Aécio pediu repasse para associação da irmã, indica relatório da PF na Lava Jato

Jornal GGN – Trechos de um relatório da Polícia Federal, anexado ao inquérito da Andrade Gutierrez na Lava Jato, aponta que o senador Aécio Neves (PSDB) pediu dinheiro ao ex-presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo, em novembro de 2012, para uma associação civil comandada por Andrea Neves, irmã do ex-presidenciável, em Minas Gerais.

Segundo o documento, Aécio teve uma reunião com Otávio Azevedo em 21 de novembro de 2012, na cobertura da mãe do senador, no Rio de Janeiro. Um dia depois, Azevedo teria consultado a liberação do repasse à entidade chamada Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), que tinha Andrea Neves à frente desde 2003 – ano em que Aécio assumiu o governo de Minas pela primeira vez.

“No dia 22/11/2012, Otávio recebe mensagem de José Augusto Figueira, então suplente do conselho de administração da Oi e presidente da Oi Futuro. Na mensagem, Figueira informa a Otávio que ele possui saldo de R$ 1,5 milhões e que ‘para o Servas reservara, 160 ou 320 mil e que aguarda retorno asap’ [sigla que, em português, significa ‘assim que possível’]”, informa o Estadão desta terça (12).

A Andrade Gutierrez é uma das acionistas da Oi, o que sugere que o pagamento solicitado por Aécio foi feito por intermédio de Azevedo, mas possivelmente pago pela quarta maior empresa de telefonia do País.

Oswaldo Borges, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, apontado como tesoureiro informal de Aécio, além de genro do padrasto do senador, também aparece no relatório da PF – feito a partir da análise de mensagens de celular trocadas por Otávio Azevedo com outros interlocutores.

Nas mensagens, segundo a PF, há indícios de que Oswaldo pediu doações para a campanha de Aécio, durante a disputa eleitoral de 2014, quando o tucano foi derrotado por Dilma Rousseff (PT). Num dos textos, o ex-presidente da Andrade Gutierrez diz a Oswaldo que “já foi feito” o pagamento. 

Aécio é alvo de dois inquéritos no Supremo em função de denúncias na Lava Jato.

Segundo o Estadão, Otávio Azevedo não delatou à Lava Jato qualquer tipo de propina paga por contratos obtidos enquanto Aécio governou Minas Gerais.

Doações à campanha de Dilma

No relatório da PF, consta uma mensagem de Manoel de Araújo para Otávio de Azevedo, sobre doações feitas à campanha da presidente Dilma Rousseff. Manoel apresenta-se em uma mensagem como alguém que “trabalha” com Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma, e pede um e-mail para que possa enviar os dados da conta da “candidata”.

Manoel era ex-chefe de gabinete de Edinho na Secretaria de Comunicação Social do governo Dilma. O delator Ricardo Pessoa, da UTC, disse que ele era o responsável por acertar as doações feitas à campanha de 2014.

“Observa-se que tanto na mensagem para Manoel Araujo como na mensagem para Oswaldo Borges [tesoureiro de Aécio], Otávio encaminha, praticamente no mesmo horário do dia 29/08/2014, a mensagem “Já Foi feito”, sendo que ambos agradecem”, diz o relatório da PF.

O documento ainda diz que “as mensagens aparetemente contradizem o Termos de Declação de Otávio no tocante à forma como se davam as doações eleitorais.”

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Aécio Neves é o tal!

    Por que nada acontece com Aécio Neves?

    Lista de Furnas, propinas, envolvimentos variados em corrupção e ele anda livre, solto e feliz da vida.

  • O curioso é que sobre a tal

    O curioso é que sobre a tal Fundação e contas em Liechtenstein ninguém fala mais. Imagina se fosse o Lula ou a Dilma? O Ahésim continua blindado. Esses notícias que aparecem de dia e somem à noite mostram que o pig ainda não desistiu dele. 

  • E daí ?

    E daí ? Este aí tem o "Amuleto de Ogum" do famoso filme brasileiro, e portanto tem  o corpo fechado. Blindado pela mídia, e pelas instituições que vocês conhecem. Perda de tempo.

  • No festival da delação

    No festival da delação premiada orquestrado pela lava jato, a situação do senador aécio neves vai ficando insustentável. E daí, quem se importa? nada vai acontecer.

    É indiscutível a obsessão dos "rapazes de Curitiba", segundo o ministro Barroso, pelo Lula.

    Imaginem se alguma empreiteira, a pedido do ex presidente,  colocasse um dinheirinho numa associação da dona Marisa.

    A "doação" seria enquadrada como propina e provavelmente seria a prova definitiva para levá-lo à prisão.

    No radar da lava jato, a senhoras Cunha e Andrea Neves jamais terão o tratamento dispensado à cunhada do Vaccari.

     

    • TRISTE REALIDADE

      Triste realidade, José... Triste realidade... Quando será que isso mudará? Acho que não estarei mais vivo para presenciar este dia...

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

6 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

10 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago