiam se pronunciar? Pois se algém escondesse o nome de um Petista em um relatório desses, dois dias depois saberíamos até a sequência de DNA do sujeito.

  17. E quem não está nas listas da Odebrecht?

    Isso é o que diria o Lula – que está.

    Eu não estou – pelo menos não na lista dos que recebem. Eu – e todos os demais brasileiros – estamos na lista, mas dos que pagam a conta. Aliás, diga-se, todos os que não são Estado.

    Os socialistas e sua versão encabulada (os social-democratas) tomaram o poder em 88. O resultado, está aí para todo mundo ver. E há quem diga que o que irá salvar o Brasil é… mais Estado! 

    Síndrome de Estocolmo? Só não indico terapia, porque com essa turma no poder é melhor não dar idéia. Vão vir com o Bolsa Terapia (lógico que superfaturado e com um monte de “terapeutas” cubanos para receber).

  18. A historia se repete

    Sempre que aparece nomes da oposição (PSDB),  tem alguem diminuindo a importancia da  notícia. São assim: helecóptero da Cocaina (punição nenhuma) , operação Saitagarra ( punição nenhuma), Swissleak ( punição nenhuma), Zelotes (punição nenhuma), HSBC ( punição nenhuma), Metro de SP ( punição nenhuma) e centenas de outros, só tem importancia se aparecer o Lula ou próximo ou simpatizante . Isso se repete a mais de 15 anos, SATUROU. Vão se catar com essa PF e Justiça Brasileira partidarizada sob a tutela da Globo e da Veja.  É processo judiciário  inferior ao da Etiópia e Tanzania.

  19. sem novidade

    Para uma PF que já elogiou Aécio Neves, chamou o Lula de anta e praticou tiro  ao alvo com o rosto da presidente da presidente da República, é até normal que oculte o nome de José Serra. Seria espantoso se a PF impedisse os vazamentos seletivos da Operação Lava Jato ou o MPF resolvesse investigar a corrupção na Petrobrás desde a época do Fernando Henrique Cardoso. Como há muito tempo já não sou assim tão ingênuo, o ocultamento do nome do senador tucano me soa como mais do mesmo. Ou seja, o propalado republicanismo da PF é mais uma afirmação vazia do suposto Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. 

  20. Nassif, você lembra do

    Nassif, você lembra do satiagraha quando foi publicada, que teve o  condão de indicar email de Paulo Henrique Amorim como atuando a favor de dantas e o capítulo sobre a imprensa era de tal modo surrealista, que o juiz o desconsiderou por completo?

    Eu acho essa lista acanhada. Primeiro porque seria de se esperar que o presidente da maior empreiteira tivesse contatos políticos. Segundo porque nao usa apelidos mas siglas e isso nao demonstra prática de crimes mas quem sabe economia de espaço ou digitação,  especialmente se for celular.

    Seria mais sensato em um processo tão heterodoxo na forma e na liberdade que tomou em determinados procedimentos, não ir alimentando o que pode ser apenas um factoide como o nassif gosta de chamar as coisas sem muita comprovação dadas como certa.

    De resto não faz sentido apontar serra como se o fato de ser mencionado fosse algo negativo, porque a menção a Lula foi dada como normal, logo no máximo isso deveria mostrar que contato com políticos e normal. Quanto às tarjas, posto não se saber a fonte, tanto pode ser para esconder quanto foi colocada apenas para gerar a discussão 

     

    • Venho discordar de que isso é

      Venho discordar de que isso é mais do mesmo, alias você tem rasão, mais uma vez nomes de políticos da oposição são mencionados em relatorios da PF, e mais uma vez não serão investigados, porque até na PF assim como em qualquer policia no mundo existe a banda podre que manda. isso é o Brasil isso é o mundo. E o povo, a clase que você pertence fica na catando mugalhas dos políticos deste país.

  21. Prefiro pensar que seja mais

    Prefiro pensar que seja mais uma forma de DESTRUIR OU SERIA DESCONSTRUIR, como foi brilantemente usado pelos doutos do Marcelo, as investigações da PF muito bem conduzidas pelo MP e o verdadeiro PALADINO DA JUSTIÇA BRASILEIRA JUIZ MORO. E o mais importante, por favor juiz, PRENDA TODOS OS QUE ASSALTARAM O POVO BRASILEIRO HONESTO E TRABALHADOR.

     

    • Quando eu falo…

      Troll manipuladinho que aceita os antolhos da imprensa e acha o Moro um heroi.

      Tão vendo o efeito que a lavagem cerebral da imprensa faz nesse tipo de indivíduo? Quando eu falo…

    • Comentário perfeito

      Nada mais a acrescentar, enquanto alguns enxergam o bem, outros ficam criando histórias paralelas para desmoralizar as estruturas que finalmente estão caçando corruptos.

  22. Nojo dessa mídia suja do Brasil.

    Nojo da imprensa do brasil. O Estadão foi obrigado no governo Lula a ter que assumir apoiar totalmente o PSDB. Leviandade mais que justificada contra o Lula e a Dilma. Tenho nojo desses jornalistas corruptos que criticam políticos corruptos, mas deveriam estar no mesmo saco. Pior que o político corrupto é o jornalista, esse que entra em nossas casas e alicia homens e mulheres de bem, sem que exista nada que os repreenda por leviandade, sem provas atacam o governo que não se submete aos seus caprichos. CHEGA! 

  23. Um erro não justifica o outro

    Quase todos os politicos sao suspeitos, mas um erro nao justifica e nao ameniza o outro.  Pelos comentarios que li, grande parte esta, no grupo dos 7% de aprovacao da atual gestao governamental, ou seja, ja da para encher uma kombi.

  24. Folha de São Paulo também (não) aparece no relatório da PF
    Não percebi se alguém já comentou aqui, mas entre as páginas 22 e 25, do relatório, existe um grande “branco” e o texto ali fala de uma solicitação de entrevista feita pela Folha a Marcelo. Para quem não viu, segue o texto:    MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL  DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL  SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ  DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR  23  A anotação registrada sob o número 2110, com data de 28/08/2014, trata da  entrevista solicitada a Marcelo pela Folha de São Paulo, na troca de e-mails entre   Marcelo e seus colaboradores, verifica-se a intenção de conceder a entrevista somente  se as perguntas forem antecipadas e sem conteúdo polêmico. Inclusive Sergio Bourroul  argumenta que só vale a pena a entrevista se for possível mandar recados, não  mencionando para quem, nem que tipo de recado seria, inclusive instrui Marcelo a  capitalizar a concessão da entrevista, dizendo que que “abriu uma exceção em  consideração ao pedido da direção do jornal”.  2110 Hora de início:  28/08/2014  13:30:00(UTC+0)  Hora final:  28/08/2014  15:00:00(UTC+0)  Assunto: Entrevista Folha de São Paulo (David Friedlander e  Raquel Landim),  Assistentes:  Localização: sala reuniões DP – 15º andar  Detalhes:  SB na coordenação.  Marcelo,  a primeira entrevista da série será com Abilio Diniz, a ser  publicada neste domingo, dia 24. A sua será a segunda, no  dia 31.  A reportagem estava aguardando as confirmações de Murilo  (Vale), Roberto Setubal (Itaú) e Joesley (JBS). Não sei se  emplacou todos.  Você receberá dois repórteres (David Friedlander e Raquel  Landim), que virão acompanhados de um fotógrafo.  Confirmado às 9h00 de amanhã e eu te acompanharei.  Abaixo, repasso os principais pontos que nortearão a  conversa:  O país deve crescer abaixo de 1% este ano e os anteriores  não foram muito melhores. Quais são os principais gargalos  que impedem o crescimento?  O que é preciso mudar para que os empresários voltem a  investir?  Na sua opinião, quais deveriam ser as três prioridades do  governo logo no primeiro ano?  Independente de quem venha a ser eleito, a previsão geral  é de um ajuste duro em 2015. Qual é a sua expectativa?  Os preços públicos, como gasolina, energia e tarifa de ônibus  estão represados. Qual seria a melhor estratégia para ajustar  a economia: um tarifaço logo de cara ou aumentos graduais?  O Banco Central vem fazendo intervenções no mercado para  segurar o real. O sr. acha que seria possível voltar ao câmbio  flutuante de fato ou isso teria um impacto muito forte sobre a  inflação?  O desemprego, que até agora estava controlado, começou a  aparecer aqui e ali. O sr. acha que pode haver uma onda de  demissões pela frente?  A campanha de Dilma se queixa de que o mercado faz  terrorismo eleitoral quando aposta contra ela na bolsa e que  não é a primeira vez que isso acontece no Brasil. Qual é sua  opinião? O mercado faz terrorismo?  O Supremo está a um passo de acabar com o financiamento  privado de campanhas políticas. Na sua opinião, isso é bom  ou ruim?  O setor privado vive pedindo ajuda do governo, como  benefícios fiscais e recursos do BNDES. Por que os  empresários no Brasil dependem tanto do governo?  Abs,  De: Marcelo Bahia Odebrecht  <mbahia@odebrecht.com<mailto:mbahia@odebrecht.com>>  Data: 6 de agosto de 2014 22:19:14 BRT  Para: Sergio Bourroul  <sergiobourroul@odebrecht.com<mailto:sergiobourroul@odeb  Categoria:  Calendário  Lembrete:  Prioridade:  Desconhecido  Status:  Desconhecido  Classe: Normal  Repetir dia:  Nenhuma  Repetir regra:  Nenhuma  Repetir intervalo: 0  Repetir até:  MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL  DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL  SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ  DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR  24  recht.com>>  Cc: Daniel Villar  <dvillar@odebrecht.com<mailto:dvillar@odebrecht.com>>,  Leonardo Sa de Seixas Maia  <lsmaia@odebrecht.com<mailto:lsmaia@odebrecht.com>>,  Zaccaria Junior  <zaccaria@odebrecht.com<mailto:zaccaria@odebrecht.com>  >  Assunto: Re: pedido da Folha de S.Paulo  Ok  From: Sergio Bourroul  Sent: Wednesday, August 6, 2014 19:14  To: Marcelo Bahia Odebrecht  Cc: Daniel Villar; Leonardo Sa de Seixas Maia; Zaccaria  Junior  Subject: Re: pedido da Folha de S.Paulo  Marcelo,  A sugestão de DV é boa.  Você fala se o repórter antecipar as perguntas. Vou  solicitalas,  ok?  E capitalizar dizendo que vc abriu uma exceção em  consideração ao pedido da direção do jornal.  Enviada do meu iPhone  Em 06/08/2014, às 19:05, “Marcelo Bahia Odebrecht”  <mbahia@odebrecht.com<mailto:mbahia@odebrecht.com>>  escreveu:  Se fosse uma entrevista apenas minha (e não uma serie) e  como foco geral em nós, eu negaria. Não apenas pelo  momento, como porque temos negado para todos.  Mas se o foco eh nas prioridades para o País nos próximos  anos, e não em nós, e como parte de uma série de poucos  empresários, minha tendência seria aceitar.  From: Daniel Villar  Sent: Wednesday, August 6, 2014 18:58  To: Sergio Bourroul; Marcelo Bahia Odebrecht  Cc: Leonardo Sa de Seixas Maia; Zaccaria Junior  Subject: RES: pedido da Folha de S.Paulo  Marcelo,  O que acha da demanda abaixo?  Já fui mais reativo no passado recente a uma participação  sua, mas pelo contexto descrito pela CDN, e pela provocação  de SB, pode haver espaço para mensagens da Organização,  desde que enviem previamente as perguntas e que as  mesmas não sejam politizadas.  De: Sergio Bourroul  Enviada em: terça-feira, 5 de agosto de 2014 19:11  Para: Daniel Villar  Cc: Leonardo Sa de Seixas Maia; Zaccaria Junior  Assunto: RES: pedido da Folha de S.Paulo  Daniel,  Favor avaliar a solicitação abaixo, da Folha de S. Paulo. Acho  que devemos preservar MO, mas é possível que ele queira  aproveitar para mandar algum recado. O repórter garante que  não haverá questionamentos polêmicos e que envolvam  diretamente a Odebrecht (Petrobras, BNDES, contratos,  doação para campanha, preferências políticas etc). Quer  apenas abrir espaço para a opinião de MO sobre os gargalos   MJ – SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL  DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL  SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DO PARANÁ  DELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR  25  do crescimento do Brasil e as prioridades do próximo governo.  Só vale se for para mandar recados. Caso contrário,  declinamos com tranquilidade.  Obrigado,  Abs,  De: Zaccaria Junior  Enviada em: terça-feira, 5 de agosto de 2014 18:58  Para: Sergio Bourroul  Cc: Leonardo Sa de Seixas Maia; Elea Cassettari Almeida  Assunto: pedido da Folha de S.Paulo  Sérgio, David da Folha me procurou. Ele informou que o jornal  vai aproveitar o período pré-eleitoral para discutir o futuro do  país por meio de uma série de entrevistas com os principais  empresários brasileiros. Eles devem abordar quais serão os  desafios do próximo governo, independente de quem venha a  ser eleito, para o país voltar a crescer, recuperar o otimismo,  atacar os gargalos que , segundo eles, “impedem o país de  deslanchar”. Palavras do David: “A ideia é publicar uma  entrevista por semana, como parte de uma série, e  preparamos uma lista com os empresários mais respeitados  do país. O jornal gostaria muito de contar a seus leitores o  que o Marcelo Odebrecht pensa disso. A retomada do  crescimento passa por mais investimentos e portanto pelo  setor de infraestrutura e a Odebrecht tem tido um papel  central nessa área. Nossa ideia é começar a publicar as  entrevistas já no início deste mês. Estamos convidando  Roberto Setúbal, Luiz Carlos Trabuco, Murilo Ferreira, Abilio  Diniz, Pedro Passos, entre outros. Mas é uma lista restrita.”  Sérgio, acrescentando, David contou ainda que o secretário  de redação, Vinicius Mota, passou na mesa dele dia desses  para falar das entrevistas e perguntou: “E o Marcelo  Odebrecht, que seria a cereja do bolo?”. Mais uma vez,  palavras do David: “Queria que vocês soubessem e reafirmar  que uma entrevista com ele teria espaço nobre e seria bem  tratada”.  Abs,  Zacca

  25. Tinha uma charge, um marciano

    Tinha uma charge, um marciano na revista playboy se não me engano, que chegava desavisado e fazia pergntas desconcertantes, me faço de marciano.

    Como o sistema judiciário mais sujo e corrupto da história vai moralizar alguma coisa? como os códigos processuais mais letárgicos e falhos dentre os países democráticos vai gerar frutos bons? COMO?

    • País sem Justiça

      Bem colocado pelo André W, um país onde não há JUSTIÇA, por falta de um sistema judiciário inoperante que age politicamente e não em defesa das leis, onde há corrupção como nos demais poderes.

      O que esperar de um país onde as negociatas sobrepoem as leis.

    • País sem Justiça

      Bem colocado pelo André W, um país onde não há JUSTIÇA, por falta de um sistema judiciário inoperante que age politicamente e não em defesa das leis, onde há corrupção como nos demais poderes.

      O que esperar de um país onde as negociatas sobrepoem as leis.

  26. E daí que eles estão

    E daí que eles estão “envolvidos”, que têm “ligações” com empreiteiras?! E-da-í?!

    O discurso ideológico já está fechado: só liga pra isso o “petista eterno”.

    • O relevante é que este nome
      O relevante é que este nome, e apenas este nome, foi ESCONDIDO pela PF.
      Porque?

      Vc que não é petista ideológico, me dê uma explicação lógica. Porque este nome especificamente?

      • Nomes Ocultos

        Athos, lendo sua pergunta, mesmo não sendo a pessoa a quem se direciona, penso que há algumas hipóteses:

        1- Pode haver investigação em curso, e para não prejudicá-la, omitem os nomes dos investigados;

        2- Pode já ter ocorrido uma investigação que tenha sido inconclusiva…hahaha;

        3- Podem estar protegendo essas pessoas (dependendo da situação, configuraria prevaricação);

        4- Pode ser que tenham incluído os nomes lá, para embaralhar ou incriminar alguém. Partindo dessa hipótese, essa argumentação poderia se estender a qualquer um dos citados. Nesse caso, SIGA-SE O DINHEIRO!!!

        Há outras, mas para exemplificar, acho que está bom.

        OBS: Não sou PTISTA, TUCANO ou qualquer outro. Antes sim, MUITO PELO cONTRÁRIO! 

        • seguir o dinheiro

          Esse e o problema para o Moro. pode seguir o dinheiro e achar uma pote no fial do arcoires que pode trazer surprezas, e ele tera que fazer indiciamentos que não vão agrada-lo.

      • Foro privilegiado,

        Igualzinho ao Cunha, cujo nome o Moro também tentou esconder nos depoimentos públicos dos delatores. É preciso autorização do STF para investigá-los e ela só pode ser pedida pelo PGR. Se não melam tudo depois nas instâncias superiores, onde tem “facilidades”.

        • Em primeiro lugar Pimentel e

          Em primeiro lugar Pimentel e Alckmin também detêm foro privilegiado (STJ).

          Em segundo lugar, se há menção a personagem com  prerrogativa de foro, o processo deve subir e pronto. Nâo deve ser feita a tentativa de se “esconder” nomes.

           

          • Só mais um caso de muitos

            Pra você perceber o nível da promiscuidade entre a imprensa tucana, a PF e o Judiciário. Um belo exemplo é a quantidade de vazamentos seletivos das delações para a imprensa. Esse é só mais um caso.

          • Não.

            Em primeiro lugar, ninguém – nem Serra, nem Pimentel, nem Alckmin ou Haddad – citado no documento é alvo de investigação da Lava Jato, então não existe processo pra subir para início de conversa. Os pedidos de autorização para investiga-los serão feitos aos respectivos tribunais competentes para cada um, mas até lá não há que se falar em usurpação de competência se nem processo há. Em segundo lugar, a omissão dos nomes só faz sentido se há interesse genuíno do MPF em requisitar futuramente permissão para processá-los, para não contaminar outras provas com informações já publicadas na mídia. Pode ser outra coisa? Com certeza. Pode ser que um agente da PF mal intencionado (ou talvez o próprio jornalista que recebeu o material) tenha feito as tarjas, o que parece ser a tese mais crível para a maioria aqui. Mas, de novo, sem saber quem fez o PDF, quem mandou repassar esse documento à imprensa e quem recebeu em primeira mão, o debate fica ocioso. Eu prefiro insistir na lógica.

  27. Feitiço contra o feiticeiro, bem feito

    Vazamento é assim mesmo. O consórcio da criminalização do PT pensa que tem sobre controle, mas quando o buraco abre e a água vaza, acaba molhando todo mundo. 

    Não me admira se daqui a pouco os editoroliastas do pig começarem a dar lição de moral sobre a ilegalidade desse “mar de vazamentos”.

    Mas hoje em dia é isso que anaboliza o golpe. O que seria do pig sem vazamentos da tucangem infiltrada na máquina do Estado? Viveria de futebol, celebridade, previsão do tempo e horóscopo. que é o que sobraria

  28. Não cabe o nome na tarja

    Se voce copiar o texo e escrever com um programa,tipo Photoshop,a palavra ‘jose serra (js)’ com um texto que usa a mesma fonte e tamnho,verá que não cabe esta palavra…

      • Nassif, o texto correto

        Nassif, o texto correto oculto nessa tarja é somente José Serra, por isso o comentarista acima diz não caber no espaço. O José Serra (JS) aparece em outro trecho, veja: “Identificação de Jose Serra (JS) o telefone da secretária (11) 3087.1450 está registrado em nome de Jose Serra, o endereço da Joaquim Antunes, possui telefone (11) 2157.2104 registrado em nome de Jose Serra”. De qualquer maneira sugiro ao comentarista desconfiado que faça um exercício simples, São 10 os caracteres de José Serra, conte o número de caracteres do texto acima ou abaixo da tarja e verá que cabe o nome do grande Senador cabe perfeitamente!

  29. Serra tem foro privilegiado.

    A menção ao nome completo dele poderia ser usada como evidência de que o mesmo está sendo investigado, e isso pode melar todo o processo porque somente o STF pode autorizar essa investigação, cuja publicidade também deve ser autorizada. É caso similar à menção de Eduardo Cunha nos depoimentos dos delatores da Lava Jato, que foram censurados em público pelo juiz na hora. O que Cunha (e não só ele, mas todos os demais réus da Lava Jato) mais gostaria é que Moro fosse imbecil a ponto de “deixar rolar” seu nome no inquérito, e depois anular todas provas faceiro no STF. Pois nem ele nem Serra tiveram autorização do STF ainda para serem investigados.

    Por tudo isso, a tentativa de apagar o nome do senador é o que menos importa neste caso. Estranho mesmo é o documento conter todas as informações sobre ele, bastando para isso que o jornalista que o recebeu tivesse conhecimentos juvenis de informática. Não sou tão chegado em teorias conspiratórias como tantos aqui, mas se fosse diria que o investigador que editou o documento no PDF fez de propósito, para que todo mundo soubesse o que Serra e outros políticos aprontaram junto com a Odebrecht e ao mesmo tempo fingir que não infringiu a lei, para não dar ao senador a prova de que está sendo investigado. Mas não está claro ainda sequer como a mídia teve acesso a este documento. É curioso que a turma perca tanto tempo discutindo o anonimato do Zé Bolinha enquanto não fazem essas perguntas cruciais. 

    • Alckmin e Pimental também tem

      Alckmin e Pimental também tem e ai ?

      De forma que o início do seu comentário não tem lógica nenhuma.

      Quanto ao restante, o crucial é o vazamento, mais uma vez da PF.

      • Meu Deus do céu.

        Os crimes da Lava Jato são FEDERAIS, somente Presidente da República, ministros e legisladores federais fazem jus a foro privilegiado neste caso. A prerrogativa de foro de prefeitos e governadores se limita à suas respectivas unidades federativas. Você deveria saber disso antes de acusar os outros de falta de “lógica”, de resto uma qualidade que nunca foi muito apreciada dos debates aqui.

        No mais, se o crucial é o vazamento da PF, então porque não se vê em mais de 300 comentários sobre o tema unzinho sequer mencionando o nome do investigador responsável pelo documento, do seu destinatário ou dos jornalistas que o obtiveram em primeira mão? Por que ninguém baixou ainda o documento em PDF para checar alterações posteriores à sua redação original? Eu respondo: porque ninguém aqui está nem aí pra isso. A tarja preta “fake” do Serra é mais que suficiente para o objetivo da maioria, que é tão somente desmoralizar as instituições para livrar a cara de todos acusados da Lava Jato.

        • O Pezão e o Tiao Viana foram

          O Pezão e o Tiao Viana foram denunciados ao STJ, para se iniciarem investigação,  pela Lava Jato e ai como é que fica ?

          Ademais, ainda que o que voce diz seja verdade, não é a PF quem deve decidir isso e nem um Juiz de primeira instancia. Caberia ao tribunal do foro averiguar.

          • A PF não está decidindo nada,

            A PF não está decidindo nada, ela só investiga (a todos) e pede autorização para isso a um juiz federal, que decide continuar ou parar a investigação, antes do processo ser instaurado. Quem indicia é o MPF, e daí sim deve fazê-lo ao tribunal competente. E se o investigado em questão for Presidente, ministro ou congressista, daí a própria investigação sobre pro PGR e ele decide se faz o pedido de indiciamento ao STF. Você tá confundindo as bolas, ninguém foi indiciado ainda. O MPF entendeu, a partir das investigações da PF, que Pezão e Viana cometeram crimes e daí fez a denúncia contra eles no tribunal competente, o STJ. Acontecerá a mesma coisa no caso de Alckmin e Pimentel, se o MPF concluir que há evidências suficientes de crimes deles. Não interessa se a investigação se deu no âmbito da Lava Jato, não foi o Moro que decidiu nada disso. A investigação é uma só, os indiciamentos são separados, cada qual segue o foro correspondente, isso nunca foi violado na operação. Não há problema de foro porque nenhum dos políticos citados no documento foi indiciado. Mas há o risco real de que, caso um dia o sejam, usem este vazamento para tentar anular provas e melar o processo. 

          • Ou seja, a questão inicial

            Ou seja, a questão inicial que voce havia dito, que as tarjas seriam porque Serra tem foro especial não se sustentam.

             

          • Ou seja, você não leu ou não

            Ou seja, você não leu ou não quis entender nada do que escrevi. Qualquer procurador do MPF pode protocolar denúncia contra Alckmin ou Pimentel, por isso a transcrição do nome deles sem relacioná-los diretamente a crimes não afeta em nada a estratégia dos procuradores.

            Mas procurador nenhum pode oferecer denúncia contra Serra, só o Procurador Geral da República pode fazer isso. E o PGR pode considerar a denúncia prejudicada se o nome de Serra aparecer por aí em documentos vazados que mais tarde não poderão ser utilizados como provas. Daí a razão porque o foro privilegiado importa no caso DELE. Não basta os procuradores terem convicção de sua conduta ilícita, eles ainda terão de convencer um superior disso antes de que o processo seja formalmente instaurado. Nada mais recomendável, pois, que omitir o nome dele em documentos levados ao público, como de resto já foi feito com outras autoridades de mesma prerrogativa de foro que a dele na Lava Jato.

            Até aí não tem nada demais no biquini “transparente” que usaram para esconder o nome do Serra. Mas o problema aqui é outro, que tenho falado desde o início dos comentários e você se recusa a entender e discutir: esse documento da PF não deveria ter vindo a público para início de conversa. Então é preciso saber quem o vazou, como e porquê. Mas se você não quer saber nada disso, paciência.

          • Errado

            A prerrogativa de foro para Governador de Estado prevista Art. 105, I, “a” da CF, também abrange a fase da investigação, quer seja realizada pela Policia, quer seja pela Procuradoria,  que em ambos os casos deve ser AUTORIZADA pelo STJ, o qual, inclusive, é que autoriza ou não a expedição de mandados de buscas e apreensão, etc, o que aliás, aconteceu no caso de Pimentel.

             

            http://www.ajuferjes.org.br/PDF/andrelenart.pdf

        • Prezado Bento,
           E.1) Não

          Prezado Bento,

           E.1) Não existe crimes federais, nem estaduais, muito menos municipais. Onde arranjaste essa tipologia? 

           E.2)  A prerrogativa de foro nada tem a ver com territoraliedade, mas com função. Nesse sentido, governadores, os desembarcadores dos Tribunais de Justiça dos estados, os membros dos tribunais de conta, dos tribunais regionais federais, dos tribunais regionais eleitorais e do trabalho, os membros ou conselheiros dos tribunais de contas dos municípios e os do Ministério Pùblico da União  que oficiem perante tribunais, são PROCESSADOS e JULGADOS originariamente pelo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ou seja, possuem prerrogativa de Foro. A diferença é que OS GOVERNADORES SÓ em CRIMES COMUNS. Os demais nestes e nos de responsabilidade.

          Vide artigo 105, inciso I, item a) da Constituição Federal. 

          Deduz-se, assim, que os nomes dos governadores citados também deveriam ser omitidos ou dispostos com tarja preta. 

          E de equívoco. 

      • Engraçado, no único video que

        Engraçado, no único video que vi envolvendo Cunha o juiz Moro mandou o delator parar de falar no momento em que ele citou o nome do congressista, e todos aqui caíram de pau em cima do juiz porque o estava “blindando”. Agora você vem reclamar que o juiz o estava expondo? Coerência zero hein Stanley?

        Sobre Costa, não tem nem o que falar, o nome dele apareceu 2 vezes, uma numa CPI (sobre a qual a Justiça da República do Paraná não tem controle, sorry) e outra quando um funcionário da Petrobras gravou um video caseiro relatando trambiques do petista – e, de novo, não há lei no país que institua censura prévia. Se o senador está ofendido em sua honra deveria pessoalmente mover ação contra o caluniador, ao invés de usar internautas como você pra fazer chororô nos blogs tentando tirar casquinha da PF, que já tem problemas demais pra se incomodar.

      • Quem vazou, você sabe? O

        Quem vazou, você sabe? O único video que vi, foi aquele do Moro mandando o depoente parar de falar sobre o nome do Cunha. É a esse que você se refere? Ou será algum daqueles outros videos que circulam entre os advogados da empreiteiras, como aquele em que os procuradores “temiam” uma acareação entre Youssef e Paulo Costa? Engraçado como esse tipo de vazamento não incomoda vocês..

  30. Isso ai veio da mesma matize

    Isso ai veio da mesma matize que o bilhete de Marcelo.na ansia de correr e sair vazando para encobrir os 5 milhões de Cunha.nem se atentaram a questão do PDF e o Jornalista que recebeu o vazamento também não!

     

  31. Ponto pacifico que não há

    Ponto pacifico que não há nada de mais o Marcelo Odebrecth ter o contato de Serra no celular.Afinal Serra foi governador de São Paulo e Odebrecht está envolvida em varias obras por aqui.Talvez a sigla CC seja Contribuição de Campanha?

    Alias já rolou o ano passado a informação de uma planilha apreendida com as iniciais NO Noberto Odebrecht,com citações que o pessoal da odebrecht foi procurar o Aecio,como o presidente do PSDB para saber mais sobre a CPI da Petrobras!

    O que realmente é estranho foi a colocação da tarja.o Por que?

    • Porque Serra pediu aa policia

      Porque Serra pediu aa policia federal.  Especificamente, a banda podre vazou pra ele e perguntou se se importava.  Sim, ele se importava.

      De outra maneira eh simplesmente impossivel que o “voluntarismo” da banda podre fosse a causa.  Isso simplesmente nao bate.

    • A tarja era necessária por

      A tarja era necessária por causa do foro privilegiado dele. Mas a questão não é a colocação dela e sim a forma estúpida como o fizeram, permitindo que qualquer adolescente curioso com conhecimentos mínimos de informática pudesse ler tudo o que estava escondido. E, ao contrário do que vc diz, tem sim coisa nebulosa ali envolvendo um tal JS e alguns tributos federais por exemplo. Esse e outros trechos também estavam com tarja preta, mas é como se o redator do documento quisesse só deixa-los camuflados, sabendo que não levaria mais de alguns minutos pra que alguém descobrisse como lê-los e daí queimaria todo mundo que a chefia mandou esconder. E é por isso que as questões de 1 milhão de dólares neste caso são: como esse documento foi parar na imprensa pra início de conversa? A mando de quem? Interessa a quem?

      • Bom os vazamentos são atos

        Bom os vazamentos são atos criminosos que desde o inicio da lava ajato está sendo denunciado nesse espaço e por alguns juristas.Eu ainda aposto que esse rolo da tarja  foi um acidente,o agente federal pegou esse relatório facinho só leu o nome do Lula e aproveitou a artilharia que está rolando para cima do ex presidente e soltou este documento para reforçar.

        Agora a questão dos impostos federais.realmente já tinha chamado minha atenção.não conheço nada sobre os recolhimentos de impostos federais pela a receita estadual…pensei algo parecido com o do Beto Richa no Paraná ,Salvo engano a lava ajato bateu de frente com o esquema do ICMS aqui em São Paulo! e o Alckimin desonerou uns fulanos e rapidamente o caso foi enterrado.Acredito que este é o caminho para pegar os Tucanos.Eles tem um padrão nos esquemas ,nos estados que eles governam:Detran,inspeção veicular….Bingos….agora a fraude na receita do estado.

        • Com o devido respeito, denunciam nada.

          Vazamento de informações sigilosas da Justiça é ilegal mesmo para a imprensa, se quisessem denunciar alguma coisa mesmo a turma que se diz indignada com eles já teria encaminhado denúncia ao CNJ e estaria pressionando os jornalistas que recebem esses “informes”. Nem preciso dizer que os próprios advogados dos réus poderiam fazer o mesmo, se tivessem interesse genuíno em proteger sua reputação. Mas até agora nada se fez nesse sentido. Interessa gritar “vazamento”, mas não saber quem fez o buraco nem tapá-lo. 

          A jogada aqui é outra. Interessa AOS RÉUS a maior quantidade de vazamentos possível para melar o processo, da mesma forma como Daniel Dantas era a principal fonte de denúncias contra.. Daniel Dantas. A estratégia de vazar as investigações sobre ele para a imprensa para levantar suspeição sobre juizes e procuradores e tornar as provas obtidas contra ele ilícitas foi sim detalhada e discutida neste blog muitas vezes, mas por alguma estranha razão agora que os acusados da Lava Jato tentam fazer o mesmo ninguém vê nada de errado com isso. E, se denúncias vazadas interessam aos réus, com certeza interessam mais ainda à imprensa interessada em vender e juntar munição contra outros políticos e empresários que, ao contrário dos indiciados na Lava Jato, ainda tem muito que perder se se virem envolvidos nessa estória.

          • “A jogada aqui é outra.

            “A jogada aqui é outra. Interessa AOS RÉUS a maior quantidade de vazamentos possível para melar o processo, da mesma forma como Daniel Dantas era a principal fonte de denúncias contra.. Daniel Dantas”:

            MUITO bom!!!!!

            Quer dizer que quem esta coordenando os vazamentos eh Jose Serra???????

          • Bingo

            Pena que vocês não sejam espertos o suficiente para ligar A + B e continuem a bater no juiz e nos procuradores, enquanto Serra dá risada e se safa. Tal como a mídia fez com De Sanctis e De Grandis, chamados de “petistas” porque “só perseguiam tucanos”. Desde os tempos mais primórdios sempre foi a PF quem melou todo processo aberto contra esses maganos. Protógenes não confiava nos seus próprios parceiros e pediu ajuda à Abin. Não adiantou e não adiantará agora.

  32. Operação Lavagem Completa

    Na verdade, a “Lava Jato” deveria se chamar “Operação Lavagem Completa”.  Entretanto . . . bem, isto não vem ao caso.

     

  33. Furo, mas nem tanto

    Fato: o jornalista que recebeu o documento queria usá-lo para achar alguma coisa que incriminasse o PT. Lógico, partindo do Estadão, o que esperar?

    Creio que o fato dos nomes estarem com tarjas seja para proteger quem tem foro privilegiado.

    O que me espanta é um documento desses estar nas mãos, assim, facilmente, de um jornalista. Obviamente ele vai ocultar suas fontes, mas é notório o fato da aparente facilidade com que parte da imprensa tem acesso a documentos que em tese deveriam ser sigilosos.

    Acredito que o jornalista não se atentou para a possibilidade de se desocultar partes do documento e acabou vazando assim mesmo, na ânsia de conseguir o furo.

  34. Essa lava jato, de tanta

    Essa lava jato, de tanta barbaridade cometida, está mais para Mil traques a jato. Que fedor que ela vaza cada vez que se manifesta. Argh! Que nojo dessa PF seletiva e  pustulenta, desse grupo golpista!

  35. tarja preta

    no quadro preto grande q vc nao consegui usar o método ctrl c ctrl v, é só ‘pousar o mause em cima do quadrado’ e clicar com o botao direito depois selecionar ‘copiar’, entao cole em uma folha em branco, o resultado:

     

    istrado em nome de Jose Serra. Identificação de Cesar Mata

     

    no documentos tb tem espaços em branco q vc pode fazer o mesmo procedimento, exemplo, pág 23 (vc seleciona um pouco abaixo do cabeçalho até mais ou menos no meio da página, como se estivesse selecionando um texto, depois copia e cola, olha o resultado:

     

    ELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR

    23Marcelo e seus colaboradores, verifica-se a intenção de concedera entrevista somentese as perguntas forem antecipadas e sem conteúdo polêmico. Inclusive Sergio Bourroulargumenta que só vale a pena a entrevista se for possívelmandar recados, nãomencionando para quem, nem que tipo de recado seria, inclusive instrui Marcelo acapitalizar a concessão da entrevista, dizendo que que“abriu uma exceção emconsideração ao pedido da direção do jornal”.2110Hora de início:28/08/201413:30:00(UTC+0)Hora final:28/08/201415:00:00(UTC+0)Assunto: Entrevista Folha de São Paulo (David Friedlander eRaquel Landim),Assistentes:Localização: salareuniões DP – 15º andarDetalhes:SB na coordenação.Marcelo,a primeira entrevista da série será com Abilio Diniz,a serpublicada neste domingo, dia 24. A sua será a segunda, nodia 31.A reportagem estava aguardando as confirmações de Murilo(Vale), Roberto Setubal (Itaú) e Joesley (JBS). Não sei seemplacou todos.Você receberá dois repórteres (David Friedlander eRaquelLandim), que virão acompanhados de um fotógrafo.Confirmado às 9h00 de amanhã e eu te acompanharei.

    Abaixo, repasso os prin

     

    pág 24

    ELEFIN/DRCOR/SR/DPF/PR

    24recht.com>>Cc: Daniel Villar<dvillar@odebrecht.com<mailto:dvillar@odebrecht.com>>,Leonardo Sa de Seixas Maia<lsmaia@odebrecht.com<mailto:lsmaia@odebrecht.com>>,Zaccaria Junior<zaccaria@odebrecht.com<mailto:zaccaria@odebrecht.com>>Assunto: Re: pedido da Folha de S.PauloOkFrom: Sergio BourroulSent: Wednesday, August 6, 2014 19:14To: Marcelo Bahia OdebrechtCc: Daniel Villar; Leonardo Sa de Seixas Maia; ZaccariaJuniorSubject: Re: pedido da Folha de S.PauloMarcelo,A sugestão de DV é boa.Você fala se o repórter antecipar as perguntas. Vousolicitalas,ok?E capitalizar dizendoque vc abriu uma exceção emconsideração ao pedido da direção do jornal.Enviada do meu iPhoneEm 06/08/2014, às 19:05, “Marcelo Bahia Odebrecht”<mbahia@odebrecht.com<mailto:mbahia@odebrecht.com>>escreveu:Se fosse uma entrevista apenas minha (e não uma serie) ecomo foco geral em nós, eu negaria. Não apenas pelomomento, como porque temos negado para todos.Mas se o foco eh nas prioridades para o País nos próximosanos, e não em nós, e como parte de uma série de poucosempresários, minha tendência seria aceitar.From: Daniel VillarSent: Wednesday, August 6, 2014 18:58To: Sergio Bourroul; Marcelo Bahia OdebrechtCc: Leonardo Sa de Seixas Maia; Zaccaria JuniorSubject: RES: pedido da Folha de S.PauloMarcelo,O que acha da demanda abaixo?Já fui maisreativo no passado recente a uma participaçãosua, mas pelo contexto descrito pela CDN, e pela provocaçãode SB, pode haver espaço para mensagens da Organização,desde que enviem previamente as perguntas e que asmesmas não sejam politizadas.De: Sergio BourroulEnviada em: terça-feira, 5 de agosto de 2014 19:11Para: Daniel VillarCc: Leonardo Sa de Seixas Maia; Zaccaria JuniorAssunto: RES: pedido da Folha de S.PauloDaniel,Favor avaliar a solicitação abaixo, da Folha de S.Paulo. Achoque devemos preservar MO, mas é possível que ele queiraaproveitar para mandar algum recado. O repórter garante quenão haverá questionamentos polêmicos e que envolvamdiretamente a Odebrecht (Petrobras, BNDES, contratos,doação para campanha, preferências políticas etc).Querapenas abrir espaço para a opinião de MO sobre os ga

    rgal

     

    att

    francisco

  36. Jornalismo mentira

    Título da matéria do Estadão onde está contido o PDF:

    “Relatório mostra siglas de Marcelo Odebrecht para políticos”

    Interessante notar que, quando tucanos estão com os nominhos no meio de algum imbróglio, o título muda para o termo genérico “políticos”, sem mencionar nomes.

    Agora, quando só tem o PT, daí o jornalista se assanha todo e cita nominalmente o político no título, com letras garrafais, pra dar aquele impacto…

    • A seletividade desse tipo de

      A seletividade desse tipo de imprensa(engajada e compromissada) já entrou para a história. Daqui a vinte, trinta anos será matéria de estudo(case) nas faculdades de comunicação. 

      Em todos os redações e estúdios de TV há os manuais de procedimentos. Neles a palavra “ética” é a mais realçada. Só que para “inglês ver”. São tão éticos como o leão é herbívoro. 

       

  37. Isso ai e como jogar isca pro peixe.
    Ninguém fala do que a Dilma
    Ta fazendo com os trabalhadores e o comercio em geral e o prefeito de SP com os 50 km por horas em SP isso e só para tirar o foco sera que ninguém vê isso, a imprensa formadora de opinião não e estado laico ela e manipuladora , muito obrigado pela atenção agora reflitam,quando aparecer o nome dos comandantes e também responsáveis pela lava jato vcs vão me dizer se e verdade.

    • Belo nome coxinha

      Nós temos de crédito 20.000.000 de empregos formais criados, a redução da inflação que os tucanos nos passaram de 12,5 %. Tem muito mais para relacionar na coluna HAVER, da contabilidade entre 500 anos da elite no poder, e os 12 anos de governo petista, mas vou me abster de relacionar, para não cansar os seus dois neurônios.

  38. Esta realmente é uma notícia

    Esta realmente é uma notícia verdadeiramente verdadeira. Isto inclui também as siglas: PF, PR, JS, IM, AL e nada menos do que PCB. Estas siglas representam: Papa Francisco; Pomba Rola; José da Silva; Inesita Barroso; Ibrahim Movic e a mais bombática de todas – Para de Falar Besteira. Portanto PJAOO – Parem de Jogar Areia nos Olhos dos Outros. 

  39. Um beco sem saída.

    O juiz Sergio Moro, pode estars entrado em um beco se saída pra suas pretensões futuras. Essas empreiteiras não servirão somente ao PT. Se essas invetigações recuarem um pouco mais no tempo a coisa vai pegar. 

  40. Funcionário da Odebrecht tb tem apelido Lula?

    Estive olhando o relatório da PF sobre os e-mails do  Marcelo Odebrecht e acho, não tenho certeza,  que um funcionário da Odebrecht, o Luis Weyll, tenha o apelido de Lula.

    No primeiro e-mail na imagem acima que o Luis Weyll é um dos destinatários, o texto cita Lula com certa intimidade, mas na lista de destinatários não tem o endereço do Lula ex-presidente.

    No segundo e-mail o Luis Weyll responde o primeiro e-mail como se ele fosse Lula que é apelido de quem tem nome de Luis.

    Confirme neste link do relatório da PF publicado pelo Estadão, na página 26: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2015/07/relatoriotelefonemarceloodebrechtok1.pdf

  41. Editar PDF

    É só baixar o LIBREOFFICE que consegue-se ler tudo. É só editar e mover o texto ou remover a faixa que cobre os dados. E além do Serra, tem referência ao Haddad e ao Fernando Pimentel.

    • Inclusive as imagens?

      Inclusive as imagens que tão totalmente sobrepostas por tarja?

      Porque as que tão parcialmente sobrepostas é fácil de visualizar, mas as que estão totalmente sobrepostas não permitem a seleção da imagem.

  42. Quem colocou as tarjas: alguém d PF ou do Estadão?

    Quem colocou as tarjas pretas no documento da Polícia Federal, sobre os e-mails do Marcelo Odebrecht, publicado pelo Estadão: um jornalista do Estadão ou alguém da Polícia Federal? Posso estar enganado. Veja abaixo:

    Fiz  download do arquivo “.pdf “ pulicado pelo jornal Estadão com o relatório da Polícia Federal sobre os e-mails de Marcelo Odebrecht. Para acessar o documento publicado pelo Estadão, use este link: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2015/07/relatoriotelefonemarceloodebrechtok1.pdf

    Abri o arquivo com o Adobe Reader e cliquei com o botão direito do mouse sobre o arquivo “.pdf” e cliquei no item “Propriedades do documento” que é o último item da janela que aparece e depois cliquei na aba “Descrição”. Surgiu a janela com a primeira imagem abaixo. (Você não conseguirá fazer isso sem fazer download do “.pdf” publicado pelo Estadão. Dentro do Chrome ou qualquer outro browser você não conseguirá ter acesso às propriedades do documento. Acho que não previram isso como também esqueceram de inibir a opção “Salvar como” que permite fazer o download.)

    Reparei que alguém no Estadão, no dia 20/07/2015, às 23p5m, converteu o documento original enviado por alguém da Polícia Federal para o formato “.pdf” usando o software PDFCreator Version 1.3.2. (ver a marcação na cor verde).

    Reparei que o autor do “.pdf” é alguém que usa o login “mc110215” (ver a marcação  na cor vermelha) que é colocado automaticamente pelo software que faz a conversão  para o formato “.pdf”.

    Posso estar enganado, mas “mc110215” pode ser Mateus Coutinho, um dos jornalistas do Estadão que assinou a matéria que publicou o documento da PF. Veja na segunda imagem abaixo:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/relatorio-mostra-siglas-de-marcelo-odebrecht-para-politicos/

    No documento existem vários trechos com tarjas de diversas cores, que vazam o texto embaixo, somente para realçar algum ponto, mas nenhuma com a cor preta opaca com o objetivo de esconder. Se você der um “copy” no parágrafo que têm as tarjas pretas e em seguida der um “paste” em qualquer editor de texto, tipo Notepad, o texto embaixo das tarjas pretas aparecerão.

    O número “110215” do login “mc110215” pode ser, não estou afirmando, o número de matrícula de funcionário do Estadão? O juiz Moro disse hoje na imprensa que pediu que esclarecessem o motivo das tarjas pretas. Veja abaixo:

    “PF terá que explicar por que blindou Serra no Código Odebrecht” – http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/189860/PF-ter%C3%A1-que-explicar-por-que-blindou-Serra-no-C%C3%B3digo-Odebrecht.htm

    Alguém da PF terá que aparecer para dizer se colocou ou não as tarjas pretas o que pode revelar quem da PF vaza para a velha mídia. Desconfio que algum jornalista do Estadão assumirá para não comprometer a sua fonte na PF.

    Curiosidade: as páginas 23, 24 e 25 estão em branco no documento publicado pelo Estadão. Mas se você copiar e colar em qualquer editor de texto verá a troca de e-mails com os bastidores de uma entrevista que alguns grandes empresários dariam ou deram para a Folha durante a eleição passada.

  43. O QUE SE PODE ESPERAR

    de Delegados da PF que fizeram boca de urna pro Aécim Neves Cunha e ainda ofenderam LULA E DILMA (Não importa que não sejam os mesmos delegados).

    Essa barafunda, essa meleca toda. Todos irresponsáveis.

  44. Mais uma que ninguém viu

    No início do documento (não protegido por tarja, mas em branco) se copiar e colar no bloco de notas, aparece o endereço, nome, cpf, numero do mandado de busca e apreensão e numero dos autos.

    Dá até pra fazer o “nada consta” de Marcelo Odebrecht na pf ahahah

  45. Tentando organizar a bagunça.

      Alguns pontos a serem esclarecidos:

    dúvidas:

    Afinal todo o documento é protegido por sigilo ou não ?

    Se é um documento tornado público porque somente temos acesso à ele por meio do estadão ?

       Se o motivo de tarjas negras seria o foro privilegiado porque aparece o nome de Eduardo Cunha sem tarja e somente o nome de José Serra conta com proteçao total no documento ?  note-se que esses dois aparecem primeiramente no mesmo contexto, a explicação sobre as siglas.

    observações:

         O documento digital dentro da PF poderia simplesmente ser destinado à impressão não tendo pois nenhum problema quanto a forma de colocação de tarjas mas quando se publica o documento dessa forma a coisa muda de figura.

        Considerando o item II, mesmo admitindo-se que havia tarjas no documento original nos computadores da PF ou do agente, o documento pode ter sido editado posteriormente revelando algumas informações e ocultando outras.

  46. Qual é a identidade secreta do homem atrás da tarja preta?

    Teste para o Stanley Burburinho:

    Caro Stanley Burburinho, você seria capaz de identificar a identidade secreta do homem atrás da tarja preta?

  47. revelação tarja do retângulo

    Caro Nassif, com um programa de conversão, consegui revelar o que tem por debaixo da tarja daquele retângulo que você não havia conseguido.  É uma imagem, com informações da investigação, que revela um encontro de José Serra com um tal FJ, no endereço Rua Artur de Azevedo, 1767, Cj 95. Está em http://agoranarede.blog.br/conseguimos-relatorio-da-pf-totalmente-sem-tarjas/ Obrigado! Seu texto me inspirou a buscar. Agora é desdobrar a informação. Um abraço! Agora, é desdobrar essa informação.

    • Claro que ele é isento. De

      Claro que ele é isento. De cara isenta logo a quem interessa. E não adinata chiar. Isentou, está isentado e vamos cair de pau em quem interessa.

  48. Serra não esta sendo investigado porra nenhuma

    O fato do nome do coiso aparecer no relatório, não significa que esteja sendo investigado ou que a republica do paraná tenha intenção de faze-lo. Não vão investigar nada. Nem Serra, nem Cunha, nem ninguem que seja tucano ou aliado de tucano. A opração vaza jato é só um pretexto pra criar fato politico, manchetes de  jornal, e clima para o golpe. Caramba. Acorda. Se essa investigação fosse uma coisa seria, não estariamos aqui especulando quem tem foro privilegiado ou quem colocou tarja preta que qualquer colegial da quinta série pode arrancar. Meu deus … 

    • Tem razão, tem q ser mto

      Tem razão, tem q ser mto inocente p acreditar q esse lixo de investigação vai p cima de algum deles.

    • mesma logica

      Na mesma logica que voce coloca então ninguem deveria ser invetigado, pois não passa de manipulação. Ora o que serve pra Pedro também serve pra João. ou não vale.

  49. Relatório aberto – sem tarja Tucana

    Fiz uma edição no adobe acrobat dc, retirando os tarja preta dos nomes e blocos ocultos no relatório da Polícia Federal sobre os dados extraídos do telefone de Marcelo Odebrecht.
    O Arquivo editado se encontra aqui: http://www.folhetim.net/…/relatorio_telefonemarcelo…

     

  50. Quem é FJ?

    A tabela escondida, extraída com o aplicativo mutool.exe:

    O endereço “Rua Artur de Azevedo, 1767 – Cj. 95” é da Pacific Consultoria:
    http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/consultoria/3GCS82M9/pacific_consultoria_pinheiros.html

    Será a mesma Pacific Investimentos de Verônica Serra? Pelo CNPJ, parece que é: http://www.buscacnpj.com.br/enderecos/r-artur-de-azevedo-1767-cj-95-jd-paulistano-05404-014-s-paulo-sp

    Também tem esta outra tabela:

    • O enigma das tarjas pretas

      Sob as tarjas pretas estão vários nomes, também: Michel Temer (vice-presidente da república), Fernando Pimentel (governador de Minas Gerais), Eduardo Cardozo (ministro da justiça), Edinho Silva (ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Luis Inácio Adams (advogado geral da União), entre outros.

  51. Quem será o cabo eleitoral do Tarja Preta?

    Consultamos a Madame Mim para sabermos sobre o futuro político do Tarja Preta, e ela nos disse que ele será candidato a Presidente em 2018.

    Como não sabemos qual é a identidade secreta do Tarja Preta (o Stanley Burburinho sabe!), pedimos a Madame Mim que nos desse uma dica de quem seria ele.

    Utilizando-se se sua mediunidade pictográfica ela nos fez um desenho do cabo eleitoral do Tarja Preta que trabalhará em sua campanha em 2018, desta forma, se conseguirmos identificar a identidade secreta do Cabo Eleitoral do Tarja Preta, poderemos cruzar informações e chegar a identidade secreta do Tarja Preta.

    Será que você saberia dizer quem é o Cabo Eleitoral do Tarja Preta?

    Não vale dar Ctrl C na foto e Ctrl V em outro programa, e nem perguntar ao Stanley Burburinho!

  52. Um tal de Renato Ferreira

    Um tal de Renato Ferreira Lima diz num comentário lá embaixo que não defende Serra, mas que a privatização da Petrobras hoje seria a melhor opção, pois, com a privatização, entraria algum dinheiro, enquanto que “com a privatização marrom do PT” o dinheiro só sai. 

    Me pergunto se Renato escreveu tal besteira por ser totalmente desinformado ou por má-fé. Vejamos o que diz José Maria Rangel, da FUP, numa entrevista que merece ser lida na íntegra (http://www.viomundo.com.br/politica/coordenador-dos-petroleiros-queremos-mostrar-a-dilma-o-quao-perniciosos-sao-os-cortes-de-investimentos-na-petrobras-e-projeto-do-serra.html):

    “Eu entrei na Petrobras em 1985 e era início do mandato do Tancredo Neves, que faleceu, e o Sarney assumiu o governo. Passamos pelo governo Fernando Collor de Mello, que começou a sucatear a companhia, pelo governo Fernando Henrique Cardoso e chegamos a 2002 com a empresa completamente pronta para ser vendida. Naquele momento, representava 2% do PIB nacional, tínhamos uma indústria naval completamente destruída, perdemos a expertise em construir navios e plataformas, investir em pesquisa e desenvolvimento. Aí, o Lula ganhou a eleição. […] E a diferença foi da água para o vinho. Ele deu uma guinada na nossa empresa e transformou numa das maiores de energia do mundo. Saltou para 13% do PIB, passou a investir R$ 300 milhões por dia no país, a indústria naval saiu de dois mil para 90 mil empregados, somos hoje a empresa de capital aberto que mais produz petróleo no mundo e levou sete anos para produzir 800 mil barris no pré-sal. Coisa que outras empresas levam 15 anos. Isso incomoda.”

    Então, pergunto: como é que o dinheiro não entra?

    CHEGA DE MENTIRA! CHEGA DE QUERER ENTREGAR A NOSSA MAIOR EMPRESA! CHEGA DE QUERER ENTREGAR O PRÉ-SAL! VAMOS SALVAR A PETROBRAS DOS ENTREGUISTAS!!!!

  53. Aguardando.

    Bom dia a todos.

    Estou aguardando um pronunciamento do “ilibado” Deltan Dallagnol do MP sobre o assunto, hoje é 31/07, portanto já  passaram 10 dias e até agora o que temos?

    Nada. Vou voltar a aguardar…

  54. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome