Para diretora do Instituto Lula, bomba é ataque à democracia

 
Do Brasil 247
 
 
Em referência ao ataque à bomba contra o Instituto Lula, a diretora da entidade Clara Ant faz um alerta. Segundo ela, estamos vivendo um momento extremamente perigoso: “Para mim, que fui criada por dois sobreviventes do nazismo e me formei politicamente na tradição trotskista, o ataque à democracia é indubitavelmente um ataque à humanidade, à liberdade”.
 
Leia a carta aberta de Clara Ant sobre o assunto:
 
Amig@s, 
desde sexta feira (31/8/15) estou tentando encontrar palavras para transmitir meu sentimento com relação ao que está ocorrendo ultimamente no nosso Brasil e particularmente depois que uma bomba foi arremessada ao local do Instituto Lula do qual sou diretora com muito orgulho e onde trabalhei anos a fio antes mesmo de participar do governo federal nos dois mandatos de Lula.

 
Para mim, uma bomba atirada contra a sede do Instituto Lula (ou de qualquer outra instituição) é um ataque à democracia. Para mim, que fui criada por dois sobreviventes do nazismo e me formei politicamente na tradição trotskista, o ataque à democracia é indubitavelmente um ataque à humanidade, à liberdade.
 
Penso que se o desrespeito às pessoas (autoridades ou não), se o deboche dos seres humanos, se a zombaria do direito e dos direitos, se linchamentos e estupros, não despertam em nós preocupação e não nos levam à ação política, talvez estejamos vivendo um momento extremamente perigoso.
 
Muitos apontam nesses atos e atitudes um comportamento fascista. Provavelmente se trate mais de manifestações de brutalidade e ignorância do que de fascismo propriamente dito. Mas certamente o alastramento desses comportamentos pode sim levar ao enaltecimento e à consolidação de um rumo fascista.
 
Não faltou na Alemanha quem não se importasse com o ato de empurrar os comunistas para a ilegalidade em 1933 e com a chamada “solução final” em 1941/42 estruturada para exterminar o povo judeu. Não faltou também, na União Soviética quem achasse que era normal condenar, prender e inclusive matar, os dissidentes para supostamente garantir a revolução socialista.
 
Aos que nalguns órgãos de imprensa tentaram minimizar o episódio da bomba no Instituto Lula por se tratar de uma bomba caseira, observo que não faltam dispositivos caseiros com potencial letal e rememoro a tragédia provocada pelo “simples” envelope dirigido à OAB que matou a Sra. Lyda em 1980. 
 
Não paro de pensar, cada vez que revejo as imagens, o que teria sido se alguém estivesse passando por lá no momento da explosão. 
Por fim, reproduzo aqui o relevante alerta de Jânio de Freitas na Folha de hoje (02/8/15): “É bem possível que a bomba de agora seja vista, depois, como um ponto inicial.” E conclui gravemente com a frase: “Nem sugiro de quê”.
 
Clara Ant
Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Então… O presidente do

    Então… O presidente do Insituto Lula acaso teria algum canal de comunicação com o governo eleito para mandar apurar o atentado? De palavreado eu já estou cheia.

    1. .

      A competência para apurar o atentado é da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Se fosse contra Dilma a competência seria da Polícia Federal.

      1. Certo Diogo, pode até ser,

        Certo Diogo, pode até ser, mas fato inegável é que a reação do governo foi muito tímida. O unico membro do governo que deu nomes aos bois, “terrorismo”, foi o Jaques Wagner, que alias deveria estar no lugar do Mercadante. A reação do Zé Cardoso é sem comentários, mas a da própria Dilma foi frustrante, pois sabemos que ela não é pusilânime como o “ministro”. Quem entra na luta armada aos 19 anos é tudo menos fraco.

        Por isso a gente fica assim, “testando hipótese” como diz o outro. Será que a relação da presdidenta com seu padrinho político desgastou-se a esse ponto? Ou será que ela “terceirizou” totalmente a política para conselheiros incompetentes, pusilanimes, covardes e vaidosos, como os dois referidos acima? Quem sabe não foi conselho deles apenas dar uma twitada rejeitando o atentado “republicanicamente”. Tipo não aceitar provocação.

        Não sei, acho que existe diferença entre não aceitar provocação e ser passivo, omisso diante de uma agressão sofrida contra si. Porque não há dúvidas que foi contra o PT, a Dilma e o governo como um todo. Dilma, Mercadante, Zé, nada disso existiria sem a liderança do Lula. 

        1. Ele não está certo coisa

          Ele não está certo coisa nenhuma.

          Está apenas se fazendo de bobo para defender o Governo, como sempre aliás.

          Um ataque a um ex presidente é um ataque ao País ora essa. E se fosse um atentado contra o IFHC ?

          É óbvio que a Presidencia deveria ter se pronunciado e colocado a elite da elite da PF na cola dos marginais vagabundos que praticaram tal ato, sob supervisão direta de alguem de confiança, algum General leal ao Governo, por exemplo. Talvez até envolver o exército e a ABIN.

          Julianao, a coisa está grave, parece que há uma anomia geral, tanto do Governo, na figura principal da Dilma, como de grande parte dos defensores do Governo que ficam inventando justificativas mil para a leniência com que vem sendo tratado o País.

           

          1. Perdeu de vez a vergonha na cara

            O golpista perdeu de vez a vergonha na cara. O sr. Daniel, golpista que é, pretende tecer loas e defender que a solução para o momento político do país é a defesa e a concretização de um golpe de estado. Ele defende com ardor infanto-juvenil que o Brasil tenha novamente um golpe de estado, igual ao de 64. 

             

            E o golpista, que perdeu de vez a vergonha na cara, defende o golpe de estado porque, segundo ele, o país vive uma “anarquia”. Qualquer semelhança com o discurso dos golpistas de 64 no Brasil, com os golpistas de 73 no Chile ou com os golpistas de 76 na Argentina, acreditem, não é mera semelhança. 

             

            E com que autoridade o golpista vem querer dar lições de moral a mim? Logo ele que não escreve nada que preste e que consegue ficar até mesmo contra o posicionamento do Lula, que dezenas e centenas de vezes já elogiou a atuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal! 

             

            Talvez o golpista tenha mais tino político do que o Lula… Só pode ser isso… 

      2. Onde vamos chegar?

        Não tarda muito e o companheiro dirá que é papel apenas do Diretório Estadual do Partido se pronunciar, nem é preciso chegar ao Nacional.

        Que o fato é coisa de somenos, não requerendo um posicionamento firme, oficial,  por parte da presidencia e “seuministrodajustiça”.

        Que o ocorrido está muito longe de ser descrito como “atentado”, nos passando uma descrição tecnica e minucuiosa do que pode e não pode ser descrito com tal. É apenas uma provocação barata na qual não devemos cair.

        Parece que o companheiro não leu a matéria do AA ontem sobre o nascimento do fascismo, eu recomendo; é muito elucidativo.

        No mais, companheiro, e não tome isso como uma provocação barata, mas como um desafio, um enigma o qual não consegui até agora elucidar: O companheiro consegue fazer a defesa da permanencia do ministro da justiça em seu posto?

         

        Saudações petistas.

         

    2. Vera infelizemente o Governo

      Vera infelizemente o Governo deixou a coisa chegar nesse ponto. Não consegue mais controlar corporações que são braços do Estado e do próprio Executivo.

      Sinceramente, não sei se há mais algo a se fazer. Talvez o melhor, para o bem do País, seria Dilma renunciar e deixar o Temer assumir com o compromisso de acabar com a republica do paraná e trazer o País de volta a normalidade.

      E o mais engraçdo é que ainda existem os que defendem o Governo, que está totalmente anômico com tudo isso que está ocorrendo. Como se o Governo nada tivesse com isso, como se não fosse com ele. Me parece que o Cardozo fez escola aqui no blog.

      1. Assumiu que é golpista

        Daniel assumiu de vez que é golpista. Assumiu de vez que a culpa pelo golpe de 64 não foi dos golpistas, mas sim das vítimas do golpe, entre elas, de João Goulart.

         

        Assumiu de vez que a culpa pelo golpe de 73 no Chile não foi do golpista Pinochet, mas sim da “tibieza” do grande presidente Salvador Allende.

         

        Assumiu que virou um golpista ressentido e a proposta golpista que o neo golpista defende é que a presidenta reeleita renuncie! Ou seja, ao invés de denunciar o golpe ele aplaude os golpistas e condena as vítimas do golpe, entre elas, Dilma Rousseff.

         

        E assim vemos ressurgir a tese, estapafúrdia e lamentável, de que a culpa por um estupro è da vítima e não do estuprador!

         

        Daqui há pouco veremos o caro Daniel escrever um texto defendendo o golpe de estado de 64, dizendo que ele foi necessário para controlar a “anarquia” que vigia no país naquela época (é a mesma tese, criminosa e abominável, que defendem os golpistas que deram o golpe de estado).

        1. Não estou defendendo nenhum

          Não estou defendendo nenhum golpismo, apenas comentando a situação política pela minha visão.

          De a sua opinião em relação ao momento político e pare de atacar comentaristas que não pensam como voce, como volta e meia voce faz e até mesmo em relação ao Nassif.

           

  2. Somos melhores do que isso.

    Olá debatedores,

    estou de volta.

    Estive fora do país. Fui ao “primeiro mundo”, respirar “ar condicionado” ( é claro, até o “ar” de lá é “condicionado”). 

    Mas, o assunto aqui é outro.

    Então, vamos tecer um comentário vinculado a este assunto da bomba no instituto lula , baseando-se no texto acima. Depois, noutro oportunidade, farei alguns registros aqui sobre minha visita aos EUA.

    Vamos lá.

     

    De cara, não gostei do título: Bomba é um ataque à democracia.

    Achei meio precipitado. Aliás, na minha opinião, praticamente todo o texto apresenta “conclusões” precipitadas.

    Senão vejamos.

    Alguém ai sabe me dizer QUEM JOGOU a bomba lá no Instituto? Alguém sabe dizer QUEM fez a bomba? Alguém sabe dizer quais foram AS INTENÇÕES de quem jogou? 

    Alguém sabe dizer se quem fez a bomba foi a mesma pessoa qua a atirou lá no instituto?

    Alguém PAGOU para que OUTREM jogasse a bomba?

    Alguém  já está preso? A polícia já indentificou o autor da coisa?

    Já temos uma sentença transitada em julgado condenando o autor? Já sabemos em que ele foi condenado?

     

    Enfim, o que se sabe é que uma bomba foi jogada num certo lugar. Isso é grave? Sim, é claro. Poderia ter matado alguém, por exemplo.  Mas não matou ninguém.

    O resto, ALÉM dos fatos até agora apresentados, É PURA ESPECULAÇÃO.

    Portanto, não se pode dizer que é um ATENTADO À DEMOCRACIA, vez que um CRIANÇA pode jogar um bomba em qualquer lugar e mal saber o que é democracia.

    O que penso, portanto, é que os autores sejam identificados e punidos pelos atos praticados, respeitando-se assim, a própria democracia!

    Ou não?

    Se não, qual seria o melhor caminho para resolver e evitar que tais acontecimentos se repitam? Digam ai. Estou muito curioso para conhecer as opiniões dos atentos debatedores.

     

     

     

    1. Olha aí, Mosigênio. Algumas

      Olha aí, Mosigênio. Algumas pessoas se reuniram e resolveram jogar uma bomba no Instituto Lula e  Lula é ex-presidente e principal liderança de um partido político. Compraram pregos e explosivos e dedicaramparte do seu tempo para fabricar o artefato explosivo. Depois os terroristas fizeram uso de 2 carros para jogar a bomba.  Você fez um monte de perguntas então me responda essas: se você pertencer a algum partido político e alguém jogar uma bomba caseira, cheia de pregos, na porta da sua casa qual será a sua conclusão? E se jogarem uma bomba na porta do instituto do FHC é atentado a democracia ou não? E se jogarem na porta de algum orgão da imprensa?

      Você respirou “ares condicionados” fora do país. Alguém atirou uma bomba na porta de algum instituto de ex-presidente do país onde você esteve?  Eu já viajei para vários países e não senti diferença no ar que respirei. Será que a diferença que você sentiu não é justamente essa de considerar normal algum terrorista fabricar uma bomba e atirar numa sede de instituto de um ex-presidente sem que seja atentado a democracia?

       

       

      1. Sem atos terroristas e sem conclusões precipitadas

        Olá debatedora Vera, bom dia.

        Note bem, ligando o meu dispositivo do “senso comum”, é claro que eu também posso chegar à conclusão parecida.

        É óbvio que se algúem joga uma bomba, justamente no Instituto LULA, com toda essa balburdia  midiática contra o Lula, a Dilma, e, principalmente o PT, podemos logo concluir que foi um ato de um facista, de um terrorista ou coisa parecida.

        Portanto, note bem, quanto a isso, quanto a este “sentimento” tudo bem. Estou de acordo. Até acho que no fundo foi isso mesmo.

        Mas, note também muito bem. Isso é uma coisa.

        Outra coisa é dizer se foi ou não exatamente isso que aconteceu. Percebeu? E foi nesse sentido que teci o meu comentário.

        Portanto, o que penso deva ser feito é uma investigação eficaz e rápida para que possam apontar os autores, indiciá-los, julgá-los e  condená-los. Enfim, seguir o caminho que deve ser seguido para encontrar um criminoso.

        Mas note bem. O jogador da bomba, pode ser um MENOR. Logo, não será CRIMINOSO. Nem terá praticado crime algum.

        Todavia, pode existir um MENTOR maior de idade. Este sim, será o criminoso. E precisamos saber quem ele é.

        Entendeu o conteúdo do meu comentário?

        Não estou aqui querendo defender “atos terroristas”. Mas, não vou embacar em “conclusões precipitadas também.

         

  3. Trocando figurinas

    No face do companheiro Celso Marcondes, que trabalha no Instituto Lula, resposável pelo setor que acompanha os governos e povos da Africa, ele indica 5 pontos, que chama de “Providencias pós bomba”; Aqui estão elas, as providencias propostas:

    Providências pós bomba:

    1. Identificar, denunciar e prender os culpados. Mesmo porque os provocadores de sempre insistem em dizer que o ataque foi forjado.

    2. Divulgar ao máximo as imagens da bomba sendo jogada e explodindo. Estão em vários sites, entre eles o do PT. Mesmo porque os provocadores insistem em minimizar o ocorrido.

    3. Identificar e processar os caluniadores e instigadores do ódio da mídia e da rede. Mesmo porque eles insistem em botar fogo no circo e ameaçar a democracia.
     

    4. Incentivar a rede de apoio,solidariedade e repúdio ao ocorrido. Mesmo porque até agora só os amigos de sempre se manifestaram.
     

    5. Mobilizar, mobilizar, mobilizar.

     

    No setor de curtidas, comentários e compartilhamentos, propus um 6º ponto ao companheitro:

    Edivaldo Dias de Oliveira 6 – Mostrar a presidenta Dilma que o ocorrido não é apenas fruto da intolerância como ela disse, mas é principalmente fruto da tolerância exacerbada do seu governo e do seu “ministro da Justiça” com a intolerância de todos os tipos. Acorda presidenta; já passou da hora de mandar esse ministro passear, ou melhor estudar melhor o que é republicanismo. Que vá para a Espanha terminar seu doutorado e não use o expediente de trabalho para desenvolver sua tese, como declarou ao Estadão.  Pede prá sair zéduardo!    

     

  4. buenos
    parece que a “bomba

    buenos

    parece que a “bomba caseira” feita mesmo em casa de ferreiro espeto de pau tá rendendo mais que a casca de banana podre do “im/pacto pela democracia” lançada na calçada da fama se escorrega escorregou… do pato manco fhc.

    vejo – no sinistro escandalizado orquestrado na ponta da língua uníssona vibrante pelos alto-falantes da política partidária e seus mensageiros midiáticos – a batuta maestria do goebbels pai guru santana fazendo uma adaptação livre de pirandello na peça parodiada seis vítimas a procura de uma bomba.

    invocar e escandalizar na opinião pública a conhecida vezeira cultura da vitimização do coitadinho interessa a quem? neste momento do leite derramado do velho chico…

    já invocar a clássica cultura da vergonha nem pensar! arre! dá muto trabalho e pouco galho…

  5. PT

    Vi numa rua movimentada a pichação com o seguintes dizeres: O PT é ladrão. Eu já tinha visto pichação com nome de tal ou tal político “ladrão”, mas é a primeira vez que vejo um partido todo apontado como tal. A frase toda em vermelho.

    A pichação pode ter sido feita por um oposicionista para dar mais ênfase aos escândalos em série que andaram promovendo, mas o resultado de atos assim é sempre ruim para o partido acusado, ainda mais o PT fragilizado de hoje, e para a própria democracia.

  6. Eu havia dado essa dica aqui

    Eu havia dado essa dica aqui no blog para o Dirceu pedir asilo político em Cuba, pois é evidente que é um perseguido político. Agora a dica vale para o Lula também. Lula vá comandar em Cuba a resistência contra o golpe, pois aqui no Brasil não conseguem nem mesmo garantir sua integridade física, já que até bomba mandam em vc impunemente.

  7. Já que a mídia não informa

    Já que a mídia não informa sobre esses atentado à democracia, deveria chamar a atenção para isso nos programas eleitorais, e ressaltar a indole golpista e fascitas daqueles que hoje catam a morte dos petistas. O povo brasileiro não gosta dessas coisas!

  8. Perguntar não ofende:

    Perguntar não ofende:

    – Porque o instituto tão rápido em falar de “atentado politico” não divulga as imagens de cameras de vigilância, se é que existem? É possivel identificar os autores?

    – Foi aberto boletim de ocorrência? Qual a situação da investigação até o momento?

    – Qual o parecer da policia quanto ao poder da bomba?

    Pergunto porque até agora o que temos é nada. Foi lançada uma bomba caseira? Supostamente sim, digo supostamente porque até agora não vi imagens de nada a respeito sendo veiculadas, só a movimentação de palavras o que pra mim, até prova em contrário formaliza um factoide. Depois que mostrarem alguem arremessando um bomba, ela explodindo e se identificar os criminosos como sendo gente que não gosta do pt, mudo de opinião. Até porque já tivemos experiencias pequenas e grandes, umas risiveis e outras perigosamente tristes de ações visando criminalizar o outro lado. Exemplo de pequena e risivel foi a bolinha de papel que virou missel pondo a vida do Serra em ¨risco¨. O empenho da turminha em desqualificar e ato continuo tirar sarro foi sem precedentes. Exemplo de grande e perigosamente triste, foi a bomba do riocentro que explodiu na hora errada e serviria para acusar a esquerda já então derrotada na luta armada de perigosa o suficiente para brecar a abertura e anistia.

    Virou modinha aqui e alhures falar em facismo, nazismo e ofender a história comparando a situação dos judeus na europa com petistas no Brasil. Sendo assim, sigo a modinha e lembro um caso intermediário que foi o incendio do parlamento alemão por nazistas a mando de Hitler e a culpa foi jogada nas costas de um doido, dos judeus e do governo alemão.

    Como não tenho (porque até agora só se fala mas nada se demonstra), dados; posso dizer que foi reamente uma bomba, que foi jogada por gente  de direita que odeia o pt e lula, como posso dizer que é armação ou que foi realmente uma bomba que foi jogada pr gente ligada ao partido para vitimizar o pt e lula em um momento em que denuncias de corrupção se encadeiam como as 10 pragas do egito e atingem proporções bíblicas. Diga-se de passagem seria exatamente esse o movimento se a bomba fosse no instituto do fhc; a desqualificação seria imediata, porém, como ocorreu com o instituto lula depois de semanas com lula  e militantes falando de nazismo e ódio aparece uma bomba.

    E antes que algum idiota relinche coisas similares a “nazista”, “coxinha”, etc, lembro que diferente de alguns, desejo que se foi uma bomba, os autores sejam presos ao estilo “lava jato” e aguardem julgamento presos, sejam eles idiotas querendo vitimizar o partido, sejam eles imbecis tornando o partido vitima real de algo que deveria ser inimaginável em uma sociedade democratica.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador