Moro libertou única testemunha que falou contra Anastasia na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O inquérito que investiga a participação do senador e ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) na Lava Jato corre o risco de ser esvaziado por falta de informações. Isso porque a única testemunha que implicou o sucessor de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais com o esquema de propinas revelado na Petrobras não foi localizada pela Polícia Federal. A corporação pediu ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, mais 30 dias para encontrar o policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, mais conhecido como “Careca”.

Careca disse, em delação premiada às autoridades da Lava Jato, que entregou cerca de R$ 1 milhão em propina para Anastasia, a pedido do doleiro Alberto Youssef. Quem, na prática, patrocinou o “desaparecimento” de Careca foi Sergio Moro. O juiz federal autorizou, em novembro de 2014, que Careca respondesse ao processo em liberdade. Para substituir a prisão preventiva, Moro pediu o afastado de Careca da PF e solicitou que ele entregasse seu passaporte. Ele também foi proibido de mudar de endereço.

À época, o Ministério Público Federal emitiu parecer no qual sugeria que a prisão temporária de Careca fosse convertida em prisão preventiva. Moro negou. Na Lava Jato, a defesa de outros delatores – a maioria, executivos de grandes empreiteiras – tem criticado o juiz federal, argumentando que ele tem explorado prisões preventivas como modo de obter delações premiadas. 

O magistrado determinou que Careca comparecesse “a todos os atos processuais e ainda, perante a autoridade policial, MPF [Ministério Público Federa] e mesmo perante este Juízo, mediante intimação por qualquer meio, inclusive telefone”, diz um trecho da decisão. O descumprimento das medidas cautelares poderia causar a renovação da prisão cautelar, advertiu.

Careca precisa confirmar a denúncia contra Anastasia e prover detalhes, pois só assim o inquérito contra o tucano pode prosseguir, afirmou o delegado Thiago Delabary na carta enviada ao STF.

O ex-policial federal também é essencial para esclarecer a suposta participação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com os desvios de dinheiro da Petrobras. O inquérito aberto no Supremo contra o peemedebista se baseia em relato de Careca de que ele entregou propina a Cunha no Rio de Janeiro.

A defesa de Anastasia contestou o inquérito aberto e pediu o arquivamento das investigações com o argumento de que não há indícios contra o senador. Antes de decidir, Zavascki pediu a opinião do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o caso, e autorizou que a PF continue procurando a testemunha para depor.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

86 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre Igual

    Em Minas Gerais deixaram ao “suposto” assassino da modelo Cristiana Ferreira respondendo em liberdade. Ficou tão em liberdade que até agora não acham ele para mete-lo em prisão. Um arquivo morto (Cristiana) e o outro….quem sabe!

    Os tucanos, todos soltos!

  2. “policial federal afastado

    “policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, mais conhecido como “Careca””:

    Macon de merda tambem, Moro?

  3. Careca por acaso é petista?

    Careca por acaso é petista? Ou, a esta altura do campeonato não amanheceu dias desses com a boca cheia de formigas?

    1. Não.

      É um FILHO DA PUTA TUCANO, que para acabar com o PT vai destruir 30 mil empregos da industria naval, recriada justamente pelo PT. Vai afetar e levar a miséria 120 mil pessoas pelos menos (a familia deste trabalhador) e afetar a economia de todos que dependiam do consumo destas familias, em um dominó alucinado golpista e terrorista. Infelizmente o judiciário, a OAB, o STF e o PT,  todos, enfiaram o rabinho entre as pernas com medo da rede Globo. 

      1. “É um FILHO DA PUTA TUCANO,

        “É um FILHO DA PUTA TUCANO, que para acabar com o PT vai destruir 30 mil empregos da industria naval, recriada justamente pelo PT…”  (2)

        Pensando…

        Pensando…

        Pensando…

         

        “É um FILHO DA PUTA TUCANO, que para acabar com o PT vai destruir 30 mil empregos da industria naval, recriada justamente pelo PT…”  (3)

        Ja destruiu um quarto de milhao de empregos.  No minimo.

  4. IMOROAL!


    Este é mais um artista global de capa preta. Além de um dos maiores ambientalistas brasileiros, ao proteger com unhas e dentes os tucanos de todas as tonalidades. A mãe natureza lhe agradece.

  5. Para o processo do anastazia

    Para o processo do anastazia o delator precisa confirmar a delação e apresentar detalhes, só que o moro resolveu libertá-lo e o cara sumiu. Com certeza a justiça vai decidir pelo “arquive-se”.

  6. Na boa, todos os petistas e

    Na boa, todos os petistas e simpatizantes, +/- 55 milhões de pessoas, são um bando de otários e imbecís.

    Na opinião do Moro é claro.

    Eu estou começando acredita que somos mesmo.

    Não está havendo revolta coletiva contra essas armações.

  7. a história é testemunha do tratamento diferenciado…

    se fosse para afirmar a inocência do tucano, seria procurado, encontrado e levado para testemunhar com todo luxo e conforto de uma limousine

    ou de uma vala, tratando-se de outro testemunho

  8. E………………..

    Os comentários, todos  surpresos sobre o comportamento do tal faci-Moro, mas………..

    Vejam bem a cara do fulano, e digam realmente a quem serve ?

    A mim, não causa nenhuma surpresa, ainda mais depois da premiação feita pela famiglia goebbels !!!!!!

    Surpresa é o fato de, como disseram – ” as outras instituições, defensoras e guardiãs das leis, botarem orabo entre as pernas e não tomarem nenhuma atitude”.

    Covardia talvez !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!  

    1. Que processos?
      Tá ficando

      Que processos?

      Tá ficando doido?

      Só se for o processo de canonização.

      Aí tá certo, o Francisco manda mesmo arquivar.

  9. Moro é

    tão imparcial, republicano e apartidário que nada mais vindo das suas decisões “tucanamente divinas” não deveria mais nos surprender.

    Não tarda e ele vai solicitar ao Papa Francisco um aval jurídico atestando a santidade puríssima de todos do PSDB, acabando assim, de uma vez por todas, com essa história de que também existem nos “outros partidos” (pérola de Bonner pra que o telespectador não escute a sigla sacrossanta “PSDB”) ladrões, corruptos e tesoureiros desonestos.

    Até o 1º de Maio ele, juntamente com a banca do JN e do MPF, vai criar pequenas aventuras tipo “passando o Brasil a limPTo” até o fato maior para que os trabalhadores se lembrem de quem realmente está com o poder nas mãos… e nas súmulas… vinculantes ou não.

  10. não é por nada não…

    é apenas porque sempre desconfio ou considero como uma tremenda coincidência a facilidade com que encontram os que testemunham contra tucano que já morreu

    só por isso, um vivo sempre sem o respectivo morto

  11. sinceramente…

    espero que não. Que Deus queira esta testemunha vivinha da silva. Mas se acontecer algo assim, de um estranho desaparecimento, minhas amigas e meus amigos, restará mais do que provado como esta mafia protegida atua

  12. já souberam da novidade com a lista do HSBC?

    entenderão o motivo dessa operação ser tão tucana…………………………………………….

    pegou nessa, livra lá

    1. tipologia “laranja”…

      em lá estando, não estiveram em qualquer outra afirmando que não tinham ciência de que estavam nesta

      ao se confirmar, será a manobra do século, sem igual no mundo inteiro, com força para detonar duas operações seguidas

       

       

  13. Manchete dos jornais de

    Manchete dos jornais de amanhã:

     

    Careca se disfarça de espelho de boate de luxo.

    Sabe-se, por fontes fidedignas, que Careca, por ter a dita cuja lustrosa, está disfarçado de espelho em boate de luxo frequentada por tucanos. Várias diligências da PF, até o momento, ainda não conseguiram identificá-lo. Os policiais federais, ao adentrarem nas boates de luxo suspeitas de estarem escodendo Careca, estão usando a estratégia de pentearem os cabelos em frente aos espelhos, na esperança de identificá-lo, porém, estas tentativas têm se mostrado infrutíferas, já que, tudo indica, a careca de Careca foi polida de forma perfeita. 

  14. Em todas as fotos de sua

    Em todas as fotos de sua deplorável pessoa, Moro, para os bons observadores e os tucanos (que têm a senha), trazem a seguinte mensagem subliminar:

     

    Morô na minha jogada!?

    Meu negócio é proteger a tucanada e foder os petistas.

    Morô!

  15. tá bom…………………….sai logo

    mas este tipo de laranja não existe

    – existe sim! vão comprar logo!

    mas como vou saber, se vc não diz o tipo de suco que mais gosta!?

    – que suco, peregrino!? quem falou isso?

    bem! depende do vendedor, não do tipo de laranja, é isso?

    – depende

    então vai a merda

  16. Moro utiliza gíria antiga. Do

    Moro utiliza gíria antiga. Do tempo da jovem guarda (PF), que traz o seguinte significado em suas expressões:

     

    MORÔ!?

     

    Eu sou brasa, móra!?

  17. Se e quando for encontrado,

    Se e quando for encontrado, vai ficar no cantinho do pensamento, pra não mais descumprir as ordens do dotô, muito “rigoroso”. #explicamoroporquesoopt. 

  18. Nada a ver

    Esse cara era apenas um “mula”, tinha a mesma função do Adarico Negromonte, que também responde em liberdade.

    Junto com ele outros 11 foram libertados no dia seguinte a prisão.

    Não se justifica manter em prisão preventiva esses caras. Não tem nada no CPP que possa embasar uma prisão dessas. 

    Moro não inventa a lei, ele só a cumpre.

    Engraçado que o pessoal preocupadíssimo com a “ilegalidade” da prisão dos chefes, não se preocupa com os direitos dos mulas.

    E depois, quem rasga a constituição é o Moro. 

    Benza Deus !

      1. No Bendine

        Você acreditaria ???

        Ela acaba de confirmar que a Petrobras tomou uma tundra de 23 Bi. Seis bi só na corrupção.

        E aí ?

        1. Há controvérsias, meu caro,

          Há controvérsias, meu caro, sobre a tunda (surrra, é o significado). Em qual delação do Paulo Roberto Costa acreditar? A primeira (sobrepreço) ou a segunda (do lucro da  construtoras), ou nehuma das duas?

        2. Anunciou mais, anunciou que a

          Anunciou mais, anunciou que a Petrobrás zerou as perdas de 2014 e que tem em caixa a soma de 69 bilhões de reais. Se esboroa o sonho tucano de ver essa empresa destroçada para poder entregar o Pré-Sal para os americanos.

    1. A lei

      É o risco do “mula” José, apesar de ele “não saber” o que carregava.

      Mas não seja inocente, o Moro tomou essa decisão, mesmo que prá todos, porque sabia que quem levava o pacote conhecia o beneficiário da propina.

      E se fosse cocaína ao invés de dinheiro? Já sabemos, soltava também.

      1. Bem

        É seu direito fazer esse julgamento, mesmo que baseado no nada.

        Delirar é permitido, e uma teoria conspiratória a mais, num mundo de delírios, não vai fazer a menor diferença.

        1. Moro o imparcial

          O raciocínio J.C.Brandes é uma pérola do garantismo para a única testemunha contra Anastasia(por tabela Aécio) e Eduardo Cunha. Da série, Se for por uma “boa” causa(destruir o PT), dane-se minha sensatez. Manada!

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

           

    2. Se assim é,

      porque será que o chefe desse “mula” aí não foi preso ainda, nem jamais será? Resposta: porque o chefe dele é “tucano gordo”, amigo e cabo eleitoral de outro “tucano mais gordo ainda”, de forma que todos são inimputáveis, segundo a legislação Moro.

    3. um juiz míope

      o passado desse juiz mostra quem e como ele é, a que veio e a que serve.

      mais um personagem de mais uma tentativa de golpe contra o trabalhismo.

      um juiz que só enxerga um lado. 

      mais um herói da elite branca golpista. 

      batbarbosinha II

    4. Tem razão, Moro não inventa a

      Tem razão, Moro não inventa a lei, ele só a cumpre ou descumpre de acordo com as conveniências políticas do tucanato, a quem se reporta.

       

    5. Ah vá que Moro cumpre a lei.

      Ah vá que Moro cumpre a lei. Cadê que ele não chamou o Aécio depois do Youssef dizer que ele recebia mensalão de Furnas. Por que ele não prendeu o tesoureiro do PSDB que recebeu dinheiro das mesmas empreiteiras da Lava Jato.

    6. Você tem razão num ponto: o

      Você tem razão num ponto: o sujeito é, ou era, apenas mula.

      O problema é que a mula fugiu.

      E agora?

  19. Esse juiz é a cara do Frodo,

    Esse juiz é a cara do Frodo, do Senhor dos Anéis… Quanto ao tal de Careca, a PF deve estar procurando ele na torcida do Flmengo. É para testemunhar contra tucanos? Quem sabe no próximo milênio acham ele.  #MoroPorQueSoPT

     

  20. Num aguento mais ver tanto
    Num aguento mais ver tanto juiz tucano nesse pais.
    E ate a policia federal parece que ta vendida.
    Essa lava jato parece novela mexicana de mau gosto.
    Os verdadeiros corruptos fogem do pais ou saem impunes e as instituições funcionam só de fachada.

  21. TEMOS UMA POLICIA EFICIENTE… SIM!

    Para localizar petistas e testemunhas contra petistas. Aí nossa policia bota o FBI, a Scotland Yard etc no bolso. Eles correm que nem malucos atrás de petistas. Os caras Pulam até muro. Agora quando é para localizar gente cujo depoimento vai prejudicar Tucanos… Hum … zzzzzz… que preguiça. zzzz Seu delegado: tem que ser hoje… Não dá para buscar esse cara domingo à noite. É assim…zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…. que soninho!

  22. JUSTIÇA BRASILEIRA

    O que esperar de uma Operação cujos Delegados fizeram boca de urna para um dos candidatos.

    E o assassinato da modelo Cristiana lá de Minas de Aécim, espero que o Careca não tenha o mesmo destino.

  23. Princípio da Economia Processual

    É interessante como leigos em direito querem opinar sobre o caso.

    Depois de um longo bocejo, deixem-me explicar o que se passa. Vou numerar, para facilitar.

    1. Os tucanos são inimputáveis.

    2. A testemunha seria de acusção contra um tucano.

    3. O princípio da economia procesual diz que passos no processo que conduzirão ao mesmo resultado já obtido por outro meio ou não conduzirão a resultado algum devem ser evitados.

    4. De 1 e 2 chega-se facilmente a 3: Ou seja, por que cargas d’agua deveria a justiça manter preso alguém que iria testemunhar acusando alguém que não ode ser condenado?

    Por isso o Careca foi solto.

    Para explicar a prisão da cunhada do Vaccari, vo uter que estudar um pouco mais, mas o antigo brocardo romano “Prisiones Petisstis Cunhadus est Segius Morus” parece nos dar uma pista bem provável.

  24. Só pra constar…

    .

     

     

    MANTRA POLÍTICO

    Você chega em casa a ponto de desmaiar
    Toma um banho e põe o pijama
    Come alguma coisa, senta no sofá
    E busca na TV algum programa
    Não importa qual seja o canal
    O noticiário é sempre igual
    E você acha tudo muito chato
    Percebe que todos os âncoras 
    Ficam repetindo o mesmo mantra:
    Lava-jato, lava-jato, lava-jato.

    Do aécioporto falam só um pouquinho
    Da lista de Furnas nem com reza brava
    E pelo risco de envolver os Marinho
    Da operação Zelotes não falam nada
    Para eles não existe Trensalão
    E a lista do HSBC não
    Deve sair da gaveta 
    E sobre o helicóptero de coca
    Dizem que tudo foi obra 
    De seres de outro planeta.

    Então você diz: Eles devem pensar 
    Que eu sou um tremendo bobão
    Porque tentam me fazer acreditar 
    Que só no PT tem ladrão!
    E no transcorrer dos telejornais
    Eles seguem encobrindo os monumentais
    Roubos que envolvem o PSDB
    Aí você por não ser marionete
    Vai navegar na internet
    E finalmente desliga a TV.

    Eduardo de Paula Barreto
    SP-22/04/2015

     

     

    .

  25. infelismente

    Infelismente o Brasil nao podemos, confiar em nenhum poder todos comprometidos com com a inverdade e suas vantagens.

    Nao consigo emtender como pode a justiça esse tempo todo conseguir incriminar so os inimigos do Aecio, senhor MORO, o senhor e uma vergonha, e vc deveria ser imparcial, mas se tornou o vingador das eleições passada. Ate quando vai conseguir proteger seu correligionario AECIO.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador