ONU desmente supostos prêmios de ministros de Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Há quase sete anos, José Serra (PSDB), atual ministro de Relações Exteriores do governo Michel Temer, foi enganado ou fez enganar sobre ser homenageado com um prêmio da ONU sobre sua atuação frente às políticas públicas de saúde no Brasil. O reconhecimento era, entretanto, de uma ONG que não representava as Nações Unidas. Agora, mais uma ministra de Temer divulga em sua bibliografia um título da ONU que também não existe.
 
A desembargadora aposentada Luislinda Valois foi nomeada para o recém Ministério dos Direitos Humanos. Em nota divulgada, o Palácio do Planalto ressaltou que a nova ministra tinha o “título de embaixadora da paz da ONU em 2012”. 
 
A Folha de S. Paulo foi verificar junto às Nações Unidas se a informação era verdadeira. Em resposta, a ONU teve que desmentir a informação, completando ainda que o posto de “embaixadora da paz” da organização sequer existe.
 
Na verdade, a homenagem foi de uma ONG chamada UPF, que significa Federação para a Paz Universal. É apenas uma das mais de três mil entidades que prestam serviços de consultoria não ainda para a ONU, mas para um dos braços econômicos e social das Nações Unidas, a Ecosuc.
 
“Nenhuma instituição ou empresa está formal ou legalmente autorizada a representar ou a falar em nome das Nações Unidas, ou de qualquer Departamento do Secretariado da ONU”, disse a Organização, em resposta.
 
Não é a primeira vez ou o primeiro caso. Em 2009, o tucano José Serra saiu alardeando nas redes sociais que, a caminho da Suíça, estava cansado, mas ainda precisava preparar seu discurso para receber a homenagem da ONU.
 
Á época, assim como agora fez o Planalto, o governo de São Paulo divulgava em seu portal a notícia oficial: “Serra recebe homenagem na sede da ONU, em Genebra“. O release foi repercutido nos grandes jornais e imprensa, destacando o título recebido pelo então governado do Estado, José Serra.
 
 
Mais uma vez, a própria ONU foi obrigada a desmentir a publicidade. O escritório da ONU no Brasil escreveu uma nota de esclarecimento, informando que a homenagem era de uma Organização da Família, que era ONG, e mais uma das 3 mil associadas ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. 
 
“A World Family Organization (WFO) não é uma entidade da Organização das Nações Unidas. Trata-se de uma Organização Não Governamental (ONG) associada ao Conselho Econômico e Social da ONU (…) As ONGs associadas não representam a ONU nem podem, em qualquer hipótese, falar em nome da Organização”, desmentiu.
 
Soube-se que era apenas uma entidade que fazia serviços voluntário para a ONU. E, ainda, não seria nem preciso ir à Suíça para receber o prêmio, porque a fundadora era uma médica brasileira e a sede fica em Curitiba, no Paraná, Brasil.
 
O “discurso” formulado pelo então governador de São Paulo foi feito dentro de uma sala da ONU. Outras duas homenageadas na mesma ocasião – uma princesa do Kuwait e a ex-primeira-dama do Reino Unido – nem se deram o trabalho de comparecer ao local para receber o prêmio.
 
O enaltecimento divulgado pelo Planalto, agora, em 2017, pode ser assim descrito: o mesmo prêmio recebido pela nova ministra de Temer foi concedido também à banda baiana de forró Flor Serena, ao ex-candidato a prefeito João Bico (PSDC/SP) e a outros líderes religiosos.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não devo nem quero

    Não devo nem quero exceder-me,mas essa Senhora Luislinda Valois é uma pessoa complicadissima.Guarda fortes semelhanças com Joaquim Barbosa.Quando Desembargadora aqui em terras do Senhor do Bomfim ,o que corria nos corredores do Tribunal de Justiça era de fazer corar frade de molibidênio.Nada contra a honestidade dela,bom que se diga.Alguma coisa ligada a baias.

  2. Mas também

    O próprio , que se diz presiente, não passa de um golpista. Um golpista que tem um orgulho danado de dizer que tem “conseguido” apoio de todo o congresso, para suas leis. Se não me engano 86 %. O preço , será que um dia saberemos?

    Assim como saberemos por  quanto está saindo o apoio de 100% do MPF e do STF, fora os grandes grupos de mídia ?. Será que a ajuda vem de algum “Brother” ?

  3. Que rei sou eu

    Isso deve ser igual a título de comendador, barão e duque de antigamente; é algo que está a venda para que quiser comprar, é só fazer uma contribuição e você vira o que quiser.

  4. SERRA é sabidamente um

    SERRA é sabidamente um mitomano conhecido de todos. Segundo Nassif, hoje  já é GAGA

    O vídeo a seguir nos faz lembrar duma outra mentira quando ele dizia que não era privatizante, para em outro momento THC, então seu chefe,  o desmentir

    ..ou, como em outra oportunidade, quando dizia ser formado pela Escola Politécnica e Mercadante, no Senado, o desmascarava

    https://www.youtube.com/watch?v=zlab_bAtD5U

  5.  O golpe derrete rápido.

     O golpe derrete rápido. certo q não levará 21 anos de novo.

    não haverá anistia pros golpistas, todos já sentem e sabem  q pagarão.

    babou.

    ninguem mais quer estar na foto com golpista. é a história agindo.

    bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas retam os covardes.

    sem crime, sem impeachment!

     

    pra corrigir erros: reDILMA-se!

  6. Esse ERRO é cometido

    Esse ERRO é cometido diariamente pela imprensa brasileira e repetido nos blogs politicos, já tratei deste assunto aqui DEZENAS de vezes.

    1.O Sistema ONU tem mais de 230 entidades, comissões, conselhos, escritorios, comissariados, fundos que FAZEM parte do Sistema MAS ninguem fala em nome da ONU, só quem fala pela ONU é o Secretario-Geral e o Conselho de Segurança.

    Os outros organismos falam por si só, NÃO PELA ONU.

    2. Agora ONGS que gravitam em volta da ONU não são nada, não representam nada a não elas mesmas e existem oceanos de picaretagem nessas ONGs, até venda de titulos, comendas, medalhas, trofeus, premios.

    Faz lembrar os famosos COMENDADORES portugueses dos tempos do João do Ri e Olavo Bilac, verdadeiras piadas prontas, com cerimoniais de capas e espada para conferir o titulo, tudo cobrado com uma modica contribuição à Ordem.

    Havia espertalhões de pretensas VENERAVEIS  ORDENS com nomes pomposos como Cavaleiros do Santo Sepukcro de São Patricio e São Jorge

    que viviam de vender essas comendas que não valiam nem o papel, tinta e moldura mas que os donos de padaria exibiam orgulhosos e penduravam na parede.

    O mundo evoluiu nos ultimos cem anos mas a vaidade humana é a mesma do tempo de Plutarco.

     

    1. Esse ERRO é cometido

      Esse ERRO é cometido diariamente pela imprensa brasileira e repetido nos blogs politicos, já tratei deste assunto aqui DEZENAS de vezes.

      E vai falar milhares de vezes, André, porque esse tipo de prêmio é sempre útil pros senhores da imprensa fazerem aquele jabazinho dos seus protegidos/parceiros.

  7. Golpistas Mentirosos

    Os golpistas são fake é tudo mentira, roubo e manipulação. Impressionante como a CASA FAZ ÁGUA rápido. Tudo para enganar o povo.

  8. As homenagens de ONGS são

    As homenagens de ONGS são mais valiosas do que as da onu. Mesmo assim, picarêtas gostam de dizer que são reconhecidos pela parceira picarêta onu. A onu é uma organização internacional da mesma laia que a nacional abl… só tem picarêta mafioso golpista.

  9. Franqueando a marca ONU e o case brasileiro

    Por meio de inúmeras ONGs que gravitam em seu sistema, premiações de questionável calibre são conferidos anualmente a variadas gamas de pessoas físicas mundo afora, tendo em tela o selo “ONU”. FIrmam-se acordos de projetos, majoritariamente vinculados ao ECOSOC (a mais capilar das instituição do sistema), com uma miríade de ONGs mundo afora que, em troca, é permitida a franquia de uso do símbolo onuisiano em seus documentos e em suas imagens (Vide um sem número de projetos tocado mundo afora sob os auspícios dos organismos especializados). É nessa estrutura que se conformam tais “fulano será homenageado amanhã em Nova York com premiação da ONU”, muito comum em notas de colunas sociais, jornais e revistas.

    Isso me faz lembrar uma decisão polêmica tomada, no início dos anos 2000,  pela mais prestigiosa faculdade de administração do país “popularizar” a sua grife, por meio de sistema de credenciamento de cursos “MBA” em cidades e capitais brasileiras de médio porte. Bastou um local fechar o acordo de uso da marca com esta fundação e iniciar ministrar o bendito MBA. Assim, em paragens longínquas, lá estavam os orgulhos alunos dizendo: “estou fazendo MBA na G__”. Isso deixava os alunos e professores das escolas originais dessa fundação, sobretudo as de SP, furiosos com a pulverização do nome, a ponto de muitos passarem a se referir como alunos da Escola de Administração de… .

     

  10. O Serra tá acostumado…

    É que nem o diploma de economista que o serra diz que tem, vai ver que também foi outorgado pelo Reverendo Moon…

  11. Nada de supresa: para governo

    Nada de supresa: para governo fake, ou seja, ilegítimo, sem votos, ministros e assessores fake. Sobre o Serra há ainda a dúvida acerca do diploma em Economia. Se forem atrás, encontram mais estrupícios. 

  12. Titulos e comendas

       É um assunto comum em republiquetas, tipo Amin Dada, o ” Imperador” Bokassa, e aqui no Brasil podemos recordar, os mais “experientes” , do Ex- ministro e senador Bernardo Cabral, um grande dançarino de tango ( Zélia Cardoso de Mello como partner ), que dizia em seu cv. que tinha sido professor na Sorbonne – algo rizivel, ele apenas tinha dado um curso de férias – fornecido por uma agencia de viagens de BSB – de uma semana, para brazucas, que se utilizou de dependencias da vetusta e respeitavel instituição francesa.

         O próprio Zé da Mooca, uma pessoa que nos anos ’80 com a qual tive muito contato – até me deu aula – , não se apresenta como “economista” formado em Princeton, e ex-professor da UNICAMP ( papo furado, o Montorão lhe colocou lá como “pesquisador”, ele nunca, jamais em tempo algum poderia dar aulas em Universidade).

         Nas Américas ( incluindo Estados Unidos – um país bastante “jeca” ), titulos, comendas, são muito valorizados, creio que deve ser uma dependencia psicológica, adoramos reconhecimento externo, um “principe”, um “comendador”.

    1. Já para os ingleses a nobreza

      Já para os ingleses a nobreza é algo natural, Gerald Grosvernor, o homem mais rico da Inglaterra, anda desconhecido

      pelas calçadas de Lobdres, sem precisar ostentar seu titulo legitimo de Duque de Westminster.

      1. Isso é engraçado…

        Um grupo de pessoas que tem o domínio econômico/militar de um país inventa um sistema de nobreza. Dizem que quem é nobre está acima dos outros, é melhor que os outros. Aí saem se atribuindo mutuamente títulos de nobreza: barão disso, duque daqui…

        Nesse grupo encontramos alguns dos maiores criminosos da humanidade. A história dos crimes da “nobreza” só não é mais assustadora porque ainda não a conhecemos por completo.

        Prefiro os plebeus honestos mesmo…

  13. Zé Bolinha é hour concour no quesito “maior cara de pau”

    Os tucanalhas são todos uns caras de pau, mas o Serra é hour concour, ou seja; está acima de qualquer concurso a respeito.

  14. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Escroques, diziam na minha juventude. Nada além de escroques. Coisa de polícia, houvesse…

  15. nassif,estive lá em 2009.Ele recebeu o Premio Gollum Precioso

    TERÇA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2009

    o premio, sua inspiração e semelhança e a patrocinadora

     @joserra.vai a imagem real do premio.use bem.vc prometeu aderir ao 45.vou cobrar.saudações calvas.até o nassif me abandonou.conto c vc e seus blogs.em 2010 pg tudo
      Postado por às 7/21/2009 05:11:00 PM   Marcadores:  

    Nenhum comentário:

     

  16. Escola da Bel Pesce

    Me parece que Bel Pesce, a empreendedora de palco fez escola.

    A realidade não é tão importante assim, a imagem vale mais.

    É a tal da “Hipernormalização”

  17. A QUADRILHA SE ASSUME COMO QUADRILHA, SEM MEDO DE SER FELIZ!
    COMO É QUE PODE? PAÍS SEM PUDOR.CADA UM TEM A SUA “JUSTIÇA”.TODOS NA QUADRILHA! A QUADRILHA SE ASSUME COMO QUADRILHA, SEM MEDO DE SER FELIZ!E O POVO QUE SE FODA!  Assim é. País sem pudor! TERIA SIDO UM GOLPE? TERIA SIDO UM GOLPE COMANDADO PELOS PODERES DA REPÚBLICA, SOB DOGMAS DOS PODEROSOS MULTI-NACIONAIS E GOVERNOS EXTERNOS?> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/01/05/assim-e-pais-sem-pudor-teria-sido-um-golpe-teria-sido-um-golpe-comandado-pelos-poderes-da-republica-sob-comando-dos-poderosos-internacionais/ ”TERIA SIDO UM GOLPE? TERIA SIDO UM GOLPE COMANDADO PELOS PODERES DA REPÚBLICA, SOB DOGMAS E PATROCÍNIO DOS PODEROSOS MULTI-NACIONAIS E GOVERNOS EXTERNOS? O que você acha? Você ainda tem dúvidas?Não as tem? Está convencido de que foi um golpe? Está convencido de que não foi um golpe?Em qualquer dos dois casos pouco ou, no segundo caso, nada esta crônica poderá acrescentar. Se você está convencido de que foi um golpe esta crônica apenas ilustra mais alguns fatos que eventualmente irão corroborar seu entendimento. …”

     

  18. Homenagens aos caras-de-pau!

    Rarararararararararararararararararararararararara..Não falta muito para também dizerem que o ONU homenageará MT e o Congresso Nacional pelo golpe contra a democracia. Rararararararararararararararararara

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador