A impunidade escandalosa de Aécio Neves

Do Diário do Centro do Mundo

O DCM apresenta seu novo documentário: A Lista de Furnas

Por Kiko Nogueira

O DCM apresenta o documentário sobre a Lista de Furnas que prometemos entregar em mais um projeto de crowdfunding.

Com direção do talentoso documentarista e produtor Max Alvim, ele é baseado nas matérias de Joaquim de Carvalho, um dos melhores repórteres do Brasil, colaborador dileto do Diário.

Está ali toda a gênese e as imbricações de um dos grandes escândalos do país — e um dos que mais sofreram tentativas de ser abafado.

O momento do lançamento é oportuno. No sábado, 27 de fevereiro, ficou-se sabendo que o ex-deputado federal Roberto Jefferson e mais seis pessoas foram indiciados pela Delegacia Fazendária (Delfaz) por crime de corrupção ativa e lavagem de dinheiro na estatal mineira.

O Ministério Público Estadual (MPE) levou dez anos para se mexer. Entre os envolvidos estão empresários, lobistas e políticos. Ficou faltando muita gente. Entre as ausências, a de Dimas Toledo, ex-presidente da empresa indicado por Aécio. Dimas não foi indiciado por ter mais de 70 anos e, portanto, contar com o benefício da prescrição.

O que o documentário do DCM traz:

– O que é, para que servia e quem produziu a relação de 156 políticos e os respectivos valores recebidos na campanha eleitoral de 2002 do caixa 2 de empresas que prestaram serviços para Furnas.

– Os principais nomes do esquema: gente como José Serra, então candidato a presidente, Geraldo Alckmin, candidato a governador de São Paulo, Aécio Neves, candidato a governador de Minas Gerais, e Sérgio Cabral, candidato a senador pelo Rio de Janeiro, além de candidatos a deputado, como, Alberto Goldman, Walter Feldman e Gilberto Kassab por São Paulo; Eduardo Paes, Francisco Dornelles e Eduardo Cunha pelo Rio de Janeiro; Dimas Fabiano, Danilo de Castro e Anderson Adauto por Minas Gerais.

– O protagonismo de Aécio: além de receber diretamente para sua campanha R$ 5,5 milhões (13,1 milhões em valores corrigidos pelo IGP-M), há outros dados que confirmam seu papel central no caso.

São antigas as relações de sua família com as empresas públicas na área de energia. O pai, Aécio Cunha, depois de integrar durante seis anos a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, se tornou conselheiro de Furnas, ao mesmo tempo em que era conselheiro da Cemig, a estatal de energia de Minas Gerais.

“Furnas sempre foi território de Minas no governo federal”, afirma José Pedro Rodrigues de Oliveira, ex-coordenador do Programa Luz para Todos.

O doleiro Alberto Youssef, em delação premiada, falou de Aécio. O lobista Fernando Moura detalhou que era “um terço (PT) São Paulo, um terço nacional, um terço Aécio”.

– A batalha para desacreditar a Lista de Furnas: quem divulgou que ela poderia ser falsa foi o PSDB de Minas Gerais, com base em pareces de peritos contratos e num laudo da Polícia Federal feitos em cima de uma das cópias divulgadas por Nilton Monteiro, o homem que confessou atuar como operador do caixa 2.

Uma matéria na Veja, plantada por Aécio, deu força para a ideia da falsidade. Quando essa tese prosperava, o lobista Nílton Monteiro entregou à Polícia Federal o documento original, que foi periciado. A conclusão foi a de que se tratava de um documento autêntico, assinado por Dimas Toledo e sem indício de montagem.

Esperamos, com esse documentário, ter conseguido jogar luzes sobre uma história que caminhava para o esquecimento. Agradecemos a todos os leitores que contribuíram para que ele pudesse ser realizado.

https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWE width:700 height:394

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MarFig

- 2016-03-01 00:00:26

O Nilton Monteiro diz

O Nilton Monteiro diz claramente, categoricamente que entregou o dinheiro pessoalmente para Aécio e o MP não faz absolutamente nada. É o fim. Fecha esse MP. Fecha esse judiciário. Não servem pra nada só para sugar o dinheiro dos brasileiros e perseguir o Lula.

lenita

- 2016-02-29 18:25:32

Ótimo Sérgio !

Este é um segredo, que somente o FBI e aquela outra agência norte americana, cuja sigla me esqueci, poderiam desvendar. Foram tantas as as "xeretadas" no governo e na Petrobrás, Eletrobrás,etc,etc.visitas de PGR, "Cooperações Internacionais", que somente eles sabem pq o  ungiram como futuro presidente.

Será que ele vale por um bifinho ?

 

SERGIO GOVEA

- 2016-02-29 18:10:15

Pois é.. temos várias hipóteses.

-

Oi, Lenita...

Questão de múltipla escolha.

Escolha a única opção correta.

Quem protege o PSDB ?

( a ) Globo, Judiciário, MPF, Ayalde, Maçonaria;

( b ) Judiciário, Maçonaria, Ayalde, Globo, MPF;

( c ) Ayalde, MPF, Globo,  Maçonaria, Judiciário;

( d ) Maçonaria, MPF, Ayalde, Globo, Judiciário;

( e ) MPF, Judiciário, Maçonaria, Ayalde, Globo;

( f ) Nenhuma das opções anteriores .

----------------------

Qual será o segredo de Tostines ?

----------------------

lenita

- 2016-02-29 16:36:46

Peregrino

"Boi voador, não pode" !

lenita

- 2016-02-29 16:34:47

Sérgio

Um bom dia prá vc também. Apesar de difícil, p/ quem quer a justiça imperar, né ?

Mas a sua dúvida, só não é dúvida de alguns poucos, justamente os que nada fizeram e nada fazem ! O PSDB nada de braçadas e  só não compreendo mt bem pq o Aécio parece ser o mais protegido de todos. O FHC já e carta fora do Baralho, e o Serra? Esse é mt perigoso e deve ter adquirido uma casa somente p/ guardar seus dossies. haha.

Abraço Sérgio.

Neideg

- 2016-02-29 11:13:36

Nãjo esqueça o acobertamento

Nãjo esqueça o acobertamento do "herói" pela justiça e a cumplicidade da PGR.

SERGIO GOVEA

- 2016-02-29 04:39:52

Turma da pesada ?

-

Olá Marco Vitis,

Será mesmo que isso possa estar acontecendo em pleno século XXI ?

Se essa sua tese for verdadeira, qual seria a sugestão para por um fim ?

Essa gente mata ?

Deixo aqui o meu email e solicito que você discorra mais sobre isso.

Eu custo a crer, mas....  Admito a possibilidade.

Valeu.

-

 

SERGIO GOVEA

- 2016-02-29 04:36:11

Uma parte importante do filme.

Bom dia, Lenita... Agora 1h 35 m de segunda-feira, dia 29 de fevereiro de 2016.

O filme realmente é muito bom.

Mas, uma parte do filme me chamou bastante a atenção.

Foi  quando o apresentador do filme perguntou...

" que força é essa que impede que o PSDB seja investigado  ? ".

A dúvida dele deve ser a dúvida de muita gente. É a minha também.

Valeu,

Abraço.

======================================

Hermes Renato

- 2016-02-29 03:11:56

Eu agora estou torcendo pra
Eu agora estou torcendo pra Dilma tomar o impeachment, pois o vídeo deixa claro a incompetência e inaptidão dela como governante em fazer jogo dos outros, por exemplo disso na recondução do Rodrigo Janot. Não é possível que não exista pelo menos um procurador Não-Coxinha e que não esteja alinhado culturalmente a elite conservadora-patrimonialista.

Luis Fraga

- 2016-02-29 02:55:40

Documentário excelente!

Que bom trabalho do DCM !

Nos cabe agora divulgá-lo ao máximo. E que tristeza, ao confrontá-lo com o serviço sujo de acobertamento que faz a grande mídia, perceber como é tão simples fazer jornalismo de gente honesta.

altamiro souza

- 2016-02-29 02:19:27

não adianta mais lamentar ou

não adianta mais lamentar ou reclamar somente...

é preciso pressionar as autoridades  - entre elass a pgr -

para que essa impunidade não dure para sempre...

Malú

- 2016-02-29 01:01:43

Esse precioso vídeo,

Esse precioso vídeo, infelizmente, vai ficar no éter juntamente com o livro "Privataria Tucana". Se o PGR der ao vídeo a mesma importância que deu ao livro, podemos desistir definitivamente de qualquer justiça séria.

Cafezá

- 2016-02-29 00:41:48

Eis a verdade nua e crua. As

Eis a verdade nua e crua. As provas são tão cristalinas que surgem como se que juntando por si próprias no documentário do DCM. O trabalho dos apresentadores foi o de simplesmente ligar a câmera para que, com um mínimo de perguntas, os entrevistados, verdadeiros depoentes, se sentissem à vontade para contarem os seus martírios. E como é aflitiva a trágica história da Lista de Furnas. O jornalista Marco Aurélio Carone, em seu pungente relato, quando conta sobre a tortura a que foi submetido na "prisão" de Aécio Neves, reluta em entrar nos detalhes; as sequelas psicológicas - percebe-se  - ainda estão presentes, e as marcas em seu corpo ainda visíveis.

O caso da Lista de Furnas traz um significado urgente, o de quanto o Poder Judiciário tem sido ausente nas ocasiões em que sua presença não é apenas obrigatória, é fundamental. E é justamente por causa desse vácuo que o caso da Lista de Furnas dormita no inconsciente do povo brasileiro, no aguardo daqueles cuja obrigação para atuarem parece ter sido posta de lado, talvez por medo, talvez por desinteresse, talvez por conivência. Nesse especialíssimo documentário do DCM, a realidade surgiu como se fora uma pedra que o rio, em descida com sua forte correnteza, lança para o céu.

Gilson AS

- 2016-02-28 22:57:00

O Eduardo Guimarães poderia

O Eduardo Guimarães poderia liderar esse movimento.

Ele já fez algo desse tipo, denunciando o Juiz Moro

Gilson AS

- 2016-02-28 22:54:57

Parte da  sociedade

Parte da  sociedade brasileira que representa os movimento de esquerda, não poderia fazer um abaixo assinado obrigando o Janot, baseados nas provas que tem, denunciar o Aécio.

Legalmente isso seria possível ?

O Janot não denunciado o Aécio, está sendo conivente com a corrupção, portanto, também seria passível de punição

gaúcho

- 2016-02-28 22:51:57

Depois do sumiço do

Depois do sumiço do helicóptero de pó nada mais surpreende em MG.

Aécio deveria estar preso há muito tempo, só não tá porque o MPF faz corpo mole.

peregrino

- 2016-02-28 19:07:49

será o culpado de tudo...

mas só até solicitar que Lula seja convocado para falar de Furnas

peregrino

- 2016-02-28 18:47:17

só no Brasil mesmo...

a sociedade perder mais pela derrota de alguém como Aécio

peregrino

- 2016-02-28 18:42:55

qualquer dúvida...

vejam como o Aécio está tirando vantagens da sua derrota

peregrino

- 2016-02-28 18:40:22

sem investigação correta, julgamento e condenação...

nada se resolverá na política brasileira

neste caso podemos ver muito bem o motivo, pois mesmo nas derrotas eles combinam, dividem e preservam vantagens

lista traz o nome de cada um dos que, ganhando ou perdendo eleições, sempre se beneficiam financeiramente

nestas condições, voto é o que menos importa para eles

lenita

- 2016-02-28 18:23:16

Marco Vitis

De acordo com o que vc disse : Roberto Jefferson  será o bode expiatório...O paspalho que será espancado pela mídia. Acredito que ele mereça e considero mt bem feito. Um dia da caça, o outro do caçador. E o José Dirceu nem precisou mexer uma palha. Mas o que desejo mesmo, é dar os parabéns aos blogs independentes, que tem sido de uma ajuda colossal em busca da verdade.

Marcos Leonel

- 2016-02-28 17:37:19

Respostas dos Mineiros.

  A resposta foram e derrotas consecutivas, governador do Aécio derrotado no primeiro turno e Aécio nos dois turnos para presidente, quem conhece Aécio e sua equipe dificilmente vota nele.

Marcos Antônio

- 2016-02-28 15:06:27

Nem parece...

Serão os mesmos: Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário?

Um capaz de prender o João Santana a partir de um simples bilhete e outra INCAPAZ DE APENAS INVESTIGAR?

Traduzam este vídeo para o INGLÊS  e divulguem pelo mundo a fora...

altamiro souza

- 2016-02-28 14:57:28

por que não investigou? a

por que não investigou?

a matéria explica...

agora é repercuti-la e cobrar as investigações....

ou a democracia perderá sua razão de ser....

esse tipo de ajuda dos leitores para que reportagens semelhantes

sejam possíveis deveriam ser mais comuns no país....

aguns não podem, por serem meros assalariados com baixos rendimentos,

mas deve haver com certeza gente democrata que tenha

condições de colaborar para que se busque a verdade....

Gil Teixeira

- 2016-02-28 14:38:43

Bravo!

O que mais me emocionou como artista foi ver a lista dos patrocinadores.

Isso é "União e Olho Vivo!"

Vladimir

- 2016-02-28 14:33:42

Com isso da para imaginar o

Com isso da para imaginar o país na mão dos bicudos emplumados.

Marco Vitis

- 2016-02-28 13:42:48

Maçonaria MG protegerá Aécio

A Maçonaria de Minas Gerais não permitirá que esse processo tenha consequência para o chefe do esquema de corrupção.

Robert Jefferson será o bode expiatório e transformado em principal corrupto. Jeferson é o paspalho que será espancado pela mídia

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador