4 de junho de 2026

Pai de santo compara resistência de Lula a de povos perseguidos

Religioso ficou por cerca de uma hora com Lula e definiu o encontro como uma “visita espiritual” (REPRODUÇÃO)

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

da Rede Brasil Atual

Pai de santo compara resistência de Lula a de povos perseguidos

Religioso visitou ex-presidente em Curitiba, onde ele está preso há 86 dias, e afirmou que políticas dos governos petistas trouxeram respeito e resgataram os que foram massacrados no país ao longo da história

por Redação RBA

São Paulo – Após visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final da tarde desta segunda-feira (2), na carceragem em Curitiba, onde está preso há 86 dias, o pai de santo Antônio Caetano de Paula Junior comparou a resistência dos povos representados nas religiões da matriz africana à do próprio Lula. “Hoje a população de meus ancestrais, os pretos velhos, os indígenas, os caboclos, têm voz no (ex) presidente”, disse.

“A umbanda e o candomblé representam a resistência. Essas religiões resistiram ao tempo e à violência. Essa busca tem a ver com a resistência do presidente. Durante cerca de 400 anos tentaram calar as vozes dos negros, dos mais pobres, tentaram calar a voz dos indígenas, que eram milhões e hoje são milhares, e a umbanda e religiões de matriz africana herdam a resistência do nosso país e das nossas mães.”

Ele criticou os ideais que norteiam a “extrema-direita e a direita” no Brasil e mencionou episódios de ataques a centros religiosos de origem africana como característicos desse pensamento. “(Para eles) algumas pessoas são melhores do que outras e algumas religiões são melhores do que as outras.”

Paula Junior citou iniciativas dos governos petistas como exemplos de inclusão das populações perseguidas no país ao longo da história, como a exigência legal para que as escolas ensinem sobre a herança dos negros e indígenas e políticas de reafirmação de gênero e raciais. Essas políticas, disse, “trazem o respeito e resgate dos que foram massacrados”. Segundo o pai de santo, Lula “carrega o DNA dessas almas”.

O religioso ficou por cerca de uma hora com Lula. Ele definiu o encontro como uma “visita espiritual”. Disse que uma entidade enviou uma mensagem a Lula expressando desejo de que “Xangô possa levar a palavra da Justiça a ele (Lula).” Xangô é deus da Justiça, lembrou.

Segundo o pai de santo, “qualquer pessoa percebe que há erros” nos julgamentos que condenaram Lula. “Mesmo assim, (não se deve) deixar o ódio contaminar o coração.” Ele citou personagens religiosos – Jesus, Sidarta Gautama (Buda) e Mahatma Ghandi – como lideranças de “vários povos” que devem ser seguidas como exemplos dos que trouxeram “palavras da esperança”.

De acordo com Paula Junior, apesar das dificuldades, Lula é “uma pessoa que vai resistir como resistiram os brasileiros desde o início dos tempos: nossa vida será de resistência, mas de vitória do amor contra o ódio e o preconceito”, afirmou.  

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Roberto

    3 de julho de 2018 11:32 am

    LULA precisa de banho de defesa e ebô
    Presidente Lula precisa de uns banhos de defesa e lembrar do santo, seja qual for a sua fé.

Recomendados para você

Recomendados