Privatização da Dersa é aprovada em SP; para deputada, objetivo é esconder corrupção

Beth Sahão diz que "a Dersa está sendo extinta para evitar uma CPI"; deputados aprovaram projeto por 64 votos a 15

Criada em 1969, a Dersa era responsável pela elaboração de projetos de engenharia na área de transportes / Divulgação

do Brasil de Fato

Privatização da Dersa é aprovada em SP; para deputada, objetivo é esconder corrupção

Marcos Hermanson

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (10), um projeto de lei do governo estadual que extingue a empresa pública estadual Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) por 64 votos a 15. Entre os empreendimentos elaborados pela empresa estão o ainda inconcluso Rodoanel e as rodovias Imigrantes, Ayrton Senna e Bandeirantes, hoje geridas pela iniciativa privada.

Para a deputada estadual Beth Sahão, que se opôs à privatização, “a Dersa está sendo extinta para evitar a ‘CPI da Dersa’, que mostraria a corrupção no interior dos governos tucanos [do PSDB]. O real motivo não é prejuízo, não é déficit. Pelo contrário, o governo [João Doria (PSDB)] deve para a Dersa e não paga”. A reportagem aguarda dados oficiais para checar o valor do suposto “calote” do governo do Estado à empresa. O Brasil de Fato também aguarda retorno do PSDB para comentar as acusações.

Criada em 1969, a Dersa era responsável pela elaboração de projetos de engenharia na área de transportes, pela gestão do sistema de balsas estaduais e de rodovias construídas por ela própria – atribuição que perdeu em 2006, ano da última concessão realizada pelo governo.

A companhia tem também projetos não executados, cujos prazos para conclusão ficam incerta com a extinção. Entre os exemplos, estão a recuperação de parte da malha ferroviária paulista e a construção de um túnel submarino ligando Santos a Guarujá, projeto cuja elaboração custou R$ 60 milhões.

A empresa ganhou notoriedade recentemente por conta da condenação do ex-diretor Paulo Vieira de Souza em múltiplos esquemas de corrupção que beneficiaram o PSDB em São Paulo.

Paulo Preto, como era conhecido, está preso desde fevereiro por desvio de dinheiro público, inserção de dados falsos em sistema da administração pública e associação criminosa.

A força-tarefa da Lava Jato, responsável pela investigação, aponta que R$ 521 milhões de reais foram desviados das obras do metrô e do trecho Sul do Rodoanel, ambas administradas pela Dersa. Representantes de partidos como PT e PSL tentaram abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em março, mas os deputados do PSDB conseguiram barrar a proposta.

Funcionários da Dersa ouvidos pelo Brasil de Fato reclamam da ingerência política do PSDB na empresa. Eles apontam que os diretores da companhia são indicados pelo governo e que há muitos anos um funcionário de carreira não ocupa a mesa diretora.

Edição: Daniel Giovanaz

O GGN prepara uma série de vídeos explicando a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB e saiba mais.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde estão as Forças Progressistas, a Esquerda, o PT exigindo de Moro e Dellagnol, de TRF 4, a mesma celeridade e convicções a respeito de Mensalão, Merendão, Petrolão, Trensalão Tucano? Ou na realidade não é bem a Justiça Democrática e Equânime que almejam? Serra , Aloísio, FHC, Picolé poderão morrer em paz como Covas ou Goldman, sem responder por seus crimes? Não importa a prisão de Aécio ou Temer? Na verdade ninguém queria Justiça. Interessa apenas é o Poder? Justiça é para calar a boca de Pobre? Entendemos porque Preta Ferreira foi esquecida na prisão. Paulo Preto e Casagrande eram os ‘Reis de São Paulo’? Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  2. Tais brincando inocente comentaristas. Com o judiciário e governos tucanos em SP, quando qualquer crime envolvendo o PSDB foi adiante? Ninguem quer justiça? Vai dar murro em ponta de faca!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador