Lula, o candidato indispensável do povo contra a oligarquia!, por Jean-Luc Mélenchon

Foto Le Point

Nota de Jean-Luc Mélenchon

Tradução de Rogerio Maestri

Jean-Luc Mélenchon, principal opositor do governo neoliberal de Macron, publicou duas notas sobre a perseguição a Lula, uma curta no seu Facebook as 18:42 e outra bem mais longa e detalhada as 20:09. A primeira mais curta foi publicada no 247 e a segunda bem mais longa e detalhada envio aqui após uma tradução que com alguns erros (ninguém é perfeito):

Lula, o candidato indispensável do povo contra a oligarquia!

Na quarta-feira, 24 de janeiro, em Porto Alegre, os três juízes do Tribunal Regional Federal acabaram de repetir o veredicto do acórdão na segunda instância do ex-presidente Luis Inácio da Silva. Aceitando o resultado da primeira instância, Lula acaba de ser condenado por unanimidade com um aumento de três anos na pena, de 9 a 12 anos.

Os juízes não trouxeram novos elementos para o julgamento e, como denunciados pela defesa de Lula, ainda não possuem provas concretas para provar sua culpa. É com base nessa certeza que Lula apelará para a autoridade superior do Supremo Tribunal Federal.

Em apoio ao principal líder político na história política da América Latina, o Parti de Gauche denuncia este julgamento arbitrário em que os juristas internacionais de todos os lados verificaram graves irregularidades processuais, como o uso indevido de delações premiadas para a obtenção de provas, a comprovada conivência entre os juízes da primeira instância com os de segunda, a execução de um julgamento de forma inusitadamente acelerada, ainda uma incompatibilidade entre o objeto da acusação contra Lula e os fatos de que a sentença tentou demonstrar. Esta negação de justiça, como o golpe institucional de Temer, teria sido impossível sem o apoio ativo dos Estados Unidos da América, que de Honduras até a Argentina retoma suas velhas formas de interferir nos assuntos internos dos países da Latino-americanos.

Assim que a sentença foi pronunciada, todos os líderes políticos da esquerda votaram em apoio do líder. Lula goza de uma ótima base popular e continuará sua bela campanha eleitoral. Apenas uma possível condenação da justiça eleitoral, a partir de agosto, uma vez que a campanha eleitoral for iniciada poderia impedir Lula de defender o único projeto político capaz de acabar com a destruição do estado de direito cometido pelo governo Temer desde o golpe de estado de 2016.

Desde ontem, centenas de milhares de pessoas se mobilizaram em Porto Alegre e em outras cidades. No Rio, a sede da empresa de TV Globo foi ocupada por dois dias como denúncia da cobertura de tendenciosa deste grupo de mídia, o mais poderoso do país. A prova é que, tão cedo quanto 10 horas, uma hora após o início do julgamento e muito antes da conclusão da sentença do primeiro juiz, outro grupo de televisão privado, o Bandeirantes, já havia vazado a informação da condenação seria por unanimidade. É inaceitável que um estado como o Brasil tenha uma justiça tão influente e arbitrária.

O Parti de Gauche continua esperançoso de que a ira popular irá dobrar os juízes corruptos nas ruas e permitir eleições verdadeiramente democráticas no Brasil. Apoia as mobilizações populares que visam apoiar o relaxamento de Lula e a queda do sistema Temer.

 

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Correto,conciso, sem rodeios

    Dá engulhos ver as capas dos diários e semanários do PIG/PPV, numa repetição assombrosa, sem qualquer criatividade, ‘sutileza’ ou ‘sofisticação’, publicando editoriais que, mudando os nomes, são idênticos aos usados em 1954 contra Getúlio Vargas, em 1961-63 contra João Goulart e após o golpe militar-civil-empresarial de 1964 contra Juscelino Kubitschek, contra Carlos Lacerda e outros golpistas que esperavam se beneficiar com a inabilitação do “presidente voador”.

    No mesmo dia da farsa/fraude jurídica perpetrada pela 8ª gangue do TRF4 contra o Ex-Presidente Lula, o golpista-usurpador-corrupto-profissional, michel temer, para uma platéia vazia em Davos, dizia que “O Brasil superou a ‘crise’ e voltou ao cenário internacional”. Ontem o “ministro da justiça”, torquato jardim, telefonou para o presidente do trf4, parabenizando os integrantes da 8ª gangue desse tribunal de exceção pela condenação de Lula em 2ª instância, chamando de “brilhantes” os três togados que, por meio do tapetão judicial, querem impedir que Lula seja novamente candidato e venha a presidir o Brasil.

    Em 16 de julho de 2017, 4 dias após a divulgação da sentença condenatória contra Lula pelo torquemada das araucárias, Ricardo Noblat disse que a sentença seria não apenas confirmada como a pena poderia ser aumentada. Pergunto: como Noblat obteve essa informação? Quem vazou? Antes das 10p0min do dia 24, portanto antes mesmo da leitura do voto do relator, a TV Bandeirantes já anunciava que o TRF4 chancelaria a condenação por unanimidade. Quem vazou essa notícia à emissora de TV? Mais: além da imprensa golpista e do alto comando internacional, especuladores do mercado financeiro já haviam recebido esse vazamenteo, em dias anteriores?

    Embora NENHUM jurista digno de respeito, brasileiro ou estrangeiro, tenha convalidado as ilegalidades e crimes de sérgio moro, evidentes na sentença que ele excretou contra o Ex-Presidente Lula, ficou claro o cartel, a associação mafiosa/criminosa entre os desembargadores do TRF4, sérgio moro, mídia golpista, mercado financeiro e alto comando do golpe.

    Leandro Paulsen, presidente da 8ª gangue do TFR4, que não é relator da apelação, ou seja, que não recebe diretamente os autos nem acompanha o processo antes da apreciação pelo relator, mesmo que muito bem assessorado, teria condições de apreciar 250.000 páginas dos autos em 6 dias, ler o voto de 430 páginas eleborado pelo relator João Pedro Gebran Neto, dirimir dúvidas e elaborar o voto dele? E o gaguejante e pseudo-professoral Victor Laus teria condições, em menos de 45 dias, de destrinchar os autos e elaborar o voto dele? Quem responder sim a qualquer dessas perguntas ou não perceber que o quarteto (sérgio moro, joão pedro gebran neto, leandro paulsen e victor laus) elaboraram,  associados em quadrilha (pois são quatro ou mais… se contarmos os que lhes assessoram), ao longo de mais de um ano essa fraude jurídica só pode ser classificado numa das seguintes categorias:

    1ª) incauto;

    2ª) ignorante;

    3ª) imbecil;

    4ª) cínico;

    5ª) hipócrita;

    6ª) canalha.

    Neste artigo, traduzido e reproduzido pelo GGN, Jean-luc Mélechon, com clareza, elegância e concisão, mostra o que de fato está ocorerndo no Brasil. Há mais de uma década, os brasileiros que desejarem se informar corretamente sobre o País devem recorrer aos veículos alternativos, que atuam apenas na internet, e esporadicamente a alguns veículos da imprensa internacional. Na mídia hegemônica local, o PIG/PPV brasileiro, NÃO há a mínima chance de se encontrar um jornalismo/noticiário minimamente honesto, feito dentro da boa técnica cujos rudimentos são ensinados nas faculdades de jornalismo, mas cuja maior parte do aprendizado se dá na labuta diária, indo a campo, ouvindo fontes diversas sem se deixar pautar ou influenciar por qualquer uma delas, apurando fatos, investigando contradições nas falas, escritos e depoimentos.

  2. Comentários sobre a nota.

    A falta completa de algum comentário até as 12:03 sobre a tradução da nota de Jean-Luc Mélenchon três horas depois da sua publicação mostra claramente que a maioria das pessoas não deram grande importância a ela. Porém isto não é devido ao desconhecimento da importância de Mélenchon na política francesa, mas sim devido a pouca informação, ou informações irrelevantes, que se tem sobre a França nos últimos anos.

    O nosso conhecimento geral da política francesa é totalmente irrisório, principalmente porque os jornais e mesmo os sites progressistas ignoram o que é a França nos dias atuais e historicamente esquecem o que foi a França.

    Primeira grande observação que passa batido por todos é que este país é a quinta economia do mundo e a segunda da Europa, que o Brasil é o país que tem a MAIOR FRONTEIRA com a França! Parece uma coisa que a França é um dos membros permanentes do conselho de segurança da ONU, que é a única nação que atualmente faz parte da União Europeia possuidora de arsenal nuclear e até 1939 tinha o maior exército do mundo.

    Realmente após a França abrir mão da divulgação do seu nome no resto do mundo há algumas décadas atrás, a França vem sendo conhecida mais como um destino turístico (que quase se esgota em Paris) do que qualquer outra coisa.

    Se o país começa mais ser mais conhecido por suas futilidades, como perfumes, alta-costura e outros bens de consumo supérfluo, não é de se estranhar que o que falou Jean-Luc Mélenchon não faça sentido, no contexto atual, do que falou o presidente do Burundi.

    O atual presidente francês Emanuel Macron, que procura recuperar o prestígio e o protagonismo francês no mundo, deveria se dar conta que o próprio desinteresse que no exterior sobre o seu principal opositor, seja um sintoma grave do apequenamento que seu país em relação a política internacional, e talvez compreender que não basta somente ser um espécie de rei francês de um país que a cada dia menos é visto no mundo.

     

  3. OS DESTINOS DA FRANÇA

    Realmente, Maestri, a França de hoje não tem mais nada a ver com a do passado histórico. Após a Republica de Vichi, na segunda guerra mundial, perdeu o protagonismo. Grande berço de pensadores e revolucionários, não mais encanta. A fala de Jean-Luc Mélenchon não ressoa diferente da de Evo Morales ou Maduro. E o povo está de saco cheio com toda essa situação de rompimento constitucional, desemprego e retrocessos sociais.

    As urnas poderão surpreender com um candidato azarão ganhando as eleições. Vamos torcer e trabalhar para que isso não aconteça.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador